TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71521 Mensagem por Marino » Qui Ago 21, 2014 8:36 pm

Creio que todos aqui se lembram de como o Knight sempre defendeu a proposta da SAAB, como apresentada na mídia.
Agora, ao apresentar uma contradição entre a realidade e o que foi mostrado, demonstra integridade intelectual, caráter.
Ninguém está defendendo outro produto, que fique claro.
A questão, que interessa à todos, repito para deixar claro, é o que vamos receber.
Acabou a fase de marketing.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#71522 Mensagem por Skyway » Qui Ago 21, 2014 9:20 pm

Acho prudente aguardarmos uma declaração oficial de algumas das partes no que diz respeito ao Leasing.

Quanto a capacidade de carga do projeto, sendo verdade, é uma vergonha sem tamanho... Compramos um Ford Fiesta Hatch completo enquanto tínhamos as propostas de um Focus e um Fusion, também completos. Ou seja, a modernidade é parecida, mas a capacidade...

AD ASTRA PER ASPERA
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2614 vezes

#71523 Mensagem por knigh7 » Qui Ago 21, 2014 9:26 pm

Olá, SkyWay.

O link com o "novo" peso vazio é da página da SAAB, onde consta no novo folder técnico.

Depois que a Suíça divulgou o peso vazio informado pela SAAB não dava mais para esconder.

Se a SAAB continuasse divulgando aquele peso anterior...

Sabre
Júnior
Júnior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#71524 Mensagem por Sabre » Qui Ago 21, 2014 9:49 pm

Marino escreveu:
Sabre escreveu: Marino,
O leasing do Gripens C/D que está sendo negociado com o governo sueco não tem nada a ver com a Saab.
Pelo que sei, nunca houve qualquer promessa daquele governo de fazer "leasing sem custos" para o Brasil.
Acredito que os contribuintes suecos não aceitariam.
A utilização dos F-5 pela FAB como aeronaves de superioridade aérea deve ser entendida pelos mesmos motivos que levam a MB a utilizar os seus A-4 para a mesma missão.
Sabre
Nao estou criticando a FAB, pelo contrário, quero o melhor possível para ela.
Nao estou fazendo cobranças para a Força, mas sim cotejando o marketing da SAAB com a realidade.
Assim como considero o F-5 inadequado para caça de superioridade aérea, os A-4 sao piores para esta tarefa.
Temos que ser honestos.
Marino,
Todos nós desejamos o melhor para a FAB e para a MB.
A utilização dos F-5 e dos A-4 são decorrentes de muitos fatores, sendo o principal a baixa prioridade dada à Defesa pelos gestores do orçamento, tanto no executivo quanto no legislativo.
O que motivou a minha mensagem foi a associação indevida da Saab com a questão do leasing dos Gripen C/D.
Trata-se de uma negociação, ainda em andamento, entre os governos brasileiro e sueco.
A Saab não tem nenhuma participação ativa nessas negociações.
Muito menos em promessas de "leasing sem custos". Nem poderia, pois os aviões pertencem ao governo sueco.
Deixo claro que não percebi nenhuma crítica à FAB na sua mensagem. Não é da sua natureza nem da sua formação.
Sabre

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6509 vezes
Agradeceram: 6875 vezes
Contato:

#71525 Mensagem por Túlio » Qui Ago 21, 2014 10:02 pm

PUTZ, estou impressionado mesmo é com as posições do Knight véio, jurava que ele era Gripen desde criancinha... :shock: :shock: :shock: :shock:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2614 vezes

#71526 Mensagem por knigh7 » Qui Ago 21, 2014 10:55 pm

Eu não vou manter uma posição quando vejo que a base no qual me apoiava era falsa...

Aliás, qual brasileiro que está acompanhando que está satisfeito com os dados que estão sendo agora apresentados, exceto, obviamente quem está ganhando dinheiro com a negociação?

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#71527 Mensagem por Boss » Qui Ago 21, 2014 11:48 pm

Quanto drama, o Gripen com ou sem os trambiques da SAAB, continua a mesma coisa, o piorzinho que poderíamos ter pego (entre a coisa americana, o Rafale e o Su-35 por fora). 8-]

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#71528 Mensagem por NovaTO » Sex Ago 22, 2014 8:06 am

Também sempre entendi que a proposta sueca era a melhor (não só pelo caça em si, mas principalmente pela proposta de desenvolvimento e industrialização). Mas fiquei surpreso que o peso vazio saiu de 7.2 tons 8.0 tons... espero que a versão final de produção tenha o peso original. :?

[]'s

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#71529 Mensagem por nveras » Sex Ago 22, 2014 9:40 am

Tudo bem. Vai servir pra substituir o ST daqui a alguns anos. :mrgreen:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2705 vezes
Agradeceram: 1104 vezes

#71530 Mensagem por J.Ricardo » Sex Ago 22, 2014 10:26 am

Uma coisa somos nós entusiastas sermos ludibriados por mkt de vendas, outra coisa é a FAB ser ludibriada, isso demonstraria um tal amadorismos da FAB que é imperdoável!!! Me recuso a acreditar que a FAB não tenha em mãos os número reais do Gripen E.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#71531 Mensagem por Paisano » Sex Ago 22, 2014 11:21 am

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#71532 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 22, 2014 11:24 am

knigh7 escreveu:Olá, SkyWay.

O link com o "novo" peso vazio é da página da SAAB, onde consta no novo folder técnico.

Depois que a Suíça divulgou o peso vazio informado pela SAAB não dava mais para esconder.

Se a SAAB continuasse divulgando aquele peso anterior...
O Pepe adiantou isto ANOS atrás. Que o NG estava ficando bem mais pesado que o previsto.

Agora temos que dar um desconto para a SAAB pelo menos por enquanto, pois não sabemos se este peso divulgado de 8T vazio se refere à aeronave de série ou à versão que está sendo testada (NG).
A SAAB já divulgou que apenas no último protótipo que será efetuada a REDUÇAO DE PESO.
Talvez estas 8T se refiram ao NG atual e após a redução de peso as aeronaves de série cheguem com peso bem menor.

Vamos aguardar.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#71533 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 22, 2014 11:31 am

knigh7 escreveu:Olá, pessoal.

Viram a mais recente publicação da SAAB, na página dela?

http://www.saabgroup.com/Global/Documen ... nglish.pdf

Enfim, ela está reconhecendo a informação que o Depto de Defesa da Suíça divulgou ao Legislativo deles no qual o peso vazio do caça é de 8.000kg, e mantendo o MTOW em 16.500kg.

A capacidade de cargas externas sobra apenas 5.000kg.

Apenas a título de comparação um outro caça da mesma categoria do Gripen, o Mirage 2000MK2, tem um MTOW de 17.500kg, peso vazio de 8.200kg e capacidade de cargas externas de 6.000kg...
Têm outros caças que isto também ocorre.
Eu já vi isto no Flanker (não lembro as versões). Mas normalmente declaram uma capacidade de 8T de armamentos e o peso total se não me engano chegava em 34.500 kg.
Somando a capacidade MÁXIMA de combustível interno (que sempre era absurda, superior a 10T ou como no Su-35 que é de 11,5T), ai a conta não batia.
Não dava para ter AO MESMO TEMPO tanque cheio e 8T de armas. Acabava passando o MTOW da aeronave.

Parece que recentemente os russos divulgaram sobre um aumento de MTOW de alguma versão do Flanker, justamente para permitir isto.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#71534 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 22, 2014 11:43 am

Vamos expandir um pouco mais a discussão:

Gripen C
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 6,8 T

Gripen D
Comprimento: 14,8 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 7,1 T

Como podemos ver o comprimento entre o C para o D difere em 0,7m
E o peso difere em 300 kg.

Os dados que são apresentados para o Gripen NG são:
Comprimento: 15,2 m
Envergadura: 8,6 m
Peso Vazio INICIAL: 7,1 T (talvez o objetivo fosse manter o mesmo peso da versão anterior utilizando materiais mais leves, como foi divulgado)
Peso Vazio ATUAL: 8 T (Talvez não conseguiram chegar no objetivo e estão estimando um peso maior, ou talvez seja apenas o peso do NG que voa e que AINDA não sofreu a redução de peso prevista apenas no último protótipo)

O que podemos concluir sobre isto tudo?
Não muito. Mas podemos supor algumas coisas:

Se estes dados se referem ao atual NG que está voando, podemos supor que a versão final (de série) será mais leve pois a SAAB vai reduzir o peso no último protótipo.
Podemos supor que vai ser ainda mais leve na versão E e provavelmente um pouco menor. Se tomarmos como base a diferença de comprimento entre o C e o D, a versão E poderá ter 14,5 m e 300 kg a menos. E a versão F após a redução de peso poderá ter menos que 8 T.

Portanto, são muitos SEs. E tem pouca coisa confirmada ainda.
É melhor aguardar ou tentar descobrir com alguém da SAAB se estes dados se referem ao NG atual ou ao E de produção.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3363 vezes

#71535 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 22, 2014 12:23 pm

Alguém poderia lembrar que o Gripen NG, ou Gripen E, como queiram, não passa de um mero protótipo, ou menos que isso, na verdade ainda um demonstrador de conceito baseado em um Gripen D, e que os protótipos do programa só começam a voar a partir deste ano até completarem-se os 4 modelos de teste em 2017, quando o modelo de produção final, inclusive o da FAB, estará sendo efetivamente testado?

Não sei porque toda essa tempestade em copo d'água por causa de uns kilos a mais ou a menos em um caça que desde sempre foi apelidado por aqui de tudo que é nome por causa de suas pequenas dimensões. E agora que o bicho parece que vai engordar um pouco, mesmo que nada esteja verdadeiramente definido, afinal o programa de desenvolvimento sequer terminou, parece que isso é o fim do mundo.

Vamos dar tempo ao tempo senhores. A FAB com certeza é conhecedora dos números reais deste projeto, e saberá lidar com os mesmos. A questão principal não é se o Gripen vai ter ou não mais ou menos de 8 tons. A verdadeira questão é o que vamos conseguir tirar, ou não, em matéria de know how aeronáutico deste programa. Não fosse esse o objetivo principal desde sempre alardeado pela FAB com o FX, com certeza já teríamos por aqui não apenas 36 F-18 ou Su-35, mas centenas deles. E tudo de prateleira.

abs.

Carpe Diem
Responder