NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6976 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 19, 2008 3:43 pm

soultrain escreveu:
cb_lima escreveu: Pois é cara... isso que você disse e a história de M2k = MAA-1B que são sodas mesmo...

Mas fazer o que... pelo visto o Brasil não irá perder a chance de ter um "AM-X 2.0" :oops:

Menos de 300 unidades construídas na França... e nós operando também... (mais uns 60)...

Eu não queria estar na pele do pessoal que vai ter que manter essas donzelas voando a peso de 'Euro'.

(isso me lembra os Helis de plástico... que provavelmente não construíremos 'tudo'... só uns remendos e LEGO Kit, e vai sair uma beleza na hora que os Makilas abrirem o bico lá na Amazônia - É aquele história... hoje temos a 'opção' de não mandarmos os SP para a Amazônia... no futuro... não será bem o caso :cry: ).

[]s
CB_Lima
Eu tenho sempre me contido quando falam nos Puma, mas desculpem são um grande Heli, a FAP está a pensar reactivar os seus para substituir os Merlin (é claro que esta ideia peregrina não vai a lado nenhum pelos custos envolvidos). Os Makila funcionam nos piores ambientes possíveis no Atlântico Norte, nos Açores, Madeira etc. Ou seja ambientes altamente corrosivos, um quente e humido, outro frio e humido em cima do Oceano a fazer SAR 365 dias por ano, e nunca ouvi as queixinhas que ouço aqui.

A pergunta é:

O problema é do equipamento ou do operador?

[[]]'s
Olá cara,

Sem problemas, mas o que acontece é que é dito pelo pessoal aqui que tem contato com o pessoal que opera eles é que os nosso SPs tem restrições em operar na Amazônia. Que diga-se de passagem é um ambiente bem diferente dos ambientes aonde os seus SP operam (operaram).

Ao que consta os nossos SP operam bem nos demais ambientes do Brasil, e é por lá que eles ficam. O problema é que substituindo todos os UH-1 por Cougars, isso implicaria em necessariamente tendo que operá-los na Amazônia e daí operá-los com restrições e quem sabe 'panes' mais frequentes (aumentando assim $$$$$ de operação).

Veja bem... caso os Cougars operem bem na Amazônia, não tenho nada contra apesar de achar uma aeronave antiga e nessa história de 'investimento' industrial penso que o NH-90 seria uma melhor opção a 'longo prazo'... mas fazer o que? :wink:

Quanto ao problema de Portugal, o que eu entendo é que vocês compraram o Heli e não assinaram o contrato de manutenção da maneira que deveria ter sido (cronograma). Isso associado a introdução de um modelo completamente novo nas F Armadas de vocês (o que sempre acarreta em problemas 'iniciais'), são normalmente uma combinação nada boa e resultam em buscas de alternativas como as de trazer de volta os SPumas.

Acho que não dá para comparar os 2 cenários... até porque senão vocês teriam na verdade não comprado os EH101 e sim os Cougars para inicio de conversa... Hehehehehehehehheehhe :mrgreen:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#6977 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 19, 2008 3:44 pm

Oooooolha, tô falando que se os franceses ficarem de kú doce não levam e nada.

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Mar 19, 2008 8:54 pm, em um total de 1 vez.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#6978 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 3:49 pm

Igualzinho no Marrocos, viram a concorrência escorrer pelos dedos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6979 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 19, 2008 3:53 pm

Soultrain, o que vocês são PUMAS, mais especificamente a versão SA330S.

Imagem

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/A ... &P=77&R=FA

Tanto que a Inglaterrra queria compra-los. Detalhe a a Inglaterra só usa PUMAS e não tem NENHUM SUPER PUMA.

:wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
soultrain
Sênior
Sênior

#6980 Mensagem por soultrain » Qua Mar 19, 2008 4:29 pm

Boas Bolovo,

Tens razão e não tens.

Os nossos Puma foram alvo de vários upgrades, têm as turbinas Makila 1A1 e as pás de motor dos Super Puma. Radar Omera ORB-31, este radar possui a capacidade, tal como o ORB-31D, para lançar e guiar mísseis Exocet, levaram ainda equipamentos autónomos de navegação e estacionário automático.

Por isso qual a diferença para um Super-Puma?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#6981 Mensagem por soultrain » Qua Mar 19, 2008 5:13 pm

cb_lima escreveu:
soultrain escreveu: Eu tenho sempre me contido quando falam nos Puma, mas desculpem são um grande Heli, a FAP está a pensar reactivar os seus para substituir os Merlin (é claro que esta ideia peregrina não vai a lado nenhum pelos custos envolvidos). Os Makila funcionam nos piores ambientes possíveis no Atlântico Norte, nos Açores, Madeira etc. Ou seja ambientes altamente corrosivos, um quente e humido, outro frio e humido em cima do Oceano a fazer SAR 365 dias por ano, e nunca ouvi as queixinhas que ouço aqui.

A pergunta é:

O problema é do equipamento ou do operador?

[[]]'s
Olá cara,

Sem problemas, mas o que acontece é que é dito pelo pessoal aqui que tem contato com o pessoal que opera eles é que os nosso SPs tem restrições em operar na Amazônia. Que diga-se de passagem é um ambiente bem diferente dos ambientes aonde os seus SP operam (operaram).

Ao que consta os nossos SP operam bem nos demais ambientes do Brasil, e é por lá que eles ficam. O problema é que substituindo todos os UH-1 por Cougars, isso implicaria em necessariamente tendo que operá-los na Amazônia e daí operá-los com restrições e quem sabe 'panes' mais frequentes (aumentando assim $$$$$ de operação).

Veja bem... caso os Cougars operem bem na Amazônia, não tenho nada contra apesar de achar uma aeronave antiga e nessa história de 'investimento' industrial penso que o NH-90 seria uma melhor opção a 'longo prazo'... mas fazer o que? :wink:

Quanto ao problema de Portugal, o que eu entendo é que vocês compraram o Heli e não assinaram o contrato de manutenção da maneira que deveria ter sido (cronograma). Isso associado a introdução de um modelo completamente novo nas F Armadas de vocês (o que sempre acarreta em problemas 'iniciais'), são normalmente uma combinação nada boa e resultam em buscas de alternativas como as de trazer de volta os SPumas.

Acho que não dá para comparar os 2 cenários... até porque senão vocês teriam na verdade não comprado os EH101 e sim os Cougars para inicio de conversa... Hehehehehehehehheehhe :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Oi CB,

Os EH foram comprados por uma coisa: Autonomia. Conheço as pessoas envolvidas do lado da AgustaWestland e o negócio foi o possível na altura, se fosse feito o contrato de manutenção na altura, o negócio morria. O negocio de ter não é operar é balela, já cá os temos e o dinheiro para os operar vai aparecer de um modo ou de outro, no entanto o problema nem é esse mas a falta de peças.

A minha questão é se o modelo especifico que o EB opera é o indicado, a mim parece-me que não e ai a culpa é de quem o comprou.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#6982 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 19, 2008 5:28 pm

soultrain escreveu:
cb_lima escreveu: Olá cara,

[]s
CB_Lima
Oi CB,

Os EH foram comprados por uma coisa: Autonomia. Conheço as pessoas envolvidas do lado da AgustaWestland e o negócio foi o possível na altura, se fosse feito o contrato de manutenção na altura, o negócio morria. O negocio de ter não é operar é balela, já cá os temos e o dinheiro para os operar vai aparecer de um modo ou de outro, no entanto o problema nem é esse mas a falta de peças.

A minha questão é se o modelo especifico que o EB opera é o indicado, a mim parece-me que não e ai a culpa é de quem o comprou.

[[]]'s
Bom... aí é o "X" da questão, pois uns dizem que o Heli não se adapta ao 'ambiente' de operação e outros dizem que o Heli não é adequado.

A FAB possui o S Puma e também ao que parece esse sofre na Amazônia... isso tudo põe em dúvida qualquer outro Heli derivado do S Puma...

A culpa é sempre de quem o comprou e não leu (ou não pode ler) as letras míudas do contrato... não há dúvida quanto a isso :D .

