TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Parabéns pelos 10 anos!!!!FCarvalho escreveu:Putz, agora que me toquei. Olhei ali para o lado e estou aqui no DB há 10 anos e...
... o FX ainda não acabou.
abs.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- NovaTO
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Entendo que o FX-2 deveria ser definido de uma vez, mesmo que atrasado.
Temos 3 candidatos, na verdade 2. Já que o Gripen E/F foi para a Suiça. Então que seja um dos dois. Se iniciar outro processo de seleção só valeria a pena se tivesse apenas dois caças, F-35 e PAKFA. E ambos dificilmente estariam disponíveis antes de 2020.
E se comprarem caças semi-novos como gap filler até a chegada de um 5ª geração, corre-se o risco de se tornarem definitivos.
O FX-2 tem de ter um escolhido, é a melhor opção, mesmo que atrasado.
Depois disso, ae sim, poderemos conversar mais tranquilamente sobre um caça leve nacional, ou um 5ª geração como o F-35/PAKFA para 2025. Agora é hora de apagarmos um incêndio, ou melhor, evitarmos um apagão completo.
[]'s
Temos 3 candidatos, na verdade 2. Já que o Gripen E/F foi para a Suiça. Então que seja um dos dois. Se iniciar outro processo de seleção só valeria a pena se tivesse apenas dois caças, F-35 e PAKFA. E ambos dificilmente estariam disponíveis antes de 2020.
E se comprarem caças semi-novos como gap filler até a chegada de um 5ª geração, corre-se o risco de se tornarem definitivos.
Depois disso, ae sim, poderemos conversar mais tranquilamente sobre um caça leve nacional, ou um 5ª geração como o F-35/PAKFA para 2025. Agora é hora de apagarmos um incêndio, ou melhor, evitarmos um apagão completo.
[]'s
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Obrigado Lima. E olhe que eu só não me sinto mais velho porque o FX ainda consegue ser mais antigo do que eu...Carlos Lima escreveu:Parabéns pelos 10 anos!!!!FCarvalho escreveu:Putz, agora que me toquei. Olhei ali para o lado e estou aqui no DB há 10 anos e...
... o FX ainda não acabou.
abs.
[]s
CB_Lima
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
denilson, o povo tá numa gana tão grande desse negócio terminar, que se a DR tossir ou espirrar amanhã a noite, na frente do palácio é capaz de alguém ouvir FX, em vez de atchin... e aí meu amigo, antes de sábado a noite nós aqui já passamos das 6000 pgs, fácil, fácil.denilson escreveu:Vai que o "F" infinito encontre seu fim antes do post 5000...
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Na verdade poderíamos ter três, se este aqui ficar pronto a tempo. Dizem que é para exportação.NovaTO escreveu:Entendo que o FX-2 deveria ser definido de uma vez, mesmo que atrasado.
[]'s
abs.
Carpe Diem
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Eu gostaria de saber o porquê do papel secundário - para não dizer, figurante - da Embraer no FX-2.
Em qualquer outro país do mundo, com uma empresa como ela (e com as nossas capacidades industriais e tecnológicas no setor), ela seria o foco principal do programa.
Seja já com um projeto próprio em paralelo, complementar ao vencedor da concorrência, ou mesmo, sendo a "única concorrente", com um projeto e buscando parceiros no exterior, como a Coréia do Sul aparentemente faz e como ela mesmo fez com o KC-390.
Mas não. O papel da Embraer nisso aqui se resumiu a poucas declarações de que todos atendiam ao que ela queria (meras ToTs), e com algumas falas a favor de alguns concorrentes.
O tal FX-BR que seria o desenvolvimento de 5ª geração, só aparece no LBDN e talvez em algum outro documento da FAB e relacionado à END, mas ela nunca mencionou algo do tipo.
Em qualquer outro país do mundo, com uma empresa como ela (e com as nossas capacidades industriais e tecnológicas no setor), ela seria o foco principal do programa.
Seja já com um projeto próprio em paralelo, complementar ao vencedor da concorrência, ou mesmo, sendo a "única concorrente", com um projeto e buscando parceiros no exterior, como a Coréia do Sul aparentemente faz e como ela mesmo fez com o KC-390.
Mas não. O papel da Embraer nisso aqui se resumiu a poucas declarações de que todos atendiam ao que ela queria (meras ToTs), e com algumas falas a favor de alguns concorrentes.
O tal FX-BR que seria o desenvolvimento de 5ª geração, só aparece no LBDN e talvez em algum outro documento da FAB e relacionado à END, mas ela nunca mencionou algo do tipo.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- denilson
- Sênior
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Tem tanta coisa escrita aqui que da para escrever um romance, literalmente com apaixonados de todas as forma e gostos.FCarvalho escreveu:denilson, o povo tá numa gana tão grande desse negócio terminar, que se a DR tossir ou espirrar amanhã a noite, na frente do palácio é capaz de alguém ouvir FX, em vez de atchin... e aí meu amigo, antes de sábado a noite nós aqui já passamos das 6000 pgs, fácil, fácil.denilson escreveu:Vai que o "F" infinito encontre seu fim antes do post 5000...
abs.
Ilusões , intrigas , desamores , traições , brigas
Da muito pano p manga
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Boss, boa tarde.Boss escreveu:Eu gostaria de saber o porquê do papel secundário - para não dizer, figurante - da Embraer no FX-2.
O meu entendimento é que:
1. A Embraer, pela sua importância e qualificação, certamente teria participação no programa, por escolha dos próprios concorrentes.
2. Se ela tomasse partido de um concorrente e este não fosse escolhido, ficaria com poucas possibilidades de ter participação significativa na solução vencedora.
3. O Governo deve ter decidido não nominar a Embraer como participante obrigatória, para não ter que assumir os custos e as responsabilidades decorrentes dessa indicação (veja o problema obrigatoriedade de participação da HAL, na Índia).
4. Creio que o Governo até orientou a EMBRAER para não opinar sobre qual solução esta preferia, para evitar que o peso dessa opinião pudesse prejudicar o andamento do processo, pois poderia não coincidir com a solução decidida pelo Governo.
Isso é o que eu acho. Se foi isso mesmo, concordo com a concepção do programa.
Abraço,
Justin
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6333 vezes
- Agradeceram: 6682 vezes
- Contato:
Levem a mal não, tigrada, mas essa briguinha de torcida ainda não ENCHEU não? Para terem uma idéia, só frequento este tópico - e muito esporadicamente - para ZOAR, POWS!!!
Não há praticamente mais NADA a ser dito sobre os três integrantes da SL, só viagem e charla fiada...
(Notar que sou um user comum mas tenho direito à minha OPINIÃO, não? )
Não há praticamente mais NADA a ser dito sobre os três integrantes da SL, só viagem e charla fiada...
(Notar que sou um user comum mas tenho direito à minha OPINIÃO, não? )
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Argumentos repetitivos, discussões cíclicas, torcidas...
Este tópico está finalizado. Quando houver definição sobre o que será feito no Programa F-X, retornamos neste ou em um novo tópico.
Sugiro que aproveitem outros tópicos do fórum onde possamos resgatar debates em alto nível, livre paixões, torcidas e, quiçá, outros interesses menos nobres.
Este tópico está finalizado. Quando houver definição sobre o que será feito no Programa F-X, retornamos neste ou em um novo tópico.
Sugiro que aproveitem outros tópicos do fórum onde possamos resgatar debates em alto nível, livre paixões, torcidas e, quiçá, outros interesses menos nobres.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Tópico reaberto, devido a possível definição do FX-2, que será comunicada hoje, as 17h, horário de Brasília.
Favor, comentar com parcimônia.
CMFDB.
Favor, comentar com parcimônia.
CMFDB.
Audaces Fortuna Iuvat
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 267 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Segundo a folha, deu gripen o que é uma verdadeira desgraça!
Gostaria de ver o sigilo bancário de alguns quebrado....
Saudações
Gostaria de ver o sigilo bancário de alguns quebrado....
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- jeanscofield
- Avançado
- Agradeceu: 70 vezes
- Agradeceram: 37 vezes