TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72451 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 28, 2014 2:15 pm

Bom dia a todos.

Fiquei feliz, e até diria, surpreso com a assinatura deste contrato dos Gripen E/F.

Em relação a isso, tenho alguns pontos a dizer, e que traduzem apenas e tão somente a minha visão e interpretação dos fatos, nada mais.

Primeiro, os 900 milhões a mais, entendo, é o preço que estamos pagando pela tão decantada transferência - e nacionalização - das tecnologias que desejávamos neste processo desde o início, e também, pela atualização da proposta da SAAB, feita ainda em 2009, como foi já afirmado aqui. Diga-se de passagem que defesa nunca foi, e nem será, um negócio barato. Somente os incautos e indolentes a entendem assim.

Bom, passados 5 anos em relação a proposta inicial da SAAB, creio que em matéria de conhecimento e avanço tecnológico, hoje em dia isso é quase que uma eternidade. E como dito a uma ou duas páginas atrás, sendo o valor do of set de pouco mais de US 9 bilhões de dólares, isto me parece indicar não só o desejo de seguir mesmo com o desenvolvimento de uma provável versão naval do Gripen E/F que pode estar aí inclusa e custeada, como também, possibilitar a capacitação da industria nacional no seu conjunto, pela atualização da proposta feita, à projetar e produzir a próxima geração de caças que irá operar para além de 2040 nos céus do Brasil.

É sempre bom lembrar também que o desenvolvimento em parceria da versão F do Gripen NG poderá nos dar, em maior ou menor medida, um adendo no conhecimento na hora de projetar a versão naval deste caça, e também, porque não dizer, a próxima geração de caças da FAB/MB. Ademais, para esta última, caso se concretize os 48 caças navais aventados no seu planejamento original, imagino que, no mínimo, de 8 a 12 poderão vir a ser efetivamente da versão 'F'. Se somarmos a esta demanda, os demais biplaces que se farão necessários à FAB para completar a substituição dos F-5M/A-1M na proporçãplo 1x1, podemos antever cerca de 16 caças a mais. Ou seja, uma demanda real para (+-) 35 caças da versão 'F'. Se não é muito, também não se pode dizer que seja um número débil, já que estamos tratando da realidade da defesa do Brasil.

Por outro lado, se a FAB resolver substituir seus demais 7 esquadrões de caça à base do mesmo patamar organizacional utilizado no FX, podemos talvez antever que o número de 'F' poderá aumentar exponencialmente. Se cada esquadrão for constituído em 14 mono e 4 bi, como se espera seja feito nos dois esquadrões que devem formar o GDA, então temos uma demanda hipotética para mais 28 caças biplace. Ou seja, já seriam 36 caças biplace no geral. Bom, creio que já seja alguma coisa melhor do que 8 undes. Se somados aos possíveis aviões navais, tem-se então de 44 a 48 caças biplaces no geral. Olhando estes números, é possível que os mesmos tenham justificado suficientemente o interesse da FAB em pagar o preço pelo seu desenvolvimento aqui.

Se considerarmos que possa haver ainda mais um ou dois esquadrões a serem efetivados na região nordeste, como já foi aventado pela própria FAB em seu planejamento estratégico anos atrás, então realmente o investimento de agora, no meu entender, estará plenamente justificado. Afinal, não é todo dia que se tem uma demanda crível para mais de meia centena de caças por aí. Isso só na versão de dois lugares. Ainda mais no Brasil. E duvido que tenhamos outra chance melhor de fazer isso do que agora com o Gripen 'F'.

Por último, espero pela divulgação dos detalhes sobre os tais melhoramentos que deverão ser incorporados no caça. Eu acredito que estes não foram de pequena monta, não podem sê-lo, pois com US 900 milhões de dólares a mais na conta, podemos imaginar com certeza que que tal atualização deva incluir bem mais que a integração de novos armamentos, sistemas eletrônicos e comunicação nacionais, por mais que sejam caros.

A ver.

Abs e felicitações a FAB.

[009]




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5001
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72452 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 28, 2014 2:21 pm

A FAB anunciou que serão investidos 13 Bilhões de Reais no Projeto. Pela conversão do dólar médio de R$2,30 coloca o preço de cada unidade em U$ 140 a 164 milhões de dólares. Descontando o investimento em logística e treinamento deverá situar o valor de cada caça em cerca de 100 a 120 milhões de dólares. (nota Editor DefesaNet)
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... com-a-FAB/


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72453 Mensagem por NettoBR » Ter Out 28, 2014 2:23 pm

