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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 29, 2014 11:32 pm
por jeanscofield
Creio que seja relacionado ao alcance mesmo, já que era o calcanhar de aquiles do Gripen NG a relação tamanho do Brasil X alcance da aeronave. Só achismo meu...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 29, 2014 11:51 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:Os Gripens NG-BR serão aeronaves mais capazes.
Em breve será divulgado oficialmente.
Agora sim !!!
Espero que saibamos logo!!!
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 29, 2014 11:55 pm
por henriquejr
Será que nossos Gripens virão com CFT e uma turbina mais potente (F-414 EPE?) para compensar o aumento de peso?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 12:41 am
por knigh7
Não e não.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 12:42 am
por Brasileiro
Eu chutaria um conjuntinho de coisas:
-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)
Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 12:49 am
por knigh7
Quanto ao Meteor, a MBDA está interessada em vendê-los a nós e a FAB em tê-los. Mas eu acho que eles viriam a longo prazo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 12:51 am
por knigh7
Brasileiro escreveu:Eu chutaria um conjuntinho de coisas:
-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)
Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.
Na versão "BR" não vão alterar a capacidade interna de combustível.
O restante do seu post eu respondi ao HenriqueJr.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 8:56 am
por Alcantara
Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Quanto de TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (ToT) existe nesses contratos? Você sabe que em todos os contratos recentes o Brasil incluiu cláusulas de ToT, e todos os fabricantes não se fazem de rogados e transferem cobrando os olhos da cara. TODOS fazem isso.
Nessas comprar aí... quanto de ToT tem?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 8:57 am
por Alcantara
Thor escreveu:Deixo apenas uma frase de quem realmente sabe o conteúdo do contrato.
"Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno"
Quanto isso custou, para trazer algo definido há anos atrás para o cenário atual. Ou alguém acha que seria diferente com as demais aeronaves?
Abraços
Se com o Gripen, de arquitetura aberta e com a proposta mais barata foi essa valor, imagino quanto os franceses não iriam cobrar!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 9:57 am
por Alcantara
jeanscofield escreveu:Creio que seja relacionado ao alcance mesmo, já que era o calcanhar de aquiles do Gripen NG a relação tamanho do Brasil X alcance da aeronave. Só achismo meu...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 10:20 am
por Alcantara
knigh7 escreveu:Os Gripens NG-BR serão aeronaves mais capazes.
Em breve será divulgado oficialmente.
BriteCloud?
The Gripen trial builds on the strong relationship Finmeccanica – Selex ES has with Saab and the decision to offer BriteCloud into the portfolio of enhancements increases the capability Finmeccanica – Selex ES provides to Gripen users. Finmeccanica – Selex ES already provides the Raven ES-05 AESA radar, Skyward-G IRST and next generation IFF for the Gripen NG.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 10:23 am
por Alcantara
Possivel interessado em uma versão naval do Gripen.
CHAKRI NARUBET
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 10:33 am
por henriquejr
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 10:42 am
por ABULDOG74
Olá camaradas, por tudo que já foi escrito aqui; creio que o verdadeiro índice de nacionalização virá com a versão "F" e a possível versão naval dele; lembrando que a versão biposto é a versão preferida dos aviadores principalmente nos novos caças multimissão pela divisão de tarefas a bordo.
ADSUMUS
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 30, 2014 11:34 am
por kirk
Alcantara escreveu:Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Quanto de TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (ToT) existe nesses contratos? Você sabe que em todos os contratos recentes o Brasil incluiu cláusulas de ToT, e todos os fabricantes não se fazem de rogados e transferem cobrando os olhos da cara. TODOS fazem isso.
Nessas comprar aí... quanto de ToT tem?
Essa é a questão !
E na esteira da ToT, vem inúmeros benefícios que a primeira vista não percebemos, a princípio serão
150 engenheiros brasileiros se familiarizando com projeto de caças supersônicos, esses caras vão "botar a mão na massa" não se trata de aula teórica ... vão aprender na prática e na marra ... é um número expressívo de engenheiros aeronáuticos, eletrônica, aerodinâmica, ligas de metais de nível "1" ... enfim é o domínio de informações altamente restrítos, fazendo a "coisa" juntamente com quem já o faz com reconhecida competência ... todo esse conhecimento volta ao Brasil incrementando a base de conhecimento e dados do DCTA ... para ser replicado em nível estratégico.
Criação de milhares de empregos em pelo menos duas grandes unidades industriais (SBTA e Gavião), além de uma base de fornecedores que estarão aumentando seus quadros com a segurança de um contrato de fornecemento para os próximos 15/20 anos ...
Grande parte do valor de US$ 5,4 bi serão pagos a fornecedores brasileiros, ou seja parte do dinheiro permanece aqui, incrementando e fomentando nossa economia.
Os conhecimentos adquiridos pela Embraer lhe permitirão ser mais eficiente e mais competitiva nos mercados em que atua, consolidando sua privilegiada posição no mercado internacional de aeronaves.
O GF tende a diminuir sua resistência a novas aquisições em razão de toda essa cadeia de fornecimento e empregos envolvidos, por questões sociais e econômicas, os caças tendem a ficar substancialmente mais baratos sendo possível operar em quantidades que atendam as reais necessidades brasileiras e seu status no cenário mundial.
E não menos importante, o domínio de todo o ciclo de vida da aeronave e manutenção full de todos seus componentes nos permitem uma vantagem estratégica em um eventual litígio em que poucos países no mundo chegaram, ale´m de nos dar a convicção de que nunca mais precisaremos abrir concorrência internacional envolvendo russos, americanos, franceses e outros bichos para aquisição de caças de combate ... eles sairão de Gavião Peixoto ...