TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69646 Mensagem por Marino » Dom Abr 21, 2013 11:52 pm

knigh7 escreveu:
Marino escreveu:Knight, para.
Nao estou discutindo ideologia, preferência de país, simpatia com o meio, nada disso.
Estou sendo lógico pura e simplesmente.
Respondendo à você: nao, eu nao acredito.
Vc acha que a MB vai manter os scorpene e o SSN com os recursos atuais?
Vai conseguir incorporar qualquer escolta moderna com os recursos atuais?
Que o EB vai incorporar 2044 Guaranis com os recursos atuais?
Que vai incorporar Astros 2000 e mísseis, mesmo nacionais, com os recursos atuais?
Que vai construir e manter o Sisfron com recursos atuais?
Que a FAB vai incorporar 28 KC com recursos atuais?
Que criou um esquadrão de P3, modernizando-os na Espanha com recursos atuais?
Então repito: NAO, NAO ACREDITO.
E ninguém de bom senso acredita.
E vou lhe dizer pq os Oficiais-Generais tb nao acreditam: pq falaram claramente no MD que a famosa "série histórica" de recursos, tão ao gosto dos tecnocratas do MP, nao seria base para as novas Forças que nasciam da END, que nao sustentariam a manutenção dos novos meios, etc.
Isto foi compreendido pelo MD e passado claramente para o GF.
Este argumento nao funciona.
A FAB, com certeza, vai ter mais de 36 caça modernos. A MB pode sonhar com 6 sub nucleares, mas não vai passar de 3. Aliás, já ouvi de oficial de alta pantente da Força que considera que não vai passar de 2.
A questão é quanto custa manutenir por 1 ano 1 sub nuclear e 36 caças ou 72 caças por 2 subs. :wink:
Os KC 390? vão substituir os 20 C-130 velhos.
Os P-3 são poucos e vão substituir parte dos bandeirulhas.
O Sisfron é programa de segurança pública, assim como o Sivan. O coronel Jauro colocou bem o panorama material do EB (que eu reproduzi aqui no tópico ha 2 semanas atrás) quando não se trata de materiais para uso polícial, inclusive relativamente baratos para MEM, mas que falta.
Knight, para.
Qualquer meio novo vai demandar mais recursos.
Isto para as 3 FA.
Reconheçamos este fato simples.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#69647 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Abr 21, 2013 11:58 pm

gabriel219 escreveu:
sapao escreveu: Exatamente o que eu disse: NENHUM dos dois é confiavel, pois estão falando e não escrevendo para assinar depois.
Uma coisa de cada vez: voce esta falando de AAe ou de caças?
Porque tudo começou quando você afirmou que o SU-35 era a melhor escolha por uma seria de motivos, entre eles a transferencia de tecnologia.

Sobre o Pantsir, você viu o contrato ou a minuta dele para afirmar isso? Ou novamente foi dito que seria feito?
Com a China eles transferem mesmo, até sem querer...
Com a India coisa é mais complicada, tanto é que ela está mudando de prateleira. Sinal de que o namoro não e só de amores entre os dois, mais ou menos o que estamos fazendo aqui tambem já faz algum tempo em relação aos USA.

Sobre superar, acho um termo meio generico: estamos falando de alcance, precisão, custo, mobilidade, flexibilidade, logistica ?
Quais seriam os items mais importantes para classificarmos os concorrentes, em qual ordem de prioridade e porque?
Quais seriam obrigatorios e quais desejaveis?

Alias, qual é a categoria que iremos utiliza para classifica-los: por mobilidade, por alcance, por custo, por peso, por numero de baterias, por tempo de reação?
Quais seriam os items mais importantes para classificarmos os concorrentes, em qual ordem de prioridade e porque?

E com certeza o representante confirmou tudo o que foi dito desde a primeira vez que a Russia vendeu armamento, isso provavelmente na epoca do czarismo: é lógico que meu produto é melhor, é logico que ele oeferece tudo o que você precisa, é claro que ele á a melhor escolha!

A diferença dele para os outros estandes é somente a lingua.
Ninguém aqui também viu para falar que a Rússia não transferirá a tecnologia, mas se fosse o EUA...
Eu falei sobre a transferência de tecnologia no contrato do Pantsir-S1 e dos Iglas-S's. Sobre o Su-35BM, essa conversa está faz um bom tempo, deste o possível cancelamento do FX-2.
Se todos os 3 concorrentes prometem a transferência de tecnologia, e acreditamos, por que não acreditamos na da Rússia também? Já que seria o único jeito de voltarem a disputa(e isso foi até o motivo de não estarem no Shot List).
Nas comparações, não entendo por que um M113 VADS, AN/TWQ-1 Avenger ou um C-RAM poderíam ser superiores ao Pantsir-S1. Apenas ganhariam no baixo custo de aquisição.
O Su-35BM não ganharia só por causa da transferência de tecnologia, ganharia por que é o 2 melhor caça multi-missão, só atrás do F-22 Raptor, de que nem de sua categoria é.
O Su-35BM é mais caça do que os 3 finalistas do F-X2.
Só por causa deste simples fato, já deveria ter sido escolhido. A transferência de tecnologia viria depois.
Perfeito Gabriel. Eu também penso assim e já manifestei isso ao Sapão. Fui 8-]

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#69648 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Abr 22, 2013 12:55 am

sapao escreveu:
Luiz Bastos escreveu: Meu camarada. Você, como 99,9% que acompanham o FX sem paixões ou interesse comercial sabe que esta short list foi armada para o F-18. isso já foi mais do que debatido nos fóruns, As visitas do Saito e outros de menor patente à embaixada americana, segundo a wiki. A pressa em eliminar o caça russo com um mês de antecipação do prazo. A espera da carta da mulher do Clinton, A multa de 5% na tot, O aval de boa fé do congresso americano (logo de quem?), confirmado recentemente no discurso do Brigadeiro “Sem tot é bem melhor”. O Jobim é que mandou refazer os cálculos dentro dos critérios da END e aí o Rafale ganhou. Se o caça russo estivesse nesta lista, certamente o Rafale seria o segundo melhor, tenho plena convicção disso. Com relação a tecnologia, já foi dito aqui que ela vem embutida no preço, a não ser que o comprador queira algo fora da lista. Com o submarino está sendo assim. Não? Então meu amigo, depende de quem negocia. Já soubemos de casos de negociações da Fab na Suíça não muito recomendáveis para a compra de algumas velharias dos anos 70, mas tenho certeza de que estes casos não se repetem mais.
Engraçado essa teoria de fixação da FAB pelo F-18 e dos componentes made in USA. Mas Vamos aos fatos?
- O C-27 perdeu para o C-295;
- A Lockheed perdeu a concorrencia de modernização do P-3 para a EADS, sendo esse talvez um caso raro onde a empresa que FABRICOU a aeronave não tenha ganho seu processo de revitalização;
- O AH-1Z nem na short-list entrou para o projeto AH-X;
- Idem para o S-92 no H-X;
- A Boeing praticamente desistiu do KC-X, sendo que e empresa vencedora vai fornecer uma celula fabricada por ela! E a segunda vez que uma empresa que FABRICA o avião não leva a concorrencia, em um processo da FAB, e em ambos os casos as empresas eram... AMERICANAS!
Sabe qual foi a utima vez que a FAB comprou equipamento americano?
Os H-60L, em um processo que passou AO LARGO da COPAC.

Então amigo, após os fatos vamos aos argumentos:
- Onde está essa tal fixação Fabiana por comprar equipamentos americanos em detrimento ao de demais países?