Thor escreveu:Eu acho que não podemos comparar contratos. Não sabemos ao certo o que cada país contempla. Não sabemos ainda se em nosso contrato está tudo incluído, como spares, treinamento em todos os níveis, manutenção assistida e por quantos anos, armamento, o valor pago para que o Brasil possa enfim aprender a construir um caça supersônico, entre outras coisas. Isso é preço de se querer algo que siga a nossa END, customizando um caça para nossas necessidades e incentivo à indústria nacional. Não fosse isso, certamente o valor cobrado por unidade, como alguns aqui insistem em querer ver, seria bem menor.
Se para o Gripen, que era de longe a proposta mais barata do F-X está assustando nossos foristas, fico ainda mais tranquilo quanto à decisão por esse projeto. Nem imagino como seriam os valores dos antigos concorrentes. Algo surreal e talvez com muito menos ensinamentos para nossa indústria.
Também não sabemos quanto custam os contratos ou aditivos no caso de Israel.
Exatamente! Não quer dizer que não precisamos ficar em cima, mas eu confio nessa escolha por toda a informação que passaram até agora...




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72454 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 28, 2014 2:32 pm

Eu tenho sérias dúvidas de que o GF autorizasse a compra de um avião de caça por mais de US 150 milhões a unidade, ainda que o pagamento seja a perder de vista, com dinheiro emprestado e afins...

No Brasil isso não existe. O valor real de cada Gripen dificilmente será sabido de público. A não ser que algum deputado ou senador, ou algum assessor mais "despreparado" de suas respetivas CREDEN's resolva dar com a língua nos dentes e abrir o verbo. Mesmo que isso signifique divulgar informação sigilosa em reunião igualmente sigilosa daquelas comissões.

Tendo a crer que os 5,4 bi foram, como de fato estão, imagino, diluídos entre valor de compra dos caças, material de logística, apoio e treinamento.

Vamos aguardar para ver, em sendo qualquer que seja o preço real destes caças, se eles realmente valerão cada cent de dólar investidos neles. Se for assim, já estou satisfeito. Do contrário, alguém terá de dar muitas explicações... [001]

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72455 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Out 28, 2014 2:49 pm

FCarvalho escreveu:Eu tenho sérias dúvidas de que o GF autorizasse a compra de um avião de caça por mais de US 150 milhões a unidade, ainda que o pagamento seja a perder de vista, com dinheiro emprestado e afins...

No Brasil isso não existe. O valor real de cada Gripen dificilmente será sabido de público. A não ser que algum deputado ou senador, ou algum assessor mais "despreparado" de suas respetivas CREDEN's resolva dar com a língua nos dentes e abrir o verbo. Mesmo que isso signifique divulgar informação sigilosa em reunião igualmente sigilosa daquelas comissões.

Tendo a crer que os 5,4 bi foram, como de fato estão, imagino, diluídos entre valor de compra dos caças, material de logística, apoio e treinamento.

Vamos aguardar para ver, em sendo qualquer que seja o preço real destes caças, se eles realmente valerão cada cent de dólar investidos neles. Se for assim, já estou satisfeito. Do contrário, alguém terá de dar muitas explicações... [001]

abs

No video do Brigadeiro Crepaldi ele fala que o contrato contempla manutenção por 5 anos, treinamento e armamento ar-ar, ar-terra e guerra eletrônica.




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72456 Mensagem por NettoBR » Ter Out 28, 2014 2:57 pm

Bourne escreveu:
NettoBR escreveu:Israel não tem capacidade e estrutura para arcar uma fábrica para montar um F-35, eles são comprados dos EUA e Israel nacionaliza algumas partes que eles acham importantes para eles.

A comparação com o NG não tem nexo nenhum...
Montar é a coisa mais fácil do mundo. O Japão e europa ganharam a deles
No caso do Japão eu fico quieto, a Mitsubishi Heavy Industries tem total capacidade de pegar o projeto da Lockheed Martin e construir por conta própria, mas e Israel e a Europa, farão o mesmo com indústria própria ou a Lockheed Martin vai ter que montar filiais?




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72457 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 28, 2014 3:07 pm

NettoBR escreveu:
Bourne escreveu:Montar é a coisa mais fácil do mundo. O Japão e europa ganharam a deles
No caso do Japão eu fico quieto, a Mitsubishi Heavy Industries tem total capacidade de pegar o projeto da Lockheed Martin e construir por conta própria, mas e Israel e a Europa, farão o mesmo com indústria própria ou a Lockheed Martin vai ter que montar filiais?
Industria propria na Inglaterra, Italia, Israel, Turquia (pelo menos).

