NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7486 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 23, 2010 11:07 pm

glauberprestes escreveu:Estou tendo um Workshop na faculdade ("Um Cenário Nacional: Ciência & Mercado"), e entre outros que serão comentados por aqui, vi uma palestra do Eng. Gustavo Ribeiro Alves, da Omnisys (Thales). Muito esclarecedora no que tange a ToT, se der Rafale.
8-] 8-]
Pegando carona no seu post...

Fui hoje a uma palestra bem interessante cujo tema era:

Reverse Outsorcing - "um conto sul americano".

Bom... qual não foi a minha surpresa ao contarem que a empresa pioneira e ponto de referência nesse modelo de capacidade industrial é ... A Embraer!

Vai gente do mundo inteiro aprender com os caras... e eles fazem tão bem que são muito bem cotados $$$$$$$$$$$$$$$$ no mercado.

O que vem a ser isso afinal de contas, CB? :lol:

Basicamente é o seguinte. A Embraer é responsável por Projetar e Desenhar e Especificar os principais elementos das suas aeronaves e isso em conjunto desde os momentos iniciais com os "Parceiros", e em seguida Repassar esse trabalho para empresas estrangeiras executarem... com isso vários ítens bem caros mas que não necessariamente agregam valor a nossa Industria ficam por conta dos parceiros, que continuam "no business", aprendem algo e não montam custos desnecessários na Embraer.

Ao fim da execução, as empresas retornam com as "partes" prontas e a Embraer se encarrega de colocar tudo junto e ser responsável pelo "Final Assembly", certificações, correções.

De acordo com os palestrantes (um americano e um Japonês que até acho que era brasileiro) empresas até como a Boeing tentaram copiar esse modelo, como no caso do 787, mas não foram bem sucedidas porque não levaram em consideração ínumeros detalhes importantes como particularidades de cada industria 'consorciada" e como utilizavam os seus fornecedores como meros "fabricantes" e não "parceiros de risco" quase sempre acabavam com problemas nos momentos da integração dos componentes.

Outra coisa é que nessas parcerias os fornecedores também injetam capital no projeto das aeroanves ganhando dividendos... em alguns casos mesmo "Empresas Aéreas" fizeram parte do Consórcio tendo elas algumas vantagens como parceiras no projeto.

Alguém perguntou se a Airbus utilizava esse mesmo modelo, e eles disseram que é uma variação do modelo da Embraer, mas existiam problemas políticos pois a Airbus é uma empresa "Européia" ao invés de ser uma empresa nacional como a Boeing ou Embraer (por exemplo).

Esse modelo da Embraer virou ponto de referência na Industria. :D :D :D

Fiquei pensando em todas essas coisas que rondam em torno do F-X 2.0 e isso me faz pensar que o ToT que realmente vai nos beneficiar passa muito longe de fabricar esses aviões no Brasil... isso foi mais uma confirmação para ser honesto, pois eu sempre achei isso.

Enfim... fiquei com um P... orgulho! :) [100]

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7487 Mensagem por marcelo bahia » Ter Nov 23, 2010 11:10 pm

Muito boas suas infos, Lima!! :wink:

Obrigado!!




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7488 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 23, 2010 11:11 pm

Falta dizer que se o Presidente Lula for inteligente, competente, macho, honesto e sacudo, ele vai escolher o Gripen-NG high tech.
Se não, é só inverter todos os adjetivos.

Além de repetir em todos os posts os nomes de frutas, termos ufanísticos ( pros outros), usar tática da desqualificação...

São as táticas mais primitivas e bobinhas que eu já vi, mas sabe que tem gente que embarca?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7489 Mensagem por alcmartin » Ter Nov 23, 2010 11:40 pm

500 pag. de rafale... :shock: imagina se fosse o SU35 na final, hem, CM? :twisted: Eram 5000, no minimo... 8-]




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7490 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 23, 2010 11:44 pm

Se fosse Su-35BM, o fórum seria elevado à categoria de "Oráculo da defesa global".




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7491 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 23, 2010 11:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Se fosse Su-35BM, o fórum seria elevado à categoria de "Oráculo da defesa global".
Que nada...

você iria ouvir muito daquela... "em 2001 no Governo FHC quem ganhou foi o Draken com Leasing de Gripen e Viggen... e nunca na história desse país... bla bla bla".

:mrgreen:

[]s
CB_Lima




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7492 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 23, 2010 11:52 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Bender

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7493 Mensagem por Bender » Qua Nov 24, 2010 12:19 am

cb_lima escreveu:
glauberprestes escreveu:Estou tendo um Workshop na faculdade ("Um Cenário Nacional: Ciência & Mercado"), e entre outros que serão comentados por aqui, vi uma palestra do Eng. Gustavo Ribeiro Alves, da Omnisys (Thales). Muito esclarecedora no que tange a ToT, se der Rafale.
8-] 8-]
Pegando carona no seu post...

