Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#721 Mensagem por Lord Nauta » Dom Out 07, 2007 7:50 pm

Degan escreveu:
PRick escreveu:
Degan escreveu:Si nos basamos en supuestos...claro:

Es posible que UK se desida a vender sus Type 22-3....muy remotamente pueda también vender Type 23.
Alemánia también podría vender sus Type 122.
También Francia podría vender sus SEM o se podría encontra algunos F-18A/B en buenas condiciones...

Pois é, a RN está se livrando das porcarias(Type 23) e querendo ficar com o filé(type 22-3). :twisted: :twisted:

Vamos fazer um abaixo assinado para o Parlamento Britânico pedindo a imediata redução da RN com a baixa das Type 22-3. [082]

[ ]´s

Hablando de PORQUERIAS... :roll:

PRick, sigue estudiando más...la RN está pensando en dar de baja los Type 22-3, pues las Type 23 son su principal fragata multirrol.
Otra pregunta, ¿cómo ban las "estupendas" Inahuma..??.

Prezado Degan

Sinceramente gostaria que o Sr. fosse mais gentil ao tratar com seus colegas brasileiros. Acredito que a falta de fidalguia e cortesia com que a Marinha do Chile tratou a MB quando do desfile/parada naval em comemoração aos duzentos anos do aniversário do Almirante Tamandaré
não se reflita no Sr.
Também não acredito em comparações entre o Chile e o Brasil. Temos um dos maiores parques industriais do mundo, somos auto suficiente em petróleo, temos uma importante industria naval, a nossa industria aeronautica e a terceira do mundo, temos um imenso potencial agricola, 1/5 das reservas de agua doce do planeta, uma população de 200 milhões de pessoas e inclusive fabricamos a munição naval da Marinha do Chile, entre outros indicadores. Comparar o Chile ao Brasil e perda de tempo.
Em relação as corvetas da classe Inhaúma pelo menos nos tivemos o arrojo de constui-las, enquanto que no Chile acompanhamos a construção de submarinos na Europa e a removação dos navios escolta com 100% de belonaves de segunda-mão.Com todo respeito que tenho aos membros deste forum eu peço a gentileza: - ou tenha mais respeito ou de o fora. Quer queira ou não o Brasil e maior e mais importante do que todos os países de lingua espanhola da America do Sul e do Caribe juntos.

Sds

Lord Nauta

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#722 Mensagem por Marino » Dom Out 07, 2007 8:00 pm

Degan escreveu:
Marino escreveu:Si, claro.
Postei o ano, os navios, os nomes dos práticos, a descrição do que houve, tudo mentira, claro.
Degan, lo siento.
Agora é você que tem que colocar fuentes.

Amigo, solo demuestra que existio ese BOGATUM, no me interesan los resultados, demuestra que una Inahuma pasó por el Estrecho de Magallanes y que hizo BOGATUM....

Mientras tanto, todo MENTIRA, pues una Inahuma es un pato cojo en los canales australes... :wink:

No te hagas el gracioso pidiendo que demuestre lo que NUNCA existió...eres tú el que tiene que demostrar esos inventos.

Repito, caso não tenha lido:

Como prometi, aqui está um relato rápido do Oficial que participou do evento:

Citação:
"Durante a Operação Bogatun (1996) foi realizado exercício de trânsito com oposição de superfície, representado pelas missileiras chilenas, durante o percurso dos canais chilenos desde as proximidades de Ushuaia, local onde embarcaram dois práticos militares chilenos.
O GT brasileiro, constituído pela Fragata Independência e pela Corveta Inhaúma, identificou, engajou e neutralizou as missileiras chilenas (camufladas) por meio do emprego do sensor de imagem térmica da alça optrônica da Corveta Inhaúma, do MAGE da aeronave Super Lynx e dos canhões dos navios.
Os práticos chilenos ficaram surpresos, pois os vigias e os radares não detectaram a presença das missileiras nas margens dos canais, todavia os engajamentos foram realizados com precisão e a distâncias consideráveis, por meio de marcaçoes obtidas pelo sensor de imagem térmica e pelo MAGE, ambas processadas pelo sistema de armas na distância das margens onde estavam camufladas as unidades de superfície."

