Página 4915 de 5736

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Fev 16, 2015 11:02 pm
por NovaTO
general-lee escreveu:OF TOPIC- Argentina compra 20 ca'cas Fc1 da China- Caça Chino-Pakistanes- ap Plano Brasil!
fontes??? :?

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 21, 2015 11:14 pm
por kirk
Brasil e Suécia começam a planejar a certificação dos novos caças

Órgãos dos dois países vão trabalhar juntos para avaliar a operação dos jatos.

Publicado: 20/02/2015 11:05h

Fonte: ACS/IFI

Imagem

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Comando da Aeronáutica, recebeu a visita, entre os dias 10 e 12 deste mês, da FLYGI, a autoridade militar de aeronavegabilidade da Suécia. O objetivo foi traçar planos para a certificação dos caças Gripen NG, futuras aeronaves de combate das forças aéreas dos dois países.

O IFI e o FLYGI apresentaram suas regras, regulamentos e formas de trabalho, de modo a permitir o reconhecimento mútuo de atividades relacionadas à certificação e à garantia da qualidade de produtos aeronáuticos. Foram discutidos os tópicos de um acordo bilateral a ser assinado entre as duas instituições.

“Espera-se que o acordo permita o reconhecimento mútuo das atividades e até trabalhos conjuntos entre o Brasil e a Suécia, tanto durante a certificação e produção, quanto na fase de operação das aeronaves”, explicou o assessor técnico do IFI, Tenente-Coronel José Renato de Araújo Costa. Também estiveram presentes Klas Johnson, diretor da FLYGI, e Magnus Johaness, responsável pela certificação da aeronave Gripen NG na Suécia.

A maior aproximação entre as autoridades militares de certificação dos dois países evitará repetições desnecessárias de atividades.

Imagem
Reunião_IFI_FLYGI S2 Dinalli

Além disso, o acordo em negociação servirá de base para incorporar a certificação de outros projetos e aquisições, caso futuramente sejam assinados outros contratos de aquisição de aeronaves militares envolvendo as duas nações.

No dia 24 de outubro, o Comando da Aeronáutica assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para a aquisição de 36 aeronaves Gripen NG.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... ca%C3%A7as

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Fev 22, 2015 4:57 am
por kirk
Pilotos brasileiros iniciam nova fase de treinamento no Gripen

Imagem
Capitão Fórneas da FAB em Gripen C - foto via Agencia Forca Aerea - FAB

BRASILEIROS FICAM NA BASE SUECA ATÉ FINAL DE ABRIL; NA VOLTA, VÃO TRANSMITIR O QUE APRENDERAM SOBRE O CAÇA QUE VAI VOAR NO BRASIL
-
Os capitães Gustavo Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas, da Força Aérea Brasileira, os primeiros pilotos brasileiros que estão em treinamento na Suécia para pilotar o caça supersônico Gripen, entraram na fase de voos solos, sem instrutores.

As missões da nova fase começaram no final de janeiro. Os voos partiram da Base Aérea de Satenäs, escola de pilotos conhecida como F-7, na região central da Suécia, onde estão desde novembro.

No primeiro voo solo da dupla, as duas aeronaves realizaram manobras em uma área sobre o Mar do Norte e a costa oeste da Suécia. Após o pouso, eles foram recepcionados por todos os pilotos da Sétima Ala da Força Aérea da Suécia.

Os pilotos da FAB já voavam os jatos Gripen desde o dia 10 de novembro de 2014, mas, até o primeiro voo solo só haviam cumprido missões na companhia de instrutores.

Para o capitão Ramon Fórneas, a performance do Gripen é excelente. “É um avião com acelerações e retomadas muito rápidas”, disse.

Imagem
Capitão Gustavo da FAB em Gripen C - foto 2 via Agencia Forca Aerea - FAB

Pioneiros. O treinamento na Suécia termina no final de abril, quando eles estarão aptos para cumprir missões de combate com os caças Gripen da Força Aérea da Suécia. Pascotto e Fórneas são os primeiros a desvendar o caça sueco que vai originar a versão NG comprada pelo Brasil.

“O Gripen é uma plataforma que vai integrar toda a nossa doutrina de emprego. A palavra chave é integração. Tudo tem fusão de dados. É como se nós juntássemos a performance do Mirage, os sistemas de combate do F-5 e o sistema de reconhecimento do A-1 em uma só aeronave. Mas muito melhor”, disse Pascotto.

