TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72991 Mensagem por mmatuso » Sáb Nov 22, 2014 1:51 pm

Se continuar assim até a entrega dos caças teremos chegado a 10 geração.

uhu Chupa EUA! Aprenda como se faz!




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prp
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72992 Mensagem por prp » Sáb Nov 22, 2014 3:39 pm

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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72993 Mensagem por kirk » Sáb Nov 22, 2014 4:30 pm

Lirolfuti escreveu:O mais estarrecedor e o notimp da FaB replicar um absurdo desses.
mmatuso escreveu:Se continuar assim até a entrega dos caças teremos chegado a 10 geração.

uhu Chupa EUA! Aprenda como se faz!
Carlos Lima escreveu:Eu me pergunto... Para que a necessidade desse tipo de materia?

Ponto para a desinformacao. :(

O Notimp poderia ser um pouco mais cuidadoso. :|

[]s
CB
Energys escreveu:Esse tipo de bobagem dita/escrita aos "8" ventos não ajuda em nada. São ótimos para enganar os incautos, dar munição de festim para os desonestos e manter o choro eterno das viúvas alheias. :?

Att.
Marino escreveu:Publicado no NOTIMP da FAB.
Srs.

Me permitam, respeitosamente, discordar de vosso posicionamento ! :wink:

A jornalista em questão, por certo, fez uma rápida pesquisa para delinear sobre a questão da "6ª Geração" do Gripen, no qual frisou que o FAB o "localiza" entre 4ª e 5ª G.

Ora, a jornalista não publicou essa "ideia" como sua, recorreu a um nome renomado dentro da imprensa especializada em defesa e certamente citou uma matéria do Bill Sweetman para o "The Daily Beast" e "Aviation Week & Space Technology."
http://www.thedailybeast.com/articles/2 ... erica.html

EM QUE SENTIDO BILL SWEETMAN CLASSIFICOU O GRIPEN-E/F COMO 6ª GERAÇÃO?

Basicamente abordando dois aspectos:

1)- Consciência Situacional baseada em sensores.
2)- Quebra da Curva de custos recorrendo a publicação "Lei de Augustini"

- 1) Consciência Situacional e Sensores :

"" Temos poucas certezas sobre a natureza dos conflitos futuros, exceto que ele será comandado por, e girará em torno de, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) . Para o piloto, marinheiro ou soldado, isto significa que ter melhor noção da zona de conflito é fundamental.

Grande parte da tecnologia do ano de 1995 , muito menos de 1985 , possui um olhar de antiguidade do ponto de vista de hoje. (Meu computador de 1985 ostentava 310 KB de armazenamento e velocidade de 300 bits por segundo). Software já não é o que faz as máquinas funcionarem; um iPhone é um hardware valorizado por causa dos aplicativos que ele suporta. Esta tecnologia é caracterizada por ciclos de desenvolvimento e implantação medido em meses.

Os suecos têm investido em sensores no estado da arte, incluindo o que pode ser o primeiro sistema de guerra eletrônica em serviço usando a tecnologia de nitreto de gálio. É significativo que boa parte do espaço está dedicado ao sistema usado para selecionar aeronaves amigas ou hostis; um bom sistema IFF (“identificação amigo ou inimigo”) é o mais importante em uma situação confusa , onde civil, simpático, neutro, questionável e os atores hostis estão compartilhando o mesmo espaço aéreo.""


- 2) Quebra da Curva de custos recorrendo a publicação "Lei de Augustini"

"Demografia e economia estão espremendo o tamanho das forças armadas – são poucas as nações do mundo com mais de 100 aviões de combate e elas estão diminuindo. Não há cheques em branco para gastos extras.

O conceito por trás da “quinta geração” de caças possui quase 30 anos de idade. Ela remonta ao ponto do final da Guerra Fria, quando a administração Reagan acelerou a corrida armamentista, acreditando (corretamente) que o motor econômico soviético jogaria a toalha primeiro.

