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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 10:58 am
por Alcantara
Marechal-do-ar escreveu:O Gripen E pesa 8000kg, leva 3400kg de combustível interno e tem um motor de 98kN de empuxo, uma relação de 0,86, abaixo do Gripen C porque, apesar do motor mais potente o Gripen E leva BEM mais combustível interno.
Não. Um (ou mais) dos protótipos deve chegar a esse peso, mas a previsão para as aeronaves de série é 7100 / 7200 Kg.

Saab is currently assembling aircraft #39-8, a more representative test prototype of the JAS-39E/F that’s due to fly in 2015. Aircraft #39-9 is due to join the test fleet in 2016 as a primary system testbed, while aircraft #39-10 is due to fly in 2017 in the final JAS-39E configuration with the production-standard weight. Sources: Selex ES, “Selex ES Advances Gripen Systems”.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 12:23 pm
por kirk
Luís Henrique escreveu:1) Kirk, quem está no passado não sou eu. É você. Nenhum país europeu chegou NEM PERTO do poder militar da URSS. Isto não foi na década de 70. A URSS acabou em 1990.
Na década de 90, a nova Rússia não precisava de tanto poder militar e diminuiu bastante o tamanho das suas forças e paralisou muitos projetos. Foi ai que chegaram os eurocanards (Rafale, Eurofighter e Gripen), mas todos eles foram projetados ANTES disso.

A Rússia teve praticamente uma década perdida e ficou para trás em algumas áreas. Mas desde o início dos anos 2000 os novos governantes russos mudaram isto e voltaram a investir PESADO.
Começaram a projetar novos equipamentos e HOJE possuem um orçamento militar maior do que QUALQUER país europeu, e considerando a Suécia, MUITO MUITO MAIOR. E possuem uma indústria militar BEM MAIOR do que a de qualquer país europeu e bem mais AUTÔNOMA E INDEPENDENTE. Como exemplo cito o Gripen novamente que possui motor americano, radar italiano, um monte de coisas inglesas e por ai vai.

Portanto, os Europeus podem ter ficado à frente da Rússia em ALGUMAS áreas na década de 90. Mas você está no passado amigo. A década de 90 já passou, os anos 2000 também e já estamos na metade da década seguinte. Os russos lançaram o Su-35S, o Su-34 e o Pak-Fa. E também tem o MiG-35. Fora as modernizações (Su-27SM, MiG-29SMT, MiG-31BM, Su-24M2, etc.)


Kirk, agora te peço quer me responda uma pergunta com sinceridade. Peço que deixe qualquer tipo de preconceito de lado e que responda honestamente:

Quais são as diferenças entre Mirage 2000 e Rafale de modo que um pertence à nova geração e possui RCS pequeno (discreto) e o outro não?
Quais são as diferenças entre Hornet e Super Hornet de modo que um pertence à nova geração e possui RCS pequeno (discreto) e o outro não?
E com relação ao Gripen, suponho que você considera todos eles da nova geração e com RCS pequeno (discreto), mas quais são as diferenças para a SAAB declarar que houve redução da RCS na nova geração?

Se você tentar responder estas perguntas sem preconceitos, sem objetivar a vitória no debate, até porque isto não existe, estamos todos aprendendo. Mas se você se esforçar um pouquinho, vai perceber que a redução da RCS ocorrida na 4a geração se da por conta de medidas pontuais. Entrada de ar redesenhada, formas de fixação diferentes, não tem parafusos à mostra, não tem rebites. Principalmente pelo uso de materiais compósitos. Principalmente pelo uso de materiais RAM (são materiais que absorvem parte das ondas eletromagnéticas), etc.
Vai perceber também que Gripen A para o C e C para o E não mudou o design, mas reduziu RCS. Vai perceber que Hornet para Super Hornet não mudou design mas reduziu RCS e vai perceber que o Rafale apesar de ser maior que o Mirage, mas permanece com praticamente o mesmo design e reduziu em 10x a RCS (segundo a própria Dassault).

Agora eu te faço outra pergunta e peço sinceridade:

Você acha que o Su-35S é um Su-27 velho que eles passaram uma lixa e colocaram uma tinta nova. E depois trocaram a eletrônica colocando radar moderno, etc.???

