Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7081 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Out 02, 2019 7:23 pm

EDIT MOD - Túlio outro tópico o Trolio dizia EDIT MOD - Túlio

Obs.: cópia salva em print screen.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

#7082 Mensagem por Túlio » Qua Out 02, 2019 7:35 pm

EDSON escreveu: Qua Out 02, 2019 7:04 pm
Isto é sério? Tu comparas os russos com nós? A terra não é plana Túlio e isto é uma tremenda bobagem sua. Claro nós que nunca nem sequer entramos em um combate de caminhonetes armadas vamos entender mais que os russos. Vai sonhando!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Túlio a verdade é que não sabemos nem por onde começar. [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]
Ué, mas quem veio comparar foi tu, e justamente com uso de uma tremenda bobagem, aliás. [101] [091]

PONTO PARA ELES: nós não investimos grande parte do orçamento em P&D de armas novas, e depois em sua produção, eles sim;

PONTO PRA NÓS: eles dependem de menos de meia dúzia de commodities (óleo, gás e alguns grãos) para fechar as contas do ano fiscal (moedas fortes); no que UMA pifar, a coisa fica bem feia... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7083 Mensagem por Túlio » Qua Out 02, 2019 7:41 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qua Out 02, 2019 7:23 pm o Trolio

Inaceitável!

Ataque a Moderador, sugerindo que é TROLL. Não foi a primeira vez mas o termo usado não pode ser admitido. Assim, o User

Marechal do Ar

recebe SUSPENSÃO

pelo período de 6 (seis) meses.

Talvez aprenda que não é obrigado a frequentar o DB mas, em o fazendo, deve se comportar como uma pessoa ADULTA.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#7084 Mensagem por EDSON » Qui Out 03, 2019 8:51 am

Túlio escreveu: Qua Out 02, 2019 7:35 pm
EDSON escreveu: Qua Out 02, 2019 7:04 pm
Isto é sério? Tu comparas os russos com nós? A terra não é plana Túlio e isto é uma tremenda bobagem sua. Claro nós que nunca nem sequer entramos em um combate de caminhonetes armadas vamos entender mais que os russos. Vai sonhando!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Túlio a verdade é que não sabemos nem por onde começar. [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]
Ué, mas quem veio comparar foi tu, e justamente com uso de uma tremenda bobagem, aliás. [101] [091]

PONTO PARA ELES: nós não investimos grande parte do orçamento em P&D de armas novas, e depois em sua produção, eles sim;

PONTO PRA NÓS: eles dependem de menos de meia dúzia de commodities (óleo, gás e alguns grãos) para fechar as contas do ano fiscal (moedas fortes); no que UMA pifar, a coisa fica bem feia... :lol: :lol: :lol: :lol:
Tem certeza?! O que esta acontecendo?

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6002 vezes
Agradeceram: 3374 vezes

#7085 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2019 10:53 am

EDSON escreveu: Qua Out 02, 2019 5:55 pm GT Nova Couraça e os desafios no reequipamento da Força Blindada (EB)
Imagem
Estou começando a torcer meu nariz para este conceito.
Olá Edson, o que o leva a tal conclusão?
Russos são prolíficos em projetos de bldos SR e o conceito está amplamente difundido no mundo ocidental há pelo menos trinta anos. O que teria mudado agora?

abs

Carpe Diem
EDSON
Sênior
Sênior

#7086 Mensagem por EDSON » Qui Out 03, 2019 11:37 am

FCarvalho escreveu: Qui Out 03, 2019 10:53 am
EDSON escreveu: Qua Out 02, 2019 5:55 pm GT Nova Couraça e os desafios no reequipamento da Força Blindada (EB)
Imagem
Estou começando a torcer meu nariz para este conceito.
Olá Edson, o que o leva a tal conclusão?
Russos são prolíficos em projetos de bldos SR e o conceito está amplamente difundido no mundo ocidental há pelo menos trinta anos. O que teria mudado agora?

abs
Não para veículo, e sim o armamento. O emprego do armamento esta mudando muito rápido, sendo que o emprego contra a infantaria é mais urgente nos campos de batalha.

Editado pela última vez por EDSON em Qui Out 03, 2019 12:03 pm, em um total de 2 vezes.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#7087 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2019 11:54 am

EDSON escreveu: Qui Out 03, 2019 11:37 am
FCarvalho escreveu: Qui Out 03, 2019 10:53 am Olá Edson, o que o leva a tal conclusão?
abs
Não para veículo, e sim o armamento. O emprego do armamento esta mudando muito rápido, sendo que o emprego contra a infantaria é mais urgente nos campos de batalha.
Seria o caso de se priorizar veículos com canhões entre 20 e 40 mm para a inf mec? A cav mec, na atual doutrina do EB teria como defender esse tipo de emprego nos RCM?
Um misto de ambos nos RCM e Btl Inf Mec seria mais eficiente?
O emprego de canhões em bldos SL continua sendo uma opção de apoio de fogo que não se dispensa em exércitos de países desenvolvidos. Como equilibrar ambas as demandas?

abs

Carpe Diem
EDSON
Sênior
Sênior

#7088 Mensagem por EDSON » Qui Out 03, 2019 12:03 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 03, 2019 11:54 am
EDSON escreveu: Qui Out 03, 2019 11:37 am
Seria o caso de se priorizar veículos com canhões entre 20 e 40 mm para a inf mec? A cav mec, na atual doutrina do EB teria como defender esse tipo de emprego nos RCM?
Um misto de ambos nos RCM e Btl Inf Mec seria mais eficiente?
O emprego de canhões em bldos SL continua sendo uma opção de apoio de fogo que não se dispensa em exércitos de países desenvolvidos. Como equilibrar ambas as demandas?

abs
Sou mais adepto a este conceito.

Instala-se misseis anti-caro na torre.

Sendo o Boxer o que mais me apraz.

O missel isralelense anti carro pode ser instalado em qualquer torre pois o pessoal adora equipamentos desta procedência. Acho eu que a logística seria melhorada pois o aparecimento de um veículo com um canhão de 105mm ou 120mm elevaria o custo de manutenção. O EB se queixa demais por falta de verba. Racionaliza-se o meio e na pratica o veículo de reconhecimento não precisa ser um carro de combate complexo.

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#7089 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2019 12:34 pm

Realmente são conceitos muito interessantes e que, suponho, devem estar sendo acompanhados pelo EB através do CIBld e do CTEx.
O que me intriga, é que existe nas ffaa's, principalmente no EB, muita resistência a conceitos novos, e que ainda não se provaram em termos de eficiência e operacionalidade em TO complexos.
Me parece que seremos, como quase sempre, um dos últimos a aderir a estes conceitos, se vingarem, na medida em que conseguirmos alterar a doutrina vigente.
De momento vejo vantagem nestes conceitos para a inf mec no Brasil. Já para RCM e cav blda, eu tenho dúvidas de que o EB abra mão algum dia dos canhões de 90 a 120.
Até porque, na medida em que não temos, ou teremos CC de verdade na quantidade e qualidade necessárias, as VBR-MR acabam sendo o "pau pra toda obra" em matéria de apoio de fogo para as undes mec e bldas, quando for o caso.
Como fazer evoluir isso, ainda é um mistério para nós.

ps: a ARES já dispõe em seu catálogo de produtos da UT-30 MK II. Esta torre possui capacidade tanto canhões 30 a 40 mm, como pode ser equipada com os indefectveis Spike. Agora, se nem a TORC 30 que é cria do CTEx consegue se criar por aqui, não vejo muitas chances de outras semelhantes conseguirem tal proeza.

abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 780 vezes
Agradeceram: 2455 vezes

#7090 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 03, 2019 1:39 pm

Vários países adotando novos MGS e só tem um país que vai trocar MGS por um canhão de 40 mm. Não entendi de onde ta vindo esse "novo conceito".

Canhão ainda é extremamente útil contra infantaria, principalmente em regiões próximas a áreas urbanas. O efeito antiestrutura e de choque é muito mais eficaz do que canhão + míssil. Pra tudo tem seu emprego.

Os RCM's não serão usados somente para reconhecimento, fazem papel de Segurança e provavelmente farão papel de choque.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7091 Mensagem por Túlio » Qui Out 03, 2019 2:13 pm

gabriel219 escreveu: Qui Out 03, 2019 1:39 pm Vários países adotando novos MGS e só tem um país que vai trocar MGS por um canhão de 40 mm. Não entendi de onde ta vindo esse "novo conceito".

Canhão ainda é extremamente útil contra infantaria, principalmente em regiões próximas a áreas urbanas. O efeito antiestrutura e de choque é muito mais eficaz do que canhão + míssil. Pra tudo tem seu emprego.

Os RCM's não serão usados somente para reconhecimento, fazem papel de Segurança e provavelmente farão papel de choque.
A meu ver, se tenho um 105 só preciso de um disparo HE/HEAT/HESH pra abrir uma entrada numa parede para a Inf passar e liquidar quem sobrou (se sobrou); em campo aberto, um HEFRAG ou ABS faz também um baita estrago; se avisarem que tem MBT IN na área, bota um LAHAT na câmara e embosca. Vai fazer isso tudo com 20 a 40 e depois me conta quanto custa para o mesmo trabalho.

Claro que estes calibres têm também suas vantagens e prestações melhores em alguns cenários, mas prescindir do 105 não me parece o caminho.

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#7092 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Out 03, 2019 3:01 pm

Amigos, me tirem uma dúvida aqui que pode parecer bastante leiga (e que por isso já peço antecipadamente desculpas por um noob no assunto se intrometer na conversa de gigantes). A dúvida é a seguinte:

Qual é a real possibilidade de ocorrer uma batalha campal entre cavalarias mecanizadas nos dias de hoje?

