Essa minha pergunta foi devido ao fato de vc dizer que o Rafale pode transferir 100% da tecnologia dele.´Não precisa ser um "expert" no assunto para saber que isso é impossivel.Tem que aprender a dominar teorias, ter "quem possa responder as eventuais dúvidas que surgirem" e tem de participar do processo. Quando for capaz de expandí-lo com independência, aí sim determinada tecnologia, de fato, sabe-se que foi absorvida.
Ótimo então, mas em que a França estaria fora mesmo? Não consegui ver como a Suécia que não domina 100% de um avião pode transferir mais que um país que domina 100%.
Se você quer dizer que a FAB quer só uma meia dúzia de tecnologias , aí são outro quinhentos. Mas será que o país precisa só destas meia-dúizia?
Se a índia pensasse assim, hoje estariam fabricando MIG-21 ao invés de SU-30MKI.
O Rafale é um CAÇA PRONTO. Transf. de códigos-fonte é transf. de tecnologia? Se entregarem os códigos fonte (que são mais de 5 milhões de linhas num papel, ninguém é capaz de decifrá-los.) Por isso a FAB pediu os códigos fonte-chaves, e mesmo assim, é necessário ter alguém para elucidar determinadas dúvidas.
Amigo, se a FAB pediu uma linha sequer, é transferência, senão não era preciso pedir.
Olha, Carlos, eu vou te passar via MP o E-Mail de um Tenente Coronel, engenheiro, da FAB. E ele vai te explicar como funciona o processo de transf. de tecnologia
Muito obrigado, informação nunca é demais.
Passaram apenas a transf. de tecnologia para o casco do SSN. A França até agora NÃO CONCORDOU em transf. a tecnologia de propulsão.
Alguém se dispôs a passar mais que isso?
Eu não tô entendendo, se a França repassa a tecnologia de um parafuso que ninguém quis repassar, já é mais que todos os outros. Nesse caso, porque ela não concordou em repassar uma e repassou quinhentas, ela vai prá mesma vala dos que não transferem nada?
Segundo dizem nossos amigos da MB aqui, a propulsão será nossa. Alguém anda falando demais?
Sei também que há um forista aqui no DB que pertence ao S2 da Marinha. E pode "modular" informações, embora participe do fórum, pelo que eu percebo, porque gosta. Sei disso já há um bom tempo. Mas sei jogar o jogo
Agente secreto de conhecimento público? Putz,a MB tá mal mesmo hein!?
A ser assim, a coisa pode acontecer em relação a qualquer das três forças. Quem então está falando a verdade e não apenas modulando as informações?
Será que foi por isso que um forista que aparenta ser da FAB veio aqui e esculhambou o processo de compra da MB?
Na proposta francesa, no tocante aos motores, oferece a possibilidade de fazer a revisão dos Snecma. Nada de produção local ou desenvolvimento conjunto. A proposta do SuperHornet prevê a mesma coisa com o GE F414. Como ele está com o pé fora e quase o outro também, se os Ianques não beneficiarem o Gripen, vão acabar dando a vitória de bandeja para o Rafale, uma aeronave que nao tem nenhum componente Ianque...A FAB deixou claro que quer independência total em manutenir seus caças aqui
Azeitona na empada alheia...
Gostei dessa exigência da FAB, ótima. Alguém já acenou com isso?
Vou repetir pela 4ª vez no fórum: o que não será Sueco: APU, Central Inercial, o assento, os computadores de controle de voo (hardware, pois o software do FBW, como bem frisou Bob Kemp em entrevista que está no site da Alide, é Sueco)o conjunto hiráulico, o trem de pouso, o canopi, o sistema de arrefecimento e a antena (as outras partes é baseada no PS-05 MarkIII-uma evolução, da SAAB Ericson Microwave)
Seria o caso de transf. de tecnologia como a desses sistemas não pertencentes aos Suecos? Acha que a FAB está interessada na transf de tecnologia do sistema hidráulico, oras!!!!!!!!!
Usando as palavras fabianas: "A FAB deixou claro que quer independência total em manutenir seus caças aqui".
Importando tudo isso? Ah! Faltou o motor!!!!
A FAB pode não querer saber de sistema hidráulico, mas de inercial, computadores de sistema de vôo e etc pode.
Vou dar uns exemplos, que é o que ocorre, pois parece que vc tem mesmo dificuldades de ver de perto:O F-35 Demonstrador de tecnologia, (como no caso do Gripen Demo que voou em 2008), foi em 2000. Não desenvolveu ou não precisou de mais parceiros para o desenvolvimento depois disso? O 1º voo do Rafale Demonstrador foi em 4 de julho de 1986. Não havia nada para desenvolver após? Porque não entrou então em produção? Você está colocando o Gripen Demo(de demonstrador) no mesmo patamar de maturidade de desenvolvimento do Rafale de agora...Ainda há 3 anos para desenvolver o GripenNG e o Brasil foi convidado a participar desse desenvolvimento
Quem disse que o Rafale vai parar no tempo? Se o F-15 tem agora versão furtiva, porque o caça francês vai congelar no tempo?
Cara, desenvolver o quê no NG se o avião tá voando, já tem tudo pronto? Vamos desenvolver o quê que não poderíamos desenvolver com os franceses nas novas versões do Rafale? Sistemas hidráulicos?
Você disse bobagem, comparando o estágio de desenvolvimento do GripenNG ao Rafale e não reconhece isso. Aí, parte para apelação, fazendo insinuações pessoais...da próxima vez, vou chamar a Moderação, ok?
Sinta-se à vontade com a moderação, acho que você será bem recebido.
O Rafale está pronto. O NG não. Apenas há o Demonstrador, que é uma versão modificada do Gripen D. O GripenNG terá 40% de novas tecnologias. E estará pronto em 2011 se não houver atraso.
Quanto a obviedade, essa informação que pus já foi tão divulgada que o óbvio é ela.
Se não está pronto e ainda vai ser desenvolvido, há alguma coisa errada nessa competição. Como é que a SAAB pode garantir algo que não existe?
Se o Demo está voando, que tecnologia é essa que precisa ainda ser desenvolvida mas já voa num protótipo?
Realmente a SAAB está de parabéns mesmo, nem sabe fazer e já vende o produto.
Coloque onde eu escrevi ou dei a entender isso.
Só depois de você citar onde foi que eu escrevi aquilo.
Mas com essa declaração acima vc assume a crença que é possível que o Governo Francês nos repasse EUR 30Bilhões de tecnologia do Rafale...
Sim,
desde que eles queiram é possível sim. É uma decisão apenas da França, basta que eles queiram.
O que é impossível é a Suécia (ou qualquer outro país) garantir tecnologia que não lhes pertence, nem querendo eles podem isso, precisam da aprovação alheia. Mesmo para sistemas hidráulicos.
Alte demostra que a transf. de tecnologia ocorre quando se participa do desenvolvimento. Oras, o Rafale sofrerá um reprojeto como o Gripen, em que introduz 40% de tecnologias novas? O Rafale está pronto! Ele poderá ter atualizações, mas não um reprojeto. No RoadMap do Rafale, está prevista uma revisão
Se você me mostrar um documento qualquer, uma nota de jornal, qualquer coisa de cinco anos atrás falando que o Gripen sofreria um reprojeto eu acreditarei nesta sua previsão do futuro do caça francês.
A FAb tem como data de referência a introdução de um caça de 5º geração tripulado em 2025. Essa data foi definida pelos seguintes motivos: presença de aeronaves de 5ª G no nosso subcontinente e abertura pelos países detentores de caças dessa geração a participação da Indústria Nacional no desenvolvimento, algo que em 2008 nos foi negado. Nos foi negada qualquer transf. de tecnologia do F-35 em sondagem no ano passado.
Foi negado pro quem?
Segundo apareceu na imprensa, tivemos um(1) convite para entrar num 5ºG. Quem negou dessa maneira tão veemente foi o mesmo pessoal que vai nos ensinar a fazer motores pro Gripen-NG?
A MB queria também a tecnologia de propulsão do SNA. Até pode ter gente da MB que te diga que os francess concordaram...manipulação de informação (S2)....o Fórum é acompanhado por muitos...
Nunca vi dizerem que concordaram, muito menos que se pediu isso.
Sobre o acompanhamento, eu vejo é um pessoal de uma determinada força aqui forçando barra sobre certas coisas. Basta a coisa esquentar para um certo fornecedor que eles aparecem.
Mas é claro que isso não passa de uma observação boba de um forista ingênuo, né? Ninguém deve ter percebido isso além de mim.
Eu sempre te tratei com enorme distinção
Idem eu em relação à você.
Rezava pelo Pedro. Procurava te consolar
Obrigado, mas acho que não cabe aqui citar estas coisas. A morte do meu filho já me doe demais prá ser cobrado em público por isso.
Te elogiava no Fórum e fora dele. Você me decepcionou. Até o último debate que tive com vc. Vc usou de sarcasmo, distorceu o que eu disse. Eu fui paciente contigo e vc continuou. E não se desculpou.
Lamento muito se foi isso que você viu, basta mostrar onde te desrespeitei, torci o que você disse e não acatei um pedido de desculpas.
Garanto que imediatamente me desculparei contigo, com toda a sinceridade. Já fiz isso inúmeras vezes e farei quantas vezes for preciso.
Se tivermos o Rafale, ótimo. É um puta caça. Eu não pego mais no pé dele quanto ao alcance do Radar AESA, percebeu? Quem voou nele saiu elogiando...Não é um APG 79, mas próximo. Entretanto o RCS frontal do SuperHornet, a March 1 desprezando as condições atmosféricas, dependendo do comprimento da onda do radar é de 48% a 148% maior que o RCS frontal do Rafale. Entretanto, em demais ângulos o RCS do Rafale, chega a ser até 50 vezes menor.
Se considerar a pressão atmosférica, em baixa altitude , portanto com maior pressaõ, a assinatura radar do Rafale é bem menor que o SuperHornet aos dados que eu postei acima, pois devido a configuração aerodinâmica, o Rafale não forma "uma parede de ar" na mesma intensidade que o caça norte-americano.
Contra o tortinho é covardia, né?
Quem quiser acreditar, acredite. Quem não quizer, estou pouco me lixando...Não sou político...
Eu acredito sim, por quê não acreditaria em você?
eu me importo sim, assim como me importo com todos os amigos do fórum.
knigh7, acho que temos apenas de acertar o tom do debate, só isso. Meu sarcasmo é conhecido e reconhecido, se te incomoda, é só falar que paro sem problema nenhum, mas não espere as duas mil linhas que escrevi prá dizer só agora.
De qualquer maneira eu me desculpo aqui, publicamente e perante todos pelo sarcasmo que usei contigo, ou qualquer coisa que tenha te ofendido, nunca foi minha intenção. Mas é minha intenção sim manter a nossa boa amizade.
Só espero que o debate não pare, isso seria péssimo, pelo menos prá mim.
Grande abraço e desculpe-me mais uma vez!