Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Moderador: Conselho de Moderação
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Amigos,
O link que segue apresenta uma explicação simplificada, que parece ser decorrente dos primeiros resultados da análise do "flight data recorder" e do "cockpit voice recorder".
http://xa.yimg.com/kq/groups/19746431/1 ... cedure.pdf
Abraços,
Justin
O link que segue apresenta uma explicação simplificada, que parece ser decorrente dos primeiros resultados da análise do "flight data recorder" e do "cockpit voice recorder".
http://xa.yimg.com/kq/groups/19746431/1 ... cedure.pdf
Abraços,
Justin
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55876
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2944 vezes
- Agradeceram: 2628 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Voo 447: mais de 70 corpos permanecerão no fundo do mar
por Agência Lusa, Publicado em 07 de Junho de 2011 | Actualizado há 38 minutos
Dois anos após a queda no oceano Atlântico do voo AF 447 que ligava o Rio de Janeiro e Paris, o governo francês anunciou hoje que 74 corpos de passageiros que não foram resgatados até o momento permanecerão no fundo do mar.
Numa carta enviada às famílias das vítimas, as autoridades francesas explicam que todos os corpos que estavam em condições de serem retirados foram resgatados durante a quinta fase de buscas.
O avião Airbus A330 da Air France caiu no Atlântico sem deixar sobreviventes. Dos 228 passageiros, 50 foram encontrados na primeira fase de buscas, ainda em 2009, enquanto outros 104 foram retirados na quinta fase, quando também foram encontradas as duas caixas-pretas da aeronave.
"Todos os corpos que podiam ser resgatados conforme os critérios definidos pela carta dos juízes em 10 de maio e verificados pelas equipes de legistas, foram-no", diz a nota enviada aos familiares.
O representante das famílias das vítimas no Brasil, Marteen Van Sluys, confirmou à Lusa a receção da carta e disse que a decisão vai contra o desejo da maior parte dos parentes das vítimas.
"No Brasil, nosso pleito sempre foi o de que fosse retirado o maior número de corpos possíveis. Esse argumento de que os corpos não estão em 'boas condições' não é satisfatório. Para as pessoas que ouvi, a opinião é de que qualquer vestígio encontrado seria o suficiente para trazer um alívio", afirmou Marteen.
Das 49 famílias dos brasileiros que faleceram na tragédia, apenas um casal, que perdeu o filho e a nora, um dia após o casamento, preferem que as buscas sejam encerradas e que os dois permaneçam no fundo do mar.
A mãe acredita que os dois, que viajavam de lua-de-mel a Paris, ficarão melhor juntos, onde estão.
No encerramento das atividades de busca, na sexta-feira, uma placa com a inscrição "em memória das vítimas do acidente do voo AF 447" foi colocada na região onde foram encontrados os destroços, pelo mesmo robô que realizou as buscas.
http://www.ionline.pt/conteudo/128961-v ... ndo-do-mar
por Agência Lusa, Publicado em 07 de Junho de 2011 | Actualizado há 38 minutos
Dois anos após a queda no oceano Atlântico do voo AF 447 que ligava o Rio de Janeiro e Paris, o governo francês anunciou hoje que 74 corpos de passageiros que não foram resgatados até o momento permanecerão no fundo do mar.
Numa carta enviada às famílias das vítimas, as autoridades francesas explicam que todos os corpos que estavam em condições de serem retirados foram resgatados durante a quinta fase de buscas.
O avião Airbus A330 da Air France caiu no Atlântico sem deixar sobreviventes. Dos 228 passageiros, 50 foram encontrados na primeira fase de buscas, ainda em 2009, enquanto outros 104 foram retirados na quinta fase, quando também foram encontradas as duas caixas-pretas da aeronave.
"Todos os corpos que podiam ser resgatados conforme os critérios definidos pela carta dos juízes em 10 de maio e verificados pelas equipes de legistas, foram-no", diz a nota enviada aos familiares.
O representante das famílias das vítimas no Brasil, Marteen Van Sluys, confirmou à Lusa a receção da carta e disse que a decisão vai contra o desejo da maior parte dos parentes das vítimas.
