TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- jeanscofield
- Avançado
- Mensagens: 397
- Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
- Agradeceu: 70 vezes
- Agradeceram: 37 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Creio que seja relacionado ao alcance mesmo, já que era o calcanhar de aquiles do Gripen NG a relação tamanho do Brasil X alcance da aeronave. Só achismo meu...
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Agora sim !!!knigh7 escreveu:Os Gripens NG-BR serão aeronaves mais capazes.
Em breve será divulgado oficialmente.
Espero que saibamos logo!!!
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Será que nossos Gripens virão com CFT e uma turbina mais potente (F-414 EPE?) para compensar o aumento de peso?
.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18750
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu chutaria um conjuntinho de coisas:
-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)
Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.
-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)
Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.
----------------
amor fati
amor fati
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18750
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quanto ao Meteor, a MBDA está interessada em vendê-los a nós e a FAB em tê-los. Mas eu acho que eles viriam a longo prazo.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18750
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Na versão "BR" não vão alterar a capacidade interna de combustível.Brasileiro escreveu:Eu chutaria um conjuntinho de coisas:
-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)
Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.
O restante do seu post eu respondi ao HenriqueJr.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quanto de TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (ToT) existe nesses contratos? Você sabe que em todos os contratos recentes o Brasil incluiu cláusulas de ToT, e todos os fabricantes não se fazem de rogados e transferem cobrando os olhos da cara. TODOS fazem isso.Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Nessas comprar aí... quanto de ToT tem?
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se com o Gripen, de arquitetura aberta e com a proposta mais barata foi essa valor, imagino quanto os franceses não iriam cobrar!Thor escreveu:Deixo apenas uma frase de quem realmente sabe o conteúdo do contrato.Quanto isso custou, para trazer algo definido há anos atrás para o cenário atual. Ou alguém acha que seria diferente com as demais aeronaves?"Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno"
Abraços
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
jeanscofield escreveu:Creio que seja relacionado ao alcance mesmo, já que era o calcanhar de aquiles do Gripen NG a relação tamanho do Brasil X alcance da aeronave. Só achismo meu...
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
BriteCloud?knigh7 escreveu:Os Gripens NG-BR serão aeronaves mais capazes.
Em breve será divulgado oficialmente.
The Gripen trial builds on the strong relationship Finmeccanica – Selex ES has with Saab and the decision to offer BriteCloud into the portfolio of enhancements increases the capability Finmeccanica – Selex ES provides to Gripen users. Finmeccanica – Selex ES already provides the Raven ES-05 AESA radar, Skyward-G IRST and next generation IFF for the Gripen NG.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Possivel interessado em uma versão naval do Gripen.
CHAKRI NARUBET
CHAKRI NARUBET
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá camaradas, por tudo que já foi escrito aqui; creio que o verdadeiro índice de nacionalização virá com a versão "F" e a possível versão naval dele; lembrando que a versão biposto é a versão preferida dos aviadores principalmente nos novos caças multimissão pela divisão de tarefas a bordo.
ADSUMUS
ADSUMUS
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Essa é a questão !Alcantara escreveu:Quanto de TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (ToT) existe nesses contratos? Você sabe que em todos os contratos recentes o Brasil incluiu cláusulas de ToT, e todos os fabricantes não se fazem de rogados e transferem cobrando os olhos da cara. TODOS fazem isso.Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Nessas comprar aí... quanto de ToT tem?
E na esteira da ToT, vem inúmeros benefícios que a primeira vista não percebemos, a princípio serão 150 engenheiros brasileiros se familiarizando com projeto de caças supersônicos, esses caras vão "botar a mão na massa" não se trata de aula teórica ... vão aprender na prática e na marra ... é um número expressívo de engenheiros aeronáuticos, eletrônica, aerodinâmica, ligas de metais de nível "1" ... enfim é o domínio de informações altamente restrítos, fazendo a "coisa" juntamente com quem já o faz com reconhecida competência ... todo esse conhecimento volta ao Brasil incrementando a base de conhecimento e dados do DCTA ... para ser replicado em nível estratégico.
Criação de milhares de empregos em pelo menos duas grandes unidades industriais (SBTA e Gavião), além de uma base de fornecedores que estarão aumentando seus quadros com a segurança de um contrato de fornecemento para os próximos 15/20 anos ...
Grande parte do valor de US$ 5,4 bi serão pagos a fornecedores brasileiros, ou seja parte do dinheiro permanece aqui, incrementando e fomentando nossa economia.
Os conhecimentos adquiridos pela Embraer lhe permitirão ser mais eficiente e mais competitiva nos mercados em que atua, consolidando sua privilegiada posição no mercado internacional de aeronaves.
O GF tende a diminuir sua resistência a novas aquisições em razão de toda essa cadeia de fornecimento e empregos envolvidos, por questões sociais e econômicas, os caças tendem a ficar substancialmente mais baratos sendo possível operar em quantidades que atendam as reais necessidades brasileiras e seu status no cenário mundial.
E não menos importante, o domínio de todo o ciclo de vida da aeronave e manutenção full de todos seus componentes nos permitem uma vantagem estratégica em um eventual litígio em que poucos países no mundo chegaram, ale´m de nos dar a convicção de que nunca mais precisaremos abrir concorrência internacional envolvendo russos, americanos, franceses e outros bichos para aquisição de caças de combate ... eles sairão de Gavião Peixoto ...
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”