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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 7:44 pm
por Anderson TR
Santiago escreveu:
The Israeli defence ministry and IAI have refused to comment on the report, but Saab-led Gripen International confirms that "Israel was one of several options" assessed for the radar element of its bid for the Indian requirement. The Swedish manufacturer has already confirmed its intention to allow India to conduct a flight evaluation of its Gripen Demo airframe equipped with a Vixen 1000E/ES05 Raven active electronically scanned array radar from Finmeccanica company Selex Galileo, and has approvals in place to export the system to India, and other potential Gripen buyers Brazil and Switzerland.
Washington's pressure is not the first example of it forcing the Israeli defence industry to back away from major contracts. IAI several years ago had to cancel a deal to supply China with Phalcon-type airborne early warning systems.

Additional reporting by Craig Hoyle

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... n-bid.html

Tô falando!!!A desculpa é que Israel irá repassar ToTs para a India, não compreendo esse discurso de menino do buchão dono da bola.....Que desculpa esfarrapada!!!Os EUA não estão propondo as ToT(s) também para os Indianos ou não???....Os caras estão jogando sujo, tentando tirar a SAAB da jogada!!!...Israel é o exemplo, uma coleirinha de ouro com pedras de Diamante :twisted:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 7:52 pm
por Bender
GDA_Fear escreveu:
Se a parceria com a França for igual a dos EUA com Israel, então já sabemos o que esperar no futuro:Embargo,cala boca,vétos, ligações para o nosso ministério da Defesa dizendo: isso não pode!!! Nabos em série ou passaralhos,como queiram.
E ainda corremos o risco de entregar nossa defesa para somente um país :roll:
Os EUA enfiam 5 bilhões de dólares de cala boca por ano na defesa em Israel.E tá tudo bem,é o jogo.

Os franceses vão enfiar o que por ano aqui?E onde? :shock:

Sds.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 8:15 pm
por Penguin
Anderson TR escreveu:
Santiago escreveu:

Tô falando!!!A desculpa é que Israel irá repassar ToTs para a India, não compreendo esse discurso de menino do buchão dono da bola.....Que desculpa esfarrapada!!!Os EUA não estão propondo as ToT(s) também para os Indianos ou não???....Os caras estão jogando sujo, tentando tirar a SAAB da jogada!!!...Israel é o exemplo, uma coleirinha de ouro com pedras de Diamante :twisted:
Os caras estariam jogando tão sujo quanto os franceses da Thales, não?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 8:15 pm
por PRick
GDA_Fear escreveu:
Se a parceria com a França for igual a dos EUA com Israel, então já sabemos o que esperar no futuro:Embargo,cala boca,vétos, ligações para o nosso ministério da Defesa dizendo: isso não pode!!! Nabos em série ou passaralhos,como queiram.
E ainda corremos o risco de entregar nossa defesa para somente um país :roll:
Ela sempre esteve entregue aos EUA, desde a Segunda Guerra, antes não tinha problema, agora tem? 8-] 8-]

Na verdade, boa parte do que estamos comprando, estamos pagando mais, exatamente, para diminuir a dependência. A grande vantagem é que a França tem um histórico muito menor de ingerência externa, além de existir um certa interdependência entre o Brasil e a França, já entre Brasil e os EUa existe um subordinação.

De forma clara, estaremos dependentes de qualquer, jeito, com os Suecos vamos gastar mais no final, correndo maior risco, e vamos ficar dependentes deles e dos EUA. No outro caso será somente a França.

Estamos pagando mais caro agora, porque estamos comprando algo dentro de um contexto, qual seja, de repasse de tecnologia, treinamento de mão de obra e parcerias. Além das construções locais.

[]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 8:19 pm
por PRick
Santiago escreveu:
Anderson TR escreveu:


Tô falando!!!A desculpa é que Israel irá repassar ToTs para a India, não compreendo esse discurso de menino do buchão dono da bola.....Que desculpa esfarrapada!!!Os EUA não estão propondo as ToT(s) também para os Indianos ou não???....Os caras estão jogando sujo, tentando tirar a SAAB da jogada!!!...Israel é o exemplo, uma coleirinha de ouro com pedras de Diamante :twisted:
Os caras estariam jogando tão sujo quanto os franceses da Thales, não?
Ninguém está jogando sujo, isso é o mundo real, NÃO EXISTE LIVRE CONCORRÊNCIA OU LIVRE NEGÓCIO NO MERCADO DE ARMAMENTO. Aqui as leis de mercado não valem, porque estamos falando de poder, tecnologia, só pode repassar tecnologia quem desenvolve ela de forma independente, o resto é viver do favor alheio, os suecos não podem querer fazer concorrência contra seus fornecedores, sem permissão deles, essa é a realidade, o resto é papo furado. Se queremos tecnologia temos 03 fontes USA, FRANÇA ou RUSSIA, o resto não detém o pacote completo, PUNTO!

[]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 9:14 pm
por GDA_Fear
Bender escreveu:
GDA_Fear escreveu: E ainda corremos o risco de entregar nossa defesa para somente um país :roll:
Os EUA enfiam 5 bilhões de dólares de cala boca por ano na defesa em Israel.E tá tudo bem,é o jogo.

Os franceses vão enfiar o que por ano aqui?E onde? :shock:

Sds.
Ué esqueceu dos subs e dos helos ?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 9:16 pm
por GDA_Fear
PRick escreveu:
Santiago escreveu: Os caras estariam jogando tão sujo quanto os franceses da Thales, não?
Ninguém está jogando sujo, isso é o mundo real, NÃO EXISTE LIVRE CONCORRÊNCIA OU LIVRE NEGÓCIO NO MERCADO DE ARMAMENTO. Aqui as leis de mercado não valem, porque estamos falando de poder, tecnologia, só pode repassar tecnologia quem desenvolve ela de forma independente, o resto é viver do favor alheio, os suecos não podem querer fazer concorrência contra seus fornecedores, sem permissão deles, essa é a realidade, o resto é papo furado. Se queremos tecnologia temos 03 fontes USA, FRANÇA ou RUSSIA, o resto não detém o pacote completo, PUNTO!

[]´s
Nisso eu concordo com o PRick, esse tipo de concorrência é de quem pode mais não existe lei.
Se queremos tecnologia temos que ir direto na fonte.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 9:20 pm
por GDA_Fear
PRick escreveu:
GDA_Fear escreveu: E ainda corremos o risco de entregar nossa defesa para somente um país :roll:
Ela sempre esteve entregue aos EUA, desde a Segunda Guerra, antes não tinha problema, agora tem? 8-] 8-]

Na verdade, boa parte do que estamos comprando, estamos pagando mais, exatamente, para diminuir a dependência. A grande vantagem é que a França tem um histórico muito menor de ingerência externa, além de existir um certa interdependência entre o Brasil e a França, já entre Brasil e os EUa existe um subordinação.

De forma clara, estaremos dependentes de qualquer, jeito, com os Suecos vamos gastar mais no final, correndo maior risco, e vamos ficar dependentes deles e dos EUA. No outro caso será somente a França.

Estamos pagando mais caro agora, porque estamos comprando algo dentro de um contexto, qual seja, de repasse de tecnologia, treinamento de mão de obra e parcerias. Além das construções locais.

[]´s
PRick, se a Defesa sempre esteve na mão de um só isso não me agrada, penso que nossa defesa tem quer ser dinâmica com mais de um fornecedor, essa idéia de entregar a defesa apenas para um país não me agrada seja o país que for, pelo menos até que nossa industria de defesa cresça o suficiente para não precisarmos mais de produtos de fora.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 9:39 pm
por HIGGINS
PRick escreveu:
Ninguém está jogando sujo, isso é o mundo real, NÃO EXISTE LIVRE CONCORRÊNCIA OU LIVRE NEGÓCIO NO MERCADO DE ARMAMENTO. Aqui as leis de mercado não valem, porque estamos falando de poder, tecnologia, só pode repassar tecnologia quem desenvolve ela de forma independente, o resto é viver do favor alheio, os suecos não podem querer fazer concorrência contra seus fornecedores, sem permissão deles, essa é a realidade, o resto é papo furado. Se queremos tecnologia temos 03 fontes USA, FRANÇA ou RUSSIA, o resto não detém o pacote completo, PUNTO!

