TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69436 Mensagem por kirk » Qui Abr 11, 2013 2:34 am

Carlos Lima escreveu:Acho que eles esqueceram de ler que a Suiça acabou de adiar a compra do Gripen e está olhando seriamente a possibilidade de comprar Typhoon por uma fração do preço.

Ver tópico do Gripen para a matéria...

;)

[]s
CB_Lima
Olá Lima,

Que exagero meu caro, a compra não foi adiada, o parlamento é que prorrogou para agosto a discussão sobre liberação dos recursos.

E onde obteve essa informação que a suiça está "olhando seriamente a possibilidade de comprar Typhoon" ? ... sim, porque os suiços que eu conheço sabem fazer conta e não estão olhando tão seriamente assim ... sabem que o menor custo envolvido no ciclo de vida de uma aeronave é a aquisição ... o que importa de fato é o custo HV ... nesse quesito o typhoon tem um "problema" de mais de US$ 30 mil HV a ser computado ...

Empresas suiças também não estão olhando assim tão seriamente para essa notícia, pois, pretendem ser fornecedora única de componentes importantes para o Gripen "E" ... assim vejo essa possibilidade como muito remota.

Sds
kirk




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69437 Mensagem por kirk » Qui Abr 11, 2013 2:37 am

Olá Lima,

Em tempo, Já não podemos dizer o mesmo do Rafale na Índia, a coisa lá tá ficando feia, amigão !

Sds
kirk




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69438 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 11, 2013 3:33 am

Bom Kirk,

A coisa é simples, estão negociando a industrialização e fabricação do Rafale na Índia... não deve ser algo muito fácil negociar um negócio desse tamanho (126 aviões), e ainda com possibilidades de mais caças inclusive para a Marinha indiana... se para montar pedaços de 22 Gripens a coisa não consegue ser aprovada na Suiça, eu imagino que fazer tudo o que os indianos querem não deva ser proporcionalmente fácil ;)

Se não der certo... bom... fazer o que, né? :lol:

Da mesma forma os suiços já postergaram outra votação porque não conseguem chegar a um acordo com relação ao Gripen, a coisa corre o risco de ir a referendo, é claro que os suecos não são bobos e estão lotando o negócio com empresas suiças para justamente aumentar o apoio interno ao programa e criar dependências o que é super importante para eles porque senão nem os suecos correm o risco de apoiar esse programa da maneira que está hoje. Os próprios suecos falaram que era necessário que mais de um país comprasse o avião.

E o mesmo comentário vale aqui também:

Se não der certo... bom... fazer o que né? :lol:

Eu gostaria muito de ver os Typhoons sendo oferecidos ao redor do mundo a preço de banana porque sempre foi o meu favorito desde longa data... daí fico feliz em saber que o programa está evoluindo mesmo que não seja exatamente de maneira "convencional"... ontém os Sauditas, e Austríacos, depois Omã, e vai que depois temos Peru e Suiça! Além disso o custo de HV pode ser reduzido ao longo do tempo e com muitas unidades do vetor sendo construídas, racionalização dos estoques, etc. O Chefe da F Aérea Austríaca deu uma entrevista para a AFM recentemente e disse que conseguiram racionalizar e equilibrar os custos dos seus Typhoons... ele disse outras coisas também, mas deixa para lá. ;)

O importante é que esses países foram a luta e escolheram os seus aviões (sejamos contra ou a favor), quem sabe no Brasil não acordamos para a vida e fazemos uma concorrência de verdade um dia e fazemos a nossa escolha também? Esse F-X que está aí? Tá mal demais.

Até lá é F-5 da Jordânia de """"Superioridade"""" Aérea... brabo! :(

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69439 Mensagem por Alcantara » Qui Abr 11, 2013 1:26 pm

Cada país tem o "caça de superioridade aérea" condizente com a importância que o seu governo dá à essa tarefa.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69440 Mensagem por kekosam » Qui Abr 11, 2013 2:26 pm

Então vejamos...