"No Brasil, nosso pleito sempre foi o de que fosse retirado o maior número de corpos possíveis. Esse argumento de que os corpos não estão em 'boas condições' não é satisfatório. Para as pessoas que ouvi, a opinião é de que qualquer vestígio encontrado seria o suficiente para trazer um alívio", afirmou Marteen.
Das 49 famílias dos brasileiros que faleceram na tragédia, apenas um casal, que perdeu o filho e a nora, um dia após o casamento, preferem que as buscas sejam encerradas e que os dois permaneçam no fundo do mar.
A mãe acredita que os dois, que viajavam de lua-de-mel a Paris, ficarão melhor juntos, onde estão.
No encerramento das atividades de busca, na sexta-feira, uma placa com a inscrição "em memória das vítimas do acidente do voo AF 447" foi colocada na região onde foram encontrados os destroços, pelo mesmo robô que realizou as buscas.
http://www.ionline.pt/conteudo/128961-v ... ndo-do-mar
*Turn on the news and eat their lies*
-
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Segundo o G1, está previsto para hoje - sexta-feira 29 - o BEA divulgar dados preciosos da investigação do acidente da Air France.
---------------------------------------
29/07/2011 02h28 - Atualizado em 29/07/2011 02h28
Relatório apontará erro de piloto como uma das causas da queda do voo 447, diz jornal
Do G1, em São Paulo
A queda do Airbus A330 da Air France que cumpria o voo 447 Rio-Paris foi provocada por três fatores, informa o “Le Figaro”. O jornal francês diz que o relatório produzido pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA, na sigla em francês) informará, nesta sexta-feira (29), que o acidente foi provocado pelo congelamento das sondas Pitot, perda brusca de velocidade da aeronave e erro de um dos pilotos.
http://g1.globo.com/Acidente-do-Voo-AF- ... ornal.html
---------------------------------------
29/07/2011 02h28 - Atualizado em 29/07/2011 02h28
Relatório apontará erro de piloto como uma das causas da queda do voo 447, diz jornal
Do G1, em São Paulo
A queda do Airbus A330 da Air France que cumpria o voo 447 Rio-Paris foi provocada por três fatores, informa o “Le Figaro”. O jornal francês diz que o relatório produzido pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA, na sigla em francês) informará, nesta sexta-feira (29), que o acidente foi provocado pelo congelamento das sondas Pitot, perda brusca de velocidade da aeronave e erro de um dos pilotos.

http://g1.globo.com/Acidente-do-Voo-AF- ... ornal.html
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Dai que a bucha não vai cair no colo do fabricante
Pergunta: o co piloto, levantou o bico, até perder sustentação. Por acaso, o horizonte artificial apagou? O que definitivamente, funcionava? Tinha como o piloto pilotar sem uma info confiavel?
Pra mim tinha, mas é uma coisa tão inusitada, que não tinha como ser diferente
Pergunta: o co piloto, levantou o bico, até perder sustentação. Por acaso, o horizonte artificial apagou? O que definitivamente, funcionava? Tinha como o piloto pilotar sem uma info confiavel?
Pra mim tinha, mas é uma coisa tão inusitada, que não tinha como ser diferente
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- wagnerm25
- Sênior
- Mensagens: 3590
- Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Não querendo polemizar, mas já polemizando. Sempre (ok, talvez não SEMPRE) que há um acidente com um Airbus, a culpa é da tripulação. Sendo assim, esse avião não seria meio, digamos, INTRATÁVEL?!?!?
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Pilotos erraram durante a queda do avião da Air France
18h39m
Ana Rita Guerra
Más decisões e preparação insuficiente dos pilotos do voo 447 da Air France terão sido determinantes na queda do avião, que fazia a ligação entre Brasil e França e se despenhou no Oceano Atlântico com 228 passageiros a bordo, em 2009.
foto Reuters/Arquivo
Pilotos erraram durante a queda do avião da Air France
Acidente causou a morte aos 228 passageiros
Segundo as conclusões do Bureau d'Enquêtes et d'Analyses francês, a crise no avião foi espoletada por um problema nos tubos de pitot, que medem a velocidade do voo. O bloqueio destes tubos levou à desactivação do piloto-automático, mas os pilotos presentes não discutiram os avisos do sistema.
O relatório da BEA, citado pela CNN, sublinha que os pilotos "não tinham recebido treino de altitude" para lidar com a situação.
18h39m
Ana Rita Guerra
Más decisões e preparação insuficiente dos pilotos do voo 447 da Air France terão sido determinantes na queda do avião, que fazia a ligação entre Brasil e França e se despenhou no Oceano Atlântico com 228 passageiros a bordo, em 2009.
foto Reuters/Arquivo
Pilotos erraram durante a queda do avião da Air France
Acidente causou a morte aos 228 passageiros
Segundo as conclusões do Bureau d'Enquêtes et d'Analyses francês, a crise no avião foi espoletada por um problema nos tubos de pitot, que medem a velocidade do voo. O bloqueio destes tubos levou à desactivação do piloto-automático, mas os pilotos presentes não discutiram os avisos do sistema.
O relatório da BEA, citado pela CNN, sublinha que os pilotos "não tinham recebido treino de altitude" para lidar com a situação.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Pilotos do voo da Air France 'não receberam treino necessário'
inShare
29 de Julho, 2011
As investigações incidentes sobre a caixa negra do voo 447 da Air France revelaram que os pilotos não teriam recebido instrução suficiente para pilotar o avião a elevadas altitudes, o que terá contribuído para o acidente que, em 2009, matou todas as 228 pessoas que seguiam a bordo.
A caixa negra do voo 447 da Air France que fazia a ligação entre o Brasil e França ergueu dúvidas em torno das causas que terão levado ao acidente.
A investigação conduzida pelo Departamento de Investigação e Análise (BEA) francês concluiu, com base em gravações de voz do avião, que os pilotos não teriam o nível técnico necessário para pilotar o avião a elevadas altitudes.
De acordo com as novas informações, escreve a CNN, os pilotos do avião terão recebido dados contraditórias nos painéis que mostravam os níveis de altitude e velocidade do avião.
Perante estas inconsistência, o relatório da BEA – o terceiro divulgado pela entidade -, sublinha que os pilotos «não receberam o treino necessário [para lidar com] elevadas altitudes», e optaram pelas medidas erradas quando tentaram controlar o avião.
Como tal, e no mesmo relatório, a BEA aponta igualmente para que sejam implementadas algumas alterações ao sistema de treino para pilotos em situações de elevada altitude.
As caixas negras do voo 447 da Air France estiveram cerca de dois anos no fundo do Oceano Atlântico até ser encontrada, em Maio, pelas equipas de busca francesas, que, desde então, têm investigado e analisado as informações recolhidas.
Em Junho de 2009, o voo da Air France despenhou-se no mar a meio do seu trajecto que ligava o Rio de Janeiro a Paris, num acidente que matou todos os 228 tripulantes que seguiam a bordo.
SOL
inShare
29 de Julho, 2011
As investigações incidentes sobre a caixa negra do voo 447 da Air France revelaram que os pilotos não teriam recebido instrução suficiente para pilotar o avião a elevadas altitudes, o que terá contribuído para o acidente que, em 2009, matou todas as 228 pessoas que seguiam a bordo.
A caixa negra do voo 447 da Air France que fazia a ligação entre o Brasil e França ergueu dúvidas em torno das causas que terão levado ao acidente.
A investigação conduzida pelo Departamento de Investigação e Análise (BEA) francês concluiu, com base em gravações de voz do avião, que os pilotos não teriam o nível técnico necessário para pilotar o avião a elevadas altitudes.
De acordo com as novas informações, escreve a CNN, os pilotos do avião terão recebido dados contraditórias nos painéis que mostravam os níveis de altitude e velocidade do avião.
Perante estas inconsistência, o relatório da BEA – o terceiro divulgado pela entidade -, sublinha que os pilotos «não receberam o treino necessário [para lidar com] elevadas altitudes», e optaram pelas medidas erradas quando tentaram controlar o avião.
Como tal, e no mesmo relatório, a BEA aponta igualmente para que sejam implementadas algumas alterações ao sistema de treino para pilotos em situações de elevada altitude.
As caixas negras do voo 447 da Air France estiveram cerca de dois anos no fundo do Oceano Atlântico até ser encontrada, em Maio, pelas equipas de busca francesas, que, desde então, têm investigado e analisado as informações recolhidas.
Em Junho de 2009, o voo da Air France despenhou-se no mar a meio do seu trajecto que ligava o Rio de Janeiro a Paris, num acidente que matou todos os 228 tripulantes que seguiam a bordo.
SOL
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Relatório sobre voo AF 447 'decepciona' familiares de vítimas
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
Atualizado em 29 de julho, 2011 - 14:30 (Brasília) 17:30 GMT
Os familiares das vítimas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, se dizem decepcionados com o rumo das investigações e criticam o relatório das autoridades francesas, divulgado nesta sexta-feira, por dar destaque aos erros dos pilotos na catástrofe que matou 228 pessoas.
"Estamos decepcionados e chocados pela falta de informação sobre as falhas nas sondas de velocidade do avião, que é o ponto de partida do acidente", disse o diretor da associação francesa Ajuda Mútua e Solidariedade AF 447, Robert Soulas, que esteve presente na apresentação do relatório.
"Não tivemos elementos novos nesse novo documento. Nós não compreendemos como depois das primeiras análises dos dados é possível acusar os pilotos tão rapidamente. Isso mostra o peso político do caso", diz Soulas.
Para os familiares das vítimas, o fato de o Estado francês ter participação na Air France e na Airbus poderia limitar a transparência das investigações.
Neste terceiro relatório intermediário sobre o acidente, os investigadores do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, sigla em francês) explicaram as circunstâncias exatas dos últimos minutos do voo e apontaram erros cometidos pelos pilotos.
Segundo o BEA, a situação poderia ter sido revertida após o congelamento das sondas de velocidade (conhecidas como tubos pitot), que levaram ao desligamento do piloto automático.
"O acidente poderia ter sido evitado se os pilotos tivessem tomado as medidas adequadas. O mais difícil será entender as ações dos pilotos", diz Jean-Paul Troadec, diretor do BEA.
Clique Leia mais na BBC Brasil: Relatório diz que pilotos do AF 447 cometeram uma série de erros
'Desconfiança'
A associação alemã de familiares das vítimas HIOP expressou "desconfiança sobre os objetivos das investigações na elucidação da catástrofe".
"Percebemos que a opinião pública vem sendo preparada para aceitar que as falhas dos pilotos causaram o acidente", diz Barbara Crolow, da HIOP.
Segundo Crolow, os investigadores não estariam interessados nas causas reais do acidente. “O BEA não torna os dados públicos por razões econômicas, que interessam a Airbus”, diz.
"Até o dia de hoje, foram negadas aos parentes das vítimas informações consistentes já disponíveis de meados de maio (quando as caixas-pretas foram trazidas à França)", diz a representante das famílias alemãs.
"No segundo relatório (divulgado em dezembro de 2009), os aspectos técnicos do acidente estavam mais presentes. Agora os investigadores estão desviando a questão do problema técnico para um problema humano", disse à BBC Brasil Danielle Lévy, da associação francesa.
Ela se diz "chocada" com o fato de que a Airbus estaria "descarregando sobre os pilotos a responsabilidade do problema dos sensores de velocidade do avião".
O BEA informou nesta sexta-feira que irá criar um grupo de especialistas que irão analisar as ações dos pilotos para tentar descobrir as razões dos procedimentos de voo adotados.
O AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... s_df.shtml
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
Atualizado em 29 de julho, 2011 - 14:30 (Brasília) 17:30 GMT
Os familiares das vítimas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, se dizem decepcionados com o rumo das investigações e criticam o relatório das autoridades francesas, divulgado nesta sexta-feira, por dar destaque aos erros dos pilotos na catástrofe que matou 228 pessoas.
