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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 30, 2014 7:25 pm
por arcanjo
Da redação - 30/10/2014
Exclusivo: FAB deve receber oito JAS-39C/D Gripen em janeiro de 2016

Imagem

Fontes ouvidas pela reportagem de ASAS afirmaram que dois capitães, pertencentes ao 1º Grupo de Aviação de Caça e ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), seguem amanhã para a Suécia iniciando um programa de treinamento que deve se estender até dezembro de 2015. Após a aquisição dos 36 Saab JAS-39E/F, a Força Aérea Brasileira (FAB) está prestes a assinar um segundo contrato para a vinda de oito JAS-39 C/D que, sediados no 1º GDA, reforçarão interinamente a defesa aérea dos céus brasileiros.

Os exemplares usados virão diretamente da Suécia e, segundo o que foi apurado, a FAB deseja receber seis JAS-39C (monoplace) e dois JAS-39D (biplace, de treinamento). Pelo fato de haverem poucos Gripen D, a Suécia propôs o envio de apenas um exemplar biplace, entretanto este detalhe está em discussão entre as partes.

Apesar de os Northrop F-5EM estarem cumprindo missões de defesa aérea a partir da Base Aérea de Anápolis, sede do 1º GDA, a chegada deste lote permitirá aos pilotos se habituarem a nova doutrina do caça, suas capacidades e peculiaridades, mesmo sendo de uma geração anterior ao Gripen E/F. As equipes de manutenção também poderão aprender como funciona o seu processo de inspeção e reparo.

Com isso a FAB estará mais preparada e fará de forma mais ágil e facilitada a conversão do Gripen C/D para o Gripen E/F. A perspectiva é que os exemplares cheguem ao Brasil em 2016 e sejam substituídos e devolvidos a Suécia de forma gradual com a vinda dos Gripen E/F.

http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=3703

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 30, 2014 7:52 pm
por FCarvalho
Não. Contrato assinado não se rasga. Agora cabe apenas as explicações e esclarecimentos sobre os 900 milhões a mais que a FAB/MD devem ao congresso.

Feito isso, bola pra frente. Ninguém na CREDEN está afim de "bulinar" com a FAB e com o Planalto por causa de 3 dúzias de aviões. Além do mais, 900 milhões no congresso é "troco de pinga".

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 30, 2014 7:56 pm
por FCarvalho
Boss escreveu:Eu acho que a 5ªG já deveria ser negociada junto com a SAAB, aproveitando que eles ainda não têm um projeto consolidado e embarcar nessa logo.
Nada de ficar esperando para lá na frente abrir uma concorrência que vai se mover aos sabores dos lobbies e ser a mesma desgraça que foi o FX-2.
Eu penso aqui intimamente que parte desse valor a mais tem alguma coisa haver com isso.
A FAB sabe que não tem condições de bancar sozinha um projeto de 5a G, quando por aí já estarão testando a 6a G.
Os riscos e custos são bem menores quando divididos com um ou mais parceiros de riscos.

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 30, 2014 8:29 pm
por Lord Nauta
arcanjo escreveu:Da redação - 30/10/2014
Exclusivo: FAB deve receber oito JAS-39C/D Gripen em janeiro de 2016

Imagem

Fontes ouvidas pela reportagem de ASAS afirmaram que dois capitães, pertencentes ao 1º Grupo de Aviação de Caça e ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), seguem amanhã para a Suécia iniciando um programa de treinamento que deve se estender até dezembro de 2015. Após a aquisição dos 36 Saab JAS-39E/F, a Força Aérea Brasileira (FAB) está prestes a assinar um segundo contrato para a vinda de oito JAS-39 C/D que, sediados no 1º GDA, reforçarão interinamente a defesa aérea dos céus brasileiros.

Os exemplares usados virão diretamente da Suécia e, segundo o que foi apurado, a FAB deseja receber seis JAS-39C (monoplace) e dois JAS-39D (biplace, de treinamento). Pelo fato de haverem poucos Gripen D, a Suécia propôs o envio de apenas um exemplar biplace, entretanto este detalhe está em discussão entre as partes.

Apesar de os Northrop F-5EM estarem cumprindo missões de defesa aérea a partir da Base Aérea de Anápolis, sede do 1º GDA, a chegada deste lote permitirá aos pilotos se habituarem a nova doutrina do caça, suas capacidades e peculiaridades, mesmo sendo de uma geração anterior ao Gripen E/F. As equipes de manutenção também poderão aprender como funciona o seu processo de inspeção e reparo.

