TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7411 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 15, 2008 5:57 pm

Isso é perfeitamente adaptável, até o Gripen tem cabides duplos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7412 Mensagem por caixeiro » Qua Out 15, 2008 6:20 pm

CM e Admins desculpem o Cross-Thread (postar um assunto em outro) mais cabe bem.

Título: Re: Reporte de mas F16MLU para la Fach
Nova MensagemEnviado: Quarta Out 15, 2008 5:20 pm
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Eu vejo de outra maneira bem diferente esse leque de projetos.

Se fôssemos pelo caminho mais fácil, esse de capar tudo e dedicar-se a apenas um projeto, hoje nós não teríamos em vias de entrar em operação o MAR-1, o MAA-1B, bombas guiadas e MAN-1 no forno, quase assado. Fora muitos outros projetos que possivelmente precisam apenas de injeção de recursos, pois deve haver um célula inicial, pronta para se desenvolver.

Esses programas seguem a linha de que é melhor manter uma capacidade mínima, mas latente e que em caso de necessidade ou possibilidade (vontade política e verbas suficientes), esses programas possam ser acelerados e desenvolvidos em tempo hábil.

Óbvio que comprar pronto é muito mais rápido e prático numa visão superficial ou mesmo dependendo da necessidade/capacidade do país. Mas no nosso caso creio que o caminho de manter-se uma base mínima mas perene destes programas tenha sido um bom caminho, na medida em que agora, com a nova END, os recursos e vontade política estejam sendo direcionados a esses programas.

Hoje, mesmo que despejássemos montanhas de dinheiro num programa de míssil ar-ar IR-WVR de 4ºG a partir do zero, levaria talvez uma década para surgirem os primeiros resultados, mas como já tínhamos uma base esse processo pode ser acelerado quando preciso.

A compra direta pode se feita a qualquer hora em qualquer lugar, fornecedores não faltam e o Derby, Python-IV/V e bombas guiadas estão aí para provar. Basta dinheiro e vontade, mas para ser independente e desenvolver tecnologia, gerar empregos e cérebros, e mesmo para que esses cérebros formados aqui possam depois brilhar no exterior, temos de manter sim um mínimo de programas de alta tecnologia.

Esse post do CM coloca bem oque acho ser o pensanento do MinDef, ter uma plataforma para poder desenvolver e intregrar nossos proprios sistemas de armas e comprar o que faltar de quem quizer e esse e' o ponto central do programa FX-2, a discurssao do "Escolhido" e' secundaria embora muitas vezes divertida com grupos torcendo pelo seu escolhido e se decladiando para provar que seu ponto de vista. Seria facil se mais um no grupo a operar F-16 + C-130 como esta se tornando o padrao da maioria da FAAs do mundo ocidental livre. Se vomos ter uma plataforma as colocadas na short list servem bem, so ficando uma duvida, os americanos vao liberar a plataforma deles ?

Abracos Elcio Caixeiro




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7413 Mensagem por PRick » Qua Out 15, 2008 8:59 pm

Skyway escreveu:Prick, não mande essa foto pra lugar nenhum por favor, vai acabar passando vergonha...

Ela é montagem pra demonstrar o Míssil no Rafale. Não to dizendo que ele nõa seja capaz de usar essa configuração, mas essa fotomontagem não serve como prova de nada.
Imagem

Outra coisa, o F/A-18E leva 14 mísseis AA, se não me engano o Rafale tambem leva 14, logo não leva mais, mas o mesmo número de mísseis Ar-Ar.

Um abraço!
:roll: :roll: Claro que é uma foto montagem, o sistema de armas pelo jeito adulterou a feita pela Dassault, porque os Meteros ainda não estão em serviço, porém como os 14 pontos duros do Rafale podem levar MICAS. Essa foto é apenas um demonstrativo pobre da flaxibilidade total do Rafinha. :mrgreen: :mrgreen:

O que vale é a carga total do caça, no Rafale é de 9,5 toneladas, no F-18E são 08 toneladas.

O total de estações também é outro fator, Rafale 14 estações + 02 CFT´s, enquanto que o F-18E, 11 estações e não tem CFT´s.