"Estamos decepcionados e chocados pela falta de informação sobre as falhas nas sondas de velocidade do avião, que é o ponto de partida do acidente", disse o diretor da associação francesa Ajuda Mútua e Solidariedade AF 447, Robert Soulas, que esteve presente na apresentação do relatório.
"Não tivemos elementos novos nesse novo documento. Nós não compreendemos como depois das primeiras análises dos dados é possível acusar os pilotos tão rapidamente. Isso mostra o peso político do caso", diz Soulas.
Para os familiares das vítimas, o fato de o Estado francês ter participação na Air France e na Airbus poderia limitar a transparência das investigações.
Neste terceiro relatório intermediário sobre o acidente, os investigadores do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, sigla em francês) explicaram as circunstâncias exatas dos últimos minutos do voo e apontaram erros cometidos pelos pilotos.
Segundo o BEA, a situação poderia ter sido revertida após o congelamento das sondas de velocidade (conhecidas como tubos pitot), que levaram ao desligamento do piloto automático.
"O acidente poderia ter sido evitado se os pilotos tivessem tomado as medidas adequadas. O mais difícil será entender as ações dos pilotos", diz Jean-Paul Troadec, diretor do BEA.
Clique Leia mais na BBC Brasil: Relatório diz que pilotos do AF 447 cometeram uma série de erros
'Desconfiança'
A associação alemã de familiares das vítimas HIOP expressou "desconfiança sobre os objetivos das investigações na elucidação da catástrofe".
"Percebemos que a opinião pública vem sendo preparada para aceitar que as falhas dos pilotos causaram o acidente", diz Barbara Crolow, da HIOP.
Segundo Crolow, os investigadores não estariam interessados nas causas reais do acidente. “O BEA não torna os dados públicos por razões econômicas, que interessam a Airbus”, diz.
"Até o dia de hoje, foram negadas aos parentes das vítimas informações consistentes já disponíveis de meados de maio (quando as caixas-pretas foram trazidas à França)", diz a representante das famílias alemãs.
"No segundo relatório (divulgado em dezembro de 2009), os aspectos técnicos do acidente estavam mais presentes. Agora os investigadores estão desviando a questão do problema técnico para um problema humano", disse à BBC Brasil Danielle Lévy, da associação francesa.
Ela se diz "chocada" com o fato de que a Airbus estaria "descarregando sobre os pilotos a responsabilidade do problema dos sensores de velocidade do avião".
O BEA informou nesta sexta-feira que irá criar um grupo de especialistas que irão analisar as ações dos pilotos para tentar descobrir as razões dos procedimentos de voo adotados.
O AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... s_df.shtml
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Pessoal, sugiro a todos que em vez de se atentarem tanto a leitura de artigos prontos escritos por jornalistas com conhecimento questionável sobre aviação, leiam o relatório interino disponibilizado pelo BEA e tentem identificar de fato quais são os fatores contribuintes presentes no acidente. Por favor, não entendam isso como uma crítica, mas como uma mera sugestão para entender melhor o que de fato ocorreu, principalmente, buscando soluções para que esse fato não ocorra novamente.
O mesmo está disponível no seguinte link: http://www.bea.aero/fr/enquetes/vol.af. ... 011.en.pdf
Abraços
O mesmo está disponível no seguinte link: http://www.bea.aero/fr/enquetes/vol.af. ... 011.en.pdf
Abraços
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12888
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Foi considerada uma falha o fato dos pilotos não terem alertado para a colisão com a água. Qual seria a diferença para os passageiros?
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
- Mensagens: 3248
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Teoricamente, Rodrigo, isso daria aos tripulantes de cabine(os comissarios) a deixa para informar aos passageiros para tomar as posiçoes de impacto. Aquela posiçao com as cabeças abaixadas entre as pernas. E, no caso de agua, puxarem aqueles coletes.
Na prática, a diferença foi nenhuma, visto a atitude e razão de descida que a aeronave se chocou. A posição de impacto tem validade quando é um pouso forçado controlado. Como no caso do Airbus do rio Hudson.
