P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#76 Mensagem por Moccelin » Ter Mai 29, 2007 2:17 pm

Esculpem o off-topic...
Eu não lembro exatamente onde, mas eu lí que o grande problema desses testes era pousar com carga. Pra decolar vazio era fácil (segundo o texto).

Os testes foram feitos para analisar a possibilidade de usar o C-130 para ressuprimentos de caráter emergencial a longa distância, e o C-130 preenchia os requisitos de autonomia e capacidade de carga, faltava ver se era possível pousar carregado, conseguiram, mas largaram mão porque o projeto do Grumman C-2 já estava bem adiantado e tinha uma capacidade de carga boa (não tão boa quanto a do C-130) e era "100%" seguro.

The cake is a lie...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#77 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jun 01, 2007 1:34 am

Essa semana anda bastante complicada e acabei não conseguindo voltar aqui para continuar o assunto. Como o tópico andou muito, só queria dizer que minha opinião está mais embasada na realidade orçamentária do que na parte operativa ótima. Eu imagino que por uma questão de custo/benefício é melhor por enquanto deixar com a FAB e melhorar a integração entre as Forças.

A MB (lei à parte) não parece ter condições financeiras hoje para operar um esquadrão do tipo. A FAB tem. Se vai utilizar as aeronaves plenamente, o tempo dirá. Que tal primeiro deixar a MB amadurecer sua asa fixa colocando o VF-1 pra voar? E deixar também a MB reestabelecer a capacidade da sua força de superfície e do restante da aviação naval? Depois disso podemos então pensar em novas estruturas.

Num futuro que não precisa ser muito distante, com a casa arrumada, muda-se a lei. Não mudaram para a MB comprar os A-4? Aí basta repassar as aeronaves para a MB e ficaá tudo certo. Quando a FAB foi criada as aeronaves do EB e MB não foram repassadas a ela? Então... É só querer.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#78 Mensagem por Mapinguari » Dom Jun 03, 2007 6:42 pm

Marino escreveu:Bolovo, obrigado não conhecia.
Sabe dizer se foi uma experiência (de decolagem. p. ex), pois desconheço que eles possuam gancho e estrutura para suportar uma catapultagem.
Me lembra os aviões do exército americano usados para o ataque ao Japão de Doolitle. Nunca mais repetiram a experiência.
Pode ter sido algo parecido, pois a foto parece bem velhinha.
um abraço

Foi uma experiência de sucesso relativo feita pela US Navy, mas posteriormente abandonada em função do elevado risco envolvido. A idéia era usar os C-130 da US Navy em missões COD (Carrier On-Board Delivery).
O interessante é que, no C-130 envolvido nos testes no USS Forrestal, a tripulação pintou, embaixo da janela do piloto a frase "Look, ma! No hook!" (Veja mãe! Sem gancho!). :-)

Mapinguari

Imagem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#79 Mensagem por Paisano » Dom Jun 03, 2007 7:30 pm

Mapinguari escreveu:
Marino escreveu:Bolovo, obrigado não conhecia.
Sabe dizer se foi uma experiência (de decolagem. p. ex), pois desconheço que eles possuam gancho e estrutura para suportar uma catapultagem.
Me lembra os aviões do exército americano usados para o ataque ao Japão de Doolitle. Nunca mais repetiram a experiência.
Pode ter sido algo parecido, pois a foto parece bem velhinha.
um abraço

Foi uma experiência de sucesso relativo feita pela US Navy, mas posteriormente abandonada em função do elevado risco envolvido. A idéia era usar os C-130 da US Navy em missões COD (Carrier On-Board Delivery).
O interessante é que, no C-130 envolvido nos testes no USS Forrestal, a tripulação pintou, embaixo da janela do piloto a frase "Look, ma! No hook!" (Veja mãe! Sem gancho!). :-)

http://www.youtube.com/watch?v=gBDAfG4nX5s

http://www.youtube.com/watch?v=5mK_9ZGAi7c

http://www.youtube.com/watch?v=yGsLaHfXnG4

:wink:

Patton
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por Patton » Seg Jun 04, 2007 1:15 am

Porque esses P-3BRs nao forum dados a Marinha?

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#81 Mensagem por Moccelin » Seg Jun 04, 2007 2:19 am

Patton escreveu:Porque esses P-3BRs nao forum dados a Marinha?

Ixi... É uma história longa, longuíssima, muito grande mesmo... Quase tão longa quanto a 'novela FX'...

The cake is a lie...
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#82 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 04, 2007 11:41 am

Basicamente, Patton, porque a MB está impedida, por lei (postada no inicio do topico) de possuir asa fixa que não de defesa da frota. E por $$$, logicamente. Teria de usar a estrutura da FAb.

