TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73966 Mensagem por kirk » Dom Mar 15, 2015 1:46 pm

prp escreveu: Achei que a charla era séria, mas aí vem o Spock e coloca seu ranking :lol: :lol:

1=GripenE kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A piada é muito boa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mmatuso escreveu:[003] [003] [003]
Srs. façam seus rankings para podermos dar rizada também !

Ou não têm CORAGEM ??? ... VÃO FICAR ESCONDENDO ??? ou vão mostrar a cara, porque jogar pedra é fácil, ser vidraça é pra quem tem culhões, cade o de vocês ??? :wink:

Dizer o que pensa é pra poucos! :mrgreen:

aguardo !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73967 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 15, 2015 2:01 pm

F-5 Wins...

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/rara-coleco-super-trunfo-avioes-de-caca-6953-MLB5132344712_102013-F.jpg

8-]

Mas isso todo mundo já sabe ! :D

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73968 Mensagem por Lirolfuti » Dom Mar 15, 2015 2:06 pm

JoguenPó....




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73969 Mensagem por GIL » Dom Mar 15, 2015 2:16 pm

prp escreveu:
kirk escreveu: Salve Luis Henrique !

Eu vejo da seguinte forma :

Não posso concordar que o F-15SE seja o melhor caça de 4ªG da atualidade, aliás acredito que nem mesmo se tornará operacional (a menos que alguém compre), meu ranking ATUAL seria a seguinte :

1) SH - Rafale
2) Typhoon - quando tiver AESA estará em igualdade com SH e Rafale
3) Gripen C/D
4) SU-35S
5) F-15SE

Quando o Gripen "E" se tornar operacional será o caça de 4ªG, com a mais alta tecnologia, com os melhores sensores de sua categoria, o conceito mais moderno, o mais robusto sistema de auto proteção , NCW e AESA.

Ficará assim :

1) Gripen E
2) Typhoon - SH - Rafale
3) SU-35S
4) F-15SE (se vier a ser operacional)

O Ranking geral assim :

1) F-22 Raptor forever
2) F-35 JSF
3) Gripen E
4) Typhoon - SH - Rafale
5) SU-35S
Achei que a charla era séria, mas aí vem o Spock e coloca seu ranking :lol: :lol:

1=GripenE kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A piada é muito boa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gripen em primeiro e SU-35 em último.

Imagem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73970 Mensagem por kirk » Dom Mar 15, 2015 2:31 pm

GIL escreveu:
prp escreveu: Achei que a charla era séria, mas aí vem o Spock e coloca seu ranking :lol: :lol:

1=GripenE kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A piada é muito boa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gripen em primeiro e SU-35 em último.

Imagem
E qual teu ranking carapálida ???

Ou não tem coragem de colodar o SU-35 em 1º ??? ... faça teu ranking




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73971 Mensagem por GIL » Dom Mar 15, 2015 2:48 pm

Tenho que esperar que o Gripen e o SU-35 estejam terminados, mais creio que salvo pela sua furtividade, o esperado e que ambos a nvl de tecnologia, estejam ao nvl de um caça de 5º geração.

Não sei se algum dos dois caças citados acima estaria em primeiro lugar por diante do Rafale e do Typhoon, o que eu sei e que o SH ficaria junto com o F-15 em ultimo lugar dessa lista.

Sobre o F-35 confesso, já vi mais que um site falando que esse caça é um grande estelionato, algo que pode soar exagerado, porém nos deixa algo reticentes, parece ser que ele é como o pato, quer fazer tudo e termina fazendo tudo mal

Faz tempo vi um comentario pessimista sobre ele do chefe do ‘think tank’ Air Power Australia, Carlo Kopp. Segundo o Kopp, as características do F-35 não se ajustavam a mayoría dos requisitos de um caça de quinta generação.
Ele falou da escassa capacidade de manobra, a baixa velocidade de cruzeiro, um motor de baixa potencia e um fraco armamento para ele esse avião deveria de ser catalogado de 4ª geração.
Ao que a LM respondeu que tudo isso era sacrificado em prol da furtividade, o futuro dira se isso compensa ou não.
O fato e que se um pais opera radares em frequencia VHF se comenta que essa furtividade vai pro espaço.

Se isso for verdade, então fica configurado que realmente esse caça vai ser o estelionato do seculo.


Essa é a vantagem de ser USA, que vc pode fazer um caça maravilhoso ou uma soberba droga, que as tuas FFAAs e os teus aliados vão ter que tragar eles goela abaixo.

Do F-22 eu já não digo nada, segundo alguns ele pode destruir naves intergalaticas e estrelas da morte. :lol:

De todas formas eu prefiro esperar um pouco antes de dizer que o F-35 ou o SU-35 possa estar abaixo das expectativas que todos esperam deles.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73972 Mensagem por kirk » Dom Mar 15, 2015 10:48 pm

GIL escreveu:Tenho que esperar que o Gripen e o SU-35 estejam terminados, mais creio que salvo pela sua furtividade, o esperado e que ambos a nvl de tecnologia, estejam ao nvl de um caça de 5º geração.

Não sei se algum dos dois caças citados acima estaria em primeiro lugar por diante do Rafale e do Typhoon, o que eu sei e que o SH ficaria junto com o F-15 em ultimo lugar dessa lista.

Sobre o F-35 confesso, já vi mais que um site falando que esse caça é um grande estelionato, algo que pode soar exagerado, porém nos deixa algo reticentes, parece ser que ele é como o pato, quer fazer tudo e termina fazendo tudo mal

Faz tempo vi um comentario pessimista sobre ele do chefe do ‘think tank’ Air Power Australia, Carlo Kopp. Segundo o Kopp, as características do F-35 não se ajustavam a mayoría dos requisitos de um caça de quinta generação.
Ele falou da escassa capacidade de manobra, a baixa velocidade de cruzeiro, um motor de baixa potencia e um fraco armamento para ele esse avião deveria de ser catalogado de 4ª geração.
Ao que a LM respondeu que tudo isso era sacrificado em prol da furtividade, o futuro dira se isso compensa ou não.
O fato e que se um pais opera radares em frequencia VHF se comenta que essa furtividade vai pro espaço.

Se isso for verdade, então fica configurado que realmente esse caça vai ser o estelionato do seculo.


Essa é a vantagem de ser USA, que vc pode fazer um caça maravilhoso ou uma soberba droga, que as tuas FFAAs e os teus aliados vão ter que tragar eles goela abaixo.

Do F-22 eu já não digo nada, segundo alguns ele pode destruir naves intergalaticas e estrelas da morte. :lol:

De todas formas eu prefiro esperar um pouco antes de dizer que o F-35 ou o SU-35 possa estar abaixo das expectativas que todos esperam deles.
Boa noite Gil !

Até onde eu sei o SU-35 já está operacional, e eu não o coloquei em último no ranking de caças de 4ªG classifiquei em terceiro e acredito ter explicado porque penso assim.

Caso não tenha lido, entendo que o Gripen "E" ou NG QUANDO SE TORNAR OPERACIONAL "se" cumprir o que promete ... será o melhor avião de 4ªG do mundo ... IRST de última geração, Sistema de contramedidas e EW no Estado da Arte sensores como primeiro sistema de guerra eletrônica em serviço usando a tecnologia de nitreto de gálio ... AESA swashplate com cobertura significativamente mais ampla que os convencionais ... e um NCW com capacidades de interoperabilidade muito superiores aos demais caças de 4ªG e até de 5ªG ... enfim ...

Classifico SH, Rafale e futuramente o Typhoon em segundo porque tem RCS substancialmente menores que o SU-35 e tem RADAR AESA o que confere superioridade no combate ... e indica uma eletrônica embarcada em melhor nível.

O SU-35 NÃO TEM RADAR AESA, o que indica que seus sensores ficam aquém dos citados acima, apesar de ser uma aeronave com grande capacidade de carga e de extrema potência e velocidade, com excelente manobrabilidade em razão do empuxo vetorado.