Como o slip falou, o problema são esses jornalistas que querem assunto e ficam divagando que deveriam ter feito isso ou aquilo. A verdade é que todos pilotos do mundo, civis ou militares, são treinados para seguir, em uma emergencia, a sequencia "voe, navegue, comunique". Ou seja, a primeira coisa é controlar o aviao. Isso os caras ficaram tentando até o fim, mas nao conseguiram. Logo, o resto ficou para depois...
abs!
Na prática, a diferença foi nenhuma, visto a atitude e razão de descida que a aeronave se chocou. A posição de impacto tem validade quando é um pouso forçado controlado. Como no caso do Airbus do rio Hudson.
Como o slip falou, o problema são esses jornalistas que querem assunto e ficam divagando que deveriam ter feito isso ou aquilo. A verdade é que todos pilotos do mundo, civis ou militares, são treinados para seguir, em uma emergencia, a sequencia "voe, navegue, comunique". Ou seja, a primeira coisa é controlar o aviao. Isso os caras ficaram tentando até o fim, mas nao conseguiram. Logo, o resto ficou para depois...

abs!
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
De um leigo e segundo o relatório, houve uma falha na medição da velocidade, mas um piloto experiente lidaria bem com esta situação, o problema foi ele não estar e os dois co-pilotos inexperientes não seguiram os procedimentos, certo?
Pilotar 100% manual uma aeronave, com aquela distribuição de peso, numa tempestade, sem nenhum referencial externo, sem indicação de velocidade não deve ser nada fácil.
A falha de equipamento não foi catastrófica, mas as acções humanas foram, certo?
Pilotar 100% manual uma aeronave, com aquela distribuição de peso, numa tempestade, sem nenhum referencial externo, sem indicação de velocidade não deve ser nada fácil.
A falha de equipamento não foi catastrófica, mas as acções humanas foram, certo?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Soultrain, na verdade, indicações errôneas (misleading) de velocidade combinadas de dois displays (1 PFD + standby ou 2 PFDs) são tipicamente realmente classificadas como catastróficas.soultrain escreveu:De um leigo e segundo o relatório, houve uma falha na medição da velocidade, mas um piloto experiente lidaria bem com esta situação, o problema foi ele não estar e os dois co-pilotos inexperientes não seguiram os procedimentos, certo?
Pilotar 100% manual uma aeronave, com aquela distribuição de peso, numa tempestade, sem nenhum referencial externo, sem indicação de velocidade não deve ser nada fácil.
A falha de equipamento não foi catastrófica, mas as acções humanas foram, certo?
No entanto existem vários outros fatores contribuintes que devem ser considerados:
1. Uma falha catastrófica, por requisito, não poderia resultar de uma falha simples e a análise sugere que isso tenha ocorrido (devido a presença de ice crystals).
2. Não conheço muito sobre gelo, mas até onde eu saiba, a ocorrência de ice crystals ainda não é um evento muito conhecido e apenas bastante recentemente (coisa de 2007 para cá) é que fabricantes e autoridades começaram a ter uma maior preocupação com isso.
3. Mesmo sendo uma falha "catastrófica", a sequência de eventos sugere que o acidente poderia ter sido evitado, no entanto, então surgem outros fatores contribuintes relacionados ao treinamento da tripulação e aos procedimentos operacionais da empresa.
Em um cenário desse, é realmente muitíssimo complicado responsabilizar os pilotos (como sugere a maior parte da mídia) pelo resultado final dos eventos... Talvez o Alcmartin (que sabe muitíssimo mais de pilotagem e treinamento do que eu) possa falar um pouco mais.

Abraços
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Ok, Obrigado.
Mas mesmo assim acho que foi um erro o comandante ter-se ausentado na aproximação de uma formação daquelas.
Mais uma vez prova-se que um acidente se deve a uma conjugação de factores, raramente é um factor único.
Que se aprenda e se evite acidentes com estas causas e se poupe vidas.
[[]]'s
Mas mesmo assim acho que foi um erro o comandante ter-se ausentado na aproximação de uma formação daquelas.
Mais uma vez prova-se que um acidente se deve a uma conjugação de factores, raramente é um factor único.
Que se aprenda e se evite acidentes com estas causas e se poupe vidas.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