Sds!

Adriano
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por Adriano » Seg Jun 04, 2007 12:41 pm

alcmartin escreveu:

Basicamente, Patton, porque a MB está impedida, por lei (postada no inicio do topico) de possuir asa fixa que não de defesa da frota. E por $$$, logicamente. Teria de usar a estrutura da FAb.

Sds!

Meio Off Topic mas nem tanto, o que vcs acham de F-18E para a FAB?
Bem que o Ministério da Defesa poderia embarcar numas de "Joint Forces", como os Britânicos andam fazendo... Sendo assim, em momentos de crise, a FAB embarcaria no São Paulo com seus F-18 em suporte aos A-4. :roll:
Já fizeram isso com os Tracker...

Abraços!

Adriano

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Adriano
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Adriano » Seg Jun 04, 2007 12:50 pm

Eiitaa... Desculpem-me, agora que lí o outro tópico onde isso do F-18 já foi discutido.

Abraços!

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#85 Mensagem por REGATEANO » Seg Jun 04, 2007 1:01 pm

O Electra enviou saudações do inferno...

:lol: :lol: :lol: :lol:

Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#86 Mensagem por Brigadeiro » Seg Jun 04, 2007 1:07 pm

Francisco Daniel escreveu:O Electra enviou saudações do inferno...

:lol: :lol: :lol: :lol:

Eu hein... [049] [049] [049] [049] [049] [049] [049]

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#87 Mensagem por papagaio » Seg Jun 04, 2007 1:46 pm

É bastante interessante este debate sobre o P-3BR, se deveria estar na MB ou FAB, mas do meu ponto de vista:
1) A MB não tem hoje $ para operar adequadamente os esquadrões de aeronaves existentes (avião / helis).
2) Após a criação do VF-1, sua prioridade seria a criação de um esquadrão com aeronaves de asa fixa para AEW e COD. Ela simplesmente nem fala mais no assunto por uma única razão, $.
3) A MB não teria hoje a menor condição de criar um novo esquadrão para operar os P-3 (pilotos, pessoal de manutenção, hangar,....).
4) Apesar da aviação de patrulha com os P-16 nunca ter sido uma "Brastemp", havia lá uma meis dúzia de abnegados, que sempre levou aquilo com muita paixão. Quando os P-16 foram embora, esses oficiais que brigaram para que a FAB reconquistasse a capacidade de guerra ASW e graças a eles a FAB comprou o P-3.
5) O sistema FITS que equipará as aeronaves é bastante sofisticado e sem dúvida trarão uma capacidade que nunca houve no Brasil. Agora se a FAB vai ter $ pra lançar sonobóias nos execícios (cada uma custa cerca de 20 mil dólares e são descartáveis), vai armar as aeronaves, ..... só o tempo dirá.
6) Conversando com um piloto da FAB, ele confessou o óbvio, a ausência de uma aeronave após a baixa dos P-16 os fez perder muito conhecimento. Haverá um longo processo até que os P-3 comecem a agregar valor nos exercícios.
7) Acho que a FAB não deveria possuir um Esquadrão de P-3, mas a atual realidade é que a MB não tem condições de manter um, então aos trancos e barrancos, estamos indo pra frente.
Abraços,

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#88 Mensagem por Marino » Seg Jun 04, 2007 2:32 pm

Caros amigos
Lembrem-se do que eu escrevi: a MB nunca cogitou ter os P-3 pq a lei não permite. Desta forma, nunca efetuou estudos sobre custos, etc, deste meio.
Adriano - a formação de um piloto para pousar em NAe é outra. Para algum piloto da FAB operar no SP, ele teria que fazer o curso de piloto de PA nos EUA.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#89 Mensagem por Alcantara » Seg Jun 04, 2007 5:53 pm

Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.

Abraços!!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#90 Mensagem por REGATEANO » Seg Jun 04, 2007 6:03 pm

Marino escreveu:Caros amigos
Lembrem-se do que eu escrevi: a MB nunca cogitou ter os P-3 pq a lei não permite. Desta forma, nunca efetuou estudos sobre custos, etc, deste meio.
Adriano - a formação de um piloto para pousar em NAe é outra. Para algum piloto da FAB operar no SP, ele teria que fazer o curso de piloto de PA nos EUA.

Bem... não é na verdade uma lei... é um decreto do Presidente da Republica datado de mil novecentos e la vai fumaça.

Basta apenas a revogação do ato ou a instituição de uma nova regulamentação pelo chefe do executivo.

Responder