Essa é minha opinião, portanto não se trata de uma tentativa de "trollar" ninguém, minha opinião tem base no que eu escrevi acima ... pode ser que eu esteja errado ??? é claro, não sou o dono da verdade, mas repito é minha opinião.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73973 Mensagem por prp » Seg Mar 16, 2015 2:44 am

Faltou falar da tela plana da CCE.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73974 Mensagem por GIL » Seg Mar 16, 2015 7:00 am

kirk escreveu:
GIL escreveu:Tenho que esperar que o Gripen e o SU-35 estejam terminados, mais creio que salvo pela sua furtividade, o esperado e que ambos a nvl de tecnologia, estejam ao nvl de um caça de 5º geração.

Não sei se algum dos dois caças citados acima estaria em primeiro lugar por diante do Rafale e do Typhoon, o que eu sei e que o SH ficaria junto com o F-15 em ultimo lugar dessa lista.

Sobre o F-35 confesso, já vi mais que um site falando que esse caça é um grande estelionato, algo que pode soar exagerado, porém nos deixa algo reticentes, parece ser que ele é como o pato, quer fazer tudo e termina fazendo tudo mal

Faz tempo vi um comentario pessimista sobre ele do chefe do ‘think tank’ Air Power Australia, Carlo Kopp. Segundo o Kopp, as características do F-35 não se ajustavam a mayoría dos requisitos de um caça de quinta generação.
Ele falou da escassa capacidade de manobra, a baixa velocidade de cruzeiro, um motor de baixa potencia e um fraco armamento para ele esse avião deveria de ser catalogado de 4ª geração.
Ao que a LM respondeu que tudo isso era sacrificado em prol da furtividade, o futuro dira se isso compensa ou não.
O fato e que se um pais opera radares em frequencia VHF se comenta que essa furtividade vai pro espaço.

Se isso for verdade, então fica configurado que realmente esse caça vai ser o estelionato do seculo.


Essa é a vantagem de ser USA, que vc pode fazer um caça maravilhoso ou uma soberba droga, que as tuas FFAAs e os teus aliados vão ter que tragar eles goela abaixo.

Do F-22 eu já não digo nada, segundo alguns ele pode destruir naves intergalaticas e estrelas da morte. :lol:

De todas formas eu prefiro esperar um pouco antes de dizer que o F-35 ou o SU-35 possa estar abaixo das expectativas que todos esperam deles.
Boa noite Gil !

Até onde eu sei o SU-35 já está operacional, e eu não o coloquei em último no ranking de caças de 4ªG classifiquei em terceiro e acredito ter explicado porque penso assim.

Caso não tenha lido, entendo que o Gripen "E" ou NG QUANDO SE TORNAR OPERACIONAL "se" cumprir o que promete ... será o melhor avião de 4ªG do mundo ... IRST de última geração, Sistema de contramedidas e EW no Estado da Arte sensores como primeiro sistema de guerra eletrônica em serviço usando a tecnologia de nitreto de gálio ... AESA swashplate com cobertura significativamente mais ampla que os convencionais ... e um NCW com capacidades de interoperabilidade muito superiores aos demais caças de 4ªG e até de 5ªG ... enfim ...

Classifico SH, Rafale e futuramente o Typhoon em segundo porque tem RCS substancialmente menores que o SU-35 e tem RADAR AESA o que confere superioridade no combate ... e indica uma eletrônica embarcada em melhor nível.

O SU-35 NÃO TEM RADAR AESA, o que indica que seus sensores ficam aquém dos citados acima, apesar de ser uma aeronave com grande capacidade de carga e de extrema potência e velocidade, com excelente manobrabilidade em razão do empuxo vetorado.

Essa é minha opinião, portanto não se trata de uma tentativa de "trollar" ninguém, minha opinião tem base no que eu escrevi acima ... pode ser que eu esteja errado ??? é claro, não sou o dono da verdade, mas repito é minha opinião.
Bom dia Kirk, eu realmente não tinha lido a tua anterior explicação sobre o SU-35

Grato, de todas formas por vc fazer toda essa explanação sobre o porque da tua opinião.

o/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73975 Mensagem por Alcantara » Seg Mar 16, 2015 11:22 am

Quanto ao debate (quem detecta quem, quando e quanto), gostaria de acrescentar que o JAS-39E/F terá RCS AINDA MENOR do que o do JAS-39C/D, já tido como pequeno.
The JAS 39E is not a classically stealthy aircraft, but the development contract stipulates a significantly lower radar cross-section (RCS) than the JAS 39C. In conjunction with the all-new Saab-developed electronic warfare system, which uses gallium nitride antenna technology and is described as an intelligence, surveillance and reconnaissance sensor in its own right, and the new Selex-ES Brite Cloud expendable active decoy, the reduced RCS is expected to allow the fighter to survive against advanced threats, including the Sukhoi T-50 fighter and “double-digit” surface-to-air missiles, while avoiding the cost and risk of an F-35-type stealth configuration.

:idea: http://aviationweek.com/awin/new-gripen ... capability




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73976 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 16, 2015 3:58 pm

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu:Para mim, desconsiderando fatores políticos, geopolíticos, de autonomia de uso, operação e independência tecnológica, e também de valor de aquisição e operação, considerando apenas as capacidades militares, eu classificaria os caças de 4a geração assim:

1) F-15SE
2) Su-35S
3) Super Hornet
4) Rafale
5) Eurofighter
6) Gripen NG
Salve Luis Henrique !

Eu vejo da seguinte forma :

Não posso concordar que o F-15SE seja o melhor caça de 4ªG da atualidade, aliás acredito que nem mesmo se tornará operacional (a menos que alguém compre), meu ranking ATUAL seria a seguinte :

1) SH - Rafale
2) Typhoon - quando tiver AESA estará em igualdade com SH e Rafale
3) Gripen C/D
4) SU-35S
5) F-15SE

Quando o Gripen "E" se tornar operacional será o caça de 4ªG, com a mais alta tecnologia, com os melhores sensores de sua categoria, o conceito mais moderno, o mais robusto sistema de auto proteção , NCW e AESA.

Ficará assim :

1) Gripen E
2) Typhoon - SH - Rafale
3) SU-35S
4) F-15SE (se vier a ser operacional)

O Ranking geral assim :

1) F-22 Raptor forever
2) F-35 JSF
3) Gripen E
4) Typhoon - SH - Rafale
5) SU-35S
Gripen C na frente de Su-35S e F-15SE???

Kirk, na boa, cada um pensa como quer, mas depois desta eu já sei que nem adianta argumentar.

O F-15SE, a aeronave demonstradora de conceito voou pela primeira vez em 2010. Se tivesse vencido a concorrência sul-coreana estaria sendo produzida HOJE e estaria operacional daqui a alguns anos. Ou seja, é da mesma época que o Gripen NG. Possui radar AESA, IRST, etc. Enfim, tudo que uma aeronave de 4,5a geração COMPLETA deve possuir. Veja que o SH original não possuía IRST, agora possui um IRST gambiarra, veja que o Eurofighter até hoje não possui radar AESA, o F-15SE possui tudo isto. O Su-35 possui também tudo isto, a única diferença é que optaram pelo radar PESA, no lugar do AESA.

E ai você diz que o Gripen C que possui radar mecânico, não possui IRST, possui eletrônica com pelo menos 1 década de defasagem em relação à F-15SE e Su-35S, possui motor F-404 com 8.000 kg/F de empuxo, e você diz que ele é melhor.... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Você acreditar que o Gripen NG é melhor que Su-35S e F-15SE já soa ridículo para mim. Mas, cada um tem uma opinião. Temos que respeitar.
Agora, afirmar que o Gripen C é melhor ai já é um exagero absurdo.

Sabe, você diz que F-15 e Su-27 são velharias.
Mas devo te lembrar que os estudos de desenvolvimento do Gripen começaram em 1979 e o primeiro voo ocorreu em 1988.
F-15 e Su-27 são mais velhos, mas a diferença é pequena. Se levarmos em conta que estamos falando, na época, do top dos top das duas superpotências mundiais (EUA e URSS), da para imaginar que mesmo sendo um pouco mais novo, o Gripen não teria como ter muito mais tecnologia que os dois melhores caças das superpotências.

O F-15 foi introduzido em 1976 e o Su-27 em 1985.
O Gripen teve seu primeiro voo em 1988.

