Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37976
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#721 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 20, 2014 9:20 pm

Leandro, para quem esperou 20 anos para ter um caça de 4a G, o que são 40 anos... :twisted:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#722 Mensagem por Boss » Seg Jan 20, 2014 9:27 pm

É engraçado que acabou o FX-2, o programa em si virou um nada, e o foco agora é chorar por causa da 5ª geração. :lol:

Nem assinaram a p*rra do contrato com os suecos ainda... :roll:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61508
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#723 Mensagem por Túlio » Seg Jan 20, 2014 9:31 pm

FCarvalho escreveu:Leandro, para quem esperou 20 anos para ter um caça de 4a G, o que são 40 anos... :twisted:

abs.

MATOU!

:lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18740
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#724 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 20, 2014 9:34 pm

LeandroGCard escreveu:
Túlio escreveu: Frase infeliz essa do Brig. Saito. Deu azo a todo tipo de tergiversação maliciosa. Para quem ler com isenção - coisa meio rara hoje em dia - a mensagem é clara: "não mete medo", ou seja, não estamos em uma corrida armamentista nem interessados em atacar algum vizinho; "impõe respeito", ou seja, é uma formidável máquina de guerra (leia-se "vem que tem!").

E concorcdo com o FCarvalho, tem que vir Gripen C/D para o pessoal - não apenas pilotos mas a tchurma da graxa também - ir aprendendo, se acostumando, fazendo relatórios e ajudando a criar o "nosso" Gripen.

E fim de chororô. Eu mesmo gosto mais da Marreta do Diabo mas se é Gripen que a FAB vai ter, então é o MEU caça. Nosso, a rigor, pois todos somos escorchados com impostos salgadíssimos. É bueno ver que alguma coisa de bão está sendo feita com o tutu que me tomaram na marra...
Não esquecer o final da frase: Sem esta ilusão de 5° geração. E pelos próximos 40 anos.

Comentários?


Leandro G. Card

Mas o Amorim separou a questão do FX2 com o caça de 5a geração. Uma não era excludente da outra. O fx2 é para agora. O 5a geração era para nós participarmos do projeto.

Eu não sei de onde alguns estão pegando essas coisas...

E não é porque o Pak Fa foi analisado em 2008 que significa que foi abandonado a intenção de participação num projeto de 5a geração ou mesmo determinado a nossa exclusão de participação naquele projeto.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61508
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#725 Mensagem por Túlio » Seg Jan 20, 2014 10:28 pm

O Cabôco Orestes já falava que a ÚNICA maneira de se ver um HI-LO-MIX na FAB seria um 4G como LO e um 5G como HI. E ele entende a lógica da END. Neste enfoque, o Gripen é um LO de luxo... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18740
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#726 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 20, 2014 10:50 pm

E o Amorim está seguindo a END:

Trecho que trata da substituição da aviação combate:

página 18:
Dentre todas as preocupações a enfrentar no desenvolvimento da Força Aérea, a que inspira cuidados mais vivos e prementes é a maneira de substituir os atuais aviões de combate, uma vez esgotada a possibilidade de prolongar-lhes a vida por modernização de seus sistemas de armas, de sua aviônica e de partes de sua estrutura e fuselagem.
O Brasil confronta, nesse particular, dilema corriqueiro em toda parte: manter a prioridade das capacitações futuras sobre os gastos atuais, sem tolerar desproteção aérea. Precisa investir nas capacidades que lhe assegurem potencial de fabricação independente de seus meios aéreos e antiaéreos de defesa. Não pode, porém, aceitar ficar desfalcado de um escudo aéreo, enquanto reúne as condições para ganhar tal independência. A solução a dar a esse problema é tão importante, e exerce efeitos tão variados sobre a situação estratégica do País na América do Sul e no mundo, que transcende uma mera discussão de equipamento e merece ser entendida como parte integrante desta Estratégia Nacional de Defesa.
O princípio genérico da solução é a rejeição das soluções extremas – simplesmente comprar, no mercado internacional, um caça “de quinta geração”, ou sacrificar a compra para investir na modernização dos aviões existentes, nos projetos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), no desenvolvimento, junto com outro país, do protótipo de um caça tripulado do futuro e na formação maciça de quadros científicos e técnicos.





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18740
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#727 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 21, 2014 12:24 am

Já eram uma assuntada por ai?
Se não, é bom dar...o lobby da Dassault não está morto. Daqui a pouco vai parar na imprensa...

[029]




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18740
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#728 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 21, 2014 12:51 am

Túlio escreveu:O Cabôco Orestes já falava que a ÚNICA maneira de se ver um HI-LO-MIX na FAB seria um 4G como LO e um 5G como HI. E ele entende a lógica da END. Neste enfoque, o Gripen é um LO de luxo... :wink: 8-]

Eu concordo.

