TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73486 Mensagem por kirk » Sex Dez 26, 2014 2:43 pm

Complementando :

O F-35 confia TODAS suas capacidades e sobrevivência em combate na furtividade ...

"SE"

nesse ínterim for desenvolvido um sensor que consiga detectá-lo a uma distância segura, sejam sensores passívos ou radar de baixa frequência não restará praticamente nada ao F-35, não tem velocidade, manobrabilidade, capcidade de carga, autonomia, altitude ... enfim ficará muito exposto a caças de 4ªG de alta performance ... é um risco ... quem tem F-15/F-16/Mirage pra completar sua defesa ... pode valer tal risco, mas adotar o F-35 como único caça de defesa aérea é uma temeridade, na minha opinião!




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73487 Mensagem por mmatuso » Sex Dez 26, 2014 2:52 pm

Só um adendo mestre Kirk, f35 não aposta apenas na furtividades, possuem eletrônica avançada, misseis ar-ar longo alcance guardado em baia interna e outras tecnologias novas.

Se de alguma forma F35 tiver a furtividade completamente anulada vai ter a mesma função de um 4g, ainda sim terá tecnologias avançadas que a maioria do 4g não tem.

A real é que a USAF já publicou inclusive em paper que caças furtivos servem apenas em 10% dos cenários em um conflito armado.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73488 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 26, 2014 4:20 pm

Post duplicado.




Editado pela última vez por LeandroGCard em Sex Dez 26, 2014 7:09 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73489 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 26, 2014 4:20 pm

mmatuso escreveu:Só um adendo mestre Kirk, f35 não aposta apenas na furtividades, possuem eletrônica avançada, misseis ar-ar longo alcance guardado em baia interna e outras tecnologias novas.
A maior parte da avançada eletrônica é justamente para manter a furtividade sem "ficar cego", afinal, se ele levar radar, rádio, IFF e demais "penduricalhos eletrônicos" comuns vai deixar de ser furtivo. Mas fora isso sua eletrônica (que aliás é uma das coisas que ainda não está funcionando bem e está dando enorme trabalho) não acrescenta nada que não possa ser também incorporado a um 4G. A história toda da fusão de sensores e consciência situacional inigualável poderia ser colocada até em um F-4, Mig-21 ou Mirage se fosse desejado. O próprio Gripen-NG vai incorporar coisas neste sentido. E os mísseis em baias também só servem para manter a furtividade, fora isso são os mesmo mísseis levados por quaisquer outros caças americanos.

Se de alguma forma F35 tiver a furtividade completamente anulada vai ter a mesma função de um 4g, ainda sim terá tecnologias avançadas que a maioria do 4g não tem.
Mas podem perfeitamente incorporar sim, é só instalar. Mas dar ao F-35 o mesmo desempenho dinâmico dos caças mais avançados de 4G é bem mais complicado.

A real é que a USAF já publicou inclusive em paper que caças furtivos servem apenas em 10% dos cenários em um conflito armado.
E este é o maior risco que o programa corre, de acabar virando apenas uma aeronave especializada útil somente para uma quantidade limitada de missões, enquanto outros aviões teoricamente "menos sofisticados" assumem o ônus de travar o grosso dos combates. No momento não dá para afirmar que isso jamais irá acontecer.


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Sex Dez 26, 2014 7:08 pm, em um total de 1 vez.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73490 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Dez 26, 2014 4:43 pm

LeandroGCard escreveu:Mas fora isso sua eletrônica (que aliás é uma das coisas que ainda não está funcionando bem e está dando enorme trabalho)
Especificamente, o software...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73491 Mensagem por mmatuso » Sex Dez 26, 2014 4:53 pm

F35 segue as características de um 5g "genuíno"? Super "manobilidade" e velocidade de cruzeiro sem pós combustor?

Ele parece mais um hipopótamo voador. [003]




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73492 Mensagem por kirk » Sex Dez 26, 2014 5:27 pm

mmatuso escreveu:F35 segue as características de um 5g "genuíno"? Super "manobilidade" e velocidade de cruzeiro sem pós combustor?

Ele parece mais um hipopótamo voador. [003]
:lol:

Esse na minha humilde opinião é o maior problema ... limitada manobrabilidade, velocidade máxima mach 1.6, ... se perder a invizibilidade vai se complicar no combate.

