JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Luís Henrique
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Re: JAS-39 Gripen
Rafale F5 VLO com compartimento interno para armamento e turbinas mais potentes.Marino escreveu:Já não tão jovem...gaitero escreveu: Todos estão esperando jovem...
Santiago, edita isso meu filho, não da pra entender nada...
Sobre a oferta casada, tens razão, ainda resta esperança, o grande problema é que se a FAB fizer o que realmente planeja, 120 caças multimissão iguais aos que ela vai adquerir agora, aonde é que entrará o caça de 5 geração???
O 5ª geração virá adiante.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: JAS-39 Gripen
PRick,PRick escreveu:Sem dúvida, tão real quanto as perspectvias fantasiosas de vendas externa, incluindo a Argentina.Sterrius escreveu:
Comentarios: "Brazil would be granted a full 50-50 partnership on development, production and marketing of the Gripen for export, the executive said, including the manufacture of high-value communications, display and avionics systems. "
Este trecho acima tecnicamente não transformaria o Brasil em socio igual foi o AMX com a italia? (Obviamente supondo que isso ta no papel, pq de papo todos prometem o mundo )
O fato é não existe mercado para o Gripen NG na Suecia, isso não passa de desespero, tentando dourar uma pílula, um filme que já vimos antes, construir 50%+50%, oras, o Gripen não é 100% sueco, nunca foi, portanto, isso é outra fantasia. Vão fazer o caça mais "barato" custar o mais caro, a produção local é para nosso consumo, falar em exportação não é algo sério.
[]´s
Não tem nada de fantasioso e não é isso que o texto diz. O que é dito é que os suecos propõem uma parceria 50%/50% na produção do Gripen NG. Essa produção será para atender ao Brasil e a eventuais outras vendas externas. O texto também deixa claro que o Gripen NG precisa sim, de ter assegurada a venda ao Brasil para garantir seu futuro enquanto programa. Não tem nada sendo mascarado aí. Todo mundo aqui sabe que se o Brasil escolher o Gripen NG, os prognósticos para o futuro do caça sueco melhoram muito. Se a Índia também o escolher, melhor ainda. Você não é burro, portanto sabe que o Gripen é tão 100% sueco como qualquer avião da Embraer é 100% brasileiro. Não é isso que a proposta significa e você sabe bem disso. Estão falando em produção de 50% de componentes estruturais (asas, trens de pouso, fuselagem, etc) e montagem local.
O Rafale pode até ter uma mercado interno maior do que o do Gripen NG, mas está numa situação muito parecida, precisando de exportações. Agora, se o Brasil escolher o Gripen NG e não o Rafale, quem precisará dourar muito sua pílula serão os franceses.
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Re: JAS-39 Gripen
O que você chama "passar tudo"?Carlos Mathias escreveu:Ah é Santiago? Quer dizer que produção de Gripen-NGBRi para o mundo (já tivemos a de F-16BRI, F-35BRI, F-15CBRI e etc, etc, etc.) está no BAFO quente no cangote?
Cara, que bom hein?
Tomara seja assim, mas vamos aguardar os EUA se posicionarem sobre isso, podem fazer conosco o que fizeram na Índia... Aliás, os suecos não garantiam repassar TUDO lá também?
Ensinar para gente como fazer uma turbina GE F414G?
Claro que não vão passar isso.
Mas, tudo o que a FAB quer são os códigos para integrar o armamento que ela quiser. Isso eles podem passar, pois é propriedade deles.
Mapinguari
Re: JAS-39 Gripen
Como me referi em outro tópico, o mercado de armamento não segue as regras dos outros mercados, para exportar o caça, somente como fazem franceses, americanos e russos, caso contrário teremos vetos por todos os lados, assim, não é honesto falar em exportações, isso não é certo, para bancar uma produção teremos que ter encomendas internas que o justifique, e no momento isso não existe, para fazer isso com o Gripen NG, não seriam necessários apenas 100 caças, mas um número muito maior, produzir sob-licença, podemos estar falando entre 50 e 70 caças, agora bancar uma produção isolada, é coisa muito maior.Mapinguari escreveu:PRick,PRick escreveu: Sem dúvida, tão real quanto as perspectvias fantasiosas de vendas externa, incluindo a Argentina.
O fato é não existe mercado para o Gripen NG na Suecia, isso não passa de desespero, tentando dourar uma pílula, um filme que já vimos antes, construir 50%+50%, oras, o Gripen não é 100% sueco, nunca foi, portanto, isso é outra fantasia. Vão fazer o caça mais "barato" custar o mais caro, a produção local é para nosso consumo, falar em exportação não é algo sério.
