Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Mar 25, 2013 12:42 am
Do jeito que vai, para mim MiG-29 MLU já é um baita avanço mas bem sei, parafusos invertidos e manuais em cirílico, ferrou!
Ah, essa é boa. Quem além do Pepê afirmou isso?Carlos Lima escreveu:Hoje em dia a todo o tempo tem o "eu li o relatório" Pró-SHornet e Pró-Gripen.
E eles até se juntam para ser 'contra o Rafale'.
Otimo. Se "esquece" do custo de operação das turbinas, que é um dos itens que mais pesam (para ser mais específico o custo de operação das turbinas correspondem entre 40 a 60% do custo operacional de um caça), dando vantagem para o Gripen, no caso do SH o custo dele é em dólar e não em euro (e o GripenNG apenas 1/3 do custo nessa moeda europeia),o pós venda tem cerca de 600 unidades operando, a SAAB e a Boeing não tem a prática de praticar sobrepreço no pós-venda, etc, etc...Carlos Lima escreveu:
Avião X é caro... Oh! Tudo é caro! Hoje em dia até F-5 é caro de operar... e avião de 4 geração é caro!! Bom... aí depende do que você quer fazer com o avião... se é para fazer turismo... sem dúvida... é só fazer igual a Nova Zelândia e tá tudo certo. Porque acreditar nesses contos de que avião de 4 Geração com AESA, Datalink, armamento inteligente, RWR de verdade e afins vai sair baratin baratin igual troco de pinga para operar é se agarrar e muito em uma ilusão.
Na SAAF o custo da hora voo do Gripen é USD 10 mil. Qual é o custo da hora-voo do Rafale?Carlos Lima escreveu: A África do Sul está aí para provar isso... e por favor, não vem dizer que o avião ficou caro porque eles perderam a Copa do Mundo porque ele não passou a custar 10k a hora para fazer só missão de Defesa Aérea por conta da Copa... Ele é caro porque é uma máquina avançada, com muitos recursos avançados e como são somente 28 aviões que dependem de um zilhão de bandeirinhas e fornecedores nos 4 cantos do mundo isso custa grana em Euro/Dólar/Libra/Coroa Sueca, etc.
No FX1 e no FX1,5 não teve nenhum "relatório vazado".Carlos Lima escreveu:
Mas se para esse povo é mais importante vazar infos e furos e coisas afins antecipando uma decisão "que não é deles", fica díficil trazer a tranquilidade necessária para que qualquer Governo tome uma decisão.
Não tem como fugir disso... político não gosta de bagunça (que não seja a própria ) e exposição desnecessária, e se para comprar míseros 36 aviões é toda essa fofocaiada, político nenhum vai colocar a mão nisso e a coisa cai para prioridade número 393933933280338928329. Simples assim.
Esse é o ponto da questão, esse povo pelo visto tenta ter o controle sobre uma decisão que deixa de ser deles a partir do momento em que o relatório está pronto e entregue.
Existem outros métodos muito mais eficientes de "influenciar decisões" do que fofocaiada e vazamento e forçar a "idéia" de que uma decisão já ocorreu só porque tem gente que acha que "o meu" é o melhor, e quem sabe até leu um pedaço de relatório, mas o que falham de ver é que nenhuma dessas pessoas é de fato quem decide.
E ponto.
No fim, para mim no momento em que o Governo fizer a escolha, seja qual for, está bom demais... na verdade está excelente!!! Será um dia histórico!! Seja qual for a decisão, contanto que não seja um Tampax para ser honesto.
O que todas as fofocas e vazamentos me deixam com a pulga atrás da orelha é se por um acaso a escolha do Governo não for a que esse Grupo "quer", como eles irão se portar? Na minha opinião deveria ser...
- Engulam o Ego e o "Orgulho" e cumpra-se a decisão e ponto final!
Eu só espero que seja isso que aconteça (todo mundo se unir em torno da decisão do Governo) ao invés de novos vazamentos e fofocaiadas, e afins. Pois se isso acontecer, será um dia lamentável para a imagem dos outros 70.000 integrantes da Força que só querem fazer o melhor trabalho possível. Só isso.
[]s
CB_Lima
knigh7 escreveu:Ah, essa é boa. Quem além do Pepê afirmou isso?Carlos Lima escreveu:Hoje em dia a todo o tempo tem o "eu li o relatório" Pró-SHornet e Pró-Gripen.
E eles até se juntam para ser 'contra o Rafale'.
(aliás antes da Short-List ele dizia que o Su35BM era o favorito ao FX2 e que a FAB iria participar do Pak Fa...)
knigh7 escreveu:Otimo. Se "esquece" do custo de operação das turbinas, que é um dos itens que mais pesam (para ser mais específico o custo de operação das turbinas correspondem entre 40 a 60% do custo operacional de um caça), dando vantagem para o Gripen, no caso do SH o custo dele é em dólar e não em euro (e o GripenNG apenas 1/3 do custo nessa moeda europeia),o pós venda tem cerca de 600 unidades operando, a SAAB e a Boeing não tem a prática de praticar sobrepreço no pós-venda, etc, etc...Carlos Lima escreveu:
Avião X é caro... Oh! Tudo é caro! Hoje em dia até F-5 é caro de operar... e avião de 4 geração é caro!! Bom... aí depende do que você quer fazer com o avião... se é para fazer turismo... sem dúvida... é só fazer igual a Nova Zelândia e tá tudo certo. Porque acreditar nesses contos de que avião de 4 Geração com AESA, Datalink, armamento inteligente, RWR de verdade e afins vai sair baratin baratin igual troco de pinga para operar é se agarrar e muito em uma ilusão.Na SAAF o custo da hora voo do Gripen é USD 10 mil. Qual é o custo da hora-voo do Rafale?Carlos Lima escreveu: A África do Sul está aí para provar isso... e por favor, não vem dizer que o avião ficou caro porque eles perderam a Copa do Mundo porque ele não passou a custar 10k a hora para fazer só missão de Defesa Aérea por conta da Copa... Ele é caro porque é uma máquina avançada, com muitos recursos avançados e como são somente 28 aviões que dependem de um zilhão de bandeirinhas e fornecedores nos 4 cantos do mundo isso custa grana em Euro/Dólar/Libra/Coroa Sueca, etc.