Com isso a FAB estará mais preparada e fará de forma mais ágil e facilitada a conversão do Gripen C/D para o Gripen E/F. A perspectiva é que os exemplares cheguem ao Brasil em 2016 e sejam substituídos e devolvidos a Suécia de forma gradual com a vinda dos Gripen E/F.

http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=3703

abs.

arcanjo


Caso estas aeronaves realmente venham sou da opinião que deveriam ficar em operação definitiva com a FAB. Sou também a favor de que deveria ser um nº maior de exemplares. No futuro poderiam ser modernizados na EMBRAER. Temos o exemplo bem sucedido da FACH com o mix F16 novos + semi novos.


Sds


Lord Nauta

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 30, 2014 10:47 pm
por malmeida
Lord Nauta escreveu:
arcanjo escreveu:Da redação - 30/10/2014
Exclusivo: FAB deve receber oito JAS-39C/D Gripen em janeiro de 2016
(...)
http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=3703
abs.
arcanjo
Caso estas aeronaves realmente venham sou da opinião que deveriam ficar em operação definitiva com a FAB. Sou também a favor de que deveria ser um nº maior de exemplares. No futuro poderiam ser modernizados na EMBRAER. Temos o exemplo bem sucedido da FACH com o mix F16 novos + semi novos.
Sds
Lord Nauta
É exatamente esse o meu pensamento. Lá os Gripen sobram, muitos estão estocados há anos com um mínimo de horas de voo nas células. Se viessem alguns desses estocados para ficar por aqui em definitivo, faríamos um favor aos suecos e a nós mesmos.


MAlmeida

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 4:56 am
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:Não. Contrato assinado não se rasga. Agora cabe apenas as explicações e esclarecimentos sobre os 900 milhões a mais que a FAB/MD devem ao congresso.

Feito isso, bola pra frente. Ninguém na CREDEN está afim de "bulinar" com a FAB e com o Planalto por causa de 3 dúzias de aviões. Além do mais, 900 milhões no congresso é "troco de pinga".

abs.
Não é bem assim... contrato se rasga por mil e um motivos...

Já diria o TP-2000.

Obviamente que ninguém na FAB é tonto de ter colocado 900Mi a mais sem uma boa explicativa (que espero que saibamos de algum modo qual é)...

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 5:13 am
por Carlos Lima
Do Junker no Defesa Brasileira...

Ate agora esse artigo nao apareceu nos nossos sites... espero que apareca...
Saab pode cooperar com os EUA

http://www.corren.se/public/img/7470373/1030105633/saabusa-790-jpg

Linkoping - A nova versao do Gripen sera equipada com um motor dos EUA, da empresa General Electric. So Agora, a FMV recebeu aprovacao do governo para proceder a cooperacao.

As versoes atuais do Gripen sao alimentados por motores desenvolvidos pela Volvo Aero. O Gripen E, ou Gripen NG na qual sua versao e conhecida internacionalmente, sera alimentado por motores General Electric F414. As versoes anteriores desse motor foram desenvolvidas para o Boeing F/A-18.

Um pre-requisito para o caca sueco ter um motor Americano, no entanto, e que os parceiros suecos nao compartilhem informacoes confidenciais.

O governo deu a Administracao de Material de Defesa sueca, FMV, essa condicao necessaria. A FMV e a Saab nao poderao reveler informacoes que possam ser usadas para desenvolver medidas contra esse Sistema de Defesa.

O governo tambem deu permissao a FMV para negociar um acordo de projeto com as autoridades dos Estados Unidos. O projeto, com custo estimado de 1,4 milhoes de coroas suecas (Kronor) por ano, trata de sistemas de propulsao, de geracao de energia e conversao de energia para desenvolvimento no campo de aviacao. O projeto sera baseado em um acordo de pesquisa que os dois paises entrariam.
A colaboracao esta prevista para durar 10 anos e espera-se ter um grande impacto no setor de aviacao.

FREDERICK Quistener
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 67946.aspx

Assinamos o acordo... tudo bem, mas que ninguém não diga depois que não sabíamos aonde estavamos entrando... só isso. ;)

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 5:30 am
por Lucas Lasota
Lamentável o caminho editorial que o Nelson During está tomando na condução do Defesanet. Durante muitos anos, foi o mais completo site de defesa do Brasil, mas agora se parece mais com um tablóide sensacionalista de terceira categoria.
Qual a razão deste secretismo?