[]´s
Prick,
você fez a intervenção mais lúcida do tópico.
Lembro também que os chineses buscam, sofregamente, também deterem ciclo completo de desenvolvimento, célula, motores, sensores e instrumentos.
O motivo é evidente.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 9:46 pm
por Carlos Lima
PRick escreveu: Ninguém está jogando sujo, isso é o mundo real, NÃO EXISTE LIVRE CONCORRÊNCIA OU LIVRE NEGÓCIO NO MERCADO DE ARMAMENTO. Aqui as leis de mercado não valem, porque estamos falando de poder, tecnologia, só pode repassar tecnologia quem desenvolve ela de forma independente, o resto é viver do favor alheio, os suecos não podem querer fazer concorrência contra seus fornecedores, sem permissão deles, essa é a realidade, o resto é papo furado. Se queremos tecnologia temos 03 fontes USA, FRANÇA ou RUSSIA, o resto não detém o pacote completo, PUNTO!

[]´s
'E PRick, realmente eu tambem acho que voce tem razao. Mesmo que essa noticia seja tao fake quanto aquela historia do Rafale ter sido eliminado da concorrencia, no fim das contas realmente somente esses 3 paises possuem o conhecimento completo...

Outros paises possuem peda'cos aqui, pedacos ali (mesmo que possuam muito conhecimento possuem carencia de recursos ou nao compensa economicamente da'i comprar "pratileira").

Exagerando e' o mesmo que comprarmos os Su-30 Made in India, ... se a Russia disser nao... ferrou.

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 9:58 pm
por Penguin
cb_lima escreveu:
PRick escreveu: Ninguém está jogando sujo, isso é o mundo real, NÃO EXISTE LIVRE CONCORRÊNCIA OU LIVRE NEGÓCIO NO MERCADO DE ARMAMENTO. Aqui as leis de mercado não valem, porque estamos falando de poder, tecnologia, só pode repassar tecnologia quem desenvolve ela de forma independente, o resto é viver do favor alheio, os suecos não podem querer fazer concorrência contra seus fornecedores, sem permissão deles, essa é a realidade, o resto é papo furado. Se queremos tecnologia temos 03 fontes USA, FRANÇA ou RUSSIA, o resto não detém o pacote completo, PUNTO!

[]´s
'E PRick, realmente eu tambem acho que voce tem razao. Mesmo que essa noticia seja tao fake quanto aquela historia do Rafale ter sido eliminado da concorrencia, no fim das contas realmente somente esses 3 paises possuem o conhecimento completo...

Outros paises possuem peda'cos aqui, pedacos ali (mesmo que possuam muito conhecimento possuem carencia de recursos ou nao compensa economicamente da'i comprar "pratileira").

Exagerando e' o mesmo que comprarmos os Su-30 Made in India, ... se a Russia disser nao... ferrou.

[]s
CB_Lima
Tb concordo com o dito por Prick.

Porém...se os suecos têm permissão de seus fornecedores para venda, com ocorreu na concorrência da África do Sul e outros (Tailândia, Rep. Tcheca e Hungria), não há problemas.

Agora, com relação às tecnologias cujas propriedades pertencem a Saab e a outras empresas suecas, eles são livres para fazerem o que quiserem.

[]s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Jul 06, 2009 11:29 pm
por Mapinguari
Maximos669 escreveu:Em minha concepção acredito, que o melhor caça para o Brasil no âmbito de Transferência de tecnologia seria o Gripen NG.
Não há duvidas que a melhor maneira de aprender é fazendo praticamente, não só sendo repassada teoria, mas sim participando ativamente da concepção do Caça.
E é evidente que somente o Gripen NG oferece tal valor de aprendizado para a industria nacional, temos industrias capacitadas para absorver e participar ativamente do projeto e desenvolvimento do caça Gripen NG.
E também como atrativo vejo seus riscos, bloqueios de terceiros a tecnologia sensível que o Gripen NG tem, será uma Barreira que obrigaria o consorcio Saab-Brasil e os sábios de ambos os lados a arrumar alguma solução.
Como exemplo o tópico das turbinas levantado a pouco aqui no fórum, com a barreira Americana a Saab terá de arrumar soluções com a ajuda de seus parceiros para tais empecilhos o que em uma visão mais ampla seria a participação da industria Brasileira em partes de tecnologia sensível que os demais caças prontos não teria como nos oferecer.
Vejo como o maior Desafio conseqüentemente o maior lucro em relação tecnológica.

