Bolovo,Bolovo escreveu:Qualquer brasileiro médio que vai na onde de pagar pau para qualquer coisa que vem da Coréia do Sul (modelo educacional, trabalhista etc) pediria pinico em menos de uma semana.akivrx78 escreveu:Eu leio muito noticias do Brasil sobre o modelo coreano, mas eu tenho uma pergunta os brasileiros aceitariam o modelo de educação coreano como este no vídeo?
A questão da educação no Brasil é a seguinte. Eu, por exemplo, sou professor de geografia (eventualmente) e já debati com muita gente sobre isso. Minha família praticamente toda é de professores: minha mãe, meu irmão, minhas tias etc. Em qualquer roda de discussão sobre educação, é praticamente regra se propor uma reforma em todo o modelo educacional. A educação brasileira hoje é aquele sisteminha pronto que faz um esforço desumano para o aluno decorar (decorar mesmo e não aprender) alguns conhecimentos para poder entrar numa faculdade ou curso técnico e "vencer na vida". É só entrar no site do MEC, parece um site de cursinho pré-vestibular aquela porra.
A proposta aí do Temer, até tem algumas coisas interessantes. O fato de poder escolher algumas matérias (créditos eletivos) é muito interessante e vai de encontro com o que acontece mundo afora. O problema é que isso só dá certo num lugar onde a educação é de primeiro mundo, desde a base, como é na Finlândia, onde se aprende de TUDO durante o ensino fundamental. O garoto finlandês chega na adolescência com um nível muito bom de conhecimento. E lá praticamente todo mundo estuda em escola pública. Agora, como um estudante médio brasileiro vai saber o que quer com a vida com 15, 16 anos? Eu mesmo tenho 27 e até hoje tenho minhas dúvidas. O grande problema dessa proposta é que ela surgiu magicamente, sendo imposta de cima para baixo. Não houve discussão com os alunos, com os pais, com os professores, ou seja, com quem vai sofrer diretamente com essa proposta. Simplesmente falaram: vai ser isso, porque a gente acha.
O Brasil acabou de sediar uma Copa e uma Olimpíadas, os dois maiores eventos esportivos do mundo, e propõem deixar educação física como optativo. Rapaz, isso chega a ser ofensivo. Nos EUA que a maioria dos Estados (a esfera estadual que decide essas coisas por lá) tem educação física obrigatória no ensino médio, porque a obesidade é o grande vilão do mundo moderno (e quanto antes começar, melhor, as vezes é o único momento na vida que uma pessoa se envolva com algum esporte), e isso reflete nas competições internacionais. E não sou eu que diz isso, acabou de passar na Globo. Minha mãe deu aulas de artes de 1978 até esses dias... até agora ela não entende o porque retirar artes, uma matéria lúdica, que incentiva a criatividade no momento mais criativo da vida, das matérias obrigatórias. Ouvi muita gente falando "ahh, mas essas matérias são ruins, tem que tirar mesmo!", mas ninguém propõem melhorar as mesmas. Toda mudança é bem vida. Uma reforma educacional é consenso entre qualquer educador, qualquer um. A questão é que ela tem que vir de baixo para cima e não o contrário, imposta como uma solução mágica.
Quando vc cursava o ensino médio, quantos da tua classe realmente faziam aula de educação física?
Na minha época e da minha irmã, não havia aula de sociologia, mas havia de filosofia. Eu te pergunto: quando vc cursava o ensino médio, era realmente proveitoso para a maioria as aulas de sociologia?
Eu estava conversando com a minha irmã sobre esse assunto. De repente, os alunos começaram a dar importância a disciplinas que todo mundo c@g@v@ e andava SEMPRE.
Isso está mais para movimento político-partidário. Parece com o que está acontecendo com o sindicato dos bancários, pois são filiados a CUT. Voltaram a aquele esquema que existia na época do Gov. FHC, onde quase toda a semana eles iam nas agências entregando jornalzinho catastrofista e criando problema.
P.S.: Nas 2 escolas dos meus sobrinhos quem está fazendo ocupação são alunos da universidade federal...