Se for isto, ai eu entendo você continuar batendo nesta tecla de que o Su-35 é uma árvore de natal e que os eurocanards são infinitamente superiores.

Mas você esta errado.

Praticamente TUDO no Su-35S é diferente. O FBW é totalmente novo. Os materiais utilizados são totalmente diferentes. O uso de materiais compósitos é gigantesco. No mesmo nível que foi aplicado nos eurocanards. O uso de materiais RAM é imenso. Nada disso foi utilizado no antigo Su-27. O Su-27 tem 0% de materiais RAM. O Su-27 possui porcentagem pequena de materiais compósitos em sua estrutura. O Su-35S é completamente o contrário. Possui RAM, possui alta porcentagem de materiais compósitos. O Su-27 tinha parafusos, revites, junções distanciadas, etc. O Su-35S foi construído de forma totalmente diferente.

Não foi apenas a eletrônica moderna, nova em uma célula antiga e de alto RCS. TODA A CÉLULA foi reprojetada. Só foi mantido o mesmo design aerodinâmico, pois era e é considerado um design excelente e não precisavam mexer nisto para um caça de 4a geração. O mesmo que foi feito no Gripen. Para que mudar o design se o design é ótimo.
Mexeram só no que precisava.

Mas, eu provavelmente estou perdendo meu tempo. Você está totalmente convicto e não quer enxergar os fatos.

Engraçado que o SH que saiu da prancheta para a realidade em 1999 você acredita que souberam reduzir a RCS em relação ao Hornet. Mas o Su-35 que é bem mais novo (2011) você não consegue acreditar.

Kirk, no mais os seus dados sobre relação potência/peso estão totalmente errados e totalmente imparciais.
Você compara um caça com combustível para atacar outro continente e o Gripen com apenas 3,3T de combustível.
Mas, outros já comentaram e eu nem vou perder tempo com isto.

Kirk, novamente, no final do seu post você vem com a mesma estória.

Entenda uma coisa: RCS no nível da 4a geração você não precisa alterar significativamente o DESIGN da aeronave.
É só ver as semelhanças entre Hornet x Super Hornet, Mirage x Rafale
A alteração significativa no design da aeronave só é vista na 5a geração, para você tornar o caça FURTIVO e não apenas discreto.

Portanto, os russos não alteraram significativamente o design no Su-35S, mas alteraram significativamente os materiais utilizados em sua estrutura, as formas dos encaixes, a forma da construção, as entradas de ar, removeram até os canards, colocaram até sonda REVO retrátil, para desaparecer quando não esta sendo utilizada, colocaram materiais RAM, etc. Enfim, fizeram tudo e mais um pouco para conseguir uma RCS baixa. No nível de grandeza da 4a geração.
Continue acreditando que os russos são burros e que apenas americanos e europeus são os espertos e eu continuo com as minhas convicções.
Olá Luis Henrique, entendo seu argumento !

Respondendo todas as perguntas : Concordo que o SU-35 deve ter diminuído consideravelmente seu RCS com a utilização de materiais RAM, considerando qua a furtividade depende do design + materiais ... fizerem o melhor possível, sem dúvida.

A pergunta que paira é : Isso foi suficiente ???

Os americanos tentaram o mesmo com o F-15 ... materiais RAM, E FORAM ALÉM, novo design do estabilizador vertical, baias internas de armas (Silent Eagle), provável que até superaram em diminuição de RCS os russos ... sabemos que o F-15 é "O" caça mais de 100 killers e ninguém o "pegou" ... foi apresentado pela Boeing a USAF, para a concorrência na Koreia e ...

Ninguém o quis, koréia inclusive iria fabricar parte significativa da aeronave e já há comunalidade com toda sua Força Aérea, integração de todas os misseis de seu inventário, pilotos já dominam doutrina de combate e envelope, toda a menutenção ... enfim ...

Conclusão : Por mais que "MELHOREM" o RCS dos antigos colossos simplesmente não é suficiente, seus motores de altíssima potência (pra carregar o peso todo) são facilmente identificados a longas distâncias com a evolução dos sensores IR, os misseis são muito mais precisos e o “no escape zone” cade vez maior, principalmente para alvos grandes.

