Olá Luis Henrique, boa tarde!Luís Henrique escreveu:Kirk, você sabe as diferenças entre radar PESA e AESA?kirk escreveu: Existe um dado a ser acrescentado na equação.
O IRBIS-E emite um feixe de energia de grandes proporções para a obtenção dessa performance, isto posto, não se trata mais de um AESA detectar tal RCS a tal distância ... invariavelmente a fonte de energia fica exposta estando ou não a 400km ... assim depois de detectado em razão da grande emissão de energia quanto tempo / distância vai demorar para que o IRBIS-E consiga detectar um caça de baixo RCS ??? ... segundo os cálculos foi detectado a 350/400km e detectou a 150/170km.
Assim num hipotético embate entre o Gripen E X SU-35 (aproveitando os cálculos postados) haverá um "delay" de 200 a 230km, em que os sensores do Gripen já localizaram o SU-35 e o SU-35 ainda não localizou o Gripen ... segundo a tática de farta e eficiente utilização de NCW TODOS os Gripens do teatro já terão a informação sobre a localização / velocidade / altitude e aproximação do inimigo ... com tempo suficiente para se aproximar em um anglo de não detecção (fora do feixe de energia) e em silêncio radar utilizar as informações do 1º Gripen para alvejar ...
Ora, Senhores, se DE FATO a vantagem estivesse em POTÊNCIA DO RADAR ou "Força Bruta" como menciona o Lima seria uma burrice adotar radares AESA, melhor seria "potência e força bruta", acontece que a característica principal do AESA é o fato de ser um receptor sensível que amplifica todos os ecos de objetos alvo e emissões.
Respeitando as posições do Lima e do Luis Henrique, porém entendo ser uma "incomoda terefa" tentar nos PROVAR que um radar PESA seja melhor e mais eficiente que um AESA. Não faz sentido!
No início do programa FX2, muitos (aliás, a maioria) criticava o radar do Rafale (PESA) e elogiavam o radar do Typhoon (mecânico).
Pois este último possuía alcance bem superior. Mesmo sendo uma geração atrás. Por quê isto? Simples, o radar do typhoon é maior, mais pesado e mais potente.
O radar AESA do typhoon terá de 1.400 a 1.500 módulos transmissores/receptores enquanto que o do Rafale (RBE2) possui 1.000
Quando estiver operacional o radar AESA do typhoon será mais capaz.
Agora, existe uma explicação para a escolha dos russos em utilizar radar PESA no Su-35:
Tradução do russo: In this PFAR has some advantages - in particular, it is cheaper AFAR has slightly better energy performance and efficiency, especially in side-view
Tradução: Neste PFAR tem algumas vantagens - em particular, é mais barato AFAR tem um pouco melhor desempenho e eficiência energética, especialmente no lado-view
A preocupação dos russos é de conseguir detectar alvos muito pequenos e/ou furtivos. Portanto, com o PESA conseguem concentrar energia em um mesmo ponto com melhor desempenho e eficiência do que com o AESA. A tática é usar muita força bruta para detectar caças furtivos, etc. Claro que o AESA é superior em outros quesitos, mas neste caso, teria um alcance menor que o PESA e não seria tão bom para detecção no limite do campo lateral.
O que os russos fizeram no Pak-Fa para conseguir longo alcance de detecção contra alvos furtivos e para corrigir o problema do limite do campo de visão lateral:
Colocaram 4 radares AESA, um na frente, um para o lado direito, um para o lado esquerdo (para aumentar o limite do campo lateral) e um para trás. E colocaram radar na banda L nas asas (para detectar aeronaves furtivas a distâncias maiores que o radar de banda X).
Resolve o problema da detecção nas laterais, e com a banda L resolve o problema do alcance mais limitado contra caças furtivos. Mas este radar, aliás, este conjunto de radares deve custar uma NOTA preta. No Su-35 preferiram manter o PESA.
Kirk, porque aeronaves AWAC´s são multiplicadores de força e essenciais na guerra moderna???
Porque um país que as possui terá vantagem indiscutível contra outro que não as possui???
Simples. Porque possuem um radar ENORME, ou conjunto de radares, com muita POTÊNCIA, que detecta alvos a LONGAS distâncias e tem muito mais poder para interferir nos radares e na comunicação dos inimigos. Para jamear, para contra-medidas eletrônicas, enfim. Simplesmente porque tem sensores ENORMES e SUPER potentes.
Também é por isto que um AWAC´s pequeno quando comparado a um AWAC´s grande, possui capacidades mais limitadas.
Oras, o mesmo ocorre nos caças, em uma escala menor.
Veja como exemplo o radar do Su-35 em perspectiva com o radar do Gripen e do Rafale (já que não possuo os dados de potência para o Raven)
São 1.772 módulos transmissores/receptores no IRBIS-E contra 1.000 do RBE2 e 1.000 do RAVEN.
São 900 mm de diâmetro na antena, contra 550mm do Rafale e o Gripen E 600mm.
São +600 kg o peso do IRBIS-E contra +200kg do RBE2 e do RAVEN.
São 20.000 W de potência do IRBIS-E contra 9.600 W à 10.000 W no RBE2
Conclusões:
77% mais módulos transmissores/receptores
50% maior diâmetro da antena
200% mais pesado, o que está em conformidade com o tamanho do radar que é bem maior
100% mais potência emitida
É difícil crer que o Irbis-E é melhor que RBE2 e Raven?
Eu sinceramente não sou muito afeito a pegar dados técnicos e fazer uma comparação "seca" sem que as variáveis sejam colocadas na mesa.
Se, por exemplo, pegar os dados "secos" de um LANDAU e compará-los aos de um Mercedes C180, por exemplo, teremos :
FORD LANDAU 5.0 MOTOR v8
Comprimento : 5.4m
Largura : 2.0m
Altura : 1m41
Potência : 200 cv
Cilindradas: 4.950 m3 (5.0)
http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... codigo=483
Mercedes Benz C 180
Comprimento : 4.6m
Largura : 1.8m
Altura : 1m42
Potência : 156 cv
Cilindradas: 1.595 m3 (1.6)
http://www.icarros.com.br/mercedes-benz ... ha-tecnica
São significativamente diferentes, enquanto o Mercedes tem 156cv 0 Landau tem 200cv, enquanto o C180 tem apenas motor 1.6 o Landau tem assombrosos 5.0 ...
Daí vc apresenta essas duas "máquinas" pra um cara que nasceu no mato, nunca viu carro, mas é muito bom em dados técnicos ... e pergunta "Qual é melhor?" ... e o matuto vai gritar na hora ... claro que é o Landau 5.0 ...
Ora, meu amigo, QUAL É A REAL DIFERENÇA ENTRE ESSES DOIS CARRÕES ???
É a época que eles foram PROJETADOS.
Capiche ? ... o Landau foi projetado para COMPETIR com os carros de SUA ÉPOCA ... seus objetivos e parâmetros tinha como "benchmarking" outros "carrões, grandões e beberrões" que esbanjavam POTÊNCIA ... era isso que era importante nesse época, era isso que contava para os consumidores de então ...
E veja ... seus DADOS TÉCNICOS impressionam ATÉ HOJE, se botar na PONTA DO LÁPIS ... ele dá um pau no C180 ...
Mas a pergunta que fica é : Os dados técnicos se traduzem em MELHOR PERFORMANCE ???
Por exemplo : enquanto o Landau leva 15,3 s para atingir de 0 a 100km/h o C180 leva 8,5 s ... enquanto o C180 tem consumo de 12,8 km/l (gasolina) o Landau tem consumo de 3,9 km/l ... há mais o Landau carrega mais peso ... sim ... o Landau é mais potente ... sim ... O Landau é muito mais barato de adquirir ... sim também ... mas eu te pergunto :
Isso se traduz em EFICIÊNCIA ???
Não
Fiz esse raciocínio para o amigo entender que não dá pra tirar uma conclusão REAL e CONCRETA olhando somente dados "secos" sem entender as variáveis ... como idade do PROJETO, finalidade de do equipamento, ou seja, fui criado pra combater quem ???
Isso serve, além da comparação dos equipamentos em si, em nosso caso Gripen-E X SU-35S ... como também componentes como AESA X PESA ...
Foram idealizados e projetados em épocas distintas, tendo em mente inimigos distintos, e principalmente adversários com capacidades diferentes.
AESA é muito, mas muito mais EFICIENTE que PESA, independente de se fazer conta até mandar parar.