Também escrevi isto:
Ele me falou um pouco mais:
- que os práticos haviam comentado que se a Armada Argentina tivesse entrado na região no conflito de Beagle, iria toda para o fundo; que possivelmente era o que ocorreria com os navios da MB;
- que os práticos se chamavam Ibarra e Valdez, se sua memória não se equivocava;
- que as missileiras utilizavam-se de camuflagem (como fazemos na Amazônia) e escondiam-se próximas aos paredões, ficando invisíveis ao radar e a olho nu;
- que a alça da Corveta, agora também disponível nas fragatas modernizadas, detectava pelo IR as emissões das chaminés e motores;
- que as missileiras que não estavam camufladas foram detectadas e afundadas pelos Lynx sem dificuldade alguma; e
- que os práticos chilenos ficaram chocados com o resultado ocorrido.
Só estou reltando algo ocorrido há alguns anos, para que não paire dúvida do que escrevi.

Então já existiu uma Bogatum, uma Inhauma já passou pelos canais.
Bom, nem isto existia antes, não é?
Quem ficou de verificar foi você, e se calou.
Pato cojo? Quem foi? Para mim foram as missileiras.
Ano, navios, nome dos práticos que presenciaram o exercício, decrição do exercício, descrição da tática chilena, descrição da tática brasileira. Mentira? Prove você agora.

Marino
Sênior
Sênior

#723 Mensagem por Marino » Dom Out 07, 2007 8:07 pm

Temos um ditado: quem fala o que quer, ouve (ou lê) o que não quer.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#724 Mensagem por talharim » Dom Out 07, 2007 8:41 pm

Srs,as OHP estão totalmente descartadas ou existe alguma chance ?

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
PRick

#725 Mensagem por PRick » Dom Out 07, 2007 8:58 pm

Marino escreveu:
Degan escreveu:
Postei o ano, os navios, os nomes dos práticos, a descrição do que houve, tudo mentira, claro.
Degan, lo siento.

Amigo, solo demuestra que existio ese BOGATUM, no me interesan los resultados, demuestra que una Inahuma pasó por el Estrecho de Magallanes y que hizo BOGATUM....

Mientras tanto, todo MENTIRA, pues una Inahuma es un pato cojo en los canales australes... :wink:

No te hagas el gracioso pidiendo que demuestre lo que NUNCA existió...eres tú el que tiene que demostrar esos inventos.

Citação:
"Durante a Operação Bogatun (1996) foi realizado exercício de trânsito com oposição de superfície, representado pelas missileiras chilenas, durante o percurso dos canais chilenos desde as proximidades de Ushuaia, local onde embarcaram dois práticos militares chilenos.
O GT brasileiro, constituído pela Fragata Independência e pela Corveta Inhaúma, identificou, engajou e neutralizou as missileiras chilenas (camufladas) por meio do emprego do sensor de imagem térmica da alça optrônica da Corveta Inhaúma, do MAGE da aeronave Super Lynx e dos canhões dos navios.
Os práticos chilenos ficaram surpresos, pois os vigias e os radares não detectaram a presença das missileiras nas margens dos canais, todavia os engajamentos foram realizados com precisão e a distâncias consideráveis, por meio de marcaçoes obtidas pelo sensor de imagem térmica e pelo MAGE, ambas processadas pelo sistema de armas na distância das margens onde estavam camufladas as unidades de superfície."

Também escrevi isto:
- que os práticos haviam comentado que se a Armada Argentina tivesse entrado na região no conflito de Beagle, iria toda para o fundo; que possivelmente era o que ocorreria com os navios da MB;
- que os práticos se chamavam Ibarra e Valdez, se sua memória não se equivocava;
- que as missileiras utilizavam-se de camuflagem (como fazemos na Amazônia) e escondiam-se próximas aos paredões, ficando invisíveis ao radar e a olho nu;
- que a alça da Corveta, agora também disponível nas fragatas modernizadas, detectava pelo IR as emissões das chaminés e motores;
- que as missileiras que não estavam camufladas foram detectadas e afundadas pelos Lynx sem dificuldade alguma; e
Só estou reltando algo ocorrido há alguns anos, para que não paire dúvida do que escrevi.

Ano, navios, nome dos práticos que presenciaram o exercício, decrição do exercício, descrição da tática chilena, descrição da tática brasileira. Mentira? Prove você agora.

