Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mar 16, 2015 6:09 pm
Mesmo sendo um entusiasta do Gripen, admito que vi muita lógica no seu post.Carlos Lima escreveu:O que acontece é que ao colocar armas, sensores, cabides, tanques de combustível, etc tudo isso contribuí negativamente para o RCS, além de aumentar a assinatura infravermelho da aeronave.
No fim das contas o que os caças de 4 geração farão é o que já é feito faz tempo que é depender enormemente de transmissão de dados e estações de comando e controle e táticas de 'bait' para tentar ter alguma vantagem. E isso tudo depende da missão ser defensiva ou ofensiva.
Sendo assim uma nação com uma aeronave como o Gripen E, mas sem toda a parafernália necessária para Comando e Controle trabalhando em conjunto não terá praticamente nenhuma vantagem contra uma nação operando o Gripen C com a devida infraestrutura de comando e controle operando em conjunto.
Já uma nação com aeronaves de desempenho maior e outra categoria (tipo F-15 e Su-35 da vida) tem a alternativa do uso da "Força bruta", fazendo uso dos radares dessas aeronaves que tem um alcance muito grande e grande quantidade de mísseis/por vetor para em salvas (tática normalmente utilizada) aumentar a chance de disparar antes e acertar antes seus mísseis de longo alcance. E se tais nações ainda contarem com a devida estrutura de commando e controle (o que normalmente é o caso) a vantagem dessas aeronaves aumenta ainda mais.
Somando isso ao fato dessas aeronaves terem aceleração e altitude de operação superior o que também pode ser usado como elemento de vantagem.
Claro que táticas importam bastante assim como conhecimento e experimentos em combate aéreo para extrair o máximo possível da aeronave que você possui (algo que cada país com um mínimo de organização guarda para si e não divide por mais que achemos que sim).
Esse é o aspecto que não tenho dúvidas que a FAB vai fazer e vai tirar leite de pedra do vetor que comprou, desde quando ela percebeu que estava muito antiquada nesse sentido e até aonde eu entendo isso se tornou uma grande preocupação desde as Cruzex.
Mas até aonde consta não dá para enganar a física e as restrições que o uso de 'coisas penduradas' impoe nas aeronaves, sendo que para uma aeronave menor, a coisa é um pouco pior ainda.
Eu sei que o pessoal não gosta de ler isso, mas a realidade é que estaremos operando algo um pouco melhor em termos de desempenho de dogfight do que o F-16B52 (por conta do AESA e sem aqueles tanques grandões nas costas) lá por 2020 e poucos.
"Teremos sensores que fazem A, B, C que estão sendo desenvolvidos"... Sim... eu sei... isso na linguagem do F-16/F-18, etc se chama "Blocks" e todo mundo vem fazendo isso.
Quem não fizer o seu dever de casa em termos de upgrades, e investimento em estrutura de C&C, nesse caso, sem dúvidas terá uma aeronave inferior a o nosso Gripen E.
"Contra" 5 geração então... é um outro 'ball game'.
[]s
CB_Lima
Até que ponto um menor RCS vai fazer diferença se os armamentos dos caças 4G estão todos pendurados? Somando isso à capacidade de carga e autonomia do Gripen, entendo completamente a análise de que se trata de um caça de porte menor do que outros concorrentes 4G (ou 4G+, como queiram) e, portanto, sairia em desvantagem em um possível embate (acredito que aqui estamos focando predominantemente em embates de superioridade aérea).
Aguardo a resposta do Kirk para poder sopesar os argumentos.