Estamos falando de caças de superioridade e ataque a solo, ou seja multiproposito. Falando nisso um forista colocou os preços do F5 e A1 + - USD 25K/H Se um Rafale faz o mesmo que os dois por USD 19k/H então o caça francês está dentro do envelope não É?
Luiz Bastos escreveu:Interessantíssima sua defesa da Embraer. 20 anos investindo em P&D na industria nacional e no entanto nem os arrebites de suas aeronaves são nacionais. Agora com a Embraer defesa pode ser que a coisa mude um pouco, mas cuidado. Os italianos já deram linha na pipa com sua parceria no helicóptero. Essa do GF ter de investir mais $ na Embraer é piada sua ne? Cara. O GF já leva ela nas costas e só toma pernada. Quando seu backlog diminui a primeira providencia é demitir brasileiros. Amigo. Esta empresa é uma multinacional e não tem pátria, tem interesses. Como um predador ela vive aqui enquanto lhe for conveniente, quando não for mais rentável para seus acionistas ela se manda e deixa o material humano nas filas de desemprego. O GF deveria estar apoiando uma empresa nova de minas que está com um projeto inovador de avião executivo, esta sim 100 % nacional. Temos outras também nacionais que deveriam ser ajudadas mesmo e não com atitudes como achar boa a iniciativa da empresa e comprar dos judeus. Nada contra pois são de categorias diferentes, mas que comprassem também da empresa nacional em formação e desenvolvimento.(aprece que a Marinha está fazendo isso).
Com relação a endeusar ou não você deve ser um dos poucos pilotos que não querem se parece com o Tom Cruise em Topgun. É mais ou menos como enterro de anão. A gente sabe que existe mas nunca viu. Com relação aos contratos entre Rússia e China desconheço. A única coisa que sei, de ouvir falar, é que os chineses não respeitam patentes e copiam tudo na cara dura.

Existe alguem que fabrique arrebites aeronauticos certificados dentro do Brasil com preço competitivo?
Porque senão vamos voltar a era das estatais e deixar a EMBRAER dar prejuizo.
Ela relamente é uma multinacional, mas se não tem patria então manda o governo de SP e o GF devolverem todos os impostos arrecadados indevidamente. E essa historia de ser predadora, isso se chama livre mercado: ou dá lucro ou fecha, não tem opção.

Avião 100% nacional? Da bequilha a ponta do leme?
Essa realmente eu gostaria de ver já que nem os EUA, nem a Russia e nem a China; que conseguem colocar um ser vivo no espaço, fazem isso hoje em dia.

Acho que não tem ninguém que fabrique arrebites nem outras coisas necessárias, mas se a empresa lá atrás colocasse suas necessidades para a industria nacional, talvez hoje estivesse comprando varios insumos de empresas nacionais e a balança de pagamentos fosse mais favorável a nós. A Marinha, como você sabe, ofereceu a possibilidade de nacionalização de 300 peças e equipamentos importados para a industria nacional e seus membros estão aprendendo a produzir para atender a demanda da Marinha. Isso chama-se troca, desenvolvimento industrial, redução de custos porque o motivo foi justamente este.

Quanto ao avião eu me referia a empresa, mas parece que vão usar fibra aeronáutica até a fabrica nacional de fibra de carbono poder atende-la.

Luiz Bastos escreveu: Quem será o idiota brasileiro que vai negociar hoje a compra de 5 bi e entra na reunião com o rabinho entre as pernas? Isso não existe mais. A era Sarney até FHC já vai longe, alias nesta era nem se comprava nada novo. O traí...digo “Aquele que não se deve dizer o nome” poderia ter comprado o FX 1 mas ficou com medo. Também pudera, assessorado pelo Lampreia e o Lafer não poderia dar outra coisa. Um se ajoelhava e o outro tirava os sapatos quando chegavam nos EUA, mas isso não vem ao caso agora. Como eu já disse, depende de quem negocia. No mundo só tem espertos, mas cabe a nós sermos mais espertos que eles. Titia Dilma tem o “Olho que tudo vê” Se fizer M já viu.
E você acha que do lado de lá não tem nenhum tipo de moeda de troca? Que é só chegar com o dinheiro e sair com o que deseja?

A guerra fria acabou. Se tiver que vender a alma ao diabo encerra as negociações e passar bem. E isso serve para qualquer um.