Quando eu penso em 5a geração para uma imensa maioria das Forças Aéreas, eu me lembro de uma declaração, há 4 anos atrás, do Mikhail Pogosyan, CEO da Sukhoi, que segundo ele, somente poucas forças aéreas no mundo somente operarão com caças de 5a geração.

A tecnologia stealth demanda mais trabalho (aliás recentemente parece que os americanos conseguiram substituir a camada antireflexiva que estava dando um enorme trabalho e $, por uma melhor...), mas a gente sabe que, se um caça se pretenda ser "stealth" , vai ter muito gasto.

Mas é um gasto que compensa. Nos testes entre a USAF o F-22, num combate contra 6 F-15, mesmo assim ele leva vantagem.

Mas ao mesmo eles custam caro.
Demandam bastante manutenção, gerando indisponibilidade.Uma Força Aérea rica pode resolver isso, tendo um bom número do mesmo tipo. Mas as outras não.

Aí entra a questão do Lo da FAB, e da outras Forcas Aéreas que pretendam ter um caça de 5a geração. Vai precisar de um caça Lo, de 4,5 g, de manutenção mais simples, sem tanta frescura quanto aos caças de 5g, barato.

A USAF ainda está nesse quadro, com mix de 4a e 5a. Tanto o F-22 quanto o F-35 " são os caças do 1o dia". Procuram eliminar as ameaças antiaéreas deixando caminho livre para os outras caças. Num futuro, achoq eu a FAB fará o mesmo com seus GripenNG X seu caça de 5g.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#729 Mensagem por ciclope » Ter Jan 21, 2014 12:09 pm

Senhores uma duvida!
Super cruise: aplicaçõoes praticas?




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#730 Mensagem por ciclope » Ter Jan 21, 2014 12:44 pm

Antes da resposta dois dados:
1- O F-35 tem uma velocidade máxima estimada em 1600km/h em supercruise. Sua missão e ataque ao solo de primeiro momento e combate aereo em auto defesa ou em apoio ao caça de superioridade aerea(F-22).
Por isso não precisa ser mais rápido.
2- o gripen ng terá a mesma capacidade de supercruise porem apenas nas missões de interceptação podendo usar o pós combustor.




lordlex
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 168
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:09 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#731 Mensagem por lordlex » Ter Jan 21, 2014 1:11 pm

ciclope escreveu:Senhores uma duvida!
Super cruise: aplicaçõoes praticas?

Voo em velocidade supersônica sem uso do pos combustor q gera economia enorme de combustivel.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#732 Mensagem por ciclope » Ter Jan 21, 2014 1:41 pm

Sim ei e que tá. Se o meu caça voa em super cruise em tão eu não preciso do pos combustor.
Só vou vuar em supercruise. Correto.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#733 Mensagem por ciclope » Ter Jan 21, 2014 1:44 pm

Voar em super cruise. Tablet com teclado virtual e uma m.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#734 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 21, 2014 3:06 pm

ciclope escreveu:Antes da resposta dois dados:
1- O F-35 tem uma velocidade máxima estimada em 1600km/h em supercruise. Sua missão e ataque ao solo de primeiro momento e combate aereo em auto defesa ou em apoio ao caça de superioridade aerea(F-22).
Por isso não precisa ser mais rápido.
2- o gripen ng terá a mesma capacidade de supercruise porem apenas nas missões de interceptação podendo usar o pós combustor.
Ciclope, o F-35 não possui a capacidade de voar em regime de supercruise.

A velocidade máxima do caça (ou seja, com os pós-combustores acionados) é tida como sendo de 1.6 Mach o que significa 1,6 vezes a velocidade do som. O que dependendo da altitude da uma velocidade maior ou menor, mas de qualquer forma é maior que 1600 km/h

Já, o Gripen possui velocidade máxima de 2.0 Mach (2 vezes a velocidade do som).
E possui capacidade de supercruise superior à 1.2 Mach (1,2 vezes a velocidade do som).

A maioria dos caças voam em velocidade subsônicas em regime de cruzeiro. Ou seja, velocidades de 1.000 à quase 1.200 km/h
O Gripen E vai voar a velocidade próximas de 1.500 km/h.

Vantagens da operação em supercruise:

Aumento do alcance, pois voando mais rápido, consumindo o mesmo combustível, você voa mais longe
Aumento do alcance das armas. Quanto maior for a velocidade do caça, maior será o alcance dos mísseis lançados por ele.

Portanto, é muito bem vinda esta capacidade de supercruise. Os nossos gripen poderão disparar seus Meteor de distâncias maiores do que aeronaves mais lentas.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#735 Mensagem por Penguin » Ter Jan 21, 2014 3:19 pm

knigh7 escreveu:Já eram uma assuntada por ai?
Se não, é bom dar...o lobby da Dassault não está morto. Daqui a pouco vai parar na imprensa...

[029]
Ninguém gosta de perder salário e/ou comissão. Mas faz parte da vida...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder