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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 12:57 am
por Penguin
Carlos Lima escreveu:O interessante é que a brincadeira muda agora. :twisted:

Temos que respeitar a decisão e mudar a nossa postura e ver a diferença entre Photoshop e PowerPoint e a realidade e temos obrigação de fuçar essa bagaça, já que a FAB que nunca comunica P... N... foi lá e se adiantou para criar "o site do Gripen" no seu portal, eu espero que estejam dispostos a responder perguntas de verdade ao invés dos 'genéricos' de "ToT completa", "Domínio de toda a tecnologia", "Só o motor é Americano"...

;)

Quero o meu Gripen nacional com MAR-1, MAN-1, A-Darter, e a Porcaria do radar AESA e um alcance muito superior sem gambiarra.

Quero ver a Suécia comprar Super-Tucano e KC-390 já que tinham dito que fariam isso.

E por aí vai...

E não falo isso por não gostar do caça... eu só não quero outra ilusão de AM-X 2.0 porque ninguém merece ler que o AM-X era lá essa coisa toda enquanto nunca disparou uma arma inteligente até 2010+++ e só depois de 25+++ anos está finalmente capaz de disparar mísseis ar-ar das pontas das asas dentre outros detalhes...

;)

[]s
CB_Lima
Nossos problemas com o AMX estavam relacionados a pouca disponibilidade/disposição do Governo brasileiro em investir adequadamente no projeto. Começou cortando a quantidade a ser adquirida e não completando os investimentos necessários.

[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 12:57 am
por knigh7
Olá, Lima.

Acho que a SAAB não havia se comprometido com a compra do ST...
quanto ao KC-390, o Governo havia dito que consideraria essa aeronave quando da substituição dos atuais Hércules.

A propósito, o Pepê havia postado esse informe do Governo Sueco ou foi aqui, ou foi no BM. É questão da gente procurar...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 12:59 am
por gabriel219
Caso o radar for ruim, há outros no mercado. Como teremos a tecnologia e, segundo a SAAB, fabricaremos 80% da aeronave aqui, podemos modifica-la. Caso tenha problema com os motores, há outra opções no mercado. Esse é o problema que gostaríamos de ter, pois teríamos caça para modifica-lo.

Sobre aumentar o alcance, acho que daria para colocar CFT's na "corcunda" do bixo, assim como no F-16D:
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:03 am
por knigh7
Paisano escreveu:Fazendo um resumo geral:

Submarinos -> França

Anti-Aérea -> Alemanha/Russia/Suécia.

Patrulhas Oceânicas -Inglaterra.

PROSUPER -> Alemanha????
Olá,Paisano.

Se vc observar as deixas do Marino, do Lord Nauta, acho que no caso do PROSUPER, não tem mais essas interrogações, não...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:07 am
por knigh7
Penguin escreveu:
Paisano escreveu:Fazendo um resumo geral:

Submarinos -> França

Anti-Aérea -> Alemanha/Russia/Suécia.

Patrulhas Oceânicas -Inglaterra.

PROSUPER -> Alemanha?????????
Ou seja, está prevalecendo a diversificação.
Yep! Aliás, há cerca de 20 dias atrás, o Amorim, em entrevista, no tocante a aquisição de equipamentos da pasta, repetiu um pensamento militar, de que não se deve colocar todos os ovos numa mesma cesta... :wink:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:15 am
por knigh7
gabriel219 escreveu:Caso o radar for ruim, há outros no mercado. Como teremos a tecnologia e, segundo a SAAB, fabricaremos 80% da aeronave aqui, podemos modifica-la. Caso tenha problema com os motores, há outra opções no mercado. Esse é o problema que gostaríamos de ter, pois teríamos caça para modifica-lo.

Sobre aumentar o alcance, acho que daria para colocar CFT's na "corcunda" do bixo, assim como no F-16D:
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Olá, Gabriel,

A Selex tem capacidade de fazer um excelente radar (aliás, é ela quem está projetando o CAESAR, do Typhoon).