Russia: Flanker e futuramente PAK.
EUA: F-15 e F-22
Israel: F-15
Inglaterra/Alemanha/Itália/Áustria/Espanha: Thiffie
França: Raphale
Chile: F-16C-50
Venezuela: Flanker
China: Flanker e futuramente J-20
Japão/Coréia: F-15
Brasil: F-5... :(




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69441 Mensagem por kirk » Qui Abr 11, 2013 2:47 pm

É verdade, o FX-2 perdeu a credibilidade !

Sds
kirk




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69442 Mensagem por saullo » Qui Abr 11, 2013 3:08 pm

Bourne escreveu:Estão insistindo desde 2009. :mrgreen:
E nós querendo um caça desde 1997. :evil: :evil: :evil:

Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69443 Mensagem por denilson » Qui Abr 11, 2013 3:14 pm

Rússia-Brasil: dos helicópteros para os caças de quinta geração?
11.04.2013, 20:40, hora de Moscou

T-50
© aviasalon.com
A Rússia e o Brasil intensificam a sua cooperação técnico-militar. Durante a exposição LAAD 2013 se está planejando discutir a possibilidade de desenvolver em conjunto sistemas antiaéreos, assim como aumentar a exportação de armamento russo para o Brasil.
América Latina – uma entrada cautelosa

Os helicópteros russos são populares na região, na América Latina eles podem ser encontrados praticamente em todos os países, desde o México até à Argentina. Eles são muito usados por países como o Peru, a Venezuela e Cuba, tendo também aparecido nos últimos anos nos principais países da região – no Brasil e na Argentina.

A cooperação técnico-militar da Rússia com os países da América Latina já se desenvolve há bastante tempo, mas a sua escala tem sido bastante limitada. A situação começou a se alterar nos anos 2000 graças à cooperação com a Venezuela, que continua a ser o parceiro mais importante da Rússia nessa região. Entretanto, foram também concluídos pequenos contratos com outros países, do Uruguai ao Brasil.

Os primeiros contratos com o Brasil datam de meados dos anos 2000, quando esse país recebeu sistemas portáteis de mísseis terra-ar russos Igla no valor de 20 milhões de dólares. Em 2009, foi assinado um contrato para o fornecimento de 12 helicópteros de combate Mi-35 por mais de 200 milhões de dólares. Já no final de 2012, se chegou a um acordo para a instalação no Brasil de uma unidade de montagem de helicópteros Mi-171 e de um centro de assistência aos Mi-35. Nos próximos tempos é esperada a assinatura de um contrato de fornecimento de sistemas antiaéreos, os complexos de artilharia e mísseis Pantsir e mais sistemas móveis Igla, num total de um bilhão de dólares.

Além disso, também o empreendedorismo brasileiro se começou a interessar pelo material russo. Em dezembro de 2012, o fabricante russo Helicópteros da Rússia (Vertolety Rossii, em russo) firmou um contrato para o fornecimento em 2015 de 7 helicópteros Ka-62 à empresa brasileira Atlas Táxi Aéreo, com opção de compra para mais 7 aparelhos. É de referir o fato de este ser o primeiro contrato de exportação de aparelhos Ka-62, cuja produção em série deverá ter início apenas em 2014.

O T-50 para o Brasil será uma realidade aguardada?

O potencial de cooperação aeronáutica da Rússia com o Brasil não se esgota nos helicópteros. Uma das intrigas principais dos últimos anos são os resultados do concurso para o fornecimento de caças à Força Aérea Brasileira. Ele já dura há 10 anos com periódicas interrupções. O concurso para a compra de caças para a FAB segundo o programa F-X foi anunciado em 2001 e cancelado em 2005. Em 2008, ele foi retomado como F-X2 e voltou a ser interrompido em 2010. No concurso participaram, nas diferentes fases, o caça norte-americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o francês Dassault Rafale, o sueco Saab JAS 39 Gripen NG e o europeu Eurofighter Typhoon.

Durante algum tempo, a Rússia tentou entrar no concurso com o caça Su-35S, mas essa tentativa não teve sucesso. Entretanto, muitos especialistas referem o interesse brasileiro relativamente ao caça de quinta geração T-50. A aquisição desse aparelho com a instalação da montagem no Brasil poderia aumentar consideravelmente as capacidades da FAB e da indústria aeronáutica brasileira.