No entanto, o que deve qualificar o JAS 39E com o título “sexta geração” é o que mais lhe convém para um ambiente pós-Guerra Fria. Não é o caça mais rápido, mais ágil ou mais furtivo do mundo. Isso não é um “bug”, é uma característica. Os requisitos foram deliberadamente limitados porque o JAS 39E se destina a custar menos para desenvolver, construir e operar do que o JAS 39C, apesar de fazer quase tudo melhor. Como um engenheiro disse ” a Real Força Aérea Sueca não podia se dar ao luxo de fazer isso da maneira tradicional”, e os outros também não podem.


Imagem

É uma meta ambiciosa, e é a primeira vez que a Suécia realizou um projeto como este no centro das atenções internacionais. Mas, se for bem sucedida, vai ensinar lições que ninguém poderá deixar de aprender."

A Lei de Augustine

"De acordo com Augustine, o custo unitário de uma aeronave desde 1910 cresceu de forma exponencial, ao posso que ao crescimento dos orçamentos de defesa cresceram linearmente. Assim, Augustine chegou a seguinte conclusão:

“No ano de 2054, todo o orçamento de defesa comprará apenas uma aeronave. Ela deverá ser repartida entre a Força Aérea e a Marinha três dias e meio por semana para cada força. Nos anos bissextos, esta aeronave estará disponível para os Fuzileiros Navais em função do dia extra no calendário”

Já se passaram quase 30 anos desde que Augustine publicou sua “Lei”, e ela continua verdadeira como nunca. No site da wikipedia o gráfico original de Augustine foi modificado (ver abaixo) para incluir novas aeronaves como o Super Hornet e o F-35, que não existiam quando o livro foi publicado."


Imagem

Assim está longe de ser "estarrecedor" a FAB publicá-lo em seu Notimp! :wink:




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72994 Mensagem por Justin Case » Sáb Nov 22, 2014 4:57 pm

Ah, captei a mensagem!

É fácil! É só mudar os critérios para a classificação das aeronaves em gerações que tudo se ajusta.
Em vez de avaliar a capacidade operacional, vamos utilizar uma relação de custo/benefício projetada em um cenário de absoluta restrição orçamentária e baixa ameaça.
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72995 Mensagem por kirk » Sáb Nov 22, 2014 5:06 pm

Justin Case escreveu:Ah, captei a mensagem!

É fácil! É só mudar os critérios para a classificação das aeronaves em gerações que tudo se ajusta.
Em vez de avaliar a capacidade operacional, vamos utilizar uma relação de custo/benefício projetada em um cenário de absoluta restrição orçamentária e baixa ameaça.
Abraços,

Justin
A Relação em questão não se limita a custo/benefício ... de nada serve estarmos de "posse" do hardware mais fuderoso no universo se não há como mantê-lo atualizado, com pilotos treinados e principalmente em quantidades compatíveis com a necessidade ...

O Império Soviético perdeu a "Guerra" na esfera econômica ... de nada adiantou seus fuderosos vetores que praticamente "pairam" no ar ...

Ademais, onde existem "critérios" de classificação de gerações ?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72996 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Nov 22, 2014 5:06 pm

Lendo as conclusões pro Gripen ser classifico como 6 geração :roll: chego a seguinte conclusão o f-35 que fará uma puta integração de dados e sensores ( quando tudo estiver homologado ) que foi pensando e concebido nos critérios dum legitimo 5 geração será uma MERDA pq o Gripen faz tudo isso custando a metade do valor :? e ainda e 6 geração mesmo os critérios ainda nebulosos sobre esta definir a belo-nave como sendo ainda mais stealh e remotamente controlado ou com A.I.
Po mais o Gripen da Fab já tem tudo isso. Como justin disse acima muda-se os critérios e se coloca o que quiser onde quiser.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72997 Mensagem por kirk » Sáb Nov 22, 2014 5:26 pm

Lirolfuti escreveu:Lendo as conclusões pro Gripen ser classifico como 6 geração :roll: chego a seguinte conclusão o f-35 que fará uma puta integração de dados e sensores ( quando tudo estiver homologado ) que foi pensando e concebido nos critérios dum legitimo 5 geração será uma MERDA pq o Gripen faz tudo isso custando a metade do valor :? e ainda e 6 geração mesmo os critérios ainda nebulosos sobre esta definir a belo-nave como sendo ainda mais stealh e remotamente controlado ou com A.I.
Po mais o Gripen da Fab já tem tudo isso. Como justin disse acima muda-se os critérios e se coloca o que quiser onde quiser.
Talvez precisemos lançar um olhar em todo o ciclo de "vida" da aeronave ... sem dúvida o F-35 terá sensores mais avançados que o Gripen, porém, seus custos "já comprometem" sua utilização por uma grande número de países nas quantidades adequadas ... e até hoje, não sabemos onde vai parar o ciclo de crescimento desses custos ...