Por sinal,

Durante a LAAD 2003, estive na FFG Liberal, me lembro que na época, já estava anoitecendo. Fiquei no COC(CIC) da Fragata com um operador da Alça Optrônica da SAAB, ele ficou me mostrando os modos de operação do sensor. Fiquei impressionado com as imagens térmicas dos aviões no Aerporto Santos do Dumont, dava para ver os pilotos dentro da cabine, com a diferença de temperatura dava para ver o que estava escrito na fuzelagem dos aviões. Mesmo estando quilômetros de distância. :shock:

Também deu para brincar um pouco com o MAGE em funcionamento. :wink:

[ ]´s

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 304 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#726 Mensagem por Pablo Maica » Dom Out 07, 2007 8:59 pm

Marino escreveu:
Degan escreveu:
Degan, lo siento.

Citação:

Também escrevi isto:

Alguem foi dormir mais cedo e de ego ferido hoje hehehehehehehehehe!!!

Um abraço e t+ :D

Degan
Sênior
Sênior

#727 Mensagem por Degan » Dom Out 07, 2007 9:03 pm

Sinceramente gostaria que o Sr. fosse mais gentil ao tratar com seus colegas brasileiros.

Amigo, generalmente lo soy, pero cuando me provocan...respondo.
También me gustaría que tú fueras más gentil contestando a las preguntas o comentarios que te he hecho.

Acredito que a falta de fidalguia e cortesia com que a Marinha do Chile tratou a MB quando do desfile/parada naval em comemoração aos duzentos anos do aniversário do Almirante Tamandaré

No seas ridículo, las buenas relaciones no se miden así.
Por este lado no critico la hidalguía o cortesía de Brasil y su marinha, por no haber venido a los 100 años del natalicio de Prat, o a cualquier otra cosa que se me ocurra.

Também não acredito em comparações entre o Chile e o Brasil.

Por supuesto, basta con que en Chile exista menos pobreza, las FFAA estén en buenas condiciones y se tome a nuestras FFAA en serio.

Em relação as corvetas da classe Inhaúma pelo menos nos tivemos o arrojo de constui-las,

Por supuesto, gastando millones de dólares del orzamento nacional para un puñado de barcos de diseño casi alemán, que se descontinuaron, upgradearon (Barroso) y volvieron a descontinuar.

enquanto que no Chile acompanhamos a construção de submarinos na Europa e a removação dos navios escolta com 100% de belonaves de segunda-mão.

Claro, y cada una mucho más poderos y moderna que cualquier otro navío de Sudamérica.

Com todo respeito que tenho aos membros deste forum eu peço a gentileza: - ou tenha mais respeito ou de o fora. Quer queira ou não o Brasil e maior e mais importante do que todos os países de lingua espanhola da America do Sul e do Caribe juntos.

..... :roll: :lol:

Marino, vamos aclarando:

a) Jamás ha participado una Inhauma en un Bogatún con Chile
b) En 1996 se hicieron las maniobras UNITAS XXXVII en aguas ARGENTINAS, entre Buenos Aires y Ushuaia, donde participó Argentina, USA y Brasil con las corbeta Inhauma, F Defensora, F 41 y el NT Almirante Gastão Motta G 23.
c) Chile solo estuvo de observador.
d) El sistema de control de tiro de la Inahuma es un CelsiusTech EOS-400 electro-optical fire-control system...que usa una cámara de TV...NO ES IR...menos en 1996.
e) En esa ocasión, la Inhauma estuvo en Ushuaia
f) Los prácticos en Chile son civiles....
g) Las misileras chilenas están a cientos de km de ahí, en Punta Arenas.

Imagem

Muy difícilmente Chile jugaría en un ejercicio naval con Argentina en 1996.

Si amigo...MENTIRA, además:
1) Una Inahuma no tiene NADA que no tenga una misilera, excepto un pequeño sonar.
2) El Lynx no era orgánico de la Inahuma.

Saludos,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 304 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#728 Mensagem por Pablo Maica » Dom Out 07, 2007 9:10 pm

Eu queria saber quais são as páginas que o degan frequenta ja que ele esta acima de tudo e todos até mesmo pessoal da MB...

