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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 11:51 am
por Adriano
Carlos Mathias escreveu:Você não percebeu que as compras agora tem um (ou vários) fator incluído, e que esse fator busca exatamente diminuir a dependência de componentes extrangeiros na indústria brasileira como um todo?

O Brasil não é a EMBRAER, e se esta empresa está achando isso, pode ser atropelada pelos acontecimentos. Mas como acho que não seja este o caso, no futuro essa mesma empresa vai poder comprar componentes para seus aviões aqui mesmo.
Acho que o termo prá isso é spin-out.
Não percebeu que esse é o sonho que está sendo vendido?
Se a Embraer quiser ser competitiva continuará sempre comprando componentes fora, pois é onde estão (estarão por muito tempo) os "next generation", aqueles que tornarão seus aviões mais avançados e competitivos.

Tecnologia realmente interessante não se "transfere" nem se "compra". Os chineses aprenderam isso. Trata-se de uma conquista ardua, lenta, custosa e muita "barriga na bancada". Não é dando uma "canetada" como Lula e NJ pretendem.

O resto é ilusão.

Sds.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 11:57 am
por Carlos Mathias
Bom, então se não podemos ter 100%, tenhamos nada pro cento, é isso? Se não podemos ter um BRAHMOS, tenhamos um estilingue nos nosso navios, é isso?
Temos que começar em algum momento, por algum ponto, e se pudermos queimar etapas, melhor. Comparar o Brasil com a terra da pirataria? Eu acho muito injustiça conosco, já que a China tem zilhões de exemplos de pirataria sobre qualquer tipo de produto, não só bugingangas.

Já pensou se ao invés de pedir/comprar ajuda russa pro nosso programa espacial continuássemos queimando (loteralmente) nossos técnicos?
Ao invés de associarmo-nos aos sul africanos, partíssemos do zero para uma arma IR de 5ºG?
Partir do zero nos navios da marinha?

Não chegaremos ao top da tecnologia? sim, pode ser, mas queimaremos muitas etapas e décadas de esforço que podem ser economizados.

Agora, se a simpatia cala por quem não vende nem sonhos (seja quem for), aí realmente não há o que discutir/debater.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 12:09 pm
por Adriano
Carlos Mathias escreveu:Bom, então se não podemos ter 100%, tenhamos nada pro cento, é isso? Se não podemos ter um BRAHMOS, tenhamos um estilingue nos nosso navios, é isso?
Temos que começar em algum momento, por algum ponto, e se pudermos queimar etapas, melhor. Comparar o Brasil com a terra da pirataria? Eu acho muito injustiça conosco, já que a China tem zilhões de exemplos de pirataria sobre qualquer tipo de produto, não só bugingangas.

Já pensou se ao invés de pedir/comprar ajuda russa pro nosso programa espacial continuássemos queimando (loteralmente) nossos técnicos?
Ao invés de associarmo-nos aos sul africanos, partíssemos do zero para uma arma IR de 5ºG?
Partir do zero nos navios da marinha?

Não chegaremos ao top da tecnologia? sim, pode ser, mas queimaremos muitas etapas e décadas de esforço que podem ser economizados.

Agora, se a simpatia cala por quem não vende nem sonhos (seja quem for), aí realmente não há o que discutir/debater.
Concordo que devemos começar por algum ponto. Mas sem ilusões, seja quem for o ganhador. E sem pagar valores absurdos em nome da tal "Transferência de Tecnologia"...sic.

Hei! Se quis dizer que a simpatia cala pelo pai do tortinho, Deus me livre...

Sds.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 12:31 pm
por Carlos Mathias
:lol: :lol: :lol: :lol:

Eeeeeeeeeeeeeeeeu?????????

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 1:31 pm
por gaitero
Mapinguari escreveu:
gaitero escreveu:Veja, o que o texto Trouxe;

- O gripen tem apenas 2 vendas externas, não mais do que 32 caças vendidos.
- A produção irá acabar em 2012, e o ritimo diminuiu de 15 por ano para 10/12.
- O Futuro da SAAB depende da venda do gripen para o Brasil e/ou India.
- Talvez no futuro o Brasil vai se tornar o principal exportador da próxima geração Gripen. ou seja, papo furado.
- Saab está apostando no Brasil a fim de resgatar a emblemática e atrazada produção que encolhe cada dia mais.
- Ganhar o contrato, que poderá ser adjudicado no próximo mês, é crucial para a criação do modelo.