Diferentemente do F-22. supermanobrabilidade, empuxo vetorado, supercruise, 2.2+ mach ... enfim ... não é dependente unicamente de sua furtividade, se for detectado vira um 4ªG ++ de alto desempenho ... como esperamos que se torne o Gripen ...

Interessante que essa questão de fusão de sensores, operação em rede, interface homem/máquina são pontos fortes do Gripen, comparáveis ao F-35 ... enquanto o F-35 o supera em combate exclusivamente pela furtividade ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73493 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 26, 2014 7:13 pm

:lol: :shock:

Sei não Srs... eu entendo a vontade de aproximarem um Gripen em 2024 de um F-35 em 2017 (quando estará com a maior parte das suas capacidades funcionando e ainda mais por vir)... mas são 2 coisas completamente diferentes.

A coisa está em outro patamar porque a plataforma é totalmente pensada em negação do uso de espaço aéreo pelo adversário.... seja através de sensores, seja através de furtividade, etc.

São milhões e milhões de linhas de código de Software que não estão ali a toa, com o o objetivo de ser superior a tudo o que voa atualmente e com capacidade de sobra para evoluir ainda mais.

O Gripen por mais que queiramos vem de uma plataforma que está chegando no seu limite até físico da evolução (inclusive estão esticando aqui, puxando ali), e tudo isso cobra um preço que só veremos com o avião voando já que hoje ainda dependemos de todo o desenvolvimento para saber a que a aeronave realmente veio.

Sim, o F-35 tem/teve os seus ínumeros problemas, mas isso acontece ainda mais quando vemos o grau de complexidade de cenários que os Americanos (e outros parceiros) querem resolver com essa aeronave.

Será que realmente eles estão gastando essa baba toda para ter uma aeronave 'semelhante' a aeronave de 4 geração? Seria muita ingenuidade achar que todo esse desenvolvimento é para dar um passo de formiga entre gerações e que um F-16 'vitaminado' resolveria o problema.

Quem escolheu o F-35 até agora é Força Aérea que vai para 'o pau'... os caras não chamaram a atenção de Forças Aéreas de países como Israel, Austrália, Coréia do Sul, Inglaterra, Japão, etc a toa.

Teremos um avião bom de 4 geração operacional full em 2024, sem dúvida superior ao F-5, talvez próximo ao que o F-16B60 faz 'hoje' em 2014, mas que vai precisar de muita vitamina e alcance para chegar no mesmo patamar de um F-35.

Essa é a realidade por mais que a propaganda tente dizer que não.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73494 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 26, 2014 7:46 pm

Carlos Lima escreveu:A coisa está em outro patamar porque a plataforma é totalmente pensada em negação do uso de espaço aéreo pelo adversário.... seja através de sensores, seja através de furtividade, etc.
Pelo que sei não foi bem assim a coisa, a tarefa básica no F-35 não seria a negação do espaço aéreo e sim ataque, a negação do espaço aéreo ficaria a cargo dos F-22 e dos SH. O F-35 substituiria o A-6, o A-10 o F-16 e o AF-18 (os modelos mais antigos), basicamente usados pelos EUA nas funções de ataque (inclusive o F-16 é basicamente usado assim por lá, como caminhão de bombas), mas combate aéreo ficaria com o F-22 (que substituiria o F-15) na USAF e com o SH na US Navy.