Ou deve ter embarcado numa Inhauma já...

Degan me diz alguma coisa ai que eu não saiba sobre a infantaria da FAB, eu já servi lah... mas é que as suas fontes tem muito mais informações.

Um abraço e t+ :D

Marino
Sênior
Sênior

#729 Mensagem por Marino » Dom Out 07, 2007 9:26 pm

[082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]
Degan, você pode colocar os mapas que queira, não desmente nada do que escrevi.
As Inhaúma não possuem IR? [082] [082] [082] [082] [082]
Em 1996 a Independência e a Inhauma foram, entrando pelos canais, primeiro à Valparaíso, e depois até Talcahuano.
As Inhaúma não operam Lynx? [082] [082] [082] [082] [082]
Para seu conhecimento, F Defensora = F-41
Los prácticos en Chile son civiles....

O Marinos retirados, como conosco vários?????? E o que tem com o caso?
Las misileras chilenas están a cientos de km de ahí, en Punta Arenas.

Sim, e o que tem em Puerto Willians? Caiaques?
Una Inahuma no tiene NADA que no tenga una misilera, excepto un pequeño sonar.

Perdeu o controle, não é? Ficou sem argumento e começou a babar.
Amigo, generalmente lo soy, pero cuando me provocan...respondo.

Sim, exatamente o que está acontecendo agora, não? Você provocou e está sendo respondido.
Por este lado no critico la hidalguía o cortesía de Brasil y su marinha, por no haber venido a los 100 años del natalicio de Prat, o a cualquier otra cosa que se me ocurra.

Sim, que eventos ocorreram? Fomos convidados oficialmente? Fuentes.
Por supuesto, basta con que en Chile exista menos pobreza, las FFAA estén en buenas condiciones y se tome a nuestras FFAA en serio.

Qual o índice de pobreza chileno?
Degan, infelizmente eu não posso escrever muita coisa aqui. Mas pergunte aonde estão tentando conseguir os manuais do Mage e sonares das Fragatas inglesas? Onde compram munição para os canhões de 114 mm? Onde estão tentando comprar outro canhão de 114 mm? Válvulas TR? E muito mais, mas vou parar aqui.
Lindas condições, sim, pelo menos enquanto não parem de vender sobressalentes não é mesmo?
E isto não aconteceu há tanto tempo atrás para vc ter se esquecido, não é mesmo?
Por supuesto, gastando millones de dólares del orzamento nacional para un puñado de barcos de diseño casi alemán, que se descontinuaron, upgradearon (Barroso) y volvieron a descontinuar.

Sim, gerando competência para o que vc vai saber muito em breve, talvez já no ano que vem.
Mais uma vez os homens vão se separar dos meninos, que acham que cresceram um pouco.
Não chame os outros de mentirosos quando vc não consegue provar o que escreve.
Dei nome dos navios, ano da operação, nome dos práticos, táticas de ambas marinhas, portos.
E vc apresentou o que? Somente um post dizendo que é mentira.
Se precisar coloco cópia da caderneta registro do oficial, provando, mais uma vez, o que ele me falou, com o registro dos portos visitados.
Fácil escrever: MENTIRA.
Difícil admitir: nos fudemos.
Eu poderia também começar a dizer que vc é um mentiroso, pois não escreveu que não houve a Bogatum, que nenhuma Inhaúma tinha navegado nos canais, etc?
Mas isto seria uma falta de cordialidade que não estou pronto para fazer.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1192 vezes
Agradeceram: 726 vezes

#730 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 07, 2007 11:09 pm

Senhores,

Sábio é o homem que admite a realidade.

Já acompanho essa disputa Brasil x Chile por um bom tempo. E o que ganhamos com isso? Nada. Não precisamos provar para ninguém a nossa capacidade, assim como eles não precisam provar nada nós. São dois países totalmente diferentes: economia, política, capacidade industrial, etc.

Cada país adota uma política de defesa. Enquanto nós procuramos desenvolver a assimilar tecnologias fomentando a nossa indústria eles (os chilenos) preferem comprar de outros países equipamentos já testados e aprovados. E qual a política correta? A história mostra o quão errôneo é não apoiar a sua indústria e manter-se dependente de terceiros. Como exemplo, os EUA podem enfrentar qualquer provável inimigo porque sabem que sua indústria é capaz de fornecer o mínimo necessário para se manter uma guerra. Já como contra exemplo, Argentina e Iraque, cada um na sua época, foram para guerra e se apoiaram em quem? E qual o resultado?

