Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
#6976
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qui Mar 16, 2023 11:35 am
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mar 15, 2023 6:00 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Mar 15, 2023 8:32 am
E o pronunciamento, teve?!
Ainda no aguardo do documento do EB mencionando Guaranis para exportação.
Abraços,
Wesley
Escreve uma cartinha carinhosa para o Zé Múcio. Que sabe ele atende os teus desejos.
Quem sabe ele tem o maior prazer em te atender.
Que bom que entendeu que não é possível, ficaria triste se você insistisse naquela ideia de criar factóides onde não existem.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38073
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6977
Mensagem
por FCarvalho » Sex Mar 17, 2023 12:53 pm
Alguém aí faz ideia de quando começa a homologação REVO do KC-390 com os Gripen E?
Com apenas um único avião sendo recebido por ano, vai ficar difícil para os 5 existentes darem conta de todo o processo restante de integração e homologação de missões que restam fazer.
Era para serem 2 por ano, mas o PLOA 2023 aparentemente não corresponde ao que teria sido acordado.
Ademais, a Embraer continua com 2 unidades, uma delas pertencente à FAB, e parece que não usa para muita coisa, já que os aviões de linha é que são enviados para as feiras mundo afora.
Do jeito que a coisa tá, seria bom questionar se já não era hora de devolver o primeiro de série para a FAB, visto que as demandas só aumentam, mas a frota não acompanha o mesmo rítmo. E os C-130H saem de linha finalmente em 2024, conforme se divulgado pela FAB.
Carpe Diem
-
gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13909
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2397 vezes
#6978
Mensagem
por gabriel219 » Dom Mar 19, 2023 7:35 am
Parece que a Embraer aprendeu com os erros da SAAB e irá propor uma JV com a HAL para construir partes do KC-390 na Índia. O programa não é mais para até 40 aeronaves e sim de 40 a 80 aeronaves!
https://idrw.org/embraer-expected-to-se ... -with-hal/
O MD e o GF tem que ir com tudo pra assegurar esse contrato, 40-80 aeronaves é muita coisa e essa JV é a melhor coisa pra nós e pra Índia, pois possibilitará muitos projetos em conjunto com a HAL, talvez até a DRDO se meta nisso, como eu já estaria propondo que o fizesse.
Pra mim, as trocas na compra seriam óbvias: participação no DRDO Ghatak e aquisição do BrahMos-NG para equipar nossos SSKs e o Gripen.
A Lockheed não tem como oferecer essas condições a Índia, logo o KC-390 só perde essa competição por incompetêncoa Brasileira ou uma propina extremamente gorda da Lockheed.
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38073
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6979
Mensagem
por FCarvalho » Dom Mar 19, 2023 2:49 pm
Entre os competidores do certame indiano, que visa aeronaves do porte do Hércules, apenas o KC-390 pode oferecer o que os indianos pedem em termos de transferência de tecnologia, e mais algum off set, se for o caso. Isso, claro, se a ideia for mesmo um cargo com até as vinte e poucas toneladas como mencionado.
A Embraer está com os dois pés dentro deste contrato. A Índia provavelmente irá chegar nas 80 unidades a depender do que for negociado. Será um contrato de mais de 10 bilhões de dólares. Temos muitas coisas para ver na BID indiana que nos interessam a fim de obter parcerias para os produtos que temos e, principalmente, para os que ainda não temos, e precisamos.
Carpe Diem
-
cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39642
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1147 vezes
- Agradeceram: 2873 vezes
#6980
Mensagem
por cabeça de martelo » Ter Mar 21, 2023 11:40 am
Expliquem-me uma coisa, se o governo Português comprou 5 KC-390, para quê adquirir 6 plataformas de trabalho para o novo Sistema de armas KC-390, ainda por cima por ajuste direto (sem concurso público) à JORMAX por 14.440,41€?
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/result ... 0&ext=.pdf
6?!
Não quero entrar em teorias da conspiração, mas há muito que se diz que o nosso caríssimo governo vai adquirir um sexto KC-390 e os Super Tucano.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".
O insulto é a arma dos fracos...
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
#6982
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Mar 21, 2023 2:34 pm
cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Mar 21, 2023 11:40 am
Expliquem-me uma coisa, se o governo Português comprou 5 KC-390, para quê adquirir 6 plataformas de trabalho para o novo Sistema de armas KC-390, ainda por cima por ajuste direto (sem concurso público) à JORMAX por 14.440,41€?
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/result ... 0&ext=.pdf
6?!
