TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70801 Mensagem por ABULDOG74 » Qui Fev 13, 2014 8:27 pm

FCarvalho escreveu:Levará denilson. O problema é que como sempre as decisões do MD são normalmente politicas e não necessariamente técnicas.
Lembre-se que um dos fatores que talvez tenha "calado" ou convencido muitos críticos dos programas da defesa foi o valor "mais barato" deste negócio do Gripen.
Qual seria o argumento do governo em pleno ano de eleições para justificar o aumento destes valores a fim de se compensar o aumento do número de caças?
Se o GF já torceu e muito o nariz durante quase vinte anos para comprar meras 36 undes para a FAB, imaginas o que não será a aquisição de 60 caças. :roll:

abs.
Olá camarada, concordo com você; tenho certeza que conversar sobre o SEA GRIPEN esse ano haverão , mas algo concreto só depois das eleições.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70802 Mensagem por faterra » Qui Fev 13, 2014 8:30 pm

Mais um detalhe: os F-5's e os A-1's também terão de ser substituídos, a médio prazo (F-5's) e a longo prazo (A-1's), quase que seqüencialmente!
Se não me engano, são uns 56 F-5 e uns 53 A-1's. Além disso, temos também o 2º PA. As substituições terão de ser feitas de uma maneira ou outra, e o 2º PA ainda é uma previsão no PAEMB. Mas...
Quem mandou a gente ser um país "pobre" e fudido!




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Um abraço!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70803 Mensagem por kirk » Qui Fev 13, 2014 11:44 pm

Seria essa a camuflagem do GDA ???

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70804 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 13, 2014 11:53 pm

Esse é um azul mais escuro (e mais belo) que o dos F-2000. Mas pode ser que algumas unidades seja aquele camuflado verde e cinza do estilo "feio" é que o dos Mike e A-1.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70805 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 14, 2014 9:13 am

henriquejr escreveu:É justamente isso que tentei dizer, no meu último comentário, mas não fui tão claro quanto você.

Acho que a MB deveria participar ativamente do projeto desde o inicio.

A MB está esperando a decisão da FAB de configurar os aviões que vai receber, para depois iniciar a configuração de uma versão naval para que seu estudo de viabilidade técnica e operacional validem o "Sea Gripen NG-BR". Isso só pode ser deslanchado a partir de 2015 quando a versão FAB estiver congelada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70806 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 14, 2014 10:01 am

WalterGaudério escreveu:
henriquejr escreveu:É justamente isso que tentei dizer, no meu último comentário, mas não fui tão claro quanto você.
Acho que a MB deveria participar ativamente do projeto desde o inicio.
A MB está esperando a decisão da FAB de configurar os aviões que vai receber, para depois iniciar a configuração de uma versão naval para que seu estudo de viabilidade técnica e operacional validem o "Sea Gripen NG-BR". Isso só pode ser deslanchado a partir de 2015 quando a versão FAB estiver congelada.
Isto sendo assim meu cara amigo Walter, pode dar-nos a entender então que FAB e MB irão seguir desenvolvimentos paralelos, cada uma, em relação aos seus próprios caças?

Ou tais configurações seriam apenas questões cosméticas a fim de atender especificidades de cada força, a partir de uma célula comum, tendo por base, por exemplo, a versão naval do mesmo?

Com a célula naval pesando na teoria meia tonelada a mais que a terrestre, a opção de uma motorização mais potente (EPE/EDE) a fim de compensar tal aumento de peso poderia ser julgada pertinente tanto para a FAB como para MB?
Isto estaria sendo considerado?

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70807 Mensagem por kirk » Sex Fev 14, 2014 11:03 am

Creio que haja requisitos distintos, porém não deverão abrir mão da interoperalidade e principalmente da comunalidade nas inspeções e manutenção, pois isso joga os custos para baixo ... não creio que deva haver diferença na motorização (custos) ... penso que o Link-BR2 terá um upgrade com ToT suéca e isso certamente trará incrementos na interoperalidade da FAB / MB, o que multiplica sobremaneira o PODER das duas forças ... com operações coordenadas e conjuntas ...

Um dos fatores multiplicadores é que os Sea Gripens/BR poderão operar com o esquadrão Guardião a pelo menos 1.000 km de nossa costa sem grande esforço, um importante fator dissuasório e de projeção de poder ... que na realidade é o que determina a END a negação de nosso mar territorial e de nosso espaço aéreo.

Porém, isso é apenas uma opinião

abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70808 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Fev 14, 2014 3:39 pm

Opinião de leigo na aviação:

Olá camaradas, muito se fala da capacidade de carga do Sea Gripen, de ter que ser inferior ao do Gripen E/F; uma questão que me parece que influiria nessa capacidade é a missão de cada um naturalmente exercerá.
O Gripen E/F, normalmente; até pela extensão territorial do Brasil; necessitará de mais tanques auxiliares que uma versão Sea Gripen que por sua missão e princialmente por toda sua logística está próxima de suas operações(no Porta Aviões: munições extras,combustível, pequenos reparos e etc). Eu acredito que a necessidade de tanques auxiliares(mais tanques para o GRIPEN e menos tanques para o SEA GRIPEN); pelas missões diferentes das duas versões; é que fará naturalmente o SEA GRIPEN levar menos peso, mas as capacidades e comunalidades serão as mesmas obedecendo a padronização da END.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70809 Mensagem por kirk » Sex Fev 14, 2014 4:49 pm

Após decisão brasileira, Saab espera incrementar vendas do Gripen

LUCRO LÍQUIDO NO QUARTO TRIMESTRE APRESENTOU UMA QUEDA MAIOR QUE A ESPERADA


O grupo de defesa sueco Saab AB espera que a recente decisão Brasileira pelo caça Gripen vá ajudá-lo a ganhar mais negócios em outros países, mesmo com a queda nos lucros do quarto trimestre da empresa em meio a condições de mercado difíceis, disse o presidente da empresa nesta quinta-feira.

“A escolha do Brasil pelo Gripen tem recebido atenção em todo o mundo”, disse Hakan Buskhe em uma entrevista. “Isso dá um impulso extra a uma série de outras discussões que estamos envolvidos”.

O Brasil selecionou o Gripen em dezembro em um possível contrato (ainda a ser assinado) no valor de cerca de US $ 4,5 bilhões para 36 jatos. Países como a Suécia, Tailândia e República Checa usar o caça que Saab diz ser o mais versátil e eficiente em termos de custo em comparação com os aviões de combate rivais como Rafale da Dassault e o Lockheed Martin F-35.

A escolha do Brasil mostra que o Gripen é adequado para um país grande geograficamente, bem como para os pequenos, como a Suíça, disse Buskhe. Ele se recusou a dizer especificamente quais países podem estar interessados em comprar o caça, mas disse que várias discussões estão em andamento. “Há um grande interesse na Ásia e de um número de países europeus, e também estamos conversando com outro país sul-americano e um país Africano”, disse ele.

Após um longo processo político, a Suíça recentemente pavimentou o caminho para um referendo nacional em maio sobre a compra de 22 jatos Gripen. “Estou feliz que existe um grande apoio parlamentar para Gripen [na Suíça] , mas as pessoas vão ter que decidir no final”, disse Buskhe. “Eu não posso dizer exatamente como as coisas vão sair no referendo, mas provavelmente será algo muito equilibrado.”

A Saab apresentou uma queda maior que a esperada no lucro líquido do quarto trimestre, para 281 milhões de coroas suecas (43,6 milhões de dólares) das 549 milhões de coroas suecas, em função das quedas nas vendas e na margem de lucro um ano antes.

A empresa, que além de caças Gripen vende equipamentos militares, incluindo mísseis e armas antitanque, sofreu com os cortes nos orçamentos de defesa dos governos em todo o mundo na esteira da crise financeira. Os encargos para os esforços de redução de custos em curso também pesou sobre o resultado do quarto trimestre, e a competição se manteve resistente.

A Saab disse que espera que as margens de lucro melhorem um pouco em 2014 em relação ao ano anterior, mas em um cenário de vendas estabilizadas.

“Esperamos que o mercado melhore com o tempo”, disse Buskhe. “Mas os EUA e a Europa ainda estão passando por uma série de mudanças, e ainda há um monte de excesso de capacidade” na indústria de defesa, acrescentou. “Nós fomos impactados pela concorrência e pelo ambiente de preços”.

A escolha do Gripen pelo Brasil deve, eventualmente, aumentar a receita, mas a Saab não firmou esse contrato e os detalhes ainda estão sendo negociados, disse Buskhe”. Você geralmente é pago quando você entrega, e às vezes você recebe pagamentos antecipados, mas estamos discutindo isso com o cliente agora”, disse ele.

As ações da Saab estavam em queda de 1% em Estocolmo na quinta-feira depois da divulgação do relatório do quarto trimestre.

A empresa de defesa foi separada da Saab Automobile AB há muito tempo e agora faz parte da National Electric Vehicle Sweden AB, controlado por um grupo chinês.

FONTE: Wall street Journal (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

http://www.aereo.jor.br/2014/02/14/apos ... do-gripen/
Colômbia (TALVEZ) a primeira venda externa do Gripen-NG Brasil.

Alguns fatores :

- É operador de equipamentos Brasileiros com bastante sucesso, sobretudo ST (vitrine)
- Tem acordo com a Embraer para modernização da frota mundial de Tucanos
- Depois do Brasil é o País que colocou mais opções de compra do KC-390 (12 uniddes)
- Está muito interessada em incrementar sua base industrial aeronautica.
- Já peitou os States na Compra de ST (gringos queriam vender BHs) e Kfirs
- E finalmente já está considerando esta possibilidade

Colômbia interessada no Gripen

29/11/2013

Colômbia pode estar interessada na compra de aeronaves Gripen da Saab. Mas o país está analisando uma ampla variedade de soluções para selecionar um novo caça para sua força aérea, mas que ainda pode levar um longo tempo para definir.

O General General Carlos Bueno, Comandante de Operações Aéreas da FAC, falando em uma conferência em Londres no fim da semana passada, disse que a Força Aérea da Colômbia está analisando o Gripen, o Lockheed Martin F-16, o Sukhoi Su-30, e dois aviões da francesa Dassault, o Rafale e o Mirage 2000, acrescentando que o país também está buscando outras opções alternativas.

Os esforços para escolher o novo caça é esperado para continuar nos próximos três a quatro anos, pois este tipo de negócio geralmente leva um tempo muito longo para ser definido, haja vista o que ocorre em um outro país sul-americano, o Brasil, cuja seleção por um novo caça já dura mais de 15 anos.

A Saab fez qualquer comentário direto sobre esta informação e sugere apenas que é muito cedo, porém o CEO da Saab, Håkan Buskhe, já havia falado anteriormente sobre o crescente interesse no Gripen pelos países das Américas.

No total, há cerca de 15 países que se mostram interessados em comprar o Gripen, porém, a decisão para a compra da aeronave, ainda é uma questão completamente aberta.

A Saab havia estimado que, durante os próximos 20 anos, esperava vender algo em torno de 300 Gripen mas o aumento do interesse pelo caça sueco, fez com que a empresa elevasse no início deste ano a previsão, que agora é de vender entre 400 e 450 Gripen nos próximos 20 anos.

TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=33513

JANE´S
Colombia looks to procure new fighter type


Gareth Jennings, London - IHS Jane's Defence Weekly
13 November 2013

The Colombian Air Force (Fuerza Aerea Colombiana - FAC) is looking to procure a new fighter aircraft type "over the next three to four years" to enhance its top-end air combat capabilities, a senior service official said on 14 November.

Speaking at the IQPC International Fighter Conference in London, Brigadier General Carlos Bueno, Air Operations Commander, FAC, said that the air force is considering a number of modern fighter types, such as the Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, Sukhoi Su-30 'Flanker', Dassault Rafale, Dassault Mirage 2000, Saab JAS 39 Gripen, "and some more".

The FAC's frontline fighter fleet is currently composed of 19 single-seat Israeli Aircraft Industries (IAI) Kfir C.10/12s (plus three twin-seat variants for conversion training).
http://www.janes.com/article/30002/colo ... ghter-type




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70810 Mensagem por irlan » Sáb Fev 15, 2014 10:24 am

Eu chutaria F-16 ou o Mirage 2000..




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70811 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 15, 2014 3:38 pm

Depende. A Embraer com a chegada do Gripen E/F ao seu espólio de vendas, praticamente fecha a porteira do círculo de produtos militares por completo e que pode oferecer aos colombianos.

Teremos na prática tudo o que eles precisam, desde o treinador primário, com levíssimo T-XC até o peso-pesado KC-390, além da família ISR baseada nos modelos E-135/145, E-2 e Phenom/Legaçy. Para não falar da linha civil de emprego geral da Embraer e de outras propostas que estão em estudo/projeto por agora.

Resta saber se o nosso governo vai defender a nossa industria e os empregos dos brasileiros, ou vai preferir continuar nos seus discursos ideológicos. :?

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70812 Mensagem por jeremiasbecker » Sáb Fev 15, 2014 6:36 pm

Minha opinião:

1° F-16 (por causa do lobby)
2° Gripen NG

O Gripen tem boas chances de levar esse contrato se a estratégia política for bem feita, mas isso é uma decisão que sairá daqui uns 4-5 anos, até lá muita água vai rolar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70813 Mensagem por irlan » Sáb Fev 15, 2014 8:10 pm

A Colombia virou a segunda maior economia da América latina né?, capaz de terem grana pra isso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70814 Mensagem por henriquejr » Sáb Fev 15, 2014 8:28 pm

Não esqueçam que a Colômbia é um daqueles paises do seleto grupo que recebe ajuda financeira e militar dos EUA.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70815 Mensagem por irlan » Sáb Fev 15, 2014 8:30 pm

Pô Henrique essa ajuda deve ser só para comprar produtos que vem de lá!




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