G-LOC escreveu:PRick escreveu:
Você continua igual, quem disse aqui que estas superfícies tiveram ou não tratamento? A afirmação é que elas AUMENTAM o RCS, com ou sem tratamento, portanto, o fato é que elas aumentam o RCS, mesmo sendo tratadas. Quanto ao comprimento de onda do radar, você está careca de saber que a furtividade é feita segundo determinados requisitos de ângulo de rastreio e tipo de onda emitida pelo radar. Assim, sua afirmação nada acrescenta, mesmo porque não vamos complicar ainda mais o debate.
VC disse. Com tratamento a aeronave se torna VLO1 com todas as vantagens conhecidas. Uma sonda de dados de ar de um F-35 é cheia de frescuras para diminuir o RCS ao contrário das do Rafale que são iguais a de qualquer outro caça. Despresar estes dados é uma boa estratégia para esconder o desconhecimento do assunto.
PRick escreveu:É Fábio o único gênio por aqui é você .
\
Então vc continua insistindo que Pacman é técnica para usar em entrada de ar?
PRick escreveu:
Novamente, está respondendo o que eu não afirmei, vou repetir um dos maiores problemas para a furtividade são as entradas de ar, as soluções adotadas para que isso não ocorra são diversas.
E a principal solução é a inclinação das bordas para fora e para baixo o que não acontece com a do Rafale. As principais técnicas para diminuir o RCS são 4: forma, forma, forma e RAM.
PRick escreveu:
Não foi isso que li, a cobertura da cabine é de ouro no Rafale. Quanto ao RBE a dúvida persiste.
As americanas sáo de iridio.
PRick escreveu:
Não Fábio trolagem é seu site, sempre foi uma brincadeira de adolecente colecionador de artigos de revistas importadas e textos traduzidos da internet sem a colocação das fontes. Quanto ao RCS é nada mais que a constatação do divulgado pela Dassault.
[ ]´s
Eu tenho duas opções:
1 - usar textos de revistas, hps, livros ou
2 - inventar informações
A primeira eu sei que vc não usa pois já deixou claro que é coisa de adolescente.
As revistas que leio não citam fontes e inclui mais de 90% dos sites e nem por isso são desclassificados ou desmascarados.
G-LOC
Não, o que falei é que o Rafale pode ser considerado um aeronave furtiva, porque tem baixo RCS, para mim isso é uma aeronaves furtiva, agora, deixei claro que não é possível comparar com os F-22 e F-35, porque ambas tem requisitos de projeto a furtividade, já o Rafale foi modificado depois.
A conformação PACMAN é uma tentativa de fazer com que a aeronave tenha uma conformação furtiva diferenciada, de acordo com o ângulo de incidência das ondas do radar. Esconder as entradas de ar é uma das soluções do PACMAN, mas nem de longe disse que era a única. Como falei, não estou fazendo este tipo de análise, as soluções técnicas para a redução do RCS são muitas, estou apenas abordando algumas que podem ser vistas por meio de fotos, como falei para outro forista. Você está enumerando as soluções, algo que evitei de fazer, porque não poderei ser exaustivo, estou apenas exemplificando algumas das soluções, é claro que existem muitas outras.
Pelo que li no Rafale foi usado ouro e não irídio, porém, os dados a respeito são poucos, por razões óbvias ninguém gosta de entrar em detalhes.
Os dados a respeito de qualquer plataforma são relativos e confiáveis as fontes que o produziram, daí a importância de se colocar a fonte quando fazemos qualquer informação pública, para que todos possam saber que eles não cairam do céu. Da mesma forma deve-se tomar cuidado com a matemática do dados de performance dos produtos bélicos, são sempre obtidos segundo circunstâncias empíricas que são desconhecidas por nós, sendo assim, estão longe de terem objetividade científica.
Assim quando o fabricante do F-35 fala em RCS de 0,0000X, e a Dassault fala em RCS 0,0X a 0,00X, teremos que levar em consideração todas as incertezas e interesses por trás de tais afirmativas.
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