Meu deus, será que só eu consigo ver o futuro nebuloso que ronda este caça?
Todo mundo vê isso, Gaitero. Até a Saab, se você leu a matéria completa com atenção.
É óbvio que a venda do Gripen NG aoi Brasil daria enorme sobrevida ao programa. Se emplacar a Índia, então, melhor ainda.
E daí tudo isso? Se o Brasil (governo), considerar o risco aceitável...
E se o Brasil escolhe o Gripen NG, a coisa muda muito de figura. Quem ficaria na posição incômoda seria o Rafale, que até agora só vendeu para a França.
E onde alguém falou que o Brasil será exportador do caça? O Brasil, por meio da Embraer, poderá participar da produção do caça. Se outros países escolherem o Gripen NG, os caças deles terão boa parte da estrutura e montagem final feita pela Embraer. É isso que diz a matéria.
E, por último, mas não menos importante, duvido que o futuro da Saab dependa da venda do Gripen NG ao Brasil. Talvez o futuro do programa Gripen dependa da venda, mas não o futuro da Saab, empresa estratégica para a Suécia.
Eu vou responder só estes dois pontos.

Porque o resto não tem o que comentar, afinal tudo o que eu coloquei foi exposto pela própria SAAB e por mais ninguém.

O Gripen NG é um caça bom, mas que nasceu na época errada, acabei de me lembrar de um caça Brasileiro.

Veja que a SAAB propõem ao Brasil participar do desenvolvimento do gripen, ou seja, ela deverá arcar com os custos do mesmo, ai muitos vão dizer, o gripen esta pronto e tudo mais, porém, veja quantos milhões os EUA já gastaram solucionando problemas do F/A-18 Super Hornet e no fim, todos sabemos que o SH é um novo caça, completamente diferente do Hornet. Normalmente esta saturação de problemas, assim como ocorreu com o rafale até ele chegar ao que é a versão F3, é solucionada pelo país que o desenvolve, ou no caso do Brasil, o primeiro país que o compra. O rafale e o F/A-18 já passaram por esta faze, então existe muito mais segurança para compras externas.

No caso do Rafale, as vendas vão ultrapassar facilmente 200 caças somente para a França mas nós sabemos que o rafale ainda deve receber propostas de compras, já que sua faze de maturação esta concluída, o mesmo vale para o Super Hornet. Já o gripen NG vai necessitar de um grande volume de compras para ser um caça bom, frente ao concorrido mercado global, mas dificilmente ele será um porto seguro para investimentos se o Brasil não comprá-lo em grande quantidade, veja que nós sempre tratamos deste assunto aqui no DB.

Seria o barato que sai caro, pois perderíamos a oportunidade de participar do desenvolvimento de um caça de 5 geração, que será o grande diferencial pós 2020. E também teríamos que correr o risco de sermos os únicos operadores do NG, o que é uma realidade. E pior, não vejo motivos que justifiquem esta ‘’loucura’’, haja vista que nossa parte no programa será ridícula, e a tecnologia terá de ser importada dos já parceiros do desenvolvimento, seja ele chinês, angolano, alemão, italiano, turco, israelense....

Agora te pergunto uma coisa, e o radar AESA? Sabemos que o Typhoon esta tendo dificuldades de possuir um, assim como o Su-35, e sabemos que os países que o desenvolvem tem grana para banca-lo, mas e o gripen, seu radar AESA é apenas sonho, alguem pode me dizer quanto este sonho vai custar?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 1:49 pm
por HIGGINS
Senhores,

acabo de saber que o colega Prick sofreu um ataque cardíaco devido a intensa emoção.
Alguém sabe dizer se a notícia procede?
:mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 1:50 pm
por Skyway
Notícia tão real quanto a vitória do Rafale... :twisted: :twisted:


To zuando. :mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 1:54 pm
por PRick
HIGGINS escreveu:Senhores,

acabo de saber que o colega Prick sofreu um ataque cardíaco devido a intensa emoção.
Alguém sabe dizer se a notícia procede?
:mrgreen:

Estou muito ocupado me afogando numa piscina de Perrier(porque o CM está errustindo a Champanhe que eles estocou nos tempos da Varig). :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 1:58 pm
por Skyway
Só de sacanagem, faço questão de ressaltar:
PRick escreveu: Estou muito ocupado me afogando numa piscina de Perrier(porque o CM está errustindo a Champanhe que eles estocou nos tempos da Varig). :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
Nos tempos em que ele era rico e poderoso... :mrgreen: :mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 2:07 pm
por PRick
gaitero escreveu:
Mapinguari escreveu: Todo mundo vê isso, Gaitero. Até a Saab, se você leu a matéria completa com atenção.
É óbvio que a venda do Gripen NG aoi Brasil daria enorme sobrevida ao programa. Se emplacar a Índia, então, melhor ainda.
E daí tudo isso? Se o Brasil (governo), considerar o risco aceitável...
E se o Brasil escolhe o Gripen NG, a coisa muda muito de figura. Quem ficaria na posição incômoda seria o Rafale, que até agora só vendeu para a França.
E onde alguém falou que o Brasil será exportador do caça? O Brasil, por meio da Embraer, poderá participar da produção do caça. Se outros países escolherem o Gripen NG, os caças deles terão boa parte da estrutura e montagem final feita pela Embraer. É isso que diz a matéria.
E, por último, mas não menos importante, duvido que o futuro da Saab dependa da venda do Gripen NG ao Brasil. Talvez o futuro do programa Gripen dependa da venda, mas não o futuro da Saab, empresa estratégica para a Suécia.
Eu vou responder só estes dois pontos.

Porque o resto não tem o que comentar, afinal tudo o que eu coloquei foi exposto pela própria SAAB e por mais ninguém.

O Gripen NG é um caça bom, mas que nasceu na época errada, acabei de me lembrar de um caça Brasileiro.

Veja que a SAAB propõem ao Brasil participar do desenvolvimento do gripen, ou seja, ela deverá arcar com os custos do mesmo, ai muitos vão dizer, o gripen esta pronto e tudo mais, porém, veja quantos milhões os EUA já gastaram solucionando problemas do F/A-18 Super Hornet e no fim, todos sabemos que o SH é um novo caça, completamente diferente do Hornet. Normalmente esta saturação de problemas, assim como ocorreu com o rafale até ele chegar ao que é a versão F3, é solucionada pelo país que o desenvolve, ou no caso do Brasil, o primeiro país que o compra. O rafale e o F/A-18 já passaram por esta faze, então existe muito mais segurança para compras externas.

No caso do Rafale, as vendas vão ultrapassar facilmente 200 caças somente para a França mas nós sabemos que o rafale ainda deve receber propostas de compras, já que sua faze de maturação esta concluída, o mesmo vale para o Super Hornet. Já o gripen NG vai necessitar de um grande volume de compras para ser um caça bom, frente ao concorrido mercado global, mas dificilmente ele será um porto seguro para investimentos se o Brasil não comprá-lo em grande quantidade, veja que nós sempre tratamos deste assunto aqui no DB.

Seria o barato que sai caro, pois perderíamos a oportunidade de participar do desenvolvimento de um caça de 5 geração, que será o grande diferencial pós 2020. E também teríamos que correr o risco de sermos os únicos operadores do NG, o que é uma realidade. E pior, não vejo motivos que justifiquem esta ‘’loucura’’, haja vista que nossa parte no programa será ridícula, e a tecnologia terá de ser importada dos já parceiros do desenvolvimento, seja ele chinês, angolano, alemão, italiano, turco, israelense....

Agora te pergunto uma coisa, e o radar AESA? Sabemos que o Typhoon esta tendo dificuldades de possuir um, assim como o Su-35, e sabemos que os países que o desenvolvem tem grana para banca-lo, mas e o gripen, seu radar AESA é apenas sonho, alguem pode me dizer quanto este sonho vai custar?

Pois é, você exemplificou o chamado conto do vigário sueco!

[]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 2:21 pm
por Benke
vcs continuam com a pulga atrás da orelha
Chega a ser cômico

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 6:30 pm
por Luís Henrique
a ÚNICA chance dos suecos é a Embraer adquirir a SAAB.

Apenas isso. Pelo caça, o risco não compensa.

Se os suecos oferecessem um Gripen de 5ª geração, VLO, com armamento interno, com a NOVA F414 de 12.000 kg/F de empuxo, com supercruise de 1,4 ou 1,5 mach em configuração de combate aéreo, utilizar os 14,8m de comprimento não so na versão biplace mas tb na versão monoplace que teria MAIS combustivel, aproveitasse a alteração no trem de pouso e oferecesse a aeronave navalizada, apta a operar no A-12 e nos futuros navios aerodromos brasileitos, ai sim o Gripen venceria. :wink:

Como não fizeram isso, a única chance é a Embraer adquirir a SAAB.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 7:29 pm
por HIGGINS
Luís Henrique escreveu:a ÚNICA chance dos suecos é a Embraer adquirir a SAAB.

Apenas isso. Pelo caça, o risco não compensa.

Se os suecos oferecessem um Gripen de 5ª geração, VLO, com armamento interno, com a NOVA F414 de 12.000 kg/F de empuxo, com supercruise de 1,4 ou 1,5 mach em configuração de combate aéreo, utilizar os 14,8m de comprimento não so na versão biplace mas tb na versão monoplace que teria MAIS combustivel, aproveitasse a alteração no trem de pouso e oferecesse a aeronave navalizada, apta a operar no A-12 e nos futuros navios aerodromos brasileitos, ai sim o Gripen venceria. :wink:

Como não fizeram isso, a única chance é a Embraer adquirir a SAAB.

Pombas, mas os Suecos estão doidinhos para empurrar a bomba da SAAB para Embraer!
Por este raciocínio, o New Ghost já ganhou. :shock:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Jul 09, 2009 10:36 pm
por Carlos Mathias
Estou muito ocupado me afogando numa piscina de Perrier(porque o CM está errustindo a Champanhe que eles estocou nos tempos da Varig). :mrgreen: :mrgreen:
[081] [081] [081] [081]
Nos tempos em que ele era rico e poderoso...

I'll be back!!!!
Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sex Jul 10, 2009 3:57 pm
por Skyway
E lá se vai mais um boato, como eu já disse desde que a "notícia" surgiu, ela era são "segura" quanto a eliminação do Rafale da mesma concorrência, em abril.

Saab afirma que Gripen ainda luta na concorrência indiana

Por Defesa Brasil
10 de Julho de 2009
Empresa sueca nega parceira com a IAI na competição

Da Redação*


A Saab negou a reportagem do jornal israelense Jerusalem Post que afirmava problemas para a fabricante sueca na concorrência multibilionária de novos caças para a Índia.

De acordo com o jornal, sob pressão dos Estados Unidos, o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, teria ordenado que a empresa israelense IAI, que seria parceira da Saab na competição indiana, abandonasse a disputa para evitar problemas nas relações entre o país e os Estados Unidos. O motivo seria a presença de tecnologia americana nos equipamentos utilizados pelos israelenses.

Informações davam conta de que o problema estaria na tecnologia dos radares AESA da IAI. A Saab, no entanto, sustenta que a informação é falsa, já que o radar oferecido aos indianos é fruto de uma parceria entre a empresa e a italiana Selex Galileo, firmada em março deste ano.

"Nós [Saab e Selex] iremos desenvolver em conjunto um novo radar baseado nas tecnologias do AESA Vixen e no PS-05/A. A Saab não está envolvida em outros programas AESA.", afirmou um porta-voz da Saab.

A Saab afirma ainda que a IAI não é parceira da empresa na concorrência indiana. "Não há nenhuma relação entre Saab e IAI sobre radares AESA e não tem havido nenhuma outra envolvendo a concorrência na Índia", completou o porta-voz sueco.

A joint-venture entre a Saab e a Selex Galileo oferece o Gripen NG equipado com radar AESA na concorrência indiana MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) e também no Projeto F-x2 da Força Aérea Brasileira.

Esta não foi a primeira vez que surgiram notícias falsas sobre a concorrência na Índia. Em abril, imprensa local noticiou que o Dassault Rafale havia sido eliminado "após uma criteriosa avaliação". No início do ano, tinha sido a vez do próprio Gripen "ser eliminado", o que também se provou falso.

*Com informações do Defense News
Agora vai ser engraçado ver o pessoal tentando desmentir o comunicado da própria SAAB em favor a uma nota de um jornal Israelense. :mrgreen:


Um abraço!