O vice-presidente Vance diz que a cúpula com Zelensky foi "divertida", enquanto os democratas reagem
3/4 (ter) 19:26
Yomiuri Shimbun Online
[Washington = Fuchigami Takayu] Em uma entrevista à Fox News no dia 3, o vice-presidente dos EUA, Vance, disse que a cúpula fracassada com a Ucrânia foi "interessante". As palavras e ações de Vance lhe renderam a confiança dos apoiadores do presidente Trump, mas estão atraindo crescente oposição dos democratas.
"Algo que eu disse pareceu irritar Zelensky. Ele me atacou, mas eu revidei." Vance relatou a reunião de 28 de fevereiro entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
A reunião começou em uma atmosfera amigável, mas o clima mudou drasticamente quando Vance, que também estava presente, disse em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia: "O caminho para a paz e a prosperidade é por meio do engajamento na diplomacia". Trump se juntou a eles, e a discussão se transformou em uma discussão acalorada. "Eles se ofereceram para discutir isso em particular, mas Zelensky continuou", disse Vance, enfatizando que a Ucrânia era a culpada.
O New York Times descreveu a reunião como "uma cena surpreendente do vice-presidente interrompendo tensas negociações diplomáticas" e observou que Vance "se tornou o cão de guarda de Trump".
Vance também atraiu atenção em uma conferência internacional realizada na Alemanha em meados de fevereiro, onde fez um discurso criticando os países europeus. Em uma pesquisa realizada na semana seguinte perto de Washington, D.C., entre os participantes da reunião anual do grupo político conservador Conservative Political Action Conference (CPAC), 61% selecionaram Vance como o "futuro porta-estandarte do Partido Republicano", demonstrando os elogios que sua postura "América em Primeiro Lugar" recebeu de seus "insiders".
Enquanto isso, os democratas criticaram duramente a crescente presença de Vance. O senador Mark Kelly zombou do comportamento de Vance na reunião, dizendo em uma entrevista à MSNBC: "Foi como se ele estivesse dizendo: 'Olha, pai, eu consigo fazer isso!'"
Segundo a mídia dos EUA, em Vermont, um estado com forte apoio ao Partido Democrata, centenas de pessoas protestaram contra Vance no dia 1º deste mês, enquanto ele esquiava com sua família. Um manifestante ergueu uma placa que dizia: "Vance é um traidor. Esquie na Rússia".
https://news.yahoo.co.jp/articles/4109c ... bfe5b22a53