O potencial problema pode ser a demora e os óbices (que podem ser relevantes ou não) pelo caminho da Selex em adaptar o Raven aos requisitos da FAB.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:19 am
por Penguin
18/12/2013 - 18h33
Análise: Boeing seria melhor para os pilotos, mas Gripen é melhor para o país
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O governo andou em círculos e acabou voltando aos caças Gripen NG, da sueca Saab, opção vitoriosa do relatório técnico da FAB, revelado com exclusividade pela Folha em 5 de janeiro de 2010, por ser o mais barato e o que traz mais tecnologia ao país.

Os Gripen NG não foram anunciados na época porque o governo Lula tinha uma clara preferência política pelos Rafale, da francesa Dassault, que era o mais caro --na compra e na manutenção-- e ficou em terceiro e último lugar no relatório. No segundo lugar, entre a vontade política e a conclusão técnica, ficaram os F-18, da norte-americana Boeing.

Esse confronto entre política e técnica paralisou o processo, que varou o governo Lula e foi parar nas mãos da presidente Dilma Rousseff, até o limite do prazo: a família Mirage sai do de operação no fim do mês, deixando a FAB quase a descoberto.

Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB
Compra de caças representou 'anos de sofrimento', diz comandante da Aeronáutica
Análise: Proposta mais barata foi escolhida pela FAB
Brasil vai pagar US$ 4,5 bilhões pelos 36 caças suecos

Na própria FAB, que sempre resistiu aos franceses por causa do preço, o que se disse todo o tempo é que "o Boeing é melhor para os pilotos e o Gripen é o melhor para o Brasil".

Explica-se: os EUA e, particularmente, a Boeing, são os gigantes na área de Defesa e têm os aviões dos sonhos de todos os pilotos do mundo, mas o Gripen NG é um projeto em desenvolvimento, baseado no Gripen original, e será concluído em conjunto, trazendo mais tecnologia em diferentes áreas, inclusive civis, para o Brasil.

Os argumentos contra o Gripen na área política eram dois: ainda está sendo desenvolvido e é monomotor. Para a Comissão técnica, porém, nenhum dos dois quesitos é impeditivo e até tinham vantagens, em vez de desvantagens: os técnicos brasileiros participam da construção e ser monomotor torna o avião mais leve e mais barato.

O próprio Comando da Aeronáutica parecia titubear na preferência ora pelo Gripen, vitorioso da comissão técnica, que ouviu inclusive a Embraer e outras companhias nacionais, ora pelo Boeing, que tinha a simpatia do comandante, brigadeiro Juniti Saito. Ele admitia o Gripen como boa opção, só não concordava com o Rafale.

Não precisou muito esforço, porque os Rafale perderam o seu grande trunfo: o político. A França votou na ONU contra o acordo do Irã intermediado pelo Brasil e a Turquia e na OMC contra a indicação de um brasileiro para a direção-geral da entidade. E a denúncia de espionagem derrubou a opção norte-americana.

Depois de dez anos e de andar em círculos e ao sabor da vontade política do governo Lula, a FAB chegou ao dia "D" com argumentos escritos defendendo qualquer que fosse a decisão do Planalto. Anunciado o caça vencedor, bastava puxar o texto da gaveta.

Com o anúncio do Gripen NG, fica tudo mais fácil: é só brandir as cerca de 30 mil páginas do relatório original, de quatro anos atrás.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:28 am
por Penguin
Defesa
Acordo para compra de caças suecos era o mais vantajoso, avalia especialista
Além da compra de 36 caças Gripen-NG, parceria prevê transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto de aeronave de quinta geração
por Marsílea Gombata — publicado 18/12/2013 18:40, última modificação 18/12/2013 18:47
http://www.cartacapital.com.br/politica ... -5027.html


O acordo fechado entre o governo brasileiro e a sueca Saab, que prevê a compra inicial de 36 caças Gripen-NG para a modernização da frota da Força Aérea Brasileira, era o mais vantajoso para o País. De acordo com Eurico Lima Figueiredo, diretor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), além da transferência de tecnologia, a empresa sueca ofereceu parceria com o Brasil para o desenvolvimento de um caça ainda mais moderno, de quinta geração, em um futuro próximo.