A possível aquisição pelo Brasil do T-50, ou de uma versão desse avião especialmente desenvolvida para esse país, já está a ser discutida há algum tempo e o aparelho russo tem hipóteses de sucesso: de fato, este é o único caça de quinta geração que o Brasil poderá receber num futuro previsível. Entretanto, e considerando o crescimento do potencial econômico desse país, um avião deste tipo não seria nenhum luxo supérfluo, especialmente numa atual situação política pouco previsível.

Essa aquisição estaria dentro da lógica geral do reequipamento das Forças Armadas brasileiras, que visa desenvolver capacidades de uma potência de primeira linha tais como uma aviação de convés e uma frota de submarinos nucleares. Um avião de quinta geração, na atual situação, seria não só um elemento de prestígio, mas também um meio dissuasor. Ele poderá ser muito útil no caso de o desenvolvimento da economia brasileira e a defesa dos seus interesses criarem um antagonismo político entre o Brasil e alguma das principais potências mundiais.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69444 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 11, 2013 3:22 pm

Olha... eu já estava feliz com o Su-35... PAK é muito sonho de consumo... :lol:

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69445 Mensagem por denilson » Qui Abr 11, 2013 3:28 pm

Esse é uma papo antigo, como tudo relacionado ao F-infinito, só acredito em qualquer coisa relacionada a isso depois da assinatura do contrato, por que nem anuncio presidencial ta valendo nesse caso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69446 Mensagem por Boss » Qui Abr 11, 2013 3:47 pm

Risos.

Os russos ainda não viram como nossos deuses técnicos agem ?

Caça de 5ª geração só quando Amerikwa achar que podemos ter o F-35. Como disseram na época "só em 2019" (mas para a Índia depois não era para 2019).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69447 Mensagem por BrasilPotência » Qui Abr 11, 2013 4:15 pm

Não adianta nada os Russos sempre passarem mel nos lábios dos nossos militares, eles babarem, dizer que estão interessados e na hora de passar pro executivo, simplesmente colocarem na gaveta. :?




Brava Gente, Brasileira!!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69448 Mensagem por Dieneces » Qui Abr 11, 2013 4:15 pm

É verdade , mas se fôssemos uns 5 , 6 anos atrás falar em Mi-35 , Pantsyr nas forças armadas e Ka-63 tendo o Brasil como primeiro operador , seria também difícil de acreditar.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69449 Mensagem por knigh7 » Qui Abr 11, 2013 8:57 pm

Boss escreveu:Risos.

Os russos ainda não viram como nossos deuses técnicos agem ?

Caça de 5ª geração só quando Amerikwa achar que podemos ter o F-35. Como disseram na época "só em 2019" (mas para a Índia depois não era para 2019).
Olá, Boss

Tudo bem? (Vc tem umas boas tiradas :lol: :lol: :lol: ).

Bom, respondendo ao seu post, no início de 2008, que foi na época do RFI, o F-35 não havia perdido encomendas (deriivadas da crise econômica mundial com a explosão da bolha e também do aumento dos custos do caça).
Aliás, naquela época, em 2007 e início de 2008, aqui mesmo no DB se discutia a hipótese do "F-35 fura-fila", pois para atender as necessidade temporal da FAB só se as entregas daquele caça furasse a fila para nós, o que não ocorreu. E a bem verdade, a maioria não acreditava nessa hipótese, inclusive eu.

3 anos depois esse caça já havia perdido encomendas ou as tiveram postergadas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69450 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Qui Abr 11, 2013 9:54 pm

Seria legal YAK 130 LOW e PAKFA T50 HI, mas se vier SH HI e T50(Corea) LOW, tava bom demais....
Alias..., a turbina do SH seria compativel com o T50 golden eagle? seria uma super otimização caso tivessemos a dupla compra.
Putz... devo estar delirando..., deixo eu voltar a realidade... F5 HI, ST LOW..... rsrsrs.
Sds Coloradas.




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