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Não tem nada de fantasioso e não é isso que o texto diz. O que é dito é que os suecos propõem uma parceria 50%/50% na produção do Gripen NG. Essa produção será para atender ao Brasil e a eventuais outras vendas externas. O texto também deixa claro que o Gripen NG precisa sim, de ter assegurada a venda ao Brasil para garantir seu futuro enquanto programa. Não tem nada sendo mascarado aí. Todo mundo aqui sabe que se o Brasil escolher o Gripen NG, os prognósticos para o futuro do caça sueco melhoram muito. Se a Índia também o escolher, melhor ainda. Você não é burro, portanto sabe que o Gripen é tão 100% sueco como qualquer avião da Embraer é 100% brasileiro. Não é isso que a proposta significa e você sabe bem disso. Estão falando em produção de 50% de componentes estruturais (asas, trens de pouso, fuselagem, etc) e montagem local.
O Rafale pode até ter uma mercado interno maior do que o do Gripen NG, mas está numa situação muito parecida, precisando de exportações. Agora, se o Brasil escolher o Gripen NG e não o Rafale, quem precisará dourar muito sua pílula serão os franceses.
A Índia irá construir os seus localmente, assim, não existe esse mercado. Além disso, temos os próprio Gripens A/C. Além disso, um caça assim sairá bem mais caro que os Gripens atuais, fora todos os outros desenvolvimento necessários, tais como armamentos e sistemas associados, sem falar do problema da turbina. Portanto, esse projeto tem enormes falhas, de tempo, de recursos, etc..
Se não bastasse isso, estamos fazendo um caça de 4 geração que só será fornecido depois de 2015 na melhor das hipóteses, afinal, nosso parceiro não precisa dele, e é uma economia bem menor que a nossa.
Adicionalmente, o Gripen NG é limitado, não tem versão naval, a versão de 02 lugares é degradada.
Encurtando a história, o Projeto como está colocado é várias vezes mais arriscado que o do AMX. E não nos garante nem independência, nem viabilidade financeira.
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Re: JAS-39 Gripen
Começa a chorar, porque a GE LM2500 que os indianos escolheram é as mesmas das Inhauma, Barroso e FREMM.Carlos Mathias escreveu:É daquele fabricante que vetou a manutenção das turbinas navais, deixando fragatas no porto, inoperantes.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: JAS-39 Gripen
Que metade? Motor, HUD, APU e computador do FCS. Essa é a "metade" americana do Gripen?talharim escreveu:Como o Carlos Mathias já disse se o Gripen estiver a ponto de vencer a concorrência os EUA vão dar uma tesourada mestra no Gripen afinal de contas metade do caça é deles.
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Re: JAS-39 Gripen
Boa, mas prepare-se para ser crucificado.Sintra escreveu:gaitero escreveu: Claro não é Portugal que pode ser o único operador de um caça ultrapassado como é o Gripen, por décadas, não é mesmo?
Nem considero os inputs norte americanos no gripen que são muitos, muito mais do que você pensa, na verdade toda a parte suéca é de fato americana com leves ajustes, o estabilizador é uma evolução do utilizado pelo F-16, o motor é do F-18... Isto sem contar que os itens a serem desenvolvidos pelos demais países, vamos citar o Radar Italiano, podem vir a ter inputs norte americanos e mesmo se não tiver, na hora do vamo ve quem manda nessa poha são os EUA e os fornecedores vão baixar a cabeça e dizer sim senhor...
Não posso ver a história AM-X se repetindo, desenvolver um caça é uma coisa, depender de outros para isto, principalmente quando este quer a todo custo te ferrar é outra...
ZERO é a nota que a FAB deve receber por ter excluido nossa única chance de sucesso, que seria o paK-Fa, agora é chorar as maguas e buscar o melhor, que seria ao menos uma posição de destaque no cenário internacional...
Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!
O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.
O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.
A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.
O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?
Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...
O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.
Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: JAS-39 Gripen
SintraSintra escreveu:
Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!
O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.
O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.
A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
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Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.
O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?
Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...
O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.
Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
Este seu post ficou esplêndido. Totalmente de acordo. E gostaria de acrescentar algo.
"A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, e nem transferência de tecnologia, isto que fique bem claro".
Um Abraço
Alfredo
Sobram ufanistas e faltam patriotas.
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Re: JAS-39 Gripen
Orestesorestespf escreveu:Sintra, sua música está correta, mas o tom está errado, se me permite comentar.
Grande abraço,
Orestes
Tem razão
É interessante como o facto de não vermos o nosso interlocutor nos priva de imensa informação. Toda a parte da "paralinguistica" (expressões, tom de voz, movimentos de braços, etc) desaparece num meio como é este, um forúm.
