Houve mudança na nossa política externa no atual governo.FCarvalho escreveu: ↑Dom Ago 06, 2023 4:33 pmA Holanda tinha duas opções. KC-390 e C-130J. Escolheu o primeiro. Então, se tivesse escolhido o Hércules estava tudo bem, e bola para frente porque a UE não ia achar nada demais que estivesse fora do seu escopo. Mas Portugal, Hungria também fazem parte do clubinho e compraram o avião brasileiro e nada aconteceu. Nem a UE deu chilique por questões de escopo ou seja lá o que for.knigh7 escreveu: ↑Dom Ago 06, 2023 2:54 pm A Holanda escolheu o KC390 em junho do ano passado. Passou-se mais de 1 ano e nada de notícia. Mas como vc está num fórum de asssuntos militares há 20 anos e não aprendeu nada é natural vc não perceber problema.
A decisão de um país europeu sobre a continuidade ou não de um processo de aquisição militar depende da União Europeía? A UE pode traçar políticas para o bloco, mas se um país membro quiser suspender um processo de aquisição que não esteja no escopo traçado ele pode.
Tendo de explicar isso para vc eu me sinto diande de um garoto de 5ª série.
Dois pesos e duas medidas?
A Rep Checa é UE e OTAN. Idem para a Suécia que agora faz parte da OTAN. Finlândia também. Croácia, Suiça, Austria estão todos no mesmo continente.
Enfim, onde a Holanda entra nesta história como sendo um negócio diferente para a UE?
E não, a UE não tem nada para por no lugar do Hércules, a não ser ideias e projetos que se tudo der certo só vão sair do papel, se sair, daqui a 10 ou 15 anos, entrando em operação no final da próxima década com alguma sorte.
Tudo bem. Acho que os holandeses podem esperar. E todo mundo na Europa que está testando e negociando o KC-390 também.
Na entrevista coletiva dada pelo Lula e o primeiro-ministro holandês Mark Rutte, quando o Lula disse que era "fake news" a proposta de aquisição de 450 Guaranis versão ambulância para a Ucrânia logo em seguida o primeiro-ministro holadês desmentiu o Lula, dizendo que havia aquela proposta e ele próprio conhecia. Sequer esperou algum jornalista europeu confrontar o nosso presidente ou perguntar ao Rutte sobre o assunto.
O primeiro-ministro holandês colocou o Lula numa saia justa tremenda. E sobre a Ucrânia, vale refrisar. Eles podem adotar uma alternativa ao KC-390.