Com o fracasso do programa do F-22 (com a quantidade produzida cortada para menos de 1/3 do pretendido) começou-se a falar que o F-35 poderia complementá-lo (e aos F-15 que permanecerão em operação) exercendo também a função de superioridade aérea, mas isso foi uma racionalização muito posterior, que veio tarde demais para influenciar o projeto de qualquer forma mais significativa. Por isso o desempenho dinâmico dele é de fato inferior ao de qualquer caça atual de 3 ou 4 geração, do F-15 e o Su-27 ao Rafale, Typhoon e Gripen. E a comparação nem de longe é apenas com o Gripen-NG, que é só uma das plataformas modernas e na verdade provavelmente a mais limitada dentre elas. A questão são as limitações do F-35 em si.
Será que realmente eles estão gastando essa baba toda para ter uma aeronave 'semelhante' a aeronave de 4 geração? Seria muita ingenuidade achar que todo esse desenvolvimento é para dar um passo de formiga entre gerações e que um F-16 'vitaminado' resolveria o problema.
O que eles queriam com o F-35 era a capacidade de penetrar espaço aéreo inimigo e despejar bombas impunemente, hoje a maior prioridade militar de qualquer país ocidental. E como eles percebiam que a evolução das defesas AAe poderia acabar por banir seus aviões "visíveis ao radar" do espaço aéreo de potenciais inimigos (veja a "coragem" de americanos e israelenses em atacar pelo ar o Irã ou a Síria, que possuem sistemas AAe modernos), a furtividade do F-35 assumiu a mais alta prioridade. Mas eles estariam escoltados pelos F-22 para fazer frente à aviação inimiga, por isso seu desempenho... :? .
Teremos um avião bom de 4 geração operacional full em 2024, sem dúvida superior ao F-5, talvez próximo ao que o F-16B60 faz 'hoje' em 2014
Aqui sem reparo, concordo em gênero, número e grau. A única vantagem que percebo entre o Gripen-NG e um eventual F-16 Br é a possibilidade de se fazer um pouco mais do avião aqui mesmo no Brasil, o que com os americanos sempre seria um pouco mais complicado. Fora isso não percebo diferença alguma que seja significativa.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73495 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 26, 2014 8:14 pm

LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:A coisa está em outro patamar porque a plataforma é totalmente pensada em negação do uso de espaço aéreo pelo adversário.... seja através de sensores, seja através de furtividade, etc.
Pelo que sei não foi bem assim a coisa, a tarefa básica no F-35 não seria a negação do espaço aéreo e sim ataque, a negação do espaço aéreo ficaria a cargo dos F-22 e dos SH. O F-35 substituiria o A-6, o A-10 o F-16 e o AF-18 (os modelos mais antigos), basicamente usados pelos EUA nas funções de ataque (inclusive o F-16 é basicamente usado assim por lá, como caminhão de bombas), mas combate aéreo ficaria com o F-22 (que substituiria o F-15) na USAF e com o SH na US Navy.

Com o fracasso do programa do F-22 (com a quantidade produzida cortada para menos de 1/3 do pretendido) começou-se a falar que o F-35 poderia complementá-lo (e aos F-15 que permanecerão em operação) exercendo também a função de superioridade aérea, mas isso foi uma racionalização muito posterior, que veio tarde demais para influenciar o projeto de qualquer forma mais significativa. Por isso o desempenho dinâmico dele é de fato inferior ao de qualquer caça atual de 3 ou 4 geração, do F-15 e o Su-27 ao Rafale, Typhoon e Gripen. E a comparação nem de longe é apenas com o Gripen-NG, que é só uma das plataformas modernas e na verdade provavelmente a mais limitada dentre elas. A questão são as limitações do F-35 em si.
Será que realmente eles estão gastando essa baba toda para ter uma aeronave 'semelhante' a aeronave de 4 geração? Seria muita ingenuidade achar que todo esse desenvolvimento é para dar um passo de formiga entre gerações e que um F-16 'vitaminado' resolveria o problema.
O que eles queriam com o F-35 era a capacidade de penetrar espaço aéreo inimigo e despejar bombas impunemente, hoje a maior prioridade militar de qualquer país ocidental. E como eles percebiam que a evolução das defesas AAe poderia acabar por banir seus aviões "visíveis ao radar" do espaço aéreo de potenciais inimigos (veja a "coragem" de americanos e israelenses em atacar pelo ar o Irã ou a Síria, que possuem sistemas AAe modernos), a furtividade do F-35 assumiu a mais alta prioridade. Mas eles estariam escoltados pelos F-22 para fazer frente à aviação inimiga, por isso seu desempenho... :? .
Teremos um avião bom de 4 geração operacional full em 2024, sem dúvida superior ao F-5, talvez próximo ao que o F-16B60 faz 'hoje' em 2014
Aqui sem reparo, concordo em gênero, número e grau. A única vantagem que percebo entre o Gripen-NG e um eventual F-16 Br é a possibilidade de se fazer um pouco mais do avião aqui mesmo no Brasil, o que com os americanos sempre seria um pouco mais complicado. Fora isso não percebo diferença alguma que seja significativa.

Leandro G. Card
Editei o meu post para me adequar a sua edição :lol:

Hoje o F-35 é parte integral do conceito de negação aérea Americana.