Depois de reler o texto, apercebo-me de que este passa uma mistura de arrogância intelectual (aqui admito, mea culpa, tenho tendencia para sofrer a minha dose de "Hubris") com agressividade, o que é perfeitamente desnecessário.
O meu registo habitual anda entre uma certa dose de humor (por vezes bastante negro) com alguma descontracção...
Gaiteiro
De forma alguma quis "apoucar" a sua opinião com o meu texto, discordo profundamente com aquilo que você "acha", mas respeito opiniões diferentes, inclusivamente a sua.
Abraço
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Re: JAS-39 Gripen
Sintra, só comentei porque não é o seu perfil e natureza (pra lá de educada), que mora muito longe do que percebi no post. Mas não se preocupe, a gente faz isso sem perceber, até porque tem momentos que a gente fica saturado em ler o mesmo do mesmo e com soluções "simplistas". Porém o seu texto está corretíssimo, na verdade o que aconteceu por estas bandas foi até pior, pelo que ouvi por aí, por isso, tempos atrás, disse que, mesmo adorando os caças russos (hardware), não achava mais que os mesmos seriam adequados ao Brasil (continuo pensando o mesmo).Sintra escreveu:Tem razãoorestespf escreveu:Sintra, sua música está correta, mas o tom está errado, se me permite comentar.
Grande abraço,
Orestes
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Re: JAS-39 Gripen
Isso é sério?Bolovo escreveu:Começa a chorar, porque a GE LM2500 que os indianos escolheram é as mesmas das Inhauma, Barroso e FREMM.Carlos Mathias escreveu:É daquele fabricante que vetou a manutenção das turbinas navais, deixando fragatas no porto, inoperantes.
Abraços,
Wesley
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Re: JAS-39 Gripen
FIGHTERCOM escreveu:Isso é sério?Bolovo escreveu: Começa a chorar, porque a GE LM2500 que os indianos escolheram é as mesmas das Inhauma, Barroso e FREMM.
Abraços,
Wesley
Vomos para de ver fantamas onde nao existe, turbina a gas entre 2006/2008 estava quase impossivel de se comprar os fabricantes davam prazos de 3 anos para a entrega de turbinas novas e nao estavam nem ai para os clientes tudo fruto do Boom do petroleo, se hoje os Indianos quizerem tem turbina nova para pronta entrega de qualquer fabricante, se eles nao tiverem o telefone da GE so deixar um recado aqui no DB que mando entragar quantas e onde eles quizerem so dar o aviso.
Abracos Elcio Caixeiro
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Re: JAS-39 Gripen
A FREMM e o Gripen tem algo em comum...ambos utilizam propulsores norte-americanos!FIGHTERCOM escreveu:Isso é sério?Bolovo escreveu: Começa a chorar, porque a GE LM2500 que os indianos escolheram é as mesmas das Inhauma, Barroso e FREMM.
Abraços,
Wesley
Essa vida é mesmo cruel...
"Propulsion
Both the French and Italian frigates have gas turbines with two shafts driving fixed pitch propellers.
In March 2006, Avio of Italy was awarded the contract to supply the FREMM power plant for both countries, which will be the LM2500+G4 gas turbine, licensed-built from General Electric, which will provide 32MW power.
The maximum speed is 27kt. For quiet anti-submarine operations the shafts are driven by electric motors and the frigates speed in ASW silent mode is up to 15kt.
An azimuth thruster provides precision manoeuvring for quayside and harbour operations, station keeping and as a back-up emergency propulsion system."
http://www.naval-technology.com/projects/fremm/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: JAS-39 Gripen
Santiago escreveu:A FREMM e o Gripen tem algo em comum...ambos utilizam propulsores norte-americanos!FIGHTERCOM escreveu: Isso é sério?
Abraços,
Wesley
Essa vida é mesmo cruel...
"Propulsion
Both the French and Italian frigates have gas turbines with two shafts driving fixed pitch propellers.
In March 2006, Avio of Italy was awarded the contract to supply the FREMM power plant for both countries, which will be the LM2500+G4 gas turbine, licensed-built from General Electric, which will provide 32MW power.
The maximum speed is 27kt. For quiet anti-submarine operations the shafts are driven by electric motors and the frigates speed in ASW silent mode is up to 15kt.
An azimuth thruster provides precision manoeuvring for quayside and harbour operations, station keeping and as a back-up emergency propulsion system."
http://www.naval-technology.com/projects/fremm/
Só existe uma diferença básica, no caso da França, a licença para produção local abre inteiramente a tecnologia, e inclui a total liberdade para exportação, caso contrário os croassantes não aceitam. Bem diferente o que ocorre com a Suecia.
[]´s