Não, no F-X 1 teve o povo do Kfir que fizeram engavetar a escolha da época e não precisou de 'relatório vazado' ... cada tempo com a sua necessidade... ! Pelo visto no F-X 2, tivemos que chegar a esse ponto... triste, mas é verdade!knigh7 escreveu:No FX1 e no FX1,5 não teve nenhum "relatório vazado".Carlos Lima escreveu:
Mas se para esse povo é mais importante vazar infos e furos e coisas afins antecipando uma decisão "que não é deles", fica díficil trazer a tranquilidade necessária para que qualquer Governo tome uma decisão.
Não tem como fugir disso... político não gosta de bagunça (que não seja a própria ) e exposição desnecessária, e se para comprar míseros 36 aviões é toda essa fofocaiada, político nenhum vai colocar a mão nisso e a coisa cai para prioridade número 393933933280338928329. Simples assim.
Esse é o ponto da questão, esse povo pelo visto tenta ter o controle sobre uma decisão que deixa de ser deles a partir do momento em que o relatório está pronto e entregue.
Existem outros métodos muito mais eficientes de "influenciar decisões" do que fofocaiada e vazamento e forçar a "idéia" de que uma decisão já ocorreu só porque tem gente que acha que "o meu" é o melhor, e quem sabe até leu um pedaço de relatório, mas o que falham de ver é que nenhuma dessas pessoas é de fato quem decide.
E ponto.
No fim, para mim no momento em que o Governo fizer a escolha, seja qual for, está bom demais... na verdade está excelente!!! Será um dia histórico!! Seja qual for a decisão, contanto que não seja um Tampax para ser honesto.
O que todas as fofocas e vazamentos me deixam com a pulga atrás da orelha é se por um acaso a escolha do Governo não for a que esse Grupo "quer", como eles irão se portar? Na minha opinião deveria ser...
- Engulam o Ego e o "Orgulho" e cumpra-se a decisão e ponto final!
Eu só espero que seja isso que aconteça (todo mundo se unir em torno da decisão do Governo) ao invés de novos vazamentos e fofocaiadas, e afins. Pois se isso acontecer, será um dia lamentável para a imagem dos outros 70.000 integrantes da Força que só querem fazer o melhor trabalho possível. Só isso.
[]s
CB_Lima
Desde 2001 até 2004 o Comandante da FAB, e em 2001 o Presidente da COPAC, foram a CRE para discutir o processo.
O chefe do DEPED, o Comandante do COMGAR, apareciam na imprensa especializada explicando o que era importante para a Força.
Cadê isso no FX2? Cadê o Comandante da FAB indo ao Congresso entre 2008 e 2010 falar sobre o processo? E não foi por falta de convite do legislativo!!
É muito bonitinho ficar chamando de "grupelho"(aliás, realmente deve ser um grupelho mesmo onde até oficial da reserva que está no sul 2 semanas antes relatando que ia vazar...).É grupinho mesmo... enquanto o Governo colocava uma "mordaça velada" na FAB.
Manobras descaradas que foram deixadas a mostra pelo próprio Jobim na concorrência para favortecer o Rafale. Aliás, concorrência de cartas marcadas é comum. Agora posam-se de ingênuos, que não sabem que essas coisas existem. Queria ver toda essa "ingenuidade" caso o Governo não fosse do PT.
Cadê General de Exército avaliando o PROSUB? Pois fizeram isso no FX2! Arranjaram um perito naval lá para forçar no relatório a favor do Rafale que este opera no São Paulo. Isso acabou envolvendo até o Macegueiro que veio aqui para debater com o Marino sobre o caso. (uns dos que foram avaliar eu conheco desde 1967.) Ele estava falando dele!
Como não sou desmemoriado nem uso de desfaçatez posso continuar a colocar muito mais merd@ que o Governo fez nesse processo, para desgosto dos ingênuos e dos entusiastas do PT.
Sem dúvida,J.Ricardo escreveu:Carlos tem razão na sua afirmação, mas não esqueça também que, F5-M, Super Tucano, R-99, PA São Paulo, Sivam/Sipam, são projetos de antes de 2003, ou seja, são do governo PSDB, bem como o início do FX e que tanto Serra quanto Lula tumultuaram o precesso pedindo para que fosse decidido no governo deles e inclusive o Lula defendia abertamente o Mirage 2000 na concorrência...
Neste história não tem santo...
Carlos Lima escreveu: Mas peraí... para refrescar a memória... o PP leu o relatório por conta da boataria que saiu solta sobre o vazamento e afins... ele explicou isso umas trocentas vezes, mas parece que esse detalhe passa despercebido toda vez que alguém quer acusar o cara de alguma coisa.
I wonder why...
[]s
CB_Lima