Página 48 de 53

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 12:29 pm
por douglas
marcelo bahia escreveu:Exato! :wink:

Sds.
Sem falar na baixa dos f5.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 1:39 pm
por cabeça de martelo
Em breve perto de si... :wink:


Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 2:34 pm
por FCarvalho
E quem sabe, dias desses, perto de vocês também cabeça...
Afinal somos todos irmãos, amigos, parentes e mais algumas coisinhas.... :mrgreen:

abs.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 2:40 pm
por cabeça de martelo
A FAP só vai substituir os F-16 quando eu estiver a sete palmos debaixo do chão...

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 3:27 pm
por FCarvalho
Cuidas da tua saúde então... :lol:

abs.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 5:15 pm
por knigh7
Material da Selex sobre o decoy ativo para mísseis orientados por rádio frequência recentemente escolhido pela SAAB para equipar o GripenNG:


http://www.selex-es.com/documents/73744 ... ochure.pdf

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Dom Jan 19, 2014 12:27 am
por kirk

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Dom Jan 19, 2014 9:14 pm
por knigh7
Olá, pessoal.

Só para esclarecer. Está sendo objeto de preocupação num outro espaço frequentado por alguns aqui o seguinte trecho extraído de um texto de uma publicação suíça no tocante ao raio de ação do Gripen:
La mission du mercredi 13 août 2008 promettait pourtant d’être simple. Un avion au nord des Alpes vole en direction du Tessin et il s’agit de l’intercepter. Pour ce faire, l’équipe d’évaluation a placé le Gripen D immatriculé 39-822 en alerte sur la base militaire de Sion. Le tarmac est sec, il fait grand beau. Aux commandes de l’avion de chasse, le pilote d’essai suisse Peter Merz, alias «Pablo»; derrière lui, celui de Saab, le fabricant du Gripen, pour veiller à ce que tout se déroule bien. Après avoir décollé comme prévu à 15?h?32, l’avion suédois passe en vitesse supersonique pour se stabiliser à Mach 1,42. Mais tout à coup, en pleine phase d’approche: «Bingo Fuel»! Le voyant de l’alarme carburant placé sur la gauche du cockpit montre qu’il faut interrompre la mission et rentrer à la base.

Le Gripen est arrivé de justesse au contact du F/A-18 à intercepter, mais n’a pas pu intervenir et a dû se poser à Emmen (LU). Au sol, le chef des Forces aériennes suisses Markus Gygax est stupéfait: exclu d’acheter une telle casserole volante. En comparaison, le Rafale français, testé dans les mêmes conditions deux mois plus tard, a réalisé l’interception, est rentré à Sion, et a encore pu réaliser avec succès un autre exercice. Sur les vingt-six vols d’essai effectués à l’époque par le Gripen, l’avion a atterri quatre fois avec la réserve de fuel en dessous du minimum de sécurité.

http://www.lematin.ch/suisse/suisse-veu ... y/25116550



Segue abaixo a tabela divulgada pelo departamento de Defesa e Proteção Civil da Suíça:

Imagem


http://www.aereo.jor.br/2012/02/14/cole ... versao-cd/

Portanto, não se trata dos testes da aeronave Demonstradora, mas sim quando ainda era objeto de avaliação a versão C/D.

E vale ressaltar que o aumento do combustível interno ficou em 45%, passando dos 2.400kg para 3.500kg, e não em 40%.

E ainda: com o objetivo do supercruseiro equipado com mísseis, como já verificado na aeroanve demonstrasora (supercruise a mach 1,2 (1.481km/h) com 4 mísseis), com essa velocidade, o GripenNG poderia ser empregado na grande maioria das vezes sem empregar a pós-combustão, com exceção se tivesse de ser empregado a partir de Manaus, onde se faz necessário o uso dos tanques externos.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Dom Jan 19, 2014 9:55 pm
por Carlos Lima
E bom deixar claro que ate que a aeronave de verdade voe o que temos e muita especulacao, espectativas e muito marketing.

Como sempre Filtro = ON nunca atrapalha.

[]s
CB

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 20, 2014 12:02 am
por knigh7
Não tem nada de especulação. Esse é um dos propósitos traçados para o projeto desde o início, super cruise com 4 mísseis (necessário para missões de interceptação/defesa aérea) que aliás foi provado pela aeronave demo, tendo levado inclusive jornalistas juntos para demonstrar.

Um alcance com combustível interno com 10% de reserva dá 2.250km.
Aliás aquele alcance de 2.500km era ainda quando se pretendia colocar 40% a mais de combustível. Hoje em dia, está em 45%.