[]s
CB_Lima

soultrain
Sênior
Sênior

#6983 Mensagem por soultrain » Qua Mar 19, 2008 5:34 pm

Mas não se adapta, porquê? A humidade nos avionicos?, enfim... Falta de potência? Manutenção dificil?

[[]]'s

NJ
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#6984 Mensagem por Beronha » Qua Mar 19, 2008 5:34 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Quais foram as palavras do Saito? :?:
NITAKA YAMA NOBORE

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#6985 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 19, 2008 5:41 pm

soultrain escreveu:Mas não se adapta, porquê? A humidade nos avionicos?, enfim... Falta de potência? Manutenção dificil?

[[]]'s
Tirando a manutenção (que não li nada a respeito e de certo modo até que é pelos problemas causados nos avionicos). Todos itens que você citou.

[]s
CB_Lima

soultrain
Sênior
Sênior

#6986 Mensagem por soultrain » Qua Mar 19, 2008 6:05 pm

Cb,

Eu não consigo compreender, já li muitas vezes a mesma coisa aqui, mas alguem tem de explicar como se fosse a um rapaz de 10 anos.

A humidade não é nenhum problema, ainda não li ninguem dizer que com a humidade nos avionicos acontece isto: Não consegue ler os instrumentos, acha inestético, provoca muita corrosão, os pilotos do EB não suportam água etc..Ou seja ainda não sei que problemas a humidade provoca, já que a própria não é problema per si.

Essa humidade aparece por ser um heli Francês e não aparece em mais nenhum? É estranho, será que os avionicos franceses atraem mais humidade que os demais? Devia ser feito um estudo sobre esta capacidade, até pode ser util em alguns TO's, como no Iraque.

Em relação à falta de potência, acho estranho tambem, é uma caracteristica desses motores? O fabricante já foi questionado, qual a resposta? A afinação da parte de combustão é a correcta para o clima da região?

[[]]'s

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#6987 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 19, 2008 7:44 pm

soultrain escreveu:Cb,

Eu não consigo compreender, já li muitas vezes a mesma coisa aqui, mas alguem tem de explicar como se fosse a um rapaz de 10 anos.

A humidade não é nenhum problema, ainda não li ninguem dizer que com a humidade nos avionicos acontece isto: Não consegue ler os instrumentos, acha inestético, provoca muita corrosão, os pilotos do EB não suportam água etc..Ou seja ainda não sei que problemas a humidade provoca, já que a própria não é problema per si.

Essa humidade aparece por ser um heli Francês e não aparece em mais nenhum? É estranho, será que os avionicos franceses atraem mais humidade que os demais? Devia ser feito um estudo sobre esta capacidade, até pode ser util em alguns TO's, como no Iraque.

Em relação à falta de potência, acho estranho tambem, é uma caracteristica desses motores? O fabricante já foi questionado, qual a resposta? A afinação da parte de combustão é a correcta para o clima da região?

[[]]'s
Olá Soultrain,

Acho que muitas das perguntas que você está fazendo tanto as pessoas que não são simpatizantes da aeronave quanto as que são gostariam de tê-las respondidas para exercer um melhor julgamento.

Acredito que no caso dos aviônicos existe a velha e boa teoria de componentes 'tropicalizados', aonde determinados componentes eletrônicos pela sua exposição aos meios externos tendem a ter uma maior ou menor tolerância em determinados tipos de clima. Um exemplo fácil é que diversos carros importados para o Brasil tem que passar por pequenas modificações para operar com um bom desempenho em terras tupiniquins (tanto em relação a tolerância quanto as misturas no nosso combustível, quanto a parte eletrônica).

A Amazônia é bem 'peculiar' nesse sentido, pois por natureza é quente e umido tendo assim uma média acima do 'normal' em termos de 'umidade relativa do ar' e isso definitivamente pode alterar o 'comportamento' e até a funcionalidade de componentes eletrônicos.

Eu sei que durante anos a aeronáutica passou por problemas com radares de solo na Amazônia por conta de tais problemas. Por coincidência os radares também eram franceses... mas isso pode não significar nada... ser só uma coincidência.