Assim não será uma MERDA.será apenas inacessível !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72998 Mensagem por Energys » Sáb Nov 22, 2014 5:28 pm

O Gripen E/NG será um satisfatório sistema de armas de 4,5 geração em sua categoria. Qualquer coisa que for dita diferente disso se resumirá em uma palavra (em inglês, porque pode ser mais inteligível para alguns): Bullshit!

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72999 Mensagem por kirk » Sáb Nov 22, 2014 5:49 pm

Energys escreveu:O Gripen E/NG será um satisfatório sistema de armas de 4,5 geração em sua categoria. Qualquer coisa que for dita diferente disso se resumirá em uma palavra (em inglês, porque pode ser mais inteligível para alguns): Bullshit!

Att.
Excelente argumento !




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73000 Mensagem por Energys » Sáb Nov 22, 2014 6:07 pm

kirk escreveu:
Energys escreveu:O Gripen E/NG será um satisfatório sistema de armas de 4,5 geração em sua categoria. Qualquer coisa que for dita diferente disso se resumirá em uma palavra (em inglês, porque pode ser mais inteligível para alguns): Bullshit!

Att.
Excelente argumento !
Não corroboro com bobagens como chamar o Gripen E/NG de 6ª geração. Ainda tenho um cérebro que me permite discernir certas informações. Quem sabe quando eu estiver mais ancião eu mude de posição. Por enquanto, a que tenho para colaborar com o debate é esta, goste quem gostar.

Quando tiver que elogiar, farei. Quando tiver que criticar, igualmente.

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73001 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Nov 22, 2014 7:24 pm

kirk escreveu:
Energys escreveu:O Gripen E/NG será um satisfatório sistema de armas de 4,5 geração em sua categoria. Qualquer coisa que for dita diferente disso se resumirá em uma palavra (em inglês, porque pode ser mais inteligível para alguns): Bullshit!

Att.
Excelente argumento !
Isso nem precisa de argumento, chamar o Gripen E/NG de caça de 6ª geração me lembra da FAB quando ganhou os Mirage M2000B/C falando que estes eram vetores adequados e modernos pras necessidades dela.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73002 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 22, 2014 7:56 pm

Resumindo... O Notimp poderia fazer um pouco de esforco para publicar materias um pouco mais informativas...

Ninguem merece esse papo de 6 geracao...

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73003 Mensagem por Brasileiro » Sáb Nov 22, 2014 10:05 pm

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -do-gripen

Matéria da ALIDE de 2009 sobre a fábrica dos Gripens!

Vocês se lembram dos boatos, naquela época, de possível aquisição da SAAB por parte de Embraer? 8-)


abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73004 Mensagem por Energys » Sáb Nov 22, 2014 11:42 pm

Carlos Lima escreveu:Resumindo... O Notimp poderia fazer um pouco de esforco para publicar materias um pouco mais informativas...

Ninguem merece esse papo de 6 geracao...

[]s
CB
Você está atacando o mensageiro. Vimos que esse texto foi divulgado por várias mídias, como o jornal 'O Vale'.

O absurdo está longe de ser a replicação do mesmo no NOTIMP. Aliás, em um clipping como este, ou nos semelhantes do Exército e Marinha, ainda cabe ao leitor fazer seu juízo sobre os textos.

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73005 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 23, 2014 12:27 am

Eu particularmente nao acho que esse tipo de materia agrega nada a nao ser desinformacao.

Se no fim das Contas o Notimp que e de responsabilidade da FAB resolve publicar esse tipo de coisa, eu nao acho algo bom.

Se os jornais querem vender papel escrevendo esse tipo de coisas nao ha muito o que Se possa fazer alem de lamentar.

[]s
CB




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