O F-18E para poder levar 10 AIM-120, terá que usar cabides duplos, o Rafale pode levar os mesmo 10 BVR´s sem usar cabides duplos. Basta usar 02 CFT´s e um tanque central. Porém, já foram desenvolvidos cabides triplos para o Rafale, nunca vi colocarem 03 Micas naquele cabide, seria um absurdo.

Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.

[ ]´s




Editado pela última vez por PRick em Qua Out 15, 2008 9:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7414 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 15, 2008 9:12 pm

PRick escreveu:Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.

[ ]´s
Então o melhor é o Gripen mesmo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pra quê comprar um caça que leva 14, como o Rafale, se não vamos comprar nem 10 mísseis para cada caça?


Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7415 Mensagem por PRick » Qua Out 15, 2008 9:20 pm

FIGHTERCOM escreveu:
PRick escreveu:Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.

[ ]´s
Então o melhor é o Gripen mesmo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pra quê comprar um caça que leva 14, como o Rafale, se não vamos comprar nem 10 mísseis para cada caça?


Abraços,

Wesley
Em vez de falar bem do Gripen, tá dizendo que ele é mesmo uma pulga, nem 10 BVR´s o cacinha consegue levar! :twisted: :twisted:

[ ]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7416 Mensagem por PRick » Qua Out 15, 2008 9:27 pm

Por sinal,

Aqui está o link para montagem da Dassault, de onde saiu a fotomontagem que foi alterada.

http://new.isoshop.com/dae/dae/gauche/s ... fox3_6.pdf

[ ]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7417 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 15, 2008 9:31 pm

PRick escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Então o melhor é o Gripen mesmo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pra quê comprar um caça que leva 14, como o Rafale, se não vamos comprar nem 10 mísseis para cada caça?

Abraços,

Wesley
Em vez de falar bem do Gripen, tá dizendo que ele é mesmo uma pulga, nem 10 BVR´s o cacinha consegue levar! :twisted: :twisted:
[ ]´s
Primeiro, não falei mal do Gripen;
Segundo, fui sincero. Não me presto a inventar fatos que vão contra a realidade;
Terceiro, Pulga é o nome comum dos insectos sem asas da ordem Siphonaptera. Que eu saiba, o Gripen é um caça assim como o Rafale.
Quarto, que diferença irá fazer ele levar 10 ou mais BVR's sendo que você mesmo afirmou que a FAB não irá comprar isso tudo para equipar cada vencedor do FX-2?

PRick, na boa? Que tal subir o nível do debate? :wink:


Abraços,

Wesley




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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7418 Mensagem por PRick » Qua Out 15, 2008 9:33 pm

FIGHTERCOM escreveu:
PRick escreveu: Em vez de falar bem do Gripen, tá dizendo que ele é mesmo uma pulga, nem 10 BVR´s o cacinha consegue levar! :twisted: :twisted:
[ ]´s
Primeiro, não falei mal do Gripen;
Segundo, fui sincero. Não me presto a inventar fatos que vão contra a realidade;
Terceiro, Pulga é o nome comum dos insectos sem asas da ordem Siphonaptera. Que eu saiba, o Gripen é um caça assim como o Rafale.
Quarto, que diferença irá fazer ele levar 10 ou mais BVR's sendo que você mesmo afirmou que a FAB não irá comprar isso tudo para equipar cada vencedor do FX-2?

PRick, na boa? Que tal subir o nível do debate? :wink:


Abraços,

Wesley

É você que está diminuido o nível do debate, nos aqui falando de caças de respeito, aí você entra para falar de coisa pequenas, parece japonês! :lol: :lol:

[ ]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7419 Mensagem por R.A.Barros » Qua Out 15, 2008 9:36 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:Essa é prá rir...notícia publicada na ISTO É:

Allons enfants
O Ministério da Defesa vai demorar para escolher os novos caças da Aeronáutica. Especialistas apostam que, se a transferência de tecnologia for decisiva, os Rafales, da francesa Dassault, derrotarão o sueco Grippen e o americano
Phantom.

Fala sério ISTO É!!! [091] [082]

Em: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2 ... 5180-1.htm

Um fraternal abraço,
Nossa, rolei de rir :mrgreen: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7420 Mensagem por Penguin » Qua Out 15, 2008 9:36 pm

PRick escreveu:
Skyway escreveu:Prick, não mande essa foto pra lugar nenhum por favor, vai acabar passando vergonha...