Ambientes como o Iraque são na verdade (tirando as tempestades de areia) ótimos para motores, porque normalmente o 'benchmark' para motores é 'ao nível do mar' com pouca umidade relativa do ar. Em um ambiente seco não é de se espantar que esses helicópteros tenham um bom desempenho. O mesmo não pode ser dito do Afeganistão que apesar de seco, algumas aeronaves aparentemente sofrem com a 'altitude' (outro componente que pesa no desempenho).

Tem também o fato do SP ser uma aeronave a principio criada para intervenção em ambientes secos ou grande altitude (Alpes por exemplo) ou operar de plataformas marítimas... talvez os seus projetistas tenham chegado a conclusão que a maioria de suas 'vendas' sairiam de mercados que tivessem essas características e quem quiser algo diferente... que pague o preço para adaptação ou viva com o 'problema'... Veja bem... isso tudo é especulação olhando os operadores de SP... mas é um chute tão bom quanto qualquer outro (embora faça sentido para mim :mrgreen: ).

Se o EB/FAB foram 'descuidados' ou enganados ou foram 'empurrados' em termos do que adiquiriram, aí é díficil saber mesmo. O fato é que foi dito para alguns colegas que essas aeronaves apresentam 'limitações' em operações Quente/umido e esse é um ambiente muito 'nosso' mesmo (dentre os operadores de SP).

Por que o BH não apresentaria tais limitações?... Bom.. além da própria Sikorsky ter o seu campo de testes/avaliações no Mississipi, algumas das principais bases do Exército americano nos EUA são em locais 'quentes e umidos' e é muito importante notar que o BH foi projetado baseado em lições aprendidas com o UH-1 no Vietnã (quente e umido!)... Novamente especulando, não seria dificil os caras que pensaram no BH colocaram operações em ambientes quente umido lá no alto das prioridades :wink: .

[]s
CB_Lima

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2068 vezes
Agradeceram: 2625 vezes

#6988 Mensagem por knigh7 » Qua Mar 19, 2008 7:58 pm

soultrain escreveu:Cb,

[[]]'s

Soultrain,

Segundo um oficial da FAB, percebeu-se que em ambientes acima de 30º Celsius e com pressão abaixo de 1000 hectopascais( que é o caso do ambiente amazônico), o Makila perdia potência. Sendo que por vezes, os Black Hawks tiveram de acudir os Super Pumas que não "deram conta" da missão.
Vale ressaltar que ao observar relatos daqueles que operam (ou que tem companheiros operando) essas máquinas nas FAs preferem os BH, bem como relatam o problema de umidade sofrida pelos SP.

Att

Knight7

soultrain
Sênior
Sênior

#6989 Mensagem por soultrain » Qua Mar 19, 2008 9:05 pm

Ok,

Mas mais uma vez, que efeitos nefastos a humidade provoca nos avionicos?

O que o fabricante diz sobre os motores, nessas condições?

[[]]'s

NJ
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2068 vezes
Agradeceram: 2625 vezes

#6990 Mensagem por knigh7 » Qua Mar 19, 2008 9:53 pm

soultrain escreveu:Ok,

Mas mais uma vez, que efeitos nefastos a humidade provoca nos avionicos?

O que o fabricante diz sobre os motores, nessas condições?

[[]]'s
Soultrain,

O que o fabricante diz sobre os motores nestas condições eu não sei. Mas como disse esse oficial, o Makila não fora projetado para essas condições climáticas. O ambiente amazônico é bem díspare do europeu.
Quanto a condensação de umidade nos aviônicos, são obrigados a espalhar saquinhos de sílica gel pelo painel a fim de evitar danos aos aviônicos. E com os Black, que operam lá, relataram que não acontece esses problemas. Agora, a causa disso, só a engenharia de materiais pode responder...
Mas no caso dos Black Hawk isso não me surpreende: ele fora um dos projetos que sofreram forte influênca da guerra no Sudeste Asiático (quente e úmido)
Mas isso não quer dizer que os projetos mais recentes, como o NH90, apresente esse problema dos Super Puma.
Vale ressaltar que fora uma escolha (do Super Cougar) que viera dos políticos, e não dos militares.

Att

Knight7

Responder