“Particularmente, creio que essa seja a parceria mais vantajosa para o nosso País, devido ao desenvolvimento desse projeto”, explica. “Além do custo mais baixo, a manutenção dos caças suecos é mais barata do que a dos franceses ou americanos. Mas a proposta sueca envolve não apenas a possibilidade de transferência de tecnologia, mas também a construção de uma parceria para o desenvolvimento de um caça que vá além da digitalização.” Isso é importante, afirma Figueiredo, pois a menor necessidade de integração dos pilotos permite que eles executem outras tarefas além de manusear o caça. A aeronave, explica o analista, teria também uma fuselagem de desempenho maior, assim como um sistema de armas mais avançado e maior capacidade de desvio de radares.

O Gripen-NG, escolhido para reequipar a Força Aérea, é visto como um caça de alta qualidade, mas com algumas desvantagens. “É um caça de alto nível tecnológico, mas tem uma grande desvantagem para uma necessidade da Força Aérea brasileira: a baixa autonomia”, disse o coronel da Aeronáutica e doutor em Ciência Política Márcio Rocha. “Para o Brasil, um país de dimensões estratégicas, é uma limitação.”

A decisão de adquirir as aeronaves suecas tem respaldo da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Defesa, Celso Amorim. O anúncio sobre o acordo foi feito nesta quarta-feira 18 pelo brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, em Brasília. A medida encerra a seleção de fornecedores para o Programa FX-2, de reequipamento da FAB, lançado em 2006.

O imbróglio em torno da compra de caças pelo Brasil, no entanto, vinha se arrastando em meio a reviravoltas nos últimos quatro anos. O processo de compra começou em 2001, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, quando teve início a concorrência entre o francês Rafale F3 e o norte-americano Boeing F-18E/F Super Hornet. Há quatro anos, quando o então presidente francês, Nicolas Sarkozy, visitou o Brasil, a escolha pelo Rafale F3 chegou a ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os franceses, no entanto, começaram a perder vantagem com o pacote de 8 bilhões de reais quando a norte-americana Boeing passou a oferecer os caças por 7,5 bilhões de reais e compensações de financiamento tentadoras. “Mas o elemento político, do escândalo de espionagem da NSA, voltou a dificultar as negociações”, avalia Figueiredo.

Há quem diga ainda que enquanto a preferência pelos suecos vinha de militares da própria FAB, o lobby pelo acordo com os franceses era encabeçado pelo ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.

O pacote com a sueca Saab contempla, inicialmente, 36 aeronaves. O preço, inicialmente em 6 bilhões de reais, foi fechado em 4,5 bilhões de reais, 3,5 bilhões a menos do que o previsto com a francesa Dassault. O modelo sueco substituirá os Mirage 2000, que serão aposentados neste mês.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:29 am
por Plinio Jr
Foi uma escolha lógica e visando o momento....O Rafale continua caro e inviável e depois dos escândalos de espionagem não havia mais clima para escolher o SH...

Há muito tempo atrás havia me recusado a discutir este FX em fóruns pela novela de idas e vindas que havia se transformado e finalmente ACABOU....

Diferente de muitos, sempre fui favorável a definição do FX com a escolha de um dos participantes para dar fôlego mais adiante, para FAB poder completar a frota de combate com a escolha de um vetor de 5a geração e os discursos de hoje me deixaram bem otimista quanto a esta possibilidade.