Por acaso a sueca SAAB estava com receio de pagar o mesmo mico, que a francesa Dassault, de ser caça o preferido, do então presidente Luiz Inácio, e ficar esperando, sentada no banquinho, ver chegar o 31 de Dezembro de 2010 e não ter o contrato?

Ou o Comando da Aeronáutica estava receoso de uma vitória oposicionista, e então, fosse adotada a mesma solução do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que transferiu a responsabilidade ao novo governo, em 2002?

Ou o Planalto pressionou para um ato eleitoral?

Para qualquer resposta às questões acima a certeza é que foi uma assinatura sem glamour.

E também com nebulosidades, pois o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Planalto e SAAB, passam a mensagem que o processo do contrato de aquisição foi concluído, o que não é correto.

Post Scriptum
.
Onde estava o ministro da Defesa Celso Amorim? Resposta Verificando a instalação do SISFRON na Fronteira.

E onde estava o Comandante da Aeronáutica?


http://www.defesanet.com.br/editorial/n ... m-Glamour/
Tais questionamentos e comentários não servem em nada ao enriquecimento do debate em âmbito nacional a respeito do programa Fx-2.

Graças a Deus, as discussões levantadas aqui neste fórum e outros latino-americanos, na Trilogia, no DAN, bem como o material editorial trazido pelo Portal Defesa, Tecnologia e Defesa e outras mídias nacionais são muito mais produtivos e sérios!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 6:01 am
por Carlos Lima
Bom... pela importancia e todos os anos que se passaram ate a decisao do F-X, me desculpe mas ele tem um pouco de razao sim!

Por tudo o que esse processo já passou, na minha opinião para mostrar 'união' na decisão, merecia bem mais divulgacao e 'gloria'. E o que resultou dessa coisa feita a portas fechadas e só divulgada 3 dias depois do ocorrido :shock: , foram os noticiarios divulgando no periodo 'pos-ressaca' das eleicoes que o Brasil esta pagando 900 Mi a mais pelo caça... :(

Se a coisa fosse mais bem informada, não haveria necessidade dessa manchete que até agora não recebeu muitos esclarecimentos.

Para quem se preparava a meses para assinar o contrato mais caro do que o divulgado em Janeiro fica aquela imagem meio triste para ser honesto.

A falta de presença do Min da Defesa (que estava lá no KC-390 e no SubNuc, dentre outros projetos) passa a idéia de que o F-X 'é coisa da FAB'.

Não que isso vá ter algum efeito real sobre o que acontecerá de agora em diante, mas o F-X por tudo que já passou merecia sim um maior 'glamour'.

Mas vamos nessa... com contratos assinados em gabinetes fechados com a presença de alguns poucos e vamos aguardar mais esclarecimentos...

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 6:42 am
por Lucas Lasota
Carlos Lima,

Apesar da assinatura do contrato ser, de fato, o ato mais importante para o desfecho do FX-2, na verdade o "grand finale" simbólico do programa foi o anúncio do vencedor em dezembro de 2013. Lá tanto o comandante da FAB e o ministro Amorim estavam presentes, demonstrando o compromisso conjunto do governo e da FAB em termos estratégicos.

Meu questionamento a respeito da matéria é o tom leviano das palavras usadas como "secretismo", "pagar o mesmo mico", "nebulosidade", passando irresponsavelmente uma ideia de conluio e improbidade no momento mais impróprio possível. Questionamentos sérios foram feitos em matérias do Globo e de outros sites citados por mim logo acima sem esse sensacionalismo barato e insolente em uma época em que a animosidade da sociedade brasileira está elevada.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 8:14 am
por wagnerm25
Lucas Lasota escreveu:Carlos Lima,

Apesar da assinatura do contrato ser, de fato, o ato mais importante para o desfecho do FX-2, na verdade o "grand finale" simbólico do programa foi o anúncio do vencedor em dezembro de 2013. Lá tanto o comandante da FAB e o ministro Amorim estavam presentes, demonstrando o compromisso conjunto do governo e da FAB em termos estratégicos.

Meu questionamento a respeito da matéria é o tom leviano das palavras usadas como "secretismo", "pagar o mesmo mico", "nebulosidade", passando irresponsavelmente uma ideia de conluio e improbidade no momento mais impróprio possível. Questionamentos sérios foram feitos em matérias do Globo e de outros sites citados por mim logo acima sem esse sensacionalismo barato e insolente em uma época em que a animosidade da sociedade brasileira está elevada.
Também acho. Até a Dilma já falou sobre isso, já teve rapapé demais. Depois desse anuncio inicial, tudo que se segue é rotina na minha opinião. E outra coisa: se a cada landmark for fazer um evento, vai começar aquela ladainha tipo "prá comprar avião tem dinheiro, prá fazer hospital não", etc. Melhor deixar as coisas seguirem seu curso normal.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 8:57 am
por Bourne
Achei engraçado a declaração da fab que a assinatura não tinha nada a ver com a eleição, mas o fizeram um dia depois da confirmação da reeleição da Dilma. Se fosse o aecio era só em janeiro ou além.