Muitos dos seus bugs vem inclusive da 'mudança' (tem gente que diz 'evolução') das suas funções o que é natural quando você está introduzindo vários conceitos que não existiam (incluindo aí a transformação da "superioridade aérea" em "negação de espaço aéreo" que cobre a eliminação de elementos 'terrestres' e de commando e controle).

É bom lembrar que em diversos perfis de superiridade aérea o F-35 irá voar "limpo" (com armas internamente) e essas aeronaves voarão 'carregadas', o que somado a ínumeros outros fatores cobra o seu preço em manobrabilidade.

É claro que o F-35 não foi feito para fazer dog fight com o F-15 ou o Su-30 com TVC porque essas aeronaves estão em outro patamar a grande altitude.

Sim... ele foi feito para achar o seu adversário (ou plataformas essenciais tipo AWACS), atirar e 'sumir'... ou pelo menos evitar detecção até o ultimo momento limitando a reação adversária, e sem dúvida essa é uma tarefa complicada, mas tanto os sensors quanto a 'pele' do F-35 dão uma vantage grande para essa aeronave.

No resto concordo com você. ;)
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73496 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Dez 26, 2014 9:01 pm

Carlos Lima escreveu:São milhões e milhões de linhas de código de Software que não estão ali a toa, com o o objetivo de ser superior a tudo o que voa atualmente e com capacidade de sobra para evoluir ainda mais.
8 milhões, segundo a última informação que li, o que não é necessariamente uma coisa boa...
Carlos Lima escreveu:Sim, o F-35 tem/teve os seus ínumeros problemas, mas isso acontece ainda mais quando vemos o grau de complexidade de cenários que os Americanos (e outros parceiros) querem resolver com essa aeronave.
Esse grau de complexidade é justamente um dos problemas... Prometeram um avião que faria o trabalho de todos os outros, e que custaria o mesmo que um Big Mac, ai descobriram que a física não deixa e estão com um pato de US$100.000.000,00
Carlos Lima escreveu:Muitos dos seus bugs vem inclusive da 'mudança' (tem gente que diz 'evolução') das suas funções o que é natural quando você está introduzindo vários conceitos que não existiam (incluindo aí a transformação da "superioridade aérea" em "negação de espaço aéreo" que cobre a eliminação de elementos 'terrestres' e de commando e controle).
Os bugs não vem dessa mudança...

Alias, mudou quase tudo, inclusive o capital humano, do programador ao diretor, e a coisa toda foi gerenciada ao estilo "sou deus, que se faça a luz! se uma lei da física não deixa revoga essa lei, tenho contatos no congresso!" até descobrirem que não é assim que as coisas funcionam, é um projeto que começou errado desde o início, na tomada das especificações e prosseguiu com decisões erradas, o resultado é esse monte de bugs.

A propósito, pelo ritmo atual, não teria tanta confiança que o F-35 vai cumprir os cronogramas...
Carlos Lima escreveu:Teremos um avião bom de 4 geração operacional full em 2024, sem dúvida superior ao F-5, talvez próximo ao que o F-16B60 faz 'hoje' em 2014, mas que vai precisar de muita vitamina e alcance para chegar no mesmo patamar de um F-35.
Diria que teremos um avião algo melhor que um F-16B60 e pela metade do preço do F-35, sem dúvidas vai faltar uma capacidade importante: a furtividade, mas, sendo essa capacidade tão importante os responsáveis pela força aérea deveriam se preocupar a consegui-la de alguma forma, seja por drones, ou por projetos de 5ª geração de outros países.

Alias, até 2024, 2030 ou seja lá até quando os F-35 estariam operacionais por aqui se tivessem sido comprados, quem disse que tudo que eles teriam que enfrentar são F-16B60? Há outros projetos de aeronaves furtivas e alguns deles presam o desempenho que falta nos F-35, se um F-16B60 de alguma forma detectar o F-35 e já estamos discutindo se nesse caso o F-35 realmente estaria em vantagem, o que aconteceria com o F-35 se ele encontrar outro caça furtivo, mas com desempenho digno? Se entre os aviões da 4++G o Gripen E é o menos capaz, da 5G o F-35 é o menos capaz e não parece ser barato.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73497 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 26, 2014 9:15 pm

Carlos Lima escreveu:Editei o meu post para me adequar a sua edição :lol:

Hoje o F-35 é parte integral do conceito de negação aérea Americana.