Essa é minha opinião!

No mais não vamos misturar as coisas, Mirage e Rafale são duas coisas muito distintas, assim como Hornet e Super Hornet:

http://fc00.deviantart.net/fs71/f/2013/146/6/2/hornet_vs_super_hornet_by_ralph1989-d66mgvi.jpg

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 1:04 pm
por bcorreia
Uma dúvida a respeito do Raven, ele é considerado italiano pelo fato da Selex Galileo ser italiana ou é considerado britânico por ser produzido naquelas bandas?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 2:18 pm
por Carlos Lima
bcorreia escreveu:Uma dúvida a respeito do Raven, ele é considerado italiano pelo fato da Selex Galileo ser italiana ou é considerado britânico por ser produzido naquelas bandas?
+ Britânico, mas também italiano.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 3:14 pm
por Luís Henrique
Alcantara escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Lenda? A knaapo mente quando fala em alcance (a distancia máxima percorrida pelo avião apenas com combustível interno) de 3000km?
A KNAAPO não mente quando diz que o ALCANCE do Su-3X é de 3000 km. Mente o entusiasta que pega o ALCANCE de 3000 km e coloca como RAIO DE COMBATE, criando o mito do alcance inigualável da família Su-3X.
Vamos deixar mais claro Alcantara.

Você substitui Su-35 por Su-3X provavelmente porque notou que este alcance de 3.000 km está errado. Não sei porque já não corrigiu.

Mas vamos lá. Para o Su-35 o alcance de traslado apenas com combustível interno é de 3.600 km.

Sobre diferença de consumo entre motor ocidental e motor russo, citado no seu post anterior à este acima, eu não vou comentar.

Sobre diferença de consumo devido ao fato que de um lado tem 1 motor de 10.000 kg/F e do outro 2 motores de 14.500 kg/F cada, ai eu comento:

A SAAB divulga 4.000 km de alcance de traslado para o Gripen NG.
Para este alcance a aeronave está com 7 toneladas de combustível.(utilizando tanques externos).
Se você considerar que a aeronave carrega internamente 3,3 toneladas de combustível interno, e considerando que mantenha o mesmo gasto de combustível, ela teria um alcance de traslado de 1.880 km (sem tanques externo).
Considerando que o gasto de combustível sem os tanques externos será menor, podemos supor que o alcance de traslado muito provavelmente será maior que 2.000 km.

Tem um colega nosso que postou recentemente que o alcance de traslado do Gripen NG SEM TANQUES EXTERNOS é de 2.500 km.

Me parece razoável acreditar neste número, mesmo sem saber a fonte da informação que ele postou.

Portanto, ai esta a diferença.
As duas aeronaves com todos os pontos LIVRES para carregar armamentos, com boa relação potência/peso e com boa agilidade para o combate.
O Gripen NG com 2.500 km e o Su-35S com 3.600 km.

Concluo que o Gripen não é ruim neste quesito. Mas é evidente que um caça bem maior como o Su-35S possua um alcance maior.

Da mesma forma, se fosse necessário um alcance de traslado muito maior para o Su-35S, sem necessitar armar o caça, apenas entupir com tanques externos para o maior alcance de traslado possível, eles poderiam projetar uma configuração com 5 ou 6 tanques externos. Igual vemos no Rafale, no Super Hornet, etc. Ai o Su-35 teria alcance de traslado bem maior do que os 4.500 km, mas provavelmente eles não se interessaram em projetar um alcance maior.

Portanto, o Su-35 leva apenas 2 tanques externos de 2.000 kg de combustível cada. O que representa apenas 34% do que ele leva de combustível internamente.
Por outro lado o Gripen NG foi projetado para carregar mais combustível externo do que carrega internamente. São 3.300 kg carregados internamente e 3.700 kg externamente. Ou, 112% do que carrega internamente.

Nesta configuração de traslado, o Gripen NG chega muito próximo do Su-35S. Ele fica com alcance de traslado de 4.000 km enquanto o Su-35 possui alcance de traslado com tanques externos de 4.500 km.
Realmente uma pequena diferença. Mas isto ocorre devido à explicação acima. O Su-35S utiliza apenas 2 tanques de combustível externo (equivalente a 34% do que leva internamente), enquanto que o Gripen NG se lota de combustível externo (equivalente a 112% do que leva internamente).

