FIGHTERCOM escreveu:Caro Orestes,
A pergunta não foi endereçada a mim, mas permita-me citar essa notícia de 2004:
Não quer dizer muita coisa, mas talvez essa notícia tenha levado muitos a pensar que o preferido do ex-presidente FHC era o Gripen.
Abraços,
Wesley
Olá Wesley,
obrigado pelo retorno, e não importa se foi ou não endereçada a você, a contribuição é que sempre é fundamental, como esta em particular. Muito obrigado por isso!
Sobre o texto que postou, não devo comentar, mas deixo claro que não questiono, ok? O lance é o seguinte, ano passado saiu uma longa entrevista (no Estadão, se não me engano) onde o ex-Presidente FHC dizia com todas as letras que não iria comprar o Gripen C porque implicaria em forte dependência dos americanos e ele "sabia" que teríamos "problemas" de alguma forma (leitura minha, sem julgamento, mas o texto completo tiraria qualquer dúvida, que não quero colocar).
Dizia ele que a FAB havia escolhido um caça (Gripen C) e seu sucessor defendia em sua campanha eleitoral o caça da "Embraer" (geração de emprego, empresa nacional, etc.) e que se sentia muito constrangido (sic) em aprovar algo que seria taxado de toque de caixa. Assim "optou" em deixar a decisão para seu sucessor. Este criou uma comissão técnica para avaliar as várias propostas (sem entrar no mérito e deixando claro que esta parte não fazia parte da entrevista-matéria) e que no final terminou com o cancelamento do projeto em detrimento do Fome Zero (todos sabemos deste final).
Esta matéria saiu em um jornal de grande circulação e foi na forma de entrevista, não foi um jornalista relatando "algo", não houve questionamento dele em momento algum sobre o noticiado (que eu tenha conhecimento), assim sendo, ainda opto por este texto que me parece mais "fidedigno", pois a matéria foi de mais de uma página inteira (no jornal).
Hoje penso assim: a FAB queria o Gripen, mas o Planalto (em mais de um momento) disse não. Repito, apenas um achismo, uma leitura em cima do que li por aí, sem info.
Abração,
Orestes