Muitos aqui no fórum invejam os chilenos, pois os mesmos possuem material novo e moderno. Em tempos de paz é uma ótima maneira de fazer a famosa propaganda enganosa, mas quando realmente se precisa é que a situação fica complicada. Ficando restrito ao cenário sul-americano, num provável conflito, por quanto tempo o Chile conseguiria manter um conflito?
O Brasil caminha devagar, mas caminha, para diminuir de maneira significativa a sua dependência. Submarinos, Fragatas, Corvetas, Blindados, Fuzis, Radares, Aviões e Mísseis são algumas de nossas capacidades que foram conquistas ao longo de anos. País nenhum obtém tais tecnologias de um dia para outro.

Já repararam que a grande maioria dos posts do Degan fazem menção somente a aquisições feitas pelo Chile a terceiros? Pouquíssimos os que mencionam empresas chilenas. Já em contraste, nós discutimos: Urutu III (Iveco-Fiat), C-390(Embraer), A-Darter(Mectron), Saber (Orbisat), NPa(Inace), etc.

Conclusão: Chile (Política de defesa baseada em importações) e Brasil (Política de defesa baseada, na sua grande maioria, em desenvolvimento).

Contestem isso...

Abraços,

Wesley

Marino
Sênior
Sênior

#731 Mensagem por Marino » Seg Out 08, 2007 7:33 am

Caro Wesley
Não há o que contestar.
Também para mim não há a tal disputa, simplesmente respondi a uma provocação.
Por mim eles podem ter a política que lhes convenha, mas não menosprezem aos brasileiros. Só isso.
Forte abraço
Marino

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#732 Mensagem por Corsário01 » Seg Out 08, 2007 8:34 am

Eu comecei lá atrás, há muito tempo essa pendenga.
Citei a Bogatun e fui contestado pelo Degan.
O que eu ouvi na época, foi que a MB fez "Barba, Cabelo e Bigode" em cima dos Chilenos.
Ele me constestou, informando-me que as suas "fontes", por vergonha é claro, não confirmavam esta HISTÓRIA.
Enfim, com os dados o Marino expôs de uma vez por todas a verdade INCONTESTE dos fatos.
Antes que o Degan venha com a conversa de que eram apenas lanchitas missileras, eu queria apenas colocar que o ganho do exercício foi na tática.
Eles: Donos da casa, grandes conhecedores do cenário em que atuariam.
Nós: Visitantes e que apenas fizemos nosso dever de casa, ou seja, estudamos e nos preparamos para surpreendê-los e o fizemos com MAESTRIA!

Deixem ele contestar sem "fuentes", pois as dele nunca irão assumir a vergonha de terem sido afundados dentro de casa. :lol:

Obrigado Marino, vc fez o meu dia hoje! :wink:

Abraços,

Padilha
marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#733 Mensagem por marcolima » Seg Out 08, 2007 9:07 am

Sinceramente acho inúteis as discussões com o Sr Degan.
Sugiro aos foristas que so se discutam bobagens com o Sr Degan.
Por exemplo: Sr Degan, como vai o Osorno? Já estive la, fui até muito bem recebido. A região é linda... O Chile é um paíz muito bonito...
Agora forças armadas... bem aí é outro coisa... um abraço

Marco.

A paz é só um período entre guerras...
Degan
Sênior
Sênior

#734 Mensagem por Degan » Seg Out 08, 2007 9:55 am

[082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]
Degan, você pode colocar os mapas que queira, não desmente nada do que escrevi.
As Inhaúma não possuem IR? [082] [082] [082] [082] [082]
Em 1996 a Independência e a Inhauma foram, entrando pelos canais, primeiro à Valparaíso, e depois até Talcahuano.
As Inhaúma não operam Lynx? [082] [082] [082] [082] [082]
Para seu conhecimento, F Defensora = F-41

Tú sabes en que bocas abunda la riza…. :wink:

a) En 1996 los EOS-400 suecos NO TENIAN cámaras IR
b) Talcahuano está primero en el camino que Valparaíso
c) Talcahuano está a más de 2.000 km de Ushuaia y a más de 1.000 km de los últimos canales patagónicos….
d) Las Inahuma si operan Lynx, pero no en mares difíciles, por falta de hangar y sistema de ayuda a la aterrizaje....y peor en invierno.
e) La F44 Independencia si participo en el Bogatún N°1, pero no la Inhauma.