Conclusão óbvia: Em alcance de traslado o Gripen NG chega muito próximo do Su-35. Em combate a história é diferente. Mas ainda assim o Gripen NG não é ruim de autonomia. Mas não da para comparar com caça pesado.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 3:51 pm
por Alcantara
Luís Henrique escreveu:Conclusão óbvia: Em alcance de traslado o Gripen NG chega muito próximo do Su-35. Em combate a história é diferente. Mas ainda assim o Gripen NG não é ruim de autonomia. Mas não da para comparar com caça pesado.
Estamos chegando a um denominador comum. Espero que caia o "mito" do Gripen ser "perna curta".

Abraços! :wink:

Obs:
Você substitui Su-35 por Su-3X provavelmente porque notou que este alcance de 3.000 km está errado. Não sei porque já não corrigiu.
Não é bem isso. Coloquei como Su-3X para designação genérica de toda a família Su-27/30/32/33/34. Os Su-35/37 possuem, de fato, alcance um pouco maior. Este poderiam ficar fora da designação genérica Su-3X. Para a família Su-3X o alcance é, sim, de 3000 km, e por isso não é necessário alterar nada no site da Sukhoi.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 3:53 pm
por Carlos Lima
Do RC no DefesaBrasileira.
Saab upbeat over Gripen E prospects beyond Brazil
13/03/2015
http://www.flightglobal.com/news/articl ... il-410110/

Saab’s final assembly work on its first prototype Gripen E/NG fighter is “well under way”, the company says, as officials report unprecedented market interest in the product.

The first fuselage sections of test aircraft 39-8 have already come together in Linköping, demonstrating the benefits of its all-digital design, says Jerker Ahlqvist, head of the company’s Gripen business unit.

“The first sections are being put together in the workshops,” says Ahlqvist. “We put them together and they fit immediately – this shows we’re on the right track.” The aircraft is due to be rolled out during 2016, supporting a programme to deliver the first of 60 Gripen Es to the Swedish air force in 2019.

Also linked to the development is a two-seat demonstrator, which has now logged 281h in 315 flights.

Speaking during a Gripen seminar in Stockholm on 12 March, Ulf Nilsson, the head of Saab’s aeronautics business unit, said the final elements of a 36-aircraft deal with Brazil are expected to be in place by mid-year.

“It’s moving forward in a good way, according to plan when it comes to approving the financial solution and export licences,” he says.

Around 100 Brazilian engineers are due to arrive in Linköping by the end of 2015 to participate in training and airframe development activities, including those linked to a two-seat version of the fighter.

Under a progressive ramp-up of Brazilian involvement in the programme, Ahlqvist says “maybe 10 to 15” of Brazil’s 36 aircraft will undergo final assembly at Embraer. “They will have a full capability to manufacture Gripens in the future, and to create a fighter capability in Brazil,” he adds.

“Already we have seen the ‘Brazil effect’,” Ahlqvist says, with several of the nation’s neighbours “showing an interest” in the type.

“We have never had such a strong situation,” says Nilsson. “We have a business case where we can talk about 300 aircraft, and the potential to sell up to 450. We see good opportunities to have [additional] customers in the near future.

Meanwhile, Saab says Sweden is in negotiations with Slovakia linked to a potential deal to supply Gripen C/Ds to the European nation, with a decision anticipated later this year. Additional potential users in the region could include Bulgaria.
Resumindo:

São "entre 10 e 15" montados no Brasil... .
Demonstrador vôo 281 horas em 315 vôos
Opção perna curta = Gripen C
Opção perna um pouco mais longa = Gripen E.
Pelo visto tudo anda bem com relação a conseguirem as licenças de exportação para o Brasil
Protótipo sendo montado, avião voa em 2016 e os engenheiros brasileiros chegam no fim de 2015 para aprender a fazer o avião biplace.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 3:55 pm
por joao fernando
Alcantara escreveu:
Luís Henrique escreveu:Conclusão óbvia: Em alcance de traslado o Gripen NG chega muito próximo do Su-35. Em combate a história é diferente. Mas ainda assim o Gripen NG não é ruim de autonomia. Mas não da para comparar com caça pesado.
Estamos chegando a um denominador comum. Espero que caia o "mito" do Gripen ser "perna curta".

Abraços! :wink:
Perna longa. Mas a única arma seria a pistola do piloto. E olha lá...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 4:01 pm
por Alcantara
joao fernando escreveu:
Alcantara escreveu: Estamos chegando a um denominador comum. Espero que caia o "mito" do Gripen ser "perna curta".

Abraços! :wink:
Perna longa. Mas a única arma seria a pistola do piloto. E olha lá...
Aham... :roll:

Exemplos:

Imagem

Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 4:57 pm
por Carlos Lima
Honestamente, eu acho que de todos os 3 círculos do PowerPoint, na prática o mais realista é o menor com 2 horas de combate meio questionável porque normalmente vc faz revo, etc, mas tudo bem.

E esse tipo de alcance é o que a FAB está procurando mesmo desde o RFP... "entonces" :lol: está dentro das missões que a FAB vai querer fazer com esses aviões normalmente, pois não acho que o F-5 ou o MIII iam tão longe (sem REVO).

Obviamente com REVO, etc a coisa aumenta muito mais.

Daí o que vale é o quanto os óleos, lubrificantes etc aguentam em uma pernada carregando armas, nos nossos típicos ambientes de operação.

Agora, comparar com Su-35/F-15 (mesma categoria)... acho que não precisamos disso. :lol:

A única coisa que poderia talvez ser 'questionada' sob o ponto de vista "histórico/acadêmico" é:

Por que estipulamos esse tipo de exigência de alcance em um país "continental" em primeiro lugar? :D ... Lembrando que no fim das contas a opinião de qualquer um só serve para debate mesmo e mais nada, pois quem ganhou a concorrência foi o Gripen. ;)

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 8:50 pm
por kirk
Carlos Lima escreveu:Do RC no DefesaBrasileira.
Saab upbeat over Gripen E prospects beyond Brazil
13/03/2015
http://www.flightglobal.com/news/articl ... il-410110/

Saab’s final assembly work on its first prototype Gripen E/NG fighter is “well under way”, the company says, as officials report unprecedented market interest in the product.

The first fuselage sections of test aircraft 39-8 have already come together in Linköping, demonstrating the benefits of its all-digital design, says Jerker Ahlqvist, head of the company’s Gripen business unit.

“The first sections are being put together in the workshops,” says Ahlqvist. “We put them together and they fit immediately – this shows we’re on the right track.” The aircraft is due to be rolled out during 2016, supporting a programme to deliver the first of 60 Gripen Es to the Swedish air force in 2019.

Also linked to the development is a two-seat demonstrator, which has now logged 281h in 315 flights.

Speaking during a Gripen seminar in Stockholm on 12 March, Ulf Nilsson, the head of Saab’s aeronautics business unit, said the final elements of a 36-aircraft deal with Brazil are expected to be in place by mid-year.

“It’s moving forward in a good way, according to plan when it comes to approving the financial solution and export licences,” he says.

Around 100 Brazilian engineers are due to arrive in Linköping by the end of 2015 to participate in training and airframe development activities, including those linked to a two-seat version of the fighter.

Under a progressive ramp-up of Brazilian involvement in the programme, Ahlqvist says “maybe 10 to 15” of Brazil’s 36 aircraft will undergo final assembly at Embraer. “They will have a full capability to manufacture Gripens in the future, and to create a fighter capability in Brazil,” he adds.

“Already we have seen the ‘Brazil effect’,” Ahlqvist says, with several of the nation’s neighbours “showing an interest” in the type.

“We have never had such a strong situation,” says Nilsson. “We have a business case where we can talk about 300 aircraft, and the potential to sell up to 450. We see good opportunities to have [additional] customers in the near future.

Meanwhile, Saab says Sweden is in negotiations with Slovakia linked to a potential deal to supply Gripen C/Ds to the European nation, with a decision anticipated later this year. Additional potential users in the region could include Bulgaria.
Resumindo:

São "entre 10 e 15" montados no Brasil... .
Demonstrador vôo 281 horas em 315 vôos
Opção perna curta = Gripen C
Opção perna um pouco mais longa = Gripen E.

Pelo visto tudo anda bem com relação a conseguirem as licenças de exportação para o Brasil
Protótipo sendo montado, avião voa em 2016 e os engenheiros brasileiros chegam no fim de 2015 para aprender a fazer o avião biplace.

[]s
CB_Lima
Lima a parte grifada foi "inserida" por você nesse texto ! :lol:

Depois você reclama do Wesley ... mas vc fica provocando, se o Gripen E é perna curta como vc vai classificar o SU-35 depois de "descobrir" que ela é mais curta que o Gripen ??? :mrgreen:

Nas buenas cara não provoca ! :D

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 9:28 pm
por Carlos Lima
kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Do RC no DefesaBrasileira. Resumindo:

São "entre 10 e 15" montados no Brasil... .
Demonstrador vôo 281 horas em 315 vôos
Opção perna curta = Gripen C
Opção perna um pouco mais longa = Gripen E.

Pelo visto tudo anda bem com relação a conseguirem as licenças de exportação para o Brasil
Protótipo sendo montado, avião voa em 2016 e os engenheiros brasileiros chegam no fim de 2015 para aprender a fazer o avião biplace.

[]s
CB_Lima
Lima a parte grifada foi "inserida" por você nesse texto ! :lol:

Depois você reclama do Wesley ... mas vc fica provocando, se o Gripen E é perna curta como vc vai classificar o SU-35 depois de "descobrir" que ela é mais curta que o Gripen ??? :mrgreen:

Nas buenas cara não provoca ! :D
Bom...

Chamei o Gripen C de 'perna curta' :D

Chamei o Gripen E de 'um pouco mais longa' (não foi usada a palavra "curta" como você sugeriu) e coloquei os motivos porque tenho essa opinião em outro post.

Entonces... por favor não diga aquilo que eu não falei, ok? ;)

Cada qual com sua opinião sobre o avião.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 9:37 pm
por Wardog
Provocações acontecem. Assim como eles acham que o Gripen é perna curta, tem quem ache que os SU são ferros velhos voadores, de tecnologia e aviônica ultrapassados. Inclusive ouço isso de operadores dos Sabres brasileiros (que andam dando muita dor de cabeça por aqui).

Dizem que é só ligar a hélice que o bicho chacoalha todo, parece que vai sair rebite pra tudo quanto é lado.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 10:00 pm
por Penguin
Alcantara escreveu:
joao fernando escreveu: Perna longa. Mas a única arma seria a pistola do piloto. E olha lá...
Aham... :roll:

Exemplos:

Imagem

Imagem
Luis,

O mapa acima é da Saab: Unrefueled range = 2.500km (internal fuel): http://4.bp.blogspot.com/-ko665kM50JQ/U ... +range.jpg
Já o mapa abaixo é tb da Saab: http://www.saabgroup.com/en/Air/Gripen- ... -a-glance/

[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 13, 2015 10:01 pm
por kirk
Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Lima a parte grifada foi "inserida" por você nesse texto ! :lol:

Depois você reclama do Wesley ... mas vc fica provocando, se o Gripen E é perna curta como vc vai classificar o SU-35 depois de "descobrir" que ela é mais curta que o Gripen ??? :mrgreen:

Nas buenas cara não provoca ! :D
Bom...

Chamei o Gripen C de 'perna curta' :D

Chamei o Gripen E de 'um pouco mais longa' (não foi usada a palavra "curta" como você sugeriu) e coloquei os motivos porque tenho essa opinião em outro post.

Entonces... por favor não diga aquilo que eu não falei, ok? ;)

Cada qual com sua opinião sobre o avião.

[]s
CB_Lima
Wardog escreveu:Provocações acontecem. Assim como eles acham que o Gripen é perna curta, tem quem ache que os SU são ferros velhos voadores, de tecnologia e aviônica ultrapassados. Inclusive ouço isso de operadores dos Sabres brasileiros (que andam dando muita dor de cabeça por aqui).

Dizem que é só ligar a hélice que o bicho chacoalha todo, parece que vai sair rebite pra tudo quanto é lado.
Depois agente fala que equipamentos russos "soltam as pecinhas" todo mundo reclama ! :roll: