NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6916 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 29, 2012 10:04 am

Maravilha.

Nem só de FX2 vive o DB.

Enquanto umas coisas estão paradas, outras estão caminhando.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6917 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 29, 2012 10:13 am

Revelado então o mistério da turbina: Será então fabricada pela própria Avibras!

Bacana. Realmente eu não sabia que ela poderia fabricar este motor.

Bom, e se o contrato é para a fabricação de um lote inicial do míssil, quer dizer que muita coisa já foi desenvolvida. Resta saber o quê.

abraços]

----------------
amor fati
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#6918 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Nov 29, 2012 10:16 am

Com a parceria Avibras/MBDA, que resultou na recuperação/modernização dos Exocet da MB, eu não tinha dúvidas na capacidade dessa empresa em produzir seu propulsor, minhas duvidas estão no seu sistema de guiagem.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Brasileiro
Sênior
Sênior

#6919 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 29, 2012 10:23 am

Paulo Bastos escreveu:Com a parceria Avibras/MBDA, que resultou na recuperação/modernização dos Exocet da MB, eu não tinha dúvidas na capacidade dessa empresa em produzir seu propulsor, minhas duvidas estão no seu sistema de guiagem.

Abraços,
Paulo
Acho que aí também não residam muitos problemas. Um sistema de guiagem para um míssil de cruzeiro seria um passo seguinte ao projeto VANT (até porque um míssil de cruzeiro é praticamente um VANT suicida), que já está na fase de decolagens e pousos automáticos.

Me parece que, para o projeto VANT, quem desenvolveu os sistemas de vôo automáticos foram uma parceria entre a Avibras e a Flight Solutions.

A Avibras também já soma alguma outra experiência porque desenvolve o guiamento para os foguetes do Astros. Além também, de já contarmos com um certo domínio na área inercial, acho que já temos alguns protótipos prontos da plataforma, tanto da MB quanto do CTA.

abraços]

----------------
amor fati
denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#6920 Mensagem por denilson » Qui Nov 29, 2012 10:31 am

Brasileiro escreveu:até porque um míssil de cruzeiro é praticamente um VANT suicida
Vant Kamikaze!!!!

Imagem

Brasileiro
Sênior
Sênior

#6921 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 29, 2012 10:37 am

denilson escreveu:
Brasileiro escreveu:até porque um míssil de cruzeiro é praticamente um VANT suicida
Vant Kamikaze!!!!

Imagem
Mas é verdade, inclusive o Japão chegou a desenvolver, na II guerra, uma espécie de míssil de cruzeiro com guiagem humana, niponicamente guiado, ou qualquer coisa assim.

Imagem

Yokosuka MXY7 Ohka

abraços]

----------------
amor fati
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#6922 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Nov 29, 2012 10:40 am

Brasileiro escreveu:
Paulo Bastos escreveu:Com a parceria Avibras/MBDA, que resultou na recuperação/modernização dos Exocet da MB, eu não tinha dúvidas na capacidade dessa empresa em produzir seu propulsor, minhas duvidas estão no seu sistema de guiagem.

Abraços,
Paulo
Acho que aí também não residam muitos problemas. Um sistema de guiagem para um míssil de cruzeiro seria um passo seguinte ao projeto VANT (até porque um míssil de cruzeiro é praticamente um VANT suicida), que já está na fase de decolagens e pousos automáticos.

Me parece que, para o projeto VANT, quem desenvolveu os sistemas de vôo automáticos foram uma parceria entre a Avibras e a Flight Solutions.

A Avibras também já soma alguma outra experiência porque desenvolve o guiamento para os foguetes do Astros. Além também, de já contarmos com um certo domínio na área inercial, acho que já temos alguns protótipos prontos da plataforma, tanto da MB quanto do CTA.

abraços]
Caro Brasileiro, a coisa não é bem assim...

Ontem o Sami informou que esse "missel" utilizaria um sistema de guiagem inercial, com ajuste no final por IR!!! e nada mais...
Ou seja, se for assim, trata-se de um Foguete com ajuste de guiagem no final, semelhante ao sistema Paveway em bomabas de queda livre, que é algo bem diferente de um missel cruiser :wink:, mas, de qualquer forma, uma evolução em relação aos Foguetes não guiados do Sistema Astros II.

Vamos aguardar para ver o resultado final.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1983 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#6923 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 29, 2012 11:17 am

Paulo Bastos escreveu:
Brasileiro escreveu: Acho que aí também não residam muitos problemas. Um sistema de guiagem para um míssil de cruzeiro seria um passo seguinte ao projeto VANT (até porque um míssil de cruzeiro é praticamente um VANT suicida), que já está na fase de decolagens e pousos automáticos.

abraços]

Ontem o Sami informou que esse "missel" utilizaria um sistema de guiagem inercial, com ajuste no final por IR!!! e nada mais...
Ou seja, se for assim, trata-se de um Foguete com ajuste de guiagem no final, semelhante ao sistema Paveway em bomabas de queda livre, que é algo bem diferente de um missel cruiser :wink:, mas, de qualquer forma, uma evolução em relação aos Foguetes não guiados do Sistema Astros II.

Abraços,
Paulo Bastos
Já é uma evolução muito grande. Agora resta rezar pro EB não comprar somente 12 mísseis "pra fazer doutrina" e nunca mais comprar nenhuma unidade.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#6924 Mensagem por denilson » Qui Nov 29, 2012 11:19 am

Esse produto não é só para o Brasil.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1983 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#6925 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 29, 2012 11:24 am

denilson escreveu:Esse produto não é só para o Brasil.
Ótimo, a Malásia por exemplo já deve estar olho gordo aqui em cima e salivando já. Tomara que comprem milhares de unidades.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 76 vezes
Contato:

#6926 Mensagem por Hammer-Nikit » Qui Nov 29, 2012 1:46 pm

Boss escreveu:Pena que aparentemente, não terá versão naval.

Mas a notícia é ótima. [009]
Não terá por agora, Boss! A MB está priorizando outros desenvolