Você poderia se informar melhor antes de falar certas coisas. Os CFT´s do Rafale são operacionais e testados. Segue o texto do Foxthree 2, Boletim da Fábrica.PRick escreveu:- O Rafale pode levar 14 misseis ar-ar leves (112kg), porem ocupariam todos os suportes.Santiago escreveu:[ quote="PRick"] Claro que é uma foto montagem feita pela Dassault, porque os Meteros ainda não estão em serviço, porém como os 14 pontos duros do Rafale podem levar MICAS. Essa foto é apenas um demonstrativo pobre da flaxibilidade total do Rafinha.
O que vale é a carga total do caça, no Rafale é de 9,5 toneladas, no F-18E são 08 toneladas.
O total de estações também é outro fator, Rafale 14 estações + 02 CFT´s, enquanto que o F-18E, 11 estações e não tem CFT´s.
O F-18E para poder levar 10 AIM-120, terá que usar cabides duplos, o Rafale pode levar os mesmo 10 BVR´s sem usar cabides duplos. Basta usar 02 CFT´s e um tanque central. Porém, já foram desenvolvidos cabides triplos para o Rafale, nunca vi colocarem 03 Micas naquele cabide, seria um absurdo.
Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.
[ ]´s
- O SH pode levar 12 AIM-120 (160kg) + 2 AAM leves + 1 tanque no suporte central.
Se o Rafale for levar Metor (180kg), a quantidade devera sera menor, pois no olhometro nao cabem 2 Meteor no suporte central sob a fuselagem e nem 4 nas laterais da entrada de ar. O Rafale devera se limitar a 6 Meteor + 2 AAM leves nas pontas das asas e um tanque central. O SH podera levar 12 AIM-120D (equivalente ao Meteor)+2 AAM leves nas pontas das asas+1 tanque central.
No mais concordo que esse nao seria o padrao da FAB. Nao eh do da Franca e nem o dos EUA. Qq um dos 2 estaria de excelente tamanho
Entao fazer comparativos do Rafale com coisas que nao estao operacionais e nem estarao tao cedo eh forcar a barra. Melhor esquecer CFT.
[]s
A foto abaixo foi tirada na ocasião, e tudo full, ou seja, estava com os tanques carregados todos, trata-se de uma versão bi-place. Com mais de 8.000 litros de combustivel externo! Que podem chegar a 10.800 litros.Conformal Fuel Tanks:
the latest innovation tested on Rafale
During combat operations , it clearly appeared that fighters were required to hit distant targets, and tankers were in very high demand. Air forces soon realised that they had become dependent on extremely
vulnerable assets, and that long-range strike fighters
were necessary to overcome this worrying trend.
Thankfully, the Dassault Rafale was conceived from the start to carry an extremely large fuel load, as the internal tanks of a single-seater contain 5,750 litres (1,519 US gallons). Additionally, the fighter is equipped with no fewer than five wet points, and two types of external tanks are available: 1,250 litre (330 US gallon) supersonic tanks may be carried on any of the five wet pylons, and 2,000 litre (528US gallon) drop tanks can be mounted on the centreline and inner wing stations. A pressure refuelling system is fitted as standard for both internal and external fuel tanks, and internal tanks can be refilled in four minutes only. Finally, the Rafale is equipped with an in-flight refuelling probe located to the right of the nose, ahead of the windscreen. For air forces in need of an even larger capacity, Dassault Aviation has designed two 1,150 litre (303 US gallon) detachable Conformal Fuel Tanks (CFTs) which can be mounted on the upper surface of wing/fuselage blend, causing less drag than traditional tanks, a n d f r e e i n g u n d e r w i n g
stations for armament. CFTs bring the Rafale’s maximal
e x t e r n a l f u e l l o a d t o a n astonishing 10,800 litres
(2,853 US gallons), and they can be mounted or removed in
less than two hours. All Rafales have a built-in CFT capability: CFTs can be adapted to any v a r i a n t o f t h e f i g h t e r , including naval and two-seat versions.
The CFTs are being tested at the Dassault Test Centre in Istres, and the first flight of a Rafale fitted with CFTs took place on April 18, 2001, with pilot Eric G é r a r d a t t h e c o n t r o l s . Supersonic speeds have been evaluated, and various config u r a t i o n s h a v e a l r e a d y
been successfully tested: long-range strike with three
2,000 litre drop tanks, four Mica and two Scalp stand-off
missiles, and air-to-air configurations with Mica missiles.
It has been determined that the CFTs had negligible impact
on aircraft handling. With CFTs and drop tanks, the
Rafale boasts an unrivalled range for such a compact
aircraft, offering Commanders greater flexibility, and giving
aircrews unprecedented deep strike capabilities.
Só mais uma, a estrutura do Rafale pode aguentar forças g´s superiores a carga 13. Os testes foram mostrados nos um dos últimos Fox Three. Portanto, o Rafale não precisa de qualquer reforço, o peso total de decolagem deve passar em breve para 27,5 toneladas, e nada deve ser alterado na estrutura.
[ ]´s[/quote]
Entao vc quer dizer que o site do fabricante mente ao dizer que o peso maximo eh 24,5t?
Weight:
Empty………………………………… 10-ton class
Max……………………………………… 24,500 kg (54,000 lb)
Fuel (internal)……………………………. 4,700 kg (10,300 lb)
Fuel (external)…………………………… 7,500 kg (16,500 lb)
Max external capability…………………. 9,500 kg (20,950 lb)
13g mencionado por vc eh o "Over-g" ou "Ultimate load factor" (150% do "Limit load factor") (vide abaixo). Todo caca possui esses limites. Se alguem os utiliza eh puro marketing, pois ambos podem causar deformacoes permanentes na estrutura e/ou danos em componentes, afetando a vida util do caca.Load factors......................................................+9g/-3.2g