Temo é a tesoura cortando tido em 2014, 2015 e 2016 que pode postergar etapas do contrato e adiar recebimento e operacionalização. Nada de recursos garantidos por que são seguros e adiantamentos junto com o contrato inicial. É praxe.


Não venham com essa de "financiado a perder de vista e valor não importa". Isso não é moleque comprando carro novo. Governo e grandes empresas constroem uma engenharia financeira para minimizar custos em razão do prazo e receita. E a lei e responsabilidade fiscal está aí. Nenhum funcionário de carreira é seduzido por blabla, pois sabe que no fim ele que se dá mau.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 9:24 am
por Boss
A vontade de alguns (principalmente no outro fórum lá, que ficou tóxico depois do resultado do FX-2) para que o programa seja cancelado (acho que essa já podem esquecer) ou "dê tudo errado" para aparecer depois e falar "não te falei ?" é explícita.

Cada "possível notícia ruim" referente ao projeto é uma glória. Se for desmentida ou revertida para algo bom, vão atrás de outra coisa para reclamar.

Comportamento igual daquela turminha que vive secando tudo que a Marinha faz. E engraçado, eles se odeiam, mas são iguais. :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 10:25 am
por kirk
Boss escreveu:A vontade de alguns (principalmente no outro fórum lá, que ficou tóxico depois do resultado do FX-2) para que o programa seja cancelado (acho que essa já podem esquecer) ou "dê tudo errado" para aparecer depois e falar "não te falei ?" é explícita.

Cada "possível notícia ruim" referente ao projeto é uma glória. Se for desmentida ou revertida para algo bom, vão atrás de outra coisa para reclamar.

Comportamento igual daquela turminha que vive secando tudo que a Marinha faz. E engraçado, eles se odeiam, mas são iguais. :lol:
eu que o diga honorável 'Jefe" !

Mas vez por outra tentam destilar o veneno aqui, é sair uma notícia e chove de posts ! 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 31, 2014 10:41 am
por kirk
Carlos Lima escreveu:Do Junker no Defesa Brasileira...

Ate agora esse artigo nao apareceu nos nossos sites... espero que apareca...
Saab pode cooperar com os EUA

http://www.corren.se/public/img/7470373/1030105633/saabusa-790-jpg

Linkoping - A nova versao do Gripen sera equipada com um motor dos EUA, da empresa General Electric. So Agora, a FMV recebeu aprovacao do governo para proceder a cooperacao.

As versoes atuais do Gripen sao alimentados por motores desenvolvidos pela Volvo Aero. O Gripen E, ou Gripen NG na qual sua versao e conhecida internacionalmente, sera alimentado por motores General Electric F414. As versoes anteriores desse motor foram desenvolvidas para o Boeing F/A-18.

Um pre-requisito para o caca sueco ter um motor Americano, no entanto, e que os parceiros suecos nao compartilhem informacoes confidenciais.

O governo deu a Administracao de Material de Defesa sueca, FMV, essa condicao necessaria. A FMV e a Saab nao poderao reveler informacoes que possam ser usadas para desenvolver medidas contra esse Sistema de Defesa.

O governo tambem deu permissao a FMV para negociar um acordo de projeto com as autoridades dos Estados Unidos. O projeto, com custo estimado de 1,4 milhoes de coroas suecas (Kronor) por ano, trata de sistemas de propulsao, de geracao de energia e conversao de energia para desenvolvimento no campo de aviacao. O projeto sera baseado em um acordo de pesquisa que os dois paises entrariam.
A colaboracao esta prevista para durar 10 anos e espera-se ter um grande impacto no setor de aviacao.

FREDERICK Quistener
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 67946.aspx

Assinamos o acordo... tudo bem, mas que ninguém não diga depois que não sabíamos aonde estavamos entrando... só isso. ;)

[]s
CB_Lima
Será que essa autorização não se refere ao EPE ???

Muito emblemática essa notícia ser veículada justamente agora 30/10, quase ao mesmo tempo da assinatura do cto. FX-2 ... aumento de geração de energia ???

Aumento de us 900 milhas no nosso cto. ???

hummm !