Não quero entrar em teorias da conspiração, mas há muito que se diz que o nosso caríssimo governo vai adquirir um sexto KC-390 e os Super Tucano.
Acredito que essa foi a maneira encontrada para reavermos parte do ouro retirado daqui da época do Brasil Colônia. Chegou a nossa vez se oferecer "espelhinhos" para Portugal.
Abraços,
Wesley
PS: Zoeira mode on
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
#6983
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Mar 21, 2023 2:36 pm
A sorte de Portugal é que o Guarani pertence à IDV. Fosse da Embraer, seria a aposentadoria precoce do Pandur.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
#6984
Mensagem
por hotm » Ter Mar 21, 2023 6:55 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Mar 21, 2023 2:36 pm
A sorte de Portugal é que o Guarani pertence à IDV. Fosse da Embraer, seria a aposentadoria precoce do Pandur.
Abraços,
Wesley
este ST sao semi novos com poucas horas de voo ?
se for um bom negocio pq não ?
-
Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61585
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6346 vezes
- Agradeceram: 6692 vezes
-
Contato:
#6985
Mensagem
por Túlio » Ter Mar 21, 2023 7:08 pm
hotm escreveu: ↑Ter Mar 21, 2023 6:55 pm
este ST sao semi novos com poucas horas de voo ?
se for um bom negocio pq não ?
Porque Portugal, até onde sei, precisa tanto de Super Tucano quanto uma galinha precisa de tetas, é simplesmente um meio que não tem uso nem faz sentido operacional nenhum.
Mais DOIDO que isto só o Brasil, que precisa e muito deles, querer vendê-los.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38073
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6986
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mar 22, 2023 1:30 am
Do jeito que a FAB está desesperada aqui por recursos, tá valendo qualquer negócio.
Abriram mão de 9 KC-390, Gripen F produzido aqui, UCAV, STOUT, H225M, e por aí vai.
Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco.
Quero ver é comprar novos.
Carpe Diem
-
hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
#6987
Mensagem
por hotm » Qua Mar 22, 2023 6:08 am
eu acho que para substituir os apha jet esta bem bom
em vez de comprar pc 21 novos sem armas ou algo mais caro que venha uns bons ST.
ainda conseguem dar apoio aproximado.
"Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco."
mas ja estão a algum tempo encostados pelo que se le aqui?
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38073
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6988
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mar 22, 2023 12:56 pm
hotm escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 6:08 am
eu acho que para substituir os apha jet esta bem bom
em vez de comprar pc 21 novos sem armas ou algo mais caro que venha uns bons ST.
ainda conseguem dar apoio aproximado.
"Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco."
mas ja estão a algum tempo encostados pelo que se le aqui?
Estão encostados porque a FAB não tem recursos para manter toda a frota atual, menos de 80 unidades, salvo engano, das 99 originais encomendadas; mas não estão à venda no mercado externo oficialmente. A FAB não os está vendendo de fato. Vender ou não é um negócio de oportunidade que está nas mãos do MD e do governo. Se aparecer, melhor. Arruma-se uns trocados. Se não, fica como está.
É lamentável dizer que o 'caça' em maior número que a FAB possui sequer conseguem ser operados na íntegra em termos quantitativos.
Se é assim com meros turbohelices, dá para entender o porquê de andarem dizendo que 26 Gripen a mais está de ótimo tamanho para formar dois esquadrões...
Carpe Diem
-
Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61585
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6346 vezes
- Agradeceram: 6692 vezes
-
Contato:
#6989
Mensagem
por Túlio » Qui Mar 23, 2023 12:36 pm
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 12:56 pm
hotm escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 6:08 am
eu acho que para substituir os apha jet esta bem bom
em vez de comprar pc 21 novos sem armas ou algo mais caro que venha uns bons ST.
ainda conseguem dar apoio aproximado.
"Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco."
mas ja estão a algum tempo encostados pelo que se le aqui?
Estão encostados porque a FAB não tem recursos para manter toda a frota atual, menos de 80 unidades, salvo engano, das 99 originais encomendadas; mas não estão à venda no mercado externo oficialmente. A FAB não os está vendendo de fato. Vender ou não é um negócio de oportunidade que está nas mãos do MD e do governo. Se aparecer, melhor. Arruma-se uns trocados. Se não, fica como está.
É lamentável dizer que o 'caça' em maior número que a FAB possui sequer conseguem ser operados na íntegra em termos quantitativos.
Se é assim com meros turbohelices, dá para entender o porquê de andarem dizendo que 26 Gripen a mais está de ótimo tamanho para formar dois esquadrões...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)