Luiz Bastos escreveu:
Amigo. Eu discordo. Uma pessoa publica quando discursa como o CA, ele exprime a opinião da força que comanda, ou não? O Saito faz um discurso no dia da aviação de caça (parabéns aos caçadores ) e a tropa reunida começa a falar uns para os outros : Eu não penso assim; esse coroa ta maluco; não vou fazer nada disso. Este comandante está senil. Se for assim me tira o tubo que eu não quero mais viver.

E quem passou essa informação? Ou você estava lá e ouviu isso extamente da tropa?

O amigo não percebeu mas isto foi um eufemismo. Ninguém da tropa ousaria fazer isso pois seria cadeia na hora. Apenas quis demonstrar que a palavra de um pode representar o todo.
Luiz Bastos escreveu:
Eu concordo que o local de trabalho deles é na selva, mas poderiam ser montados em algum lugar que dispusesse infra-estrutura melhor e depois seguirem voando para sua sede. Soube que a Fab não tinha nem ferramentas em mm, que é o padrão brasileiro, tendo os caras que sair para comprar chaves de boca no comercio local que é rudimentar ainda. Aí é sacanagem da grossa.

Ou poderiam ter chagdo lá com o hangar já pronto, se o cronograma fosse executado.
Sobre o ferramental, só precisamos saber uma coisa: o que estava previsto no contrato?

Concordo, mas ainda assim achei sacanagem. Talvez por eu ter sido oriundo de uma empresa americana que nos ensinava a resolver o problema na hora e depois verificar o responsável pelo erro.

Luiz Bastos escreveu: Olha. Pelo que leio nos fóruns, quando a pergunta é em relação ao FX jamais são respondidas. Eu nada posso falar a respeito, mas o Paisano fez uma boa contribuição a esse respeito alguns posts acima

A unica coisa que eu vi publicamente a respeito, isso ainda nos idos do Nelson Jobim, era que o assunto era proibido. E ponto.

E pelo visto ainda é
Luiz Bastos escreveu:
O que a Saab tem a ensinar à Embraer? Ao que me conste a Embraer não faz avião supersônico e nem tem intenção de fazê-lo, portanto, tirando a grana o resto é figuração. O resto a Embraer sabe fazer e alem disso a Saab não pode ajudar no kc pois não dispõe das tecnologia que a Boeing esta pa$$ando em aviões de grande porte.

Se, minha memória não falha, alguns F-18 saíram de uma base no extremo norte para interceptação e não alcançaram os alvos, mas se você garante que só foram F-16 eu acredito.
Bom, ai caberia a EMBRAER definir. Algumas coisas podem ser de duplo uso, como o caso de algumas tecnologias do A-1 que foram utilizadas no E-145.
Eu não saberia dizer em todo o país, mas sei que em NY foram F-16 da Guarda Nacional, e o problema lá foi a separação de controle; coisa dificil de acontecer por aqui.

Ok

Luiz Bastos escreveu:
Confesso que não entendi o “está tudo perdido” no CA
Porque se tudo que você coloca é verdade: que existe um complo para enfiar o F-18, que todos os processos são escusos com intuito de favorecer aos americanos, que quando algum equipamento e recebido que o alto comando não gosta eles fazem de tudo para sabotar, que a FAB quer mandar mais que o GF; se só METADE disso for verdade, pode fechar a FAB e ir embora, porque ela não serve de nada para a soberania do país.
Você não acha? Eu sim.

Talvez eu seja um patriota incorrigível de Internet. Cheguei a jogar ovo naqueles trastes quando venderam a Vale por não concordar com a entrega do patrimônio da nação, e hoje o Sr Serra esta 60 milhões mais rico, e eu continuo duro. É da vida. Para um simples professor de faculdade não é nada desprezível este montante. Mas devemos ficar alertas. O escravo não lembra das mãos que o afagam, mas jamais se esquece das que seguram a chibata.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#69649 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 22, 2013 1:07 am

Do Defesanet...

Entrevista do Ten Brig Azevedo
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... xperiencia

Obrigado Justin por postar a entrevista original no Fórum amigo.
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#69650 Mensagem por Boss » Seg Abr 22, 2013 3:40 am

A Catanhede falou, pela 67ª vez, que a Dilma vai anunciar o FX-2, dessa vez, na visita dela aos EUA.

Evidentemente, seria o F-18.

Não que eu acredite nesse rumor, mas me parece que dado o tanto de rumores sobre a vitória do F-18, realmente seja a opinião do Planalto.

Eu pergunto é o que diabos têm na proposta americana que fez o Planalto tombar do Rafale para o F-18. Aquela coisinha medíocre de 2009 que continha os 36 caças e meia dúzia de AIM 120 é que não é.

Ou então, nos vendemos por pouco mesmo [LAS ?].

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2877 vezes
Agradeceram: 2538 vezes

#69651 Mensagem por P44 » Seg Abr 22, 2013 5:22 am

Boss escreveu:A Catanhede falou

parei aqui.

*Turn on the news and eat their lies*
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6513 vezes
Agradeceram: 6879 vezes
Contato:

#69652 Mensagem por Túlio » Seg Abr 22, 2013 9:00 am

Somos dois. [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#69653 Mensagem por Bourne » Seg Abr 22, 2013 9:09 am

Vai tentando que uma hora acerta. Em algum encontro internacional sai, ou não. :mrgreen: :lol:

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#69654 Mensagem por Skyway » Seg Abr 22, 2013 9:27 am

Mas o que ela quer é isso, uma hora ela vai acertar e vai falar "eu anunciei que sairia a escolha em primeira mão!"... :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#69655 Mensagem por Justin Case » Seg Abr 22, 2013 9:32 am

Caçadores, a la chasse!

Justin

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#69656 Mensagem por sapao » Seg Abr 22, 2013 10:36 am

Luiz Bastos escreveu: Estamos falando de caças de superioridade e ataque a solo, ou seja multiproposito. Falando nisso um forista colocou os preços do F5 e A1 + - USD 25K/H Se um Rafale faz o mesmo que os dois por USD 19k/H então o caça francês está dentro do envelope não É?

Sim Luiz, mas alguns projetos que citei são da mesma magnitude que o F-X:
-O P-3 vai superar a casa de 1 bilhão de dolares;
- O H-X vai superar a casa de 1 bilhão... de Euros!
Tanto pela minha otica, da busca de poder; quanto pela sua, da busca do dinheiro por outras nações, não podemos desprezar esses fatos.
Luiz Bastos escreveu: Acho que não tem ninguém que fabrique arrebites nem outras coisas necessárias, mas se a empresa lá atrás colocasse suas necessidades para a industria nacional, talvez hoje estivesse comprando varios insumos de empresas nacionais e a balança de pagamentos fosse mais favorável a nós. A Marinha, como você sabe, ofereceu a possibilidade de nacionalização de 300 peças e equipamentos importados para a industria nacional e seus membros estão aprendendo a produzir para atender a demanda da Marinha. Isso chama-se troca, desenvolvimento industrial, redução de custos porque o motivo foi justamente este.
Quanto ao avião eu me referia a empresa, mas parece que vão usar fibra aeronáutica até a fabrica nacional de fibra de carbono poder atende-la.

Mas essa é uma discussão antiga: cabe a iniciativa privada esse tipo de papel de fomentar a criaçõ de industrias de setor estrategico ou ao GF?
Como você mesmo citou, a MB está fomentando isso, e eu concordo com a proposta.
Que alias não é nova: a FAB fez o mesmo na decada de 90, cedendo inclusive maquinario para algumas (como a Celma), porem sem continuidade de pedidos a grande maioria quebrou.
Poucas, como a Aeroeletronica sobreviveram, mas somente porque buscaram alternativas no mercado civil. A MECTRON já produziu até fraldas infantis para se manter aberta.
Luiz Bastos escreveu: A guerra fria acabou. Se tiver que vender a alma ao diabo encerra as negociações e passar bem. E isso serve para qualquer um.
Se for a alma que nós possuimos tudo bem, o que não se pode é vender a alma que nós foi confiado por investidura de cargo publico...

Luiz Bastos escreveu:O amigo não percebeu mas isto foi um eufemismo. Ninguém da tropa ousaria fazer isso pois seria cadeia na hora. Apenas quis demonstrar que a palavra de um pode representar o todo.

Entendo, mas tambem não podemos tomar a verdade de um, ou de um pequeno grupo como a de todos os caçadores presentes, neste caso especifico.
Luiz Bastos escreveu: Concordo, mas ainda assim achei sacanagem. Talvez por eu ter sido oriundo de uma empresa americana que nos ensinava a resolver o problema na hora e depois verificar o responsável pelo erro.

Entendo, mas infelizmente o serviço publico não costuma agir com os mesmos mecanismos; tanto aqui quanto lá nos EUA e eu acredito que em qualquer lugar!

Luiz Bastos escreveu: E pelo visto ainda é
Parece que sim.
Luiz Bastos escreveu:
Talvez eu seja um patriota incorrigível de Internet. Cheguei a jogar ovo naqueles trastes quando venderam a Vale por não concordar com a entrega do patrimônio da nação, e hoje o Sr Serra esta 60 milhões mais rico, e eu continuo duro. É da vida. Para um simples professor de faculdade não é nada desprezível este montante. Mas devemos ficar alertas. O escravo não lembra das mãos que o afagam, mas jamais se esquece das que seguram a chibata.

Amigo, desculpe mas politica para mim é assunto proibido! :wink:
Mas certamente, independente do montante, o que vale mais é poder dormir o sono dos justos a noite e saber que você vai poder andar na rua com seus filhos sem ter que dar explicações de seus atos escusos. Isso dinheiro nenhum vale.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#69657 Mensagem por NovaTO » Seg Abr 22, 2013 10:52 am

Boss escreveu:A Catanhede falou, pela 67ª vez, que a Dilma vai anunciar o FX-2, dessa vez, na visita dela aos EUA.

Evidentemente, seria o F-18.

Não que eu acredite nesse rumor, mas me parece que dado o tanto de rumores sobre a vitória do F-18, realmente seja a opinião do Planalto.

Eu pergunto é o que diabos têm na proposta americana que fez o Planalto tombar do Rafale para o F-18. Aquela coisinha medíocre de 2009 que continha os 36 caças e meia dúzia de AIM 120 é que não é.

Ou então, nos vendemos por pouco mesmo [LAS ?].

Caro Boss,

De 2009 para cá a Boeing foi "engordando" sua proposta. Convênios, vários projetos em comum com a Embraer, a visita do Paneta(ou é Panetta?) que firmou um acordo de Defesa, que permitiu ampliar as ToTs (apesar que hoje em dia, não dou muitos créditos à isso), mas de qualquer forma, eles igualaram a proposta francesa, com a vantagem do preço, e dos custos.
A SAAB praticamente desistiu, e está apostando tudo na Suiça. E a Dassault? Não fizeram muita coisa desde então. Devem estar focados em fechar o contrato com a Índia.

É isso.

[]'s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6513 vezes
Agradeceram: 6879 vezes
Contato:

#69658 Mensagem por Túlio » Seg Abr 22, 2013 11:25 am

Justin Case escreveu:Caçadores, a la chasse!

Justin

BORDEL!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É, hoje é o DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA! Isso porque 22/04/1945 foi o dia em que os pilotos do Primeiro Grupo de Caça realizaram o maior número de missões na 2GM!.

Minhas saudações aos nossos Pilotos de caça. Falta apenas terem ferramentas decentes para poderem prestar seus melhores serviços, o que têm feito a despeito do mau equipamento e baixos soldos. Se isso não é PATRIOTISMO, então não sei o que é..

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#69659 Mensagem por Paisano » Seg Abr 22, 2013 11:27 am

Justin Case escreveu:Caçadores, a la chasse!

Justin
Imagem

BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

#69660 Mensagem por BrasilPotência » Seg Abr 22, 2013 12:18 pm

Bem que poderia ter sido anunciado hoje. :?

Brava Gente, Brasileira!!!
Responder