Pelo tempo, a FAB vai precisar de um lote tampão (Gripens C/D) para cobrir a saída dos Mirage 2000 e dos primeiros F-5s em 2017 (entregas do NG apartir de 2018) e espero em uma compra maior que 36 unidades, colocaria 14 unidades adcionais para substituir toda frota de F-5s e deixar que mais para frente, a escolha de um caça de 5a, geração substitua o restante da frota (F-5s e A-1s). :idea: :idea:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:36 am
por gabriel219
knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:Caso o radar for ruim, há outros no mercado. Como teremos a tecnologia e, segundo a SAAB, fabricaremos 80% da aeronave aqui, podemos modifica-la. Caso tenha problema com os motores, há outra opções no mercado. Esse é o problema que gostaríamos de ter, pois teríamos caça para modifica-lo.

Sobre aumentar o alcance, acho que daria para colocar CFT's na "corcunda" do bixo, assim como no F-16D:
Imagem

Olá, Gabriel,

A Selex tem capacidade de fazer um excelente radar (aliás, é ela quem está projetando o CAESAR, do Typhoon).

O potencial problema pode ser a demora e os óbices (que podem ser relevantes ou não) pelo caminho da Selex em adaptar o Raven aos requisitos da FAB.
Sim, mas só queria situar que podemos colocar algo melhor na aeronave de acordo com nossa vontade e necessidade.

Inclusive a mesma nos ajudou no projeto do SCP-01 Scipio não?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:38 am
por gabriel219
Os Gripens NG á ser entregues em 2018 são com nossa configuração, mas o Celso Amorim deixou claro que pode ser apressado e poderíamos pegar Gripens NG na versão Sueca.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:39 am
por knigh7
Pessoal,

Vale a pena frisar um ponto: o Amorim vem se referindo há algum tempo que a escolha do caça para o FX2 é para agora e que se pretende aderir a um projeto de 5a geração.

Ou seja, de modo algum se pode desconsiderar que entremos num projeto de 5a(como o do Pak Fa, por exemplo) com essa decisão do FX2.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:44 am
por knigh7
gabriel219 escreveu:
knigh7 escreveu:

Olá, Gabriel,

A Selex tem capacidade de fazer um excelente radar (aliás, é ela quem está projetando o CAESAR, do Typhoon).

O potencial problema pode ser a demora e os óbices (que podem ser relevantes ou não) pelo caminho da Selex em adaptar o Raven aos requisitos da FAB.
Sim, mas só queria situar que podemos colocar algo melhor na aeronave de acordo com nossa vontade e necessidade.

Inclusive a mesma nos ajudou no projeto do SCP-01 Scipio não?
Sim. E tivemos uma experiência positiva nesse trabalho com eles. E também com a SAAB ao fazer parte do projeto do SIVAM, com as aeronaves AEW&C e ISR. As experiências contam muito. Bem mais do que promessas colocadas em papéis, onde se verificou, com as experiências anteriores, que as coisas não haviam sido bem assim...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:52 am
por gabriel219
knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu: Sim, mas só queria situar que podemos colocar algo melhor na aeronave de acordo com nossa vontade e necessidade.

Inclusive a mesma nos ajudou no projeto do SCP-01 Scipio não?
Sim. E tivemos uma experiência positiva nesse trabalho com eles. E também com a SAAB ao fazer parte do projeto do SIVAM, com as aeronaves AEW&C e ISR. As experiências contam muito. Bem mais do que promessas colocadas em papéis, onde se verificou, com as experiências anteriores, que as coisas não haviam sido bem assim...
Então vai que... :roll: .

Alô Mectron.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 19, 2013 1:55 am
por Boss
knigh7 escreveu:Pessoal,

Vale a pena frisar um ponto: o Amorim vem se referindo há algum tempo que a escolha do caça para o FX2 é para agora e que se pretende aderir a um projeto de 5a geração.

Ou seja, de modo algum se pode desconsiderar que entremos num projeto de 5a(como o do Pak Fa, por exemplo) com essa decisão do FX2.
Na matéria do Valor que postei no outro tópico:

"O ministro disse que a escolha pelos suecos não descarta “outras parcerias”, para o eventual desenvolvimento de um caça de quinta geração."