O Marinos retirados, como conosco vários?????? E o que tem com o caso?

Son marinos mercantes

Sim, e o que tem em Puerto Willians? Caiaques?

No, lanchas de patrullaje…

Perdeu o controle, não é? Ficou sem argumento e começou a babar.

Si me equivoco, corrígeme… :wink:

Sim, exatamente o que está acontecendo agora, não? Você provocou e está sendo respondido.

No:
a) Yo no comencé con la provocación…pero eso a tí poco te importa
b) Y si, estoy siendo respondido, pero bastante mal.

Sim, que eventos ocorreram? Fomos convidados oficialmente? Fuentes.

Y quién nos invitó oficialmente…??.

Qual o índice de pobreza chileno?

Es un dato público…búscalo.

Degan, infelizmente eu não posso escrever muita coisa aqui.

Entonces no las insinúes…

Mas pergunte aonde estão tentando conseguir os manuais do Mage e sonares das Fragatas inglesas? Onde compram munição para os canhões de 114 mm? Onde estão tentando comprar outro canhão de 114 mm? Válvulas TR? E muito mais, mas vou parar aqui.

No seas gracioso amigo…Chile no tiene problemas de embargo ni de dinero para esas cosas, por lo que busca lo que más le conviene, donde sea.
Está comprando un Mk1 en Inglaterra (según SIPRI), la munición posiblemente en Brasil, los manuales en UK, etc….nada extraño, solo negocios.

Lindas condições, sim, pelo menos enquanto não parem de vender sobressalentes não é mesmo?

Mejores condiciones que las de ustedes…

E isto não aconteceu há tanto tempo atrás para vc ter se esquecido, não é mesmo?

A qué te refieres…??

Sim, gerando competência para o que vc vai saber muito em breve, talvez já no ano que vem.
Mais uma vez os homens vão se separar dos meninos, que acham que cresceram um pouco.

Préstame un pañuelo…que me emocionaste… :lol: :lol:

Não chame os outros de mentirosos quando vc não consegue provar o que escreve.
Dei nome dos navios, ano da operação, nome dos práticos, táticas de ambas marinhas, portos.
E vc apresentou o que? Somente um post dizendo que é mentira.

Si…MENTIRA y mal intencionada para peor…yo tengo links, tú solo rumores de pasillo.

Se precisar coloco cópia da caderneta registro do oficial, provando, mais uma vez, o que ele me falou, com o registro dos portos visitados.
Fácil escrever: MENTIRA.
Difícil admitir: nos fudemos.

Un link….lo demás es MENTIRA

Eu poderia também começar a dizer que vc é um mentiroso, pois não escreveu que não houve a Bogatum, que nenhuma Inhaúma tinha navegado nos canais, etc?

No seas tú ahora el mentiroso… :evil: , yo dije que NUNCA existió un Bogatún con una Inhauma en los canales australes.

Mas isto seria uma falta de cordialidade que não estou pronto para fazer.

….. :lol: :lol: :lol: :lol:

Estimado FIGHTERCOM,

No tomes esto como Chile v/s Brasil, simplemente le contesto a un par de foristas que les gusta INVENTAR…nada mas y nada menos.

Cosa que un tipo como Padilla es INCAPAZ de reconocer…y habla de “ellos”…

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#735 Mensagem por Sniper » Seg Out 08, 2007 9:56 am

marcolima escreveu:Sinceramente acho inúteis as discussões com o Sr Degan.

Pelo contrário...

É um dos foristas com mais conhecimento no fórum e sua "teimosia" instiga os seus interlocutores a sempre estudar, pesquisar e aprender mais. Basta haver respeito e cordialidade que as discussões smpre serão produtivas.

Engraçado é que o Degan ficou alguns meses sem aparecer aqui no fórum e eu ví neguinho quase chorando pedindo pra ele voltar... :roll: :twisted:

Imagem
Responder