Pergunto isso porque eu penso que se o inimigo junta uma centena de MBT de uma cavalaria mecanizada de um lado do teatro de operações, é muito mais seguro fazer chover artilharia de saturação em cima deles, e tornar tudo aço retorcido, do que mandar outra centena de MBT do "nosso lado" para confrontá-los. Ah, senão não tem artilharia de saturação para fazer isso dá para confrontá-los com ataque aéreo. Se não tiver nem artilharia de saturação disponível e nem uma cobertura aérea a gente já perdeu a guerra e nem vale a pena mandar os MBTs da nossa cavalaria para confrontar os caras, melhor mesmo negociar a rendição e preparar a geração seguinte para buscar vingança.

Ora, se meu raciocínio estiver correto, MBT para uso exclusivo da cavalaria mecanizada perdeu muito sentido, razão pela qual eles são mais úteis prestando auxílio para a infantaria. Se essa vai ser a função da cavalaria mecanizada moderna, porque a infantaria mecanizada precisaria de 105mm??? Melhor mesmo transferir todos os 105mm para a cavalaria, dotar a infantaria mecanizada de 40 mm, deixando os 105mm para a cavalaria prestar apoio à infantaria.

Estou errado no meu raciocínio???

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
EDSON
Sênior
Sênior

#7093 Mensagem por EDSON » Qui Out 03, 2019 4:26 pm

Só uma coisa estou me referindo ao canhão em veículos 8x8 não sobre lagartas. Acho que uso de canhões acima de 105 em 8x8 um desperdício. Prefiro que carregue mísseis AT. Existe uma séria desvantagem de veículos sobre rodas em relação a veículos sobre esteiras. Se colocarem os países que pretendem adotar tal solução versão que se poucos.

Editado pela última vez por EDSON em Qui Out 03, 2019 7:31 pm, em um total de 1 vez.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#7094 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2019 5:10 pm

gabriel219 escreveu: Qui Out 03, 2019 1:39 pm Vários países adotando novos MGS e só tem um país que vai trocar MGS por um canhão de 40 mm. Não entendi de onde ta vindo esse "novo conceito".
O conceito é novo para nós Gabriel, que ainda usamos .50 como armamento principal em nossos blindados, sejam SR ou SL.
Por aqui até mesmo o uso da Remax é uma pequena grande revolução para as undes que estão começando a operá-la. Imagina o que não seria a adoção de uma VBCI e/ou um bldo SR com uma torre com canhões e mísseis.
Eu entendo que os veículos acima são uma tentativa de equalizar as lições apreendidas nos últimos anos no Iraque e Afeganistão, e Oriente Médio.
A infantaria mec precisa de apoio móvel e potente, na ausência de MBT por perto, e isso pode ser conseguido tanto com o uso de bldos SR com canhões 90 a 120 e/ou canhões leves de tiro rápido como os 20 a 40 mm. Eu honestamente não vejo problemas em se adotar ambas as soluções e agregar em um bgda inf mec.
Nas bgdas Cav Mec seria um combo ideal a meu ver. E com o apoio dos tanques dos RCB seria uma unidade efetiva e eficiente em termos de apoio a infantaria e cavalaria, seja mec ou blda.
Mas confesso que as possibilidades são muitas em relação a aplicação destes em combinação ou não uns com os outros mais os MBT.
Na verdade, pelo que conheço dessas propostas, a ideia é oferecer maior e melhor proteção a inf mec unindo isso a, também, melhor capacidade de apoio de fogo com os elementos orgânicos da própria bgda, sem precisar necessariamente depender de undes bldas pesadas, que nem sempre irão estar por perto.
Vejo como possível e bastante útil a aplicação destes conceitos nas bdas cav e inf mec por aqui.
O básico que são o bldo e as torres já temos. Falta definir melhor empregos e possibilidades de uso, e dividir tarefas entre VBCI, VBTP e VBR-MR.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#7095 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2019 5:14 pm

Túlio escreveu: Qui Out 03, 2019 2:13 pm
A meu ver, se tenho um 105 só preciso de um disparo HE/HEAT/HESH pra abrir uma entrada numa parede para a Inf passar e liquidar quem sobrou (se sobrou); em campo aberto, um HEFRAG ou ABS faz também um baita estrago; se avisarem que tem MBT IN na área, bota um LAHAT na câmara e embosca. Vai fazer isso tudo com 20 a 40 e depois me conta quanto custa para o mesmo trabalho.
Claro que estes calibres têm também suas vantagens e prestações melhores em alguns cenários, mas prescindir do 105 não me parece o caminho.
Se olhares direitinho, verás que estes conceitos são totalmente aplicáveis as nossas bgdas de inf e cav mec. O que nos falta são os vetores. E definir com clareza, como disse ao Gabriel, o papel de VBR-MR, VBTP e VBCI nestas organizações.
Me pare a convivência de diversos veículos SR com torres equipadas com canhões de 20 a 120 e mísseis é apenas uma quetão de organizar papeis e missões.
De resto, como vejo, tudo se encaixa sem maiores problemas na nossa organização atual.

abs

Carpe Diem
Responder