Fui hoje a uma palestra bem interessante cujo tema era:

Reverse Outsorcing - "um conto sul americano".

Bom... qual não foi a minha surpresa ao contarem que a empresa pioneira e ponto de referência nesse modelo de capacidade industrial é ... A Embraer!

Vai gente do mundo inteiro aprender com os caras... e eles fazem tão bem que são muito bem cotados $$$$$$$$$$$$$$$$ no mercado.

O que vem a ser isso afinal de contas, CB? :lol:

Basicamente é o seguinte. A Embraer é responsável por Projetar e Desenhar e Especificar os principais elementos das suas aeronaves e isso em conjunto desde os momentos iniciais com os "Parceiros", e em seguida Repassar esse trabalho para empresas estrangeiras executarem... com isso vários ítens bem caros mas que não necessariamente agregam valor a nossa Industria ficam por conta dos parceiros, que continuam "no business", aprendem algo e não montam custos desnecessários na Embraer.

Ao fim da execução, as empresas retornam com as "partes" prontas e a Embraer se encarrega de colocar tudo junto e ser responsável pelo "Final Assembly", certificações, correções.

De acordo com os palestrantes (um americano e um Japonês que até acho que era brasileiro) empresas até como a Boeing tentaram copiar esse modelo, como no caso do 787, mas não foram bem sucedidas porque não levaram em consideração ínumeros detalhes importantes como particularidades de cada industria 'consorciada" e como utilizavam os seus fornecedores como meros "fabricantes" e não "parceiros de risco" quase sempre acabavam com problemas nos momentos da integração dos componentes.

Outra coisa é que nessas parcerias os fornecedores também injetam capital no projeto das aeroanves ganhando dividendos... em alguns casos mesmo "Empresas Aéreas" fizeram parte do Consórcio tendo elas algumas vantagens como parceiras no projeto.

Alguém perguntou se a Airbus utilizava esse mesmo modelo, e eles disseram que é uma variação do modelo da Embraer, mas existiam problemas políticos pois a Airbus é uma empresa "Européia" ao invés de ser uma empresa nacional como a Boeing ou Embraer (por exemplo).

Esse modelo da Embraer virou ponto de referência na Industria. :D :D :D

Fiquei pensando em todas essas coisas que rondam em torno do F-X 2.0 e isso me faz pensar que o ToT que realmente vai nos beneficiar passa muito longe de fabricar esses aviões no Brasil... isso foi mais uma confirmação para ser honesto, pois eu sempre achei isso.
Enfim... fiquei com um P... orgulho! :) [100]

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Muito bacana seu relato Lima! [009] A Embraer é um assunto saboroso sempre,e os brasileiros que se interessam por aeronáutica tem uma relação com ela onde vários sentimentos se misturam,das críticas de quem admira e quer o melhor sempre, a um orgulho muito puro que as vezes parecece provinciano,é uma verdadeira paixão nacional. :mrgreen:

Este seu relato deveria servir para aqueles que insistem em querer extrapolar na imaginação do que resultará para o Brasil do FX,para que voltem para terra, ponham os pés no chão e compreendam finalmente o porque da insistência em filtrar o fornecedor dos caças pelo quesito de independência tecnológica dos Eua.

Se para o mercado da aviação civil os insumos norte americanos caem como uma luva de parceria com agregação de confiabilidade,prestigio e segurança inclusive por ser américa do norte o seu maior mercado,a opção estratégica do governo federal de fazer uso da expertize mais que reconhecida da Embraer como desenvolvedora e condutora de projetos,mostrando a ela desde de o princípio que os insumos desta vez teriam que ter origem definida pelas politicas de estado que propiciassem para a aeronave militar que será a base de caça da Força Aérea Brasileira um tipo de fornecedor verticalizado com compromissos contratuais e diplomáticos as margens de insegurança de possíveis embargos politicos como a França.

A Embraer vai continuar a ser uma integradora e montadora no FX,e baseados neste fato devemos tentar imaginar quais os pontos fundamentais dos tots e qual a abrangência do impacto da compra sobre a capacidade de inteligência da empresa e não na capacidade de "manufatura"! Aqueles muito preocupados com fabricação de "caixões" das asas e outros itens semelhantes,talvez devessem imaginar que a empresa busca um ganho com uma escala de valor diretamente ligada ao papél que sabe executar com maestria como demonstra o post do Lima,sabe criar projetos e agregar parcerias para que manufaturem por ela.

O numero de aeronaves previstas mesmo que alcancem 200 unidades em um futuro de longo prazo,não permitiriam que o país através da Embraer duplicasse a verticalização francesa aqui no Brasil,aliás isso é um sonho somente,o país ainda não demonstrou vontade politica que se reverta em verbas dirigidas da ordem de grandeza das centenas de bilhões investidos em C&T que uma empreitada deste nível necessitaria,muito menos utópicos radares e motores. Muito pé no chão portanto.