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72458 Mensagem por NettoBR » Ter Out 28, 2014 3:50 pm

Com certeza juntando essa galera e mais alguns se consegue fazer vários F-35 tranquilamente... 8-]




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72459 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 28, 2014 4:16 pm

NettoBR escreveu:Com certeza juntando essa galera e mais alguns se consegue fazer vários F-35 tranquilamente... 8-]
Cada um desses vai ter a sua própria linha de produção/montagem de F-35... sendo que em cima disso Israel terá a sua versão 'exclusiva'. ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72460 Mensagem por NettoBR » Ter Out 28, 2014 4:32 pm

O único problema: uma enorme e bonita coleira gigante muito bem amarrada, mas na verdade não é problema porque Aliados são pra isso... 8-]




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72461 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 28, 2014 4:44 pm

NettoBR escreveu:O único problema: uma enorme e bonita coleira gigante muito bem amarrada, mas na verdade não é problema porque Aliados são pra isso... 8-]
E você realmente acha que no nosso caso será diferente, tirando a lataria? Lembrar que a AEL é "Israel" no Brasil só que disfarçado... ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72462 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 28, 2014 4:47 pm

Juliano Lisboa escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu tenho sérias dúvidas de que o GF autorizasse a compra de um avião de caça por mais de US 150 milhões a unidade, ainda que o pagamento seja a perder de vista, com dinheiro emprestado e afins...
No video do Brigadeiro Crepaldi ele fala que o contrato contempla manutenção por 5 anos, treinamento e armamento ar-ar, ar-terra e guerra eletrônica.
Penso que a questão é por aí mesmo Juliano. Algumas coisas virão no pacote ofertado pela SAAB, e outras o serão por inserção de ativos nacionais no projeto.
Então, juntando-se as partes, tem-se os custos efetivos do que será gasto neste projeto.
Aliás, acho pertinente relembrar, mais uma vez, que não estamos comprando simplesmente um caça. Estamos comprando um projeto de caça. E penso que é por isso, e só por isso que a FAB desde sempre, por meio da COPAC, quis o avião sueco desde idos tempos do finado FX-1.
Em 10 anos - o que é pouco, ou quase nada, em termos de projetos de defesa no Brasil - saberemos se a COPAC estava certa ou não em insistir na preferencia pelo modelo sueco.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72463 Mensagem por NettoBR » Ter Out 28, 2014 4:59 pm

Carlos Lima escreveu:
NettoBR escreveu:O único problema: uma enorme e bonita coleira gigante muito bem amarrada, mas na verdade não é problema porque Aliados são pra isso... 8-]
E você realmente acha que no nosso caso será diferente, tirando a lataria? Lembrar que a AEL é "Israel" no Brasil só que disfarçado... ;)

[]s
CB_Lima
Eu acredito que seja um pouco diferente sim, as diferenças tecnológicas são bem evidentes mas a liberdade no projeto será bem maior.

Conseguir sair debaixo da asa de um país produtor não tem preço, e todos sabem que a coleira dos EUA é a maior do mundo, não tem igual... :lol:




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6869
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1997 vezes
Agradeceram: 814 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72464 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Out 28, 2014 5:21 pm

Em comemoração à assinatura do contrato dos Gripen a FAB vai fazer uma churrascada com o gado aéreo dela.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Raphael
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 19, 2008 3:49 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72465 Mensagem por Raphael » Ter Out 28, 2014 5:43 pm

Dois pilotos de caça da FAB estão de partida para treinar no Gripen, na Suécia

Veja abaixo texto de portaria de 20 de outubro de 2014 do Ministério da Defesa, publicada na edição de quarta-feira passada (22/10) do Diário Oficial da União. A portaria informa sobre a designação de dois oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira para participarem de treinamento de conversão para o caça JAS 39 C/D Gripen, na cidade sueca de Linkoping.

Segundo a portaria, a autorização para saída do país vale a partir de 31 de outubro e a missão deverá começar em 3 de novembro, com duração prevista de 166 dias (pouco mais de cinco meses).

Ministério da Defesa

GABINETE DO MINISTRO - PORTARIAS/MD DE 20 DE OUTUBRO DE 2014

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, o parágrafo único do art. 1º do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, e de conformidade com o disposto no art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, resolve:

Nº 2.704 – DESIGNAR os militares abaixo relacionados para, na cidade de Linkoping, República da Suécia, participarem de Treinamento de Conversão para JAS 39C/D:

Capitão Aviador GUSTAVO DE OLIVEIRA PASCOTTO (1º GDA /NO 3323919); e

Capitão Aviador RAMON LINCOLN SANTOS FORNEAS (1º GAVCA / NO 3335488).

A missão é considerada transitória, sem mudança de sede, com duração de 166 dias, com período máximo de retribuição no exterior de 174 dias, e início previsto para 3 de novembro de 2014, podendo se ausentarem do país a partir de 31 de outubro de 2014, com ônus total para o Comando da Aeronáutica, fazendo jus à retribuição no exterior estabelecida na Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973, alterado pelos Decretos nº 3.643, de 26 de outubro de 2000, e nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006. (Processo nº 67200.008705/2014-01)

http://www.aereo.jor.br/2014/10/28/pilo ... na-suecia/




Responder