O F-15E foi introduzido em 1988.
O F-15K em 2006.
E o F-15SE seria agora. O F-15SA para a Arábia Saudita será entregue entre 2015 e 2019. E o SE seria ainda mais avançado que o SA.
Os EUA não aceitaram vende-lo para a Arábia Saudita, por ser muito avançado e por ser parcialmente furtivo.
O Su-35 entrou em serviço em 2011 e as entregas das 48 unidades iniciais ocorrerão até 2015.

Gripen C ??? Ai não da.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73977 Mensagem por joao fernando » Seg Mar 16, 2015 4:00 pm

Heim???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73978 Mensagem por kirk » Seg Mar 16, 2015 4:10 pm

Luís Henrique escreveu:Gripen C na frente de Su-35S e F-15SE???


Gripen C ??? Ai não da.
joao fernando escreveu:Heim???
difícil agradar todo mundo ! :roll:

Tá bom ... Gripen "C" = SU-35 ... é o máximo que consigo na minha pontuação ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73979 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 16, 2015 4:14 pm

O que acontece é que ao colocar armas, sensores, cabides, tanques de combustível, etc tudo isso contribuí negativamente para o RCS, além de aumentar a assinatura infravermelho da aeronave.

No fim das contas o que os caças de 4 geração farão é o que já é feito faz tempo que é depender enormemente de transmissão de dados e estações de comando e controle e táticas de 'bait' para tentar ter alguma vantagem. E isso tudo depende da missão ser defensiva ou ofensiva.

Sendo assim uma nação com uma aeronave como o Gripen E, mas sem toda a parafernália necessária para Comando e Controle trabalhando em conjunto não terá praticamente nenhuma vantagem contra uma nação operando o Gripen C com a devida infraestrutura de comando e controle operando em conjunto.

Já uma nação com aeronaves de desempenho maior e outra categoria (tipo F-15 e Su-35 da vida) tem a alternativa do uso da "Força bruta", fazendo uso dos radares dessas aeronaves que tem um alcance muito grande e grande quantidade de mísseis/por vetor para em salvas (tática normalmente utilizada) aumentar a chance de disparar antes e acertar antes seus mísseis de longo alcance. E se tais nações ainda contarem com a devida estrutura de commando e controle (o que normalmente é o caso) a vantagem dessas aeronaves aumenta ainda mais.

Somando isso ao fato dessas aeronaves terem aceleração e altitude de operação superior o que também pode ser usado como elemento de vantagem.

Claro que táticas importam bastante assim como conhecimento e experimentos em combate aéreo para extrair o máximo possível da aeronave que você possui (algo que cada país com um mínimo de organização guarda para si e não divide por mais que achemos que sim).

Esse é o aspecto que não tenho dúvidas que a FAB vai fazer e vai tirar leite de pedra do vetor que comprou, desde quando ela percebeu que estava muito antiquada nesse sentido e até aonde eu entendo isso se tornou uma grande preocupação desde as Cruzex.

Mas até aonde consta não dá para enganar a física e as restrições que o uso de 'coisas penduradas' impoe nas aeronaves, sendo que para uma aeronave menor, a coisa é um pouco pior ainda.

Eu sei que o pessoal não gosta de ler isso, mas a realidade é que estaremos operando algo um pouco melhor em termos de desempenho de dogfight do que o F-16B52 (por conta do AESA e sem aqueles tanques grandões nas costas) lá por 2020 e poucos.

"Teremos sensores que fazem A, B, C que estão sendo desenvolvidos"... Sim... eu sei... isso na linguagem do F-16/F-18, etc se chama "Blocks" e todo mundo vem fazendo isso.

Quem não fizer o seu dever de casa em termos de upgrades, e investimento em estrutura de C&C, nesse caso, sem dúvidas terá uma aeronave inferior a o nosso Gripen E.

