Quanto a controvérsia de caças leves x pesados, acho que se deve mais se atentar com a capacidade de cada um. Como diria, existem caças leves e leves, pesados e pesados.
Comparar um GripenNG com um Mirage 2000, por exemplo. O caça sueco é capaz de levar 2 ton. de bombas com 2 tanques grandes de 450 gallons cada. E tem capacidade interna de combustível um pouco maior (8%) que o caça francês.
Se o Mirage tiver de levar essa mesma quantidade de bombas, fica limitado a 1 tanque ventral de 450 gal.
No tocante a comparação entre os caças da short list, vou pegar a própria simulação da Dassault apresentada em 2011 no Congresso:
![Imagem](http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/827/4eiy.png)
Na simulação, é claro que o consórcio do Rafale estava utilizando tanques de 300 gal no GripenNG. Os tanques de 450 gal não estavam em operação e eles não iriam ficar se esforçando em beneficiar os concorrentes.
Segundo a SAAB, numa das apresentações para a Holanda
http://www.jsfnieuws.nl/wp-content/Saab ... 170409.pdf
página 6, a cada tanque de 450gal no GripenNG, aumentava em cerca de 1000km o alcance. Com 2 tanques de 450gal, ao invés de 300gal, seriam 300 a mais. Dá-se para ter uma ideia de quanto melhoraria a autonomia do GripenNG.