Para o projeto de relativa autonomia e independência imaginado pelo governo,o Fx2 estará em excelentes mãos com a Embraer:pouco investimento,um só fornecedor básico,relativa independência com um custo benefício bom para um país com uma defasagem científica e tecnológica gritante como o nosso,portanto os acordos de tots em "inteligência" tem que ser os mais amplos possíveis.

Para muitos pode não ser o ideal e melhor dos mundos,mas para o momento vai ser o melhor possível e pode render bons frutos e novas parcerias futuras.

SDS.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7494 Mensagem por alcmartin » Qua Nov 24, 2010 12:57 am

Show, Bender e CB... [100] [009]




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7495 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Nov 24, 2010 2:43 am

Em linhas gerais, a Omnisys vai receber toda o conhecimento de como faz toda a parte eletrônica do Rafale, desde o sistema que abre o canopy quando se aperta um botão x, até quais o menor transistor que vai no radar. O radar será totalmente made in São Bernardo do Campo, por exemplo. Pelo que o cara falou, eles terão total liberdade para incrementar o radar, atualizar ao nosso bel prazer um tal de sistema de cancelamento (???), e coisas do tipo. Eles receberão tudo.

CB, o palestrante da Embraer (que o nome me escapa agora) falou justamente sobre esse conceito de montagem. Ele mostrou as empresas que fornecem as partes para a família 170-190, e que SJC no futuro, será só uma unidade de Final Assembly. As unidades fabris, serão de Gavião Peixoto, Botucatu, ELEB, uma que eu não lembro o nome (que fica em SJC também), e Évora.
Évora será um centro de excelência no que tange a materiais compostos.
Ele também comentou sobre a saída da Kawasaki do processo, no que resultou numa "cópia" do E-Jet.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7496 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 24, 2010 4:59 am

glauberprestes escreveu:Em linhas gerais, a Omnisys vai receber toda o conhecimento de como faz toda a parte eletrônica do Rafale, desde o sistema que abre o canopy quando se aperta um botão x, até quais o menor transistor que vai no radar. O radar será totalmente made in São Bernardo do Campo, por exemplo. Pelo que o cara falou, eles terão total liberdade para incrementar o radar, atualizar ao nosso bel prazer um tal de sistema de cancelamento (???), e coisas do tipo. Eles receberão tudo.

CB, o palestrante da Embraer (que o nome me escapa agora) falou justamente sobre esse conceito de montagem. Ele mostrou as empresas que fornecem as partes para a família 170-190, e que SJC no futuro, será só uma unidade de Final Assembly. As unidades fabris, serão de Gavião Peixoto, Botucatu, ELEB, uma que eu não lembro o nome (que fica em SJC também), e Évora.
Évora será um centro de excelência no que tange a materiais compostos.
Ele também comentou sobre a saída da Kawasaki do processo, no que resultou numa "cópia" do E-Jet.
Pois é Glauber!

Excelente que em pontos diferentes do planeta :D vemos que os conceitos que foram gerados na Embraer se propagam... isso manda uma excelente mensagem meu amigo [100] [009] !

Eu ouvi o mesmo e esqueci de comentar no meu post sob o E-Jet e a tal cópia... foi até em um momento aonde o pessoal olhou para o palestrante (que era "Oriental) e ele disse. "- Não fui eu não!"

O pessoal riu bastante dele! :lol:

Interessante que tal conceito nasceu justamente das dificuldades que a Embraer estava passando financeiramente, mas na absoluta certesa de que o projeto do ERJ poderia ser a guinada de 180 Graus da empresa.

Para isso vários "parceiros" (inclusive empresas aéreas) que já conheciam a Embraer por conta do Brasília além de empresas como a Seneca e a Enaer foram fundamentais porque acreditaram no projeto e nas suas perspectivas.

Ao ver isso e depois ver Saito mais Feliz que Pinto no Lixo fazendo pose em Farnborough enquanto mais e mais empresas se voluntariam para fazer o KC-390... foi um salto enorme e só comprovam a excelência da Embraer :) .

[]s e boas palestras
[100]
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7497 Mensagem por sapao » Qua Nov 24, 2010 11:50 am

CM, se fosse o Flanker não haveriam nem 3 paginas, pois não existe o que discutir!!!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7498 Mensagem por Túlio » Qua Nov 24, 2010 12:02 pm

sapao escreveu:CM, se fosse o Flanker não haveriam nem 3 paginas, pois não existe o que discutir!!!

Passava de três folgado, The Frog. Um começava:

:arrow: O FLANKER é o melhor caça do mundo!!!