Ela é montagem pra demonstrar o Míssil no Rafale. Não to dizendo que ele nõa seja capaz de usar essa configuração, mas essa fotomontagem não serve como prova de nada.
Imagem

Outra coisa, o F/A-18E leva 14 mísseis AA, se não me engano o Rafale tambem leva 14, logo não leva mais, mas o mesmo número de mísseis Ar-Ar.

Um abraço!
:roll: :roll: Claro que é uma foto montagem feita pela Dassault, porque os Meteros ainda não estão em serviço, porém como os 14 pontos duros do Rafale podem levar MICAS. Essa foto é apenas um demonstrativo pobre da flaxibilidade total do Rafinha. :mrgreen: :mrgreen:

O que vale é a carga total do caça, no Rafale é de 9,5 toneladas, no F-18E são 08 toneladas.

O total de estações também é outro fator, Rafale 14 estações + 02 CFT´s, enquanto que o F-18E, 11 estações e não tem CFT´s.

O F-18E para poder levar 10 AIM-120, terá que usar cabides duplos, o Rafale pode levar os mesmo 10 BVR´s sem usar cabides duplos. Basta usar 02 CFT´s e um tanque central. Porém, já foram desenvolvidos cabides triplos para o Rafale, nunca vi colocarem 03 Micas naquele cabide, seria um absurdo.

Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.

[ ]´s
- O Rafale pode levar 14 misseis ar-ar leves (112kg), porem ocupariam todos os suportes.
- O SH pode levar 12 AIM-120 (160kg) + 2 AAM leves + 1 tanque no suporte central.

Se o Rafale for levar Meteor (180kg), a quantidade devera sera menor, pois no olhometro nao cabem 2 Meteor no suporte central sob a fuselagem e nem 4 nas laterais da entrada de ar. O Rafale devera se limitar a 8 Meteor + 2 AAM leves nas pontas das asas e um tanque central. O SH podera levar 12 AIM-120D (equivalente ao Meteor)+2 AAM leves nas pontas das asas+1 tanque central.

No mais concordo que esse nao seria o padrao da FAB. Nao eh do da Franca e nem o dos EUA. Qq um dos 2 estaria de excelente tamanho

O CFT no Rafale exigira mais potencia das turbinas e reforcos estruturais e no trem de pouso para fazer frete ao maior peso total. A menos que haja uma equivalente diminuicao das cargas externas.
O problema eh que nao existem planos para turbinas mais potentes no Rafale. Na realidade seria necessario uma nova versao do Rafale. Estilo a mudanca que ocorreu com o F-16 block 50/I/60 comparado com versoes anteriores. Como essa versao do Rafale nao existe, a versao a ser oferecida a FAB (F-3) nao teria possibilidade de utilizar CFT sem penalidades.

O resultado de CFT do jeito que o Rafale eh atualmente seria uma piora na sua capacidade de levar cargas externas.
Se a Dassault simplesmente criasse uma nova versao apenas com a estrutura e trem de pouso reforcados (coisa que nao fez e nem parece que vai fazer, pois alguem teria que pagar) e sem uma nova turbina mais potente, ela estaria simplesmente degradando o desempenho do Rafale. Diminuindo a relacao peso/potencia e aumentando a carga alar.

Entao fazer comparativos do Rafale com coisas que nao estao operacionais e nem estarao tao cedo eh forcar a barra. Melhor esquecer CFT.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Qua Out 15, 2008 9:45 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7421 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 15, 2008 9:38 pm

PRick escreveu: É você que está diminuido o nível do debate, nos aqui falando de caças de respeito, aí você entra para falar de coisa pequenas, parece japonês! :lol: :lol:

[ ]´s
Se pensa assim, fazer o que né? Obrigado assim mesmo pela resposta.

Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7422 Mensagem por Skyway » Qua Out 15, 2008 9:52 pm

PRick escreveu:
Skyway escreveu:Prick, não mande essa foto pra lugar nenhum por favor, vai acabar passando vergonha...

Ela é montagem pra demonstrar o Míssil no Rafale. Não to dizendo que ele nõa seja capaz de usar essa configuração, mas essa fotomontagem não serve como prova de nada.
Imagem

Outra coisa, o F/A-18E leva 14 mísseis AA, se não me engano o Rafale tambem leva 14, logo não leva mais, mas o mesmo número de mísseis Ar-Ar.

Um abraço!
:roll: :roll: Claro que é uma foto montagem, o sistema de armas pelo jeito adulterou a feita pela Dassault, porque os Meteros ainda não estão em serviço, porém como os 14 pontos duros do Rafale podem levar MICAS. Essa foto é apenas um demonstrativo pobre da flaxibilidade total do Rafinha. :mrgreen: :mrgreen:

O que vale é a carga total do caça, no Rafale é de 9,5 toneladas, no F-18E são 08 toneladas.

O total de estações também é outro fator, Rafale 14 estações + 02 CFT´s, enquanto que o F-18E, 11 estações e não tem CFT´s.

O F-18E para poder levar 10 AIM-120, terá que usar cabides duplos, o Rafale pode levar os mesmo 10 BVR´s sem usar cabides duplos. Basta usar 02 CFT´s e um tanque central. Porém, já foram desenvolvidos cabides triplos para o Rafale, nunca vi colocarem 03 Micas naquele cabide, seria um absurdo.

Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.

[ ]´s
Bom, santiago já explicou bem as capacidades do SH e do Rafale depois dessa tua resposta...só não sei quem falou que isso realmente importa, pois como já foi explicado, difícilmente, muito improvavel mesmo que se use essas configurações.

Só te corrigí quanto uma afirmação sua de que o Rafale carrega mais que o SH qualquer armamento.

Logo, acho que ninguem aqui ta vendo papai noel.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7423 Mensagem por PRick » Qua Out 15, 2008 9:56 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu: :roll: :roll: Claro que é uma foto montagem feita pela Dassault, porque os Meteros ainda não estão em serviço, porém como os 14 pontos duros do Rafale podem levar MICAS. Essa foto é apenas um demonstrativo pobre da flaxibilidade total do Rafinha. :mrgreen: :mrgreen:

O que vale é a carga total do caça, no Rafale é de 9,5 toneladas, no F-18E são 08 toneladas.

O total de estações também é outro fator, Rafale 14 estações + 02 CFT´s, enquanto que o F-18E, 11 estações e não tem CFT´s.

O F-18E para poder levar 10 AIM-120, terá que usar cabides duplos, o Rafale pode levar os mesmo 10 BVR´s sem usar cabides duplos. Basta usar 02 CFT´s e um tanque central. Porém, já foram desenvolvidos cabides triplos para o Rafale, nunca vi colocarem 03 Micas naquele cabide, seria um absurdo.

Agora, se alguém acredita que a FAB vá comprar BVR´s o suficiente para por 10 em cada FX-2, é porque acredita em Papai Noel.

[ ]´s
- O Rafale pode levar 14 misseis ar-ar leves (112kg), porem ocupariam todos os suportes.
- O SH pode levar 12 AIM-120 (160kg) + 2 AAM leves + 1 tanque no suporte central.

Se o Rafale for levar Metor (180kg), a quantidade devera sera menor, pois no olhometro nao cabem 2 Meteor no suporte central sob a fuselagem e nem 4 nas laterais da entrada de ar. O Rafale devera se limitar a 6 Meteor + 2 AAM leves nas pontas das asas e um tanque central. O SH podera levar 12 AIM-120D (equivalente ao Meteor)+2 AAM leves nas pontas das asas+1 tanque central.

No mais concordo que esse nao seria o padrao da FAB. Nao eh do da Franca e nem o dos EUA. Qq um dos 2 estaria de excelente tamanho



Entao fazer comparativos do Rafale com coisas que nao estao operacionais e nem estarao tao cedo eh forcar a barra. Melhor esquecer CFT.

[]s
:roll: :roll: :roll: Você poderia se informar melhor antes de falar certas coisas. Os CFT´s do Rafale são operacionais e testados. Segue o texto do Foxthree 2, Boletim da Fábrica.
Conformal Fuel Tanks:
the latest innovation tested on Rafale