Para ele, o que mais chama a atenção no Gripen é a capacidade de integração de dados. “Dados do datalink são compartilhados com o radar. Dados do radar são compartilhados nos mapas táticos de navegação, sem sobreposição”.

Imagem
Capitão Fórneas da FAB em Gripen C - foto 4 via Agencia Forca Aerea - FAB

Entre 2019 e 2024, o Brasil deve receber 36 unidades de jatos Gripen NG. Em contrato assinado em outubro do ano passado, o Brasil encomendou 36 caças fabricados pela empresa sueca Saab, para renovar a frota de combate da FAB.

A Força Aérea da Suécia treina uma média de 30 pilotos por ano, em treinamento considerado puxado. “O treinamento é intenso, mas o Gripen é um avião fácil de usar, disse a O VALE o coronel Michael Cherinet, comandante da Base de Satenäs, a maior da Suécia.

Seleção. Pascotto e Fórneas foram selecionados entre mais de 240 pilotos de esquadrões de caça. Fórneas é piloto do F-5 da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio, e Pascotto também pilota F-5 e é da Base Aérea de Anápolis (GO).

Saiba mais

O programa F-X2


Contrato assinado em outubro do ano passado prevê a compra pelo Brasil de 36 caças Gripen NG da sueca Saab para uso da FAB

Valor

O valor do contrato é de US$ 5.400 bilhões e inclui transferência de tecnologia para produção de aeronaves no Brasil. Acordo nesse sentido com a Embraer deve ser assinado em março deste ano

Entregas

Os aviões começam a ser entregues pela Saab a partir de 2019. As últimas entregas serão em 2024

Pilotos

Os pilotos brasileiros Ramon Fórneas e Gustavo Pascotto foram selecionados para voar o Gripen na Suécia e serão responsáveis por trazer para o Brasil os conhecimentos detalhados do novo caça

Imagem
Capitão Fórneas da FAB em Gripen C - foto 3 via Agencia Forca Aerea - FAB

Treinamento

Os pilotos brasileiros chegaram à Suécia em 3 de novembro e devem ficar em treinamento até o final de abril. Eles estão na base aérea de Satenäs, a maior da Suécia

Tecnologia

Embraer será co-responsável


O contrato de US$ 5,4 bilhões para a compra de 36 caças Gripen NG prevê transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil. A Embraer, de São José, será a co-responsável pelo desenvolvimento completo do Gripen no Brasil, inclusive do processo de certificação da aeronave. O Gripen é fabricado pela Saab e é um dos caças mais modernos do mundo.

Utilidade

Caça será usado na defesa do território


O caça supersônico Gripen NG (New Generation) encomendado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para a sueca Saab será usado em missões ar-ar e ar-terra, em qualquer tipo de condições meteorológicas, na defesa do território brasileiro e do espaço aéreo. O custo da hora de voo do Gripen é US$ 4.700. Serão 28 unidades de um lugar e 8 de dois lugares.

Imagem
Capitão Fórneas da FAB em Gripen C - foto 5 via Agencia Forca Aerea - FAB

Prova de fogo

Centrífuga foi desafio para dupla

Uma semana após chegarem à Suécia, os pilotos enfrentaram testes específicos, como a centrífuga, e foram aprovados. Ramon Fórneas e Gustavo Pascotto tiveram que ficar 15 segundos em uma centrífuga que projeta nove vezes a força da gravidade, para adaptar o organismo dos pilotos a uma aeronave de alta tecnologia como o Gripen, que voa duas vezes a velocidade do som.

FONTE: O Vale (reportagem de Sheila Faria)

FOTOS via FAB
http://www.aereo.jor.br/2015/02/21/pilo ... no-gripen/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Fev 26, 2015 10:12 pm
por kirk
Saab seleciona AEL Sistemas como fornecedor do novo Gripen no Brasil

Imagem
Display WAD

A Saab, empresa de defesa e segurança, selecionou a AEL Sistemas como fornecedora para o caça Gripen NG no Brasil. A AEL Sistemas irá fornecer o Wide Area Display – WAD, um display panorâmico, e o Head-up Display – HUD, um display digital ao nível dos olhos do piloto, que integrarão os Gripen NG adquiridos pelo Brasil, como parte do contrato FX-2. O desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. A Saab e a AEL também assinaram um acordo para a transferência de tecnologia.

O novo programa de sistemas aviônicos será executado ao longo de quatro anos e inclui desenvolvimento, integração e produção em Porto Alegre (RS). A integração do sistema será feita pela Saab e pela Embraer.

O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19×8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.

A AEL também vai desenvolver o novo HUD para os caças Gripen NG do Brasil. O HUD oferece informações essenciais de voo e missão ao piloto, ampliando seu campo de visão fora do cockpit.

“A incorporação desses produtos avançados da AEL no Gripen NG do Brasil aprimora ainda mais a aeronave. Este acordo também mostra nosso compromisso contínuo para desenvolver e produzir o Gripen em estreita parceria com a indústria brasileira”, disse Ulf Nilsson, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab.

“Estamos orgulhosos em fazer parte do desenvolvimento do Gripen NG e de poder apresentar as mais recentes tecnologias de monitores, computadores e software em um caça de última geração. Tenho certeza de que isso irá aumentar ainda mais a contribuição bem-sucedida da AEL para as Forças Armadas brasileiras”, afirmou Sérgio Horta, presidente da AEL.

Uma extensa campanha de testes de voo será realizada em cooperação com a AEL nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia, para demonstração e validação do novo equipamento.

O contrato de transferência de tecnologia com a AEL será focado no desenvolvimento da interface homem-máquina (HMI) para caças avançados, juntamente com workshops para manutenção de aviônicos. As atividades no âmbito do contrato irão começar no segundo semestre de 2015 na Saab, em Linköping, e irão incluir cursos teóricos e treinamentos práticos.

DIVULGAÇÃO: Saab/Publicis Consultants
http://www.aereo.jor.br/2015/02/26/saab ... no-brasil/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Fev 27, 2015 11:42 am
por FCarvalho
bem, de certa maneira começa a se auto-explicar o porquê desta contrato ter custado quase 1 bi a mais do que o originalmente previsto na proposta sueca.

estamos pagando o preço de uma pretensa independência tecnológica. é por aí mesmo. tomara que não tenha volta.

ps: ainda na torcida pelo EPE/EDE na versão BR do Gripen. :wink:

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 28, 2015 11:33 am
por bcorreia
Já existe alguma previsão de roll-out do 39-8?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 28, 2015 3:28 pm
por Brasileiro
Ou seja, sim VAI TER HUD...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 6:10 pm
por Alcantara
Brasileiro escreveu:Ou seja, sim VAI TER HUD...
Vai ter HUD, WAD e HMD. Mais redundância do que isto, impossível!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 9:23 pm
por juarez castro
Pois é, venceu o lobby em detrimento da racionalidade e da vontade da força, deste jeito vamos aos duzentos milhões a unidade nas "cuentas de panederia". E a escala de produção vai para o brejo.

Grande abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 9:29 pm
por kirk
juarez castro escreveu:Pois é, venceu o lobby em detrimento da racionalidade e da vontade da força, deste jeito vamos aos duzentos milhões a unidade nas "cuentas de panederia". E a escala de produção vai para o brejo.

Grande abraço
É recorrente a ideia que a Força queria o wide display, e a efetiva participação da AEL, não foi assim ?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 9:37 pm
por juarez castro
Não, a ideia inicial era ir de Collins iguais aos dos NG suecos, pois funciona bem e se ganharia com a escala de produção e na logística de manutenção. Este painel vai gerar uma séria de modificações na cabine em função do espaço, do sistema de refrigeração e reposicionamento de vários componentes, mais custo a um programa que já está para lá inflacionado, e podemos ter um AMX 2.

Grande abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 10:33 pm
por kirk
juarez castro escreveu:Não, a ideia inicial era ir de Collins iguais aos dos NG suecos, pois funciona bem e se ganharia com a escala de produção e na logística de manutenção. Este painel vai gerar uma séria de modificações na cabine em função do espaço, do sistema de refrigeração e reposicionamento de vários componentes, mais custo a um programa que já está para lá inflacionado, e podemos ter um AMX 2.

Grande abraço
E quem consegui essa façanha ?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 10:59 pm
por juarez castro
O Sistema......

Grande abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 11:05 pm
por kirk
8-]

hã, hã [063] [068] :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mar 01, 2015 11:07 pm
por juarez castro
kirk escreveu:8-]

hã, hã [063] [068] :lol:
By Cel Nascimento, da Tropa de elite II; Sabe quem é que vai pagar esta conta né.......

Grande abraço