TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 397
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceu: 70 vezes
Agradeceram: 37 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72526 Mensagem por jeanscofield » Qua Out 29, 2014 11:32 pm

Creio que seja relacionado ao alcance mesmo, já que era o calcanhar de aquiles do Gripen NG a relação tamanho do Brasil X alcance da aeronave. Só achismo meu...




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72527 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 29, 2014 11:51 pm

knigh7 escreveu:Os Gripens NG-BR serão aeronaves mais capazes.

Em breve será divulgado oficialmente.
Agora sim !!! [100]

Espero que saibamos logo!!! :D

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72528 Mensagem por henriquejr » Qua Out 29, 2014 11:55 pm

Será que nossos Gripens virão com CFT e uma turbina mais potente (F-414 EPE?) para compensar o aumento de peso?




.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18750
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72529 Mensagem por knigh7 » Qui Out 30, 2014 12:41 am

Não e não.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9412
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 543 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72530 Mensagem por Brasileiro » Qui Out 30, 2014 12:42 am

Eu chutaria um conjuntinho de coisas:

-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)

Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18750
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72531 Mensagem por knigh7 » Qui Out 30, 2014 12:49 am

Quanto ao Meteor, a MBDA está interessada em vendê-los a nós e a FAB em tê-los. Mas eu acho que eles viriam a longo prazo.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18750
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72532 Mensagem por knigh7 » Qui Out 30, 2014 12:51 am

Brasileiro escreveu:Eu chutaria um conjuntinho de coisas:

-Cockpit panorâmico
-Motorização F414 EPE
-Meteor (ou a FAB vai trazer alguma surpresa BVR?)

Acho difícil aumentar muito o alcance (exceto mexendo-se na motorização...), que já foi conseguido com a nova configuração de trem de pouso, que libera espaço para mais combustível. CFT aumenta consideravelmente o peso e produz arrasto, o que pode acabar prejudicando sobremaneira o desempenho de um caça monomotor, então, não acredito em CFT.
Na versão "BR" não vão alterar a capacidade interna de combustível.

O restante do seu post eu respondi ao HenriqueJr.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72533 Mensagem por Alcantara » Qui Out 30, 2014 8:56 am

Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul

Oferta da Boeing:

60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE

Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A

No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.

Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Quanto de TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (ToT) existe nesses contratos? Você sabe que em todos os contratos recentes o Brasil incluiu cláusulas de ToT, e todos os fabricantes não se fazem de rogados e transferem cobrando os olhos da cara. TODOS fazem isso.

Nessas comprar aí... quanto de ToT tem?




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72534 Mensagem por Alcantara » Qui Out 30, 2014 8:57 am

Thor escreveu:Deixo apenas uma frase de quem realmente sabe o conteúdo do contrato.
"Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno"
Quanto isso custou, para trazer algo definido há anos atrás para o cenário atual. Ou alguém acha que seria diferente com as demais aeronaves?
Abraços
Se com o Gripen, de arquitetura aberta e com a proposta mais barata foi essa valor, imagino quanto os franceses não iriam cobrar!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72535 Mensagem por Alcantara » Qui Out 30, 2014 9:57 am

jeanscofield escreveu:Creio que seja relacionado ao alcance mesmo, já que era o calcanhar de aquiles do Gripen NG a relação tamanho do Brasil X alcance da aeronave. Só achismo meu...
Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72536 Mensagem por Alcantara » Qui Out 30, 2014 10:20 am

knigh7 escreveu:Os Gripens NG-BR serão aeronaves mais capazes.

Em breve será divulgado oficialmente.
BriteCloud?
:arrow: The Gripen trial builds on the strong relationship Finmeccanica – Selex ES has with Saab and the decision to offer BriteCloud into the portfolio of enhancements increases the capability Finmeccanica – Selex ES provides to Gripen users. Finmeccanica – Selex ES already provides the Raven ES-05 AESA radar, Skyward-G IRST and next generation IFF for the Gripen NG.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72537 Mensagem por Alcantara » Qui Out 30, 2014 10:23 am

Possivel interessado em uma versão naval do Gripen. :lol:


CHAKRI NARUBET
Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72538 Mensagem por henriquejr » Qui Out 30, 2014 10:33 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




.
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72539 Mensagem por ABULDOG74 » Qui Out 30, 2014 10:42 am

Olá camaradas, por tudo que já foi escrito aqui; creio que o verdadeiro índice de nacionalização virá com a versão "F" e a possível versão naval dele; lembrando que a versão biposto é a versão preferida dos aviadores principalmente nos novos caças multimissão pela divisão de tarefas a bordo.

ADSUMUS




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72540 Mensagem por kirk » Qui Out 30, 2014 11:34 am

Alcantara escreveu:
Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul

Oferta da Boeing:

60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE

Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A

No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.

Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Quanto de TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (ToT) existe nesses contratos? Você sabe que em todos os contratos recentes o Brasil incluiu cláusulas de ToT, e todos os fabricantes não se fazem de rogados e transferem cobrando os olhos da cara. TODOS fazem isso.

Nessas comprar aí... quanto de ToT tem?
Essa é a questão ! 8-]

E na esteira da ToT, vem inúmeros benefícios que a primeira vista não percebemos, a princípio serão 150 engenheiros brasileiros se familiarizando com projeto de caças supersônicos, esses caras vão "botar a mão na massa" não se trata de aula teórica ... vão aprender na prática e na marra ... é um número expressívo de engenheiros aeronáuticos, eletrônica, aerodinâmica, ligas de metais de nível "1" ... enfim é o domínio de informações altamente restrítos, fazendo a "coisa" juntamente com quem já o faz com reconhecida competência ... todo esse conhecimento volta ao Brasil incrementando a base de conhecimento e dados do DCTA ... para ser replicado em nível estratégico.

Criação de milhares de empregos em pelo menos duas grandes unidades industriais (SBTA e Gavião), além de uma base de fornecedores que estarão aumentando seus quadros com a segurança de um contrato de fornecemento para os próximos 15/20 anos ...

Grande parte do valor de US$ 5,4 bi serão pagos a fornecedores brasileiros, ou seja parte do dinheiro permanece aqui, incrementando e fomentando nossa economia.

Os conhecimentos adquiridos pela Embraer lhe permitirão ser mais eficiente e mais competitiva nos mercados em que atua, consolidando sua privilegiada posição no mercado internacional de aeronaves.

O GF tende a diminuir sua resistência a novas aquisições em razão de toda essa cadeia de fornecimento e empregos envolvidos, por questões sociais e econômicas, os caças tendem a ficar substancialmente mais baratos sendo possível operar em quantidades que atendam as reais necessidades brasileiras e seu status no cenário mundial.

E não menos importante, o domínio de todo o ciclo de vida da aeronave e manutenção full de todos seus componentes nos permitem uma vantagem estratégica em um eventual litígio em que poucos países no mundo chegaram, ale´m de nos dar a convicção de que nunca mais precisaremos abrir concorrência internacional envolvendo russos, americanos, franceses e outros bichos para aquisição de caças de combate ... eles sairão de Gavião Peixoto ... 8-]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder