FCarvalho escreveu:Pergunta simples: porque essa preocupação toda em comparar o Gripen E/F com o F-35? São dois caças diferentes, de gerações diferentes e com propósitos diferentes.
O Gripen E/F será o melhor caça que a FAB, e quiçá a AN, jamais teve em seus 70 e poucos anos de existência.
Já o F-35 é um problema americano, feito para americanos e por americanos.
O Gripen E/F será o caça que defenderá os céus do Brasil, e não os do USA.
Então pra quê essa preocupação toda?
Não vamos a guerra alguma e os vizinhos de nosso entorno estratégico também não. Não ao menos conosco, até o final deste século. Provavelmente.
O que importa saber agora é que mesmo que o Gripen não seja um 5a G, ele terá muitas da qualidades destes caças. E isso é o mais importante. Teremos um caça com supercruiser, talvez TVC, e super-manobrabilidade e uma eletrônica embarcada digna de qualquer congenere de 5a G. Querem mais que isso? É só comprar um verdadeiro 5a G. Mas quem vai pagar essa conta, desde agora?
Senhores, se muito vamos operar uns 60/70 destes caças até bem depois de 2050. E eles também muito provavelmente coexistirão com algum projeto tupiniquim de caça de 5a G. Será a nossa resposta para a realidade que nos sobrevirá mais adiante para a primeira metade deste século.
Será o suficiente? Eu não sei responder. E a FAB provavelmente, hoje, também não.
Quando 2024 chegar, talvez tenhamos a resposta. Vamos torcer para que ela seja positiva.
abs
Particularmente me alegro de a gente não ter ido de F-35
Aqui tem muita gente que da por seguro que os EUA são incapazes de fazer algo ruim (e os demais algo igual o melhor que eles) e ainda impor aos seus aliados a compra do mesmo quando o produto deles não é la essas coisas.
Já vi diversos artigos falando do estelionato que tem sido esses programas furtivos, deixo aqui apenas um deles (e que cada um pense o que le apeteça)
The F-35, the Scam of the Century
http://www.voltairenet.org/article185088.html
Existe muita propaganda enganosa por todos os lados, porém dizer que o F-35 vai ser melhor que o futuro NG sería algo forçado.
Melhor em que?
Compensa a relação custo beneficio partindo do principio que tudo nele funcione como eles dizem que funciona?
De todas formas isso ainda esta por ver, posto que o NG ainda não existe.
O que sucede é que aquí tem muita gente que critica o NG, criticava o SU-35 e o Pak-Fa e criticava o Rafale, porque para essas viuvas do F-35 não existe nada melhor que um made in USA, posto que são os unicos caças de 5º geração capazes de enfrentar e inclusive vencer naves espaciais e cruzeiros intergalaticos
Me da um pouco de lástima ver muito marmanjo que se supoe, deseja o melhor pro Brasil pregar pela defesa de um avião que viria praticamente sem transferencia de tecnologia, posto que essa tem sido a realidade desse programa com os seus socios mais antigos.
Perdão mais não tenho espirito de lacaio.
Eu ao contrario dessa gente, prefiro o caminho escolhido, porque não existe nada pior que depender de terceiros e eu acredito que com o Gripen e com os nossos futuros projetos de caças a gente ira, dependendo cada vez menos dos demais e a isso eu chamo de verdade ser soberanos.
Tenho muita inveja da China, que não teve vergonha de começar copiando e fazendo porcaria e pouco a pouco foi evoluindo.
Por favor, abaixem do seu sapatinho alto.