Depois umas vinte e tantas páginas de "EU CONCORDO", "X2", "é issaê" & quetales...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7499 Mensagem por vplemes » Qua Nov 24, 2010 2:34 pm

cb_lima escreveu:
glauberprestes escreveu:Estou tendo um Workshop na faculdade ("Um Cenário Nacional: Ciência & Mercado"), e entre outros que serão comentados por aqui, vi uma palestra do Eng. Gustavo Ribeiro Alves, da Omnisys (Thales). Muito esclarecedora no que tange a ToT, se der Rafale.
8-] 8-]
Pegando carona no seu post...

Fui hoje a uma palestra bem interessante cujo tema era:

Reverse Outsorcing - "um conto sul americano".

Bom... qual não foi a minha surpresa ao contarem que a empresa pioneira e ponto de referência nesse modelo de capacidade industrial é ... A Embraer!

Vai gente do mundo inteiro aprender com os caras... e eles fazem tão bem que são muito bem cotados $$$$$$$$$$$$$$$$ no mercado.

O que vem a ser isso afinal de contas, CB? :lol:

Basicamente é o seguinte. A Embraer é responsável por Projetar e Desenhar e Especificar os principais elementos das suas aeronaves e isso em conjunto desde os momentos iniciais com os "Parceiros", e em seguida Repassar esse trabalho para empresas estrangeiras executarem... com isso vários ítens bem caros mas que não necessariamente agregam valor a nossa Industria ficam por conta dos parceiros, que continuam "no business", aprendem algo e não montam custos desnecessários na Embraer.

Ao fim da execução, as empresas retornam com as "partes" prontas e a Embraer se encarrega de colocar tudo junto e ser responsável pelo "Final Assembly", certificações, correções.

De acordo com os palestrantes (um americano e um Japonês que até acho que era brasileiro) empresas até como a Boeing tentaram copiar esse modelo, como no caso do 787, mas não foram bem sucedidas porque não levaram em consideração ínumeros detalhes importantes como particularidades de cada industria 'consorciada" e como utilizavam os seus fornecedores como meros "fabricantes" e não "parceiros de risco" quase sempre acabavam com problemas nos momentos da integração dos componentes.

Outra coisa é que nessas parcerias os fornecedores também injetam capital no projeto das aeroanves ganhando dividendos... em alguns casos mesmo "Empresas Aéreas" fizeram parte do Consórcio tendo elas algumas vantagens como parceiras no projeto.

Alguém perguntou se a Airbus utilizava esse mesmo modelo, e eles disseram que é uma variação do modelo da Embraer, mas existiam problemas políticos pois a Airbus é uma empresa "Européia" ao invés de ser uma empresa nacional como a Boeing ou Embraer (por exemplo).

Esse modelo da Embraer virou ponto de referência na Industria. :D :D :D

Fiquei pensando em todas essas coisas que rondam em torno do F-X 2.0 e isso me faz pensar que o ToT que realmente vai nos beneficiar passa muito longe de fabricar esses aviões no Brasil... isso foi mais uma confirmação para ser honesto, pois eu sempre achei isso.

Enfim... fiquei com um P... orgulho! :) [100]

[]s
CB_Lima
Lima,

Muito interessante este seu post. Pessoalmente nunca acreditei nestas abobrinhas sobre construção de caças aqui (de nenhum dos três finalistas). Também acredito que se houver ToT real, ela deve ser focada não em construir o caça aqui, mas qualificar nossa industria em sua manutenção integral aqui no Brasil, e nos possibilitar fazer upgrades futuros, e além disso (e tão importante quanto) nos capacitar a participar futuramente em algum consórcio para o desenvolvimento de caças de nova geração.

[ ]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7500 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 24, 2010 3:23 pm

vplemes escreveu:Lima,

Muito interessante este seu post. Pessoalmente nunca acreditei nestas abobrinhas sobre construção de caças aqui (de nenhum dos três finalistas). Também acredito que se houver ToT real, ela deve ser focada não em construir o caça aqui, mas qualificar nossa industria em sua manutenção integral aqui no Brasil, e nos possibilitar fazer upgrades futuros, e além disso (e tão importante quanto) nos capacitar a participar futuramente em algum consórcio para o desenvolvimento de caças de nova geração.

[ ]s
Pois é cara,

É exatamente o que eu penso... além do mais construir caças de 4 Geração enquanto outros países produtores de aeronaves como Itália e até outros que praticamente montam sob licença (Turquia) já estão se preparando para construir aeronaves de 5 Geração ao mesmo tempo aonde os nossos próprios processos de construção e design já estão ali pau a pau com as "grandes" parece um retrocesso para nós na minha opnião (eu sei que é um pouco de exagero, mas tem lá a sua verdade).

Enfim... obrigado pelos comentários.

[]s
CB_Lima




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