Muitos dos seus bugs vem inclusive da 'mudança' (tem gente que diz 'evolução') das suas funções o que é natural quando você está introduzindo vários conceitos que não existiam (incluindo aí a transformação da "superioridade aérea" em "negação de espaço aéreo" que cobre a eliminação de elementos 'terrestres' e de commando e controle).
A eliminação de elementos de controle e comando no solo implica em missões de ataque, onde o F-35 estará de fato no seu elemento. Mas superioridade aérea implica em combate contra outros aviões, onde ele não estará. E aí é que mora o problema para quem quiser contar com ele como seu único vetor de combate moderno.

Como eu já disse, dar a ele uma capacidade pelo menos razoável de combate aéreo foi um "afterthought" após os americanos descobrirem que teriam menos de 1/3 dos F-22 que imaginavam. Agora estão tentando resolver "no software" as limitações físicas do aparelho. Mas as chances de sucesso não são lá estas coisas, já que "hardware" exige uma base tecnológica/industrial que dificilmente alguém conseguirá igualar à dos EUA (talvez no futuro a China). Mas software é outra história, basta um bando de camaradas espertos e isso não é nem de longe exclusividade americana, muito pelo contrário... :wink: .

É bom lembrar que em diversos perfis de superiridade aérea o F-35 irá voar "limpo" (com armas internamente) e essas aeronaves voarão 'carregadas', o que somado a ínumeros outros fatores cobra o seu preço em manobrabilidade.
Os outros caças foram projetados para voar apenas com mísseis em missões de combate aéreo, e nesta configuração "leve" ainda terão desempenho superior em velocidade, autonomia, manobralidade e persistência em combate ao do F-35 com mísseis apenas em suas baias internas e combustível interno. E com cargas penduradas ele perde sua única vantagem que é a característica stealth.

É claro que o F-35 não foi feito para fazer dog fight com o F-15 ou o Su-30 com TVC porque essas aeronaves estão em outro patamar a grande altitude.
Ou com os Eurocanards. Ele está abaixo de todos estes no dogfight, e também do F-16 e do Mig-29 isso para nem mencionar os últimos caças chineses. No combate BVR ele perde da maioria deles (com exceção dos "menorzinhos" como o Gripen-NG) em velocidade, autonomia (importantes para se posicionar melhor com relação ao inimigo) e persistência (só carrega 4 mísseis nas baias internas). Só tem vantagem na capacidade stealth, mas estamos justamente discutindo o que aconteceria se ele a perdesse.

Sim... ele foi feito para achar o seu adversário (ou plataformas essenciais tipo AWACS), atirar e 'sumir'... ou pelo menos evitar detecção até o ultimo momento limitando a reação adversária, e sem dúvida essa é uma tarefa complicada, mas tanto os sensors quanto a 'pele' do F-35 dão uma vantage grande para essa aeronave.
Não, ele jamais foi imaginado fazendo isso. Aliás, com sua velocidade máxima baixa o mais provável é que ele fosse interceptado ao tentar este tipo de missão, ao menos na volta após o ataque, quando o inimigo saberia que ele estaria por ali. Você está confundindo as atribuições do F-35 com as do F-22.

Um grande abraço,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61574
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6344 vezes
Agradeceram: 6691 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73498 Mensagem por Túlio » Sex Dez 26, 2014 9:26 pm

Sei lá, Leandro véio, se o bicho é lento e "preguiçoso" em manobras, alguma vantagem deve ter em ser brabo de detectar, não?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73499 Mensagem por mmatuso » Sex Dez 26, 2014 9:47 pm

Eu acredito no mesmo, não é possível que um programa de quase 1 trilhão de doláres seja apenas para design furtivo e baias internas de míssil.

Sobre linhas de código, quantidade definitivamente não define se um projeto é bom ou ruim, mas define a complexidade.

É a diferença entre o livro o Hobbit e o Senhor dos anéis, nunca ninguém escreveria algo do nível do segundo em poucas páginas do primeiro. 8-]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61574
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6344 vezes
Agradeceram: 6691 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73500 Mensagem por Túlio » Sex Dez 26, 2014 9:53 pm

Estou com o nosso amigo INRI CRISTO... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder