kirk escreveu:Luís Henrique escreveu:Para mim, desconsiderando fatores políticos, geopolíticos, de autonomia de uso, operação e independência tecnológica, e também de valor de aquisição e operação, considerando apenas as capacidades militares, eu classificaria os caças de 4a geração assim:
1) F-15SE
2) Su-35S
3) Super Hornet
4) Rafale
5) Eurofighter
6) Gripen NG
Salve Luis Henrique !
Eu vejo da seguinte forma :
Não posso concordar que o F-15SE seja o melhor caça de 4ªG da atualidade, aliás acredito que nem mesmo se tornará operacional (a menos que alguém compre), meu ranking
ATUAL seria a seguinte :
1) SH - Rafale
2) Typhoon - quando tiver AESA estará em igualdade com SH e Rafale
3) Gripen C/D
4) SU-35S
5) F-15SE
Quando o Gripen "E" se tornar operacional será o caça de 4ªG, com a mais alta tecnologia, com os melhores sensores de sua categoria, o conceito mais moderno, o mais robusto sistema de auto proteção , NCW e AESA.
Ficará assim :
1) Gripen E
2) Typhoon - SH - Rafale
3) SU-35S
4) F-15SE (se vier a ser operacional)
O Ranking geral assim :
1) F-22 Raptor forever
2) F-35 JSF
3) Gripen E
4) Typhoon - SH - Rafale
5) SU-35S
Gripen C na frente de Su-35S e F-15SE???
Kirk, na boa, cada um pensa como quer, mas depois desta eu já sei que nem adianta argumentar.
O F-15SE, a aeronave demonstradora de conceito voou pela primeira vez em 2010. Se tivesse vencido a concorrência sul-coreana estaria sendo produzida HOJE e estaria operacional daqui a alguns anos. Ou seja, é da mesma época que o Gripen NG. Possui radar AESA, IRST, etc. Enfim, tudo que uma aeronave de 4,5a geração COMPLETA deve possuir. Veja que o SH original não possuía IRST, agora possui um IRST gambiarra, veja que o Eurofighter até hoje não possui radar AESA, o F-15SE possui tudo isto. O Su-35 possui também tudo isto, a única diferença é que optaram pelo radar PESA, no lugar do AESA.
E ai você diz que o Gripen C que possui radar mecânico, não possui IRST, possui eletrônica com pelo menos 1 década de defasagem em relação à F-15SE e Su-35S, possui motor F-404 com 8.000 kg/F de empuxo, e você diz que ele é melhor....
Você acreditar que o Gripen NG é melhor que Su-35S e F-15SE já soa ridículo para mim. Mas, cada um tem uma opinião. Temos que respeitar.
Agora, afirmar que o Gripen C é melhor ai já é um exagero absurdo.
Sabe, você diz que F-15 e Su-27 são velharias.
Mas devo te lembrar que os estudos de desenvolvimento do Gripen começaram em 1979 e o primeiro voo ocorreu em 1988.
F-15 e Su-27 são mais velhos, mas a diferença é pequena. Se levarmos em conta que estamos falando, na época, do top dos top das duas superpotências mundiais (EUA e URSS), da para imaginar que mesmo sendo um pouco mais novo, o Gripen não teria como ter muito mais tecnologia que os dois melhores caças das superpotências.
O F-15 foi introduzido em 1976 e o Su-27 em 1985.
O Gripen teve seu primeiro voo em 1988.
O F-15E foi introduzido em 1988.
O F-15K em 2006.
E o F-15SE seria agora. O F-15SA para a Arábia Saudita será entregue entre 2015 e 2019. E o SE seria ainda mais avançado que o SA.
Os EUA não aceitaram vende-lo para a Arábia Saudita, por ser muito avançado e por ser parcialmente furtivo.
O Su-35 entrou em serviço em 2011 e as entregas das 48 unidades iniciais ocorrerão até 2015.
Gripen C ??? Ai não da.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.