Deodoro Ribas.
Bem-vindo ao DB, Deodoro!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Jul 07, 2009 4:00 am
por Sterrius
Tirada do MP.Net do topico oficial do gripen
Saab Ready to Make Gripen Jet in Brazil, Marketing Chief Says
Share | Email | Print | A A A

By Sabine Pirone

July 7 (Bloomberg) -- Saab AB, the Swedish maker of the Gripen jet fighter, is ready to make Brazil the manufacturing center for the aircraft to increase its chances of winning a $1.8 billion order and safeguard the model’s future.

Saab is prepared to shift as much as 50 percent of future Gripen production to the South American country, where the main competition to provide 36 warplanes is from Boeing Co.’s F/A- 18, Bob Kemp, marketing chief for the $50 million plane, said in an interview. Final assembly work has already been offered to Empresa Brasileira de Aeronautica SA, or Embraer, he said.

Saab is betting on the Brazilian order to rescue the flagship Gripen as the production backlog shrinks. Winning the contract, which may be awarded as early as next month, is crucial to establishing the model as the warplane of choice in markets not already dominated by Boeing and Lockheed Martin Corp., which is grabbing market share with its F-35. (So far the F-35 has not grabbed any market share since it has no export orders other than a handful of test a/c and will initally only replacing jets on a existing LM market share anyway / sig)

Maybe in the future Brazil will become the leading exporter of the next-generation Gripen,” Kemp said yesterday by telephone from Linkoeping, Sweden, where Saab is based. “This fits perfectly with their strategic ambitions. We are looking at six or seven major defense companies that have the potential of offering equipment for our aircraft.”

Brazil’s defense ministry said that final bids for the contract were submitted last month from Boeing, Saab and France’s Dassault Aviation SA, which is pitching the Rafale. The air force will make a recommendation to Defense Minister Nelson Jobim in early August, with the final decision in the hands of President Luiz Inacio Lula da Silva.

Less Costly

Saab may be able to fend off Boeing because it’s able to transfer more technology to Brazil than the Chicago-based company, Kemp said, adding that the Gripen costs about 20 percent less than the more-sophisticated F/A-18 (oh really.. /sig) and is better matched to Brazil’s need for a low-maintenance fighter able to operate in small numbers from widely dispersed airfields. Spare parts and maintenance may also cost one-third less, he said.

While Brazil’s initial requirement is to replace a batch of aging Mirage jets made by Paris-based Dassault, the country may need as many as 120 planes, Kemp said, each with a life of as many as 40 years.

“In terms of value for money the Gripen is a superb aircraft, but Saab is at a terrible disadvantage in not having a strong home market,” said Richard Aboulafia, vice president at Teal Group, a Fairfax, Virginia-based consultancy. (and the Super Hornet has one.. ? Gripen has currently funded developments to 2025 and will be in SwAF service until 2040 /sig)

While the model has so far won 250 orders, 204 of them are from Sweden, where some planes have been leased out as the government reins in defense spending. (235 ordered by Sweden, 221 to the SwAF, 14 leased to CzAF, 14 built and sold to HuAF, 26 built and sold to SAAF, 6 built and sold to RTAF, plus 6 on option. = 281 Saab built jets at with 60(+6) of them on export. Compared to 24 exported Super Hornets on a ~350 build run. / sig)

Key Contracts

The future of the 1,320 mile-per-hour plane will be determined by purchases in Brazil, India and Switzerland within the next 18 months, Aboulafia said. Saab may need to provide more inducements because it can’t match the offset work that Boeing can offer in fields such as civil aerospace, he said. (perhaps if all your ambition is to manufacture metal and composite parts according to a Boeing blueprint... /sig)

Brazil would be granted a full 50-50 partnership on development, production and marketing of the Gripen for export, the executive said, including the manufacture of high-value communications, display and avionics systems.