During combat operations , it clearly appeared that fighters were required to hit distant targets, and tankers were in very high demand. Air forces soon realised that they had become dependent on extremely
vulnerable assets, and that long-range strike fighters
were necessary to overcome this worrying trend.
Thankfully, the Dassault Rafale was conceived from the start to carry an extremely large fuel load, as the internal tanks of a single-seater contain 5,750 litres (1,519 US gallons). Additionally, the fighter is equipped with no fewer than five wet points, and two types of external tanks are available: 1,250 litre (330 US gallon) supersonic tanks may be carried on any of the five wet pylons, and 2,000 litre (528US gallon) drop tanks can be mounted on the centreline and inner wing stations. A pressure refuelling system is fitted as standard for both internal and external fuel tanks, and internal tanks can be refilled in four minutes only. Finally, the Rafale is equipped with an in-flight refuelling probe located to the right of the nose, ahead of the windscreen. For air forces in need of an even larger capacity, Dassault Aviation has designed two 1,150 litre (303 US gallon) detachable Conformal Fuel Tanks (CFTs) which can be mounted on the upper surface of wing/fuselage blend, causing less drag than traditional tanks, a n d f r e e i n g u n d e r w i n g
stations for armament. CFTs bring the Rafale’s maximal
e x t e r n a l f u e l l o a d t o a n astonishing 10,800 litres
(2,853 US gallons), and they can be mounted or removed in
less than two hours. All Rafales have a built-in CFT capability: CFTs can be adapted to any v a r i a n t o f t h e f i g h t e r , including naval and two-seat versions.
The CFTs are being tested at the Dassault Test Centre in Istres, and the first flight of a Rafale fitted with CFTs took place on April 18, 2001, with pilot Eric G é r a r d a t t h e c o n t r o l s . Supersonic speeds have been evaluated, and various config u r a t i o n s h a v e a l r e a d y
been successfully tested: long-range strike with three
2,000 litre drop tanks, four Mica and two Scalp stand-off
missiles, and air-to-air configurations with Mica missiles.
It has been determined that the CFTs had negligible impact
on aircraft handling. With CFTs and drop tanks, the
Rafale boasts an unrivalled range for such a compact
aircraft, offering Commanders greater flexibility, and giving
aircrews unprecedented deep strike capabilities.
A foto abaixo foi tirada na ocasião, e tudo full, ou seja, estava com os tanques carregados todos, trata-se de uma versão bi-place. Com mais de 8.000 litros de combustivel externo! Que podem chegar a 10.800 litros.

Imagem

Só mais uma, a estrutura do Rafale pode aguentar forças g´s superiores a carga 13. Os testes foram mostrados nos um dos últimos Fox Three. Portanto, o Rafale não precisa de qualquer reforço, o peso total de decolagem deve passar em breve para 27,5 toneladas, e nada deve ser alterado na estrutura.

[ ]´s




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Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7424 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 15, 2008 10:02 pm

Olha...

O interessante foi que os Rafales se deslocaram para o Afeganistão e não utilizaram os CFT... mas se aumenta o alcance e já está operacional...

Acho que existe uma certa confusão de testes e "provisões" para uso efetivo operacional.

No fim das contas eu acho que simplesmente chamar a matéria que o cara escreveu de "mentirosa" não é uma coisa nem um pouco elegante...

O Rafale "gostaria" de levar mais armamento de qualquer tipo do que o F-18, mas as armas "ainda estão" sendo qualificadas nele.

Como está "hoje", não, não possui mais armamento qualificado do que o F-18, no futuro... quem sabe... existe um plano sim, muito bem explicado pela Dassault, assim como existe um plano para o F-18 também e para o Gripen que na minha opnião possui o mais completo leque de armas disponíveis no momento (pelo menos as versões C/D).

Acho que não existe lobby no artigo, o cara só deu o ponto de vista dele baseado no cenário que ele vê hoje em dia.

Além disso a afirmativa de que os EUA "não vão liberar nada desse tipo" é baseada em que? No passado? Porque se é para basear a conversa no "passado" acho melhor comprar um avião chinês ou russo porque frances e americano... tá ruim mesmo. :roll:

Olha... dá para elevar, e muito, o nível dessa conversa sem ficar com essa paranóia de que "tudo" é lobby ou teoria da conspiração contra a França ou produtos franceses...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7425 Mensagem por PRick » Qua Out 15, 2008 10:05 pm

Segue o link do texto que postei acima. Sobre os CFT´s.

http://new.isoshop.com/dae/dae/gauche/s ... fox3_2.pdf

A AdLA não encomendou os CFT´s, julga que não precisa deles, o alcance do Rafale já é mais que suficiente para a França. Os CFT´s foram testados para o Brasil e outros países maiores. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s




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