"Contra" 5 geração então... é um outro 'ball game'.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73980 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 16, 2015 4:15 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Olha só cara, o cerne da discussão é RAIO DE COMBATE ... eu disse que o raio de combate do Gripen é de 1300 km + 30 min on-station com DOIS TANQUES de 300 galões e seis misseis, aé tu já levou a conversa para Ferry range ... é muito chato isso porque fica evidente que distorce a conversa para adaptar ao que voce fala ... assim desanima o debate ... em tempo com 3 tanques de 450 galões supera o maximum external fuel do equipamento .. vc deve estar enganado DE NOVO.
Para começar, só toquei no assunto "raio de combate" para mostrar que as comparações de potência / peso usando uma porcentagem de combustível maior que 0% não fazem sentido

E para o Gripen E foram desenvolvidos novos tanques de 450 galões, o raio de combate com 1300km e 30min on station é com dois desses tanques + armas, 1500km é com dois desses tanques e mísseis mas sem tempo "on station", o alcance de 4000km é com três desses tanques.

Olha esses novos tanques:
http://www.saabgroup.com/About-Saab/New ... Gripen-NG/

No banco de imagens também tem fotos do avião com três desses tanques mas sem armas, os três juntos dão mais ou menos 4000kg de combustível, com mais o peso do tanque em si e todo o combustível interno chega no MTOW.
kirk escreveu:Por exemplo, a Saab declara Ferry range de 4.000 km + com tanques externos e apenas 1300 km de RAIO DE COMBATE ...
Porque os 1300km são feitos com um tanque externo a menos e 30 min on station.
kirk escreveu:TODOS os sites consultados apontam para combat range 1.500 km para o SU-35
Exceto o site da knaapo, mas esse mesmo site diz que o alcance do Su 30 é 3000km e o site da Sukhoi diz que é 3000km disparando mísseis na metade do caminho, na falta de informação o que todos os sites parecem ter feito é ter pego o raio de combate do Su 30 e colocado como raio do Su 35, mas não parece razoável um avião do tamanho do Su 35 consumir 20% mais por causa de alguns mísseis.
kirk escreveu: , daí vc que pegar o Ferry range divide por dois e atribue raio de combate e propõe um ataque a 1.600 km.

Tá fazendo uma SALADA pra adaptar as coisas que fala aos dados disponíveis.
Não, só queria exemplificar que não da para comparar a relação potência / peso de dois aviões com tanques de combustível bem diferentes assumindo 50% ou 100% do combustível interno.

Quer saber, mesmo que eu tivesse colocado 1500km não iria mudar o argumento.
kirk escreveu:Plagiando o Alcântara, somente o fato de reconhecer que o Gripen NG não é um "perna curta" já valeu todo nosso debate
Se é isso que te preocupa era só ter perguntado, nunca falei que o Gripen NG era perna curta.

kirk escreveu:estou satisfeito ... se quiser eu concordo com todo o resto com você, o SU-35S é o "the Best", tem um alcance muito superior, seu peso/potência é muito melhor, é de outra categoria ... enfim é "O" caça !

Satisfeito ? :P
Não, porque não estou defendendo que o Su 35 é o "the best", repara que não me chamo "Luís Henrique" e nem "Carlos Mathias".

O que estou argumentando é em relação a forma de se comparar a relação potência / peso explicando de todas as formas possíveis e com todos os argumentos possíveis que não faz o menor sentido comparar a relação potência / peso de dois aviões quando cada um deles tem uma carga diferente ou quantidades de combustível interno para voar distâncias diferentes.

E essa argumentação tem sido especialmente frustrante porque já repeti os argumentos algumas vezes e parecem ter sido ignorados e "contra-argumentados" justamente com os dados que estou criticando, me sinto falando outro idioma.

Além é claro, de uma irritante e constante polarização em que quando eu defendo ou critico alguma coisa sou imediatamente rotulado como parte do grupinho que defende ou critica essa coisa e assume-se que eu defenda ou critique tudo o que aquele grupinho defende ou critica.
Não acho o Su-35 melhor do que qualquer coisa.

Acho melhor que a maioria das aeronaves de 4a geração porque ele é de porte bem maior.

Veja que em um post antes deste seu eu coloquei o F-15SE na frente dele.

Apenas não tenho preconceitos com equipamentos russos para acreditar que um caça LEVE é melhor que um caça PESADO.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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