Saab has so far won only two export contracts for the Gripen, with South Africa buying 26 planes and Thailand taking six. (plus Hungary and support for the Czech R. /sig) Deliveries will run out in 2012 and output is down to 10 to 12 aircraft a year from about 15 previously, with suppliers including Volvo Aero, maker of the Gripen’s RM12 engine, already winding down production. (to export customers 2012 yes but to the SwAF during 2014.. it's also no surprise that Volvo is winding down since Saab is moving to the GE 414G engine on future exports /sig)

Local Opportunities

Saab’s plan to develop an enhanced “next generation” Gripen means it can offer Brazil collaboration from the design stage on, unlike Boeing and Dassault, Kemp said. The size and status of the Brazilian aerospace industry makes a partnership feasible, he added. Embraer is the world’s fourth-biggest planemaker after Boeing, Airbus SAS and Bombardier Inc.

“I think there’s no question in the minds of Brazilians that Boeing’s product is the best and competitively priced,” Mike Coggins, senior manager for business development at Boeing’s defense unit, said by telephone from St. Louis.

It makes no financial sense to co-produce locally the 36 planes Brazil is seeking, although a larger order in the future may provide the necessary scale, he said. As part of its offsetting technology transfer package, Boeing will allow Brazilian companies to help develop future upgrades, he added.

Argentina, Ecuador and Mexico represent possible export opportunities within Brazil’s immediate sphere of influence, Saab’s Kemp said, with aircraft replacement orders anticipated within the next five years.

The Gripen upgrade plan may work against Saab because Sweden hasn’t ordered the plane and that will make the model “tough to sell,” according to Teal’s Aboulafia. (Sweden has commited to a early buy of the NG if a export customer selects the model.. /sig)

Norway, Denmark

Saab’s pitch to Brazil comes as the company focuses its marketing on “non-aligned” countries that aren’t already major customers for U.S. warplanes as the company seeks to sell at least 200 more Gripens abroad, Kemp said.

Norway dealt Saab a blow in November with a contract for 48 Lockheed Martin F-35s and the Netherlands selected the U.S. plane as the best candidate to replace 85 older aircraft a month later. Denmark may make the same choice this year. All three countries are partners on the F-35 program.

Among countries with no participation in the F-35, India is key, Kemp said, with a requirement for at least 126 fighter aircraft and perhaps as many as 300. Saab has proposed a deal in which it would build the first 18 planes and Bangalore-based Hindustan Aeronautics Ltd. would manufacture the rest.

“Our relationship with India is good,” Kemp said. “We want to transfer technology and allow the Indians to get on with it. Basically we would become a subcontractor to HAL.”

Comentarios: "Brazil would be granted a full 50-50 partnership on development, production and marketing of the Gripen for export, the executive said, including the manufacture of high-value communications, display and avionics systems. "

Este trecho acima tecnicamente não transformaria o Brasil em socio igual foi o AMX com a italia? (Obviamente supondo que isso ta no papel, pq de papo todos prometem o mundo :P)

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Jul 07, 2009 4:23 am
por PRick
Sterrius escreveu:Tirada do MP.Net do topico oficial do gripen
Saab Ready to Make Gripen Jet in Brazil, Marketing Chief Says
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By Sabine Pirone

July 7 (Bloomberg) -- Saab AB, the Swedish maker of the Gripen jet fighter, is ready to make Brazil the manufacturing center for the aircraft to increase its chances of winning a $1.8 billion order and safeguard the model’s future.

Norway, Denmark

.......

Comentarios: "Brazil would be granted a full 50-50 partnership on development, production and marketing of the Gripen for export, the executive said, including the manufacture of high-value communications, display and avionics systems. "

Este trecho acima tecnicamente não transformaria o Brasil em socio igual foi o AMX com a italia? (Obviamente supondo que isso ta no papel, pq de papo todos prometem o mundo :P)
Sem dúvida, tão real quanto as perspectvias fantasiosas de vendas externa, incluindo a Argentina.

O fato é não existe mercado para o Gripen NG na Suecia, isso não passa de desespero, tentando dourar uma pílula, um filme que já vimos antes, construir 50%+50%, oras, o Gripen não é 100% sueco, nunca foi, portanto, isso é outra fantasia. Vão fazer o caça mais "barato" custar o mais caro, a produção local é para nosso consumo, falar em exportação não é algo sério.

[]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Jul 07, 2009 4:23 am
por PRick
duplicada