Pode-se até dar um desconto "por não estar pronto". Pode-se interceptar a 1000km de distância a 1.500km/h a velocidade contínua. Ótimo.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 20, 2014 3:53 pm
por Penguin
knigh7 escreveu:Não tem nada de especulação. Esse é um dos propósitos traçados para o projeto desde o início, super cruise com 4 mísseis (necessário para missões de interceptação/defesa aérea) que aliás foi provado pela aeronave demo, tendo levado inclusive jornalistas juntos para demonstrar.

Um alcance com combustível interno com 10% de reserva dá 2.250km.
Aliás aquele alcance de 2.500km era ainda quando se pretendia colocar 40% a mais de combustível. Hoje em dia, está em 45%.

Pode-se até dar um desconto "por não estar pronto". Pode-se interceptar a 1000km de distância a 1.500km/h a velocidade contínua. Ótimo.
Um caça sem supercruise não possui essa capacidade.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 20, 2014 8:02 pm
por kirk
Carlos Lima escreveu:E bom deixar claro que ate que a aeronave de verdade voe o que temos e muita especulacao, espectativas e muito marketing.

Como sempre Filtro = ON nunca atrapalha.

[]s
CB
Pois é !

Mas também ficar duvidando de TUDO e "filtrando "TUDO ... não demonstra nenhum equilíbrio ... fica parecendo mais um "chororô engasgado" do "clube das viúvas inconsoláveis" ... :mrgreen:

Sds
kirk

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 20, 2014 8:34 pm
por Carlos Lima
Não dúvido de tudo... eu acredito que o Gripen chegará no Brasil em 2020 e acredito que teremos que pagar por ele na medida em que fomos comprando a aeronave. Eu acredito que ele não mete medo, mas impoe respeito e que será a nova aeronave de combate do Brasil pelos próximos 40 anos pelo menos sem essa ilusão de 5 geração.

;)

[]s
CB_Lima

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 20, 2014 8:57 pm
por Túlio
Carlos Lima escreveu:Não dúvido de tudo... eu acredito que o Gripen chegará no Brasil em 2020 e acredito que teremos que pagar por ele na medida em que fomos comprando a aeronave. Eu acredito que ele não mete medo, mas impoe respeito e que será a nova aeronave de combate do Brasil pelos próximos 40 anos pelo menos sem essa ilusão de 5 geração.

;)

[]s
CB_Lima

Frase infeliz essa do Brig. Saito. Deu azo a todo tipo de tergiversação maliciosa. Para quem ler com isenção - coisa meio rara hoje em dia - a mensagem é clara: "não mete medo", ou seja, não estamos em uma corrida armamentista nem interessados em atacar algum vizinho; "impõe respeito", ou seja, é uma formidável máquina de guerra (leia-se "vem que tem!").

E concorcdo com o FCarvalho, tem que vir Gripen C/D para o pessoal - não apenas pilotos mas a tchurma da graxa também - ir aprendendo, se acostumando, fazendo relatórios e ajudando a criar o "nosso" Gripen.

E fim de chororô. Eu mesmo gosto mais da Marreta do Diabo mas se é Gripen que a FAB vai ter, então é o MEU caça. Nosso, a rigor, pois todos somos escorchados com impostos salgadíssimos. É bueno ver que alguma coisa de bão está sendo feita com o tutu que me tomaram na marra...

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 20, 2014 9:17 pm
por LeandroGCard
Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Não dúvido de tudo... eu acredito que o Gripen chegará no Brasil em 2020 e acredito que teremos que pagar por ele na medida em que fomos comprando a aeronave. Eu acredito que ele não mete medo, mas impoe respeito e que será a nova aeronave de combate do Brasil pelos próximos 40 anos pelo menos sem essa ilusão de 5 geração.

;)

[]s
CB_Lima
Frase infeliz essa do Brig. Saito. Deu azo a todo tipo de tergiversação maliciosa. Para quem ler com isenção - coisa meio rara hoje em dia - a mensagem é clara: "não mete medo", ou seja, não estamos em uma corrida armamentista nem interessados em atacar algum vizinho; "impõe respeito", ou seja, é uma formidável máquina de guerra (leia-se "vem que tem!").

E concorcdo com o FCarvalho, tem que vir Gripen C/D para o pessoal - não apenas pilotos mas a tchurma da graxa também - ir aprendendo, se acostumando, fazendo relatórios e ajudando a criar o "nosso" Gripen.

E fim de chororô. Eu mesmo gosto mais da Marreta do Diabo mas se é Gripen que a FAB vai ter, então é o MEU caça. Nosso, a rigor, pois todos somos escorchados com impostos salgadíssimos. É bueno ver que alguma coisa de bão está sendo feita com o tutu que me tomaram na marra...
Não esquecer o final da frase: Sem esta ilusão de 5° geração. E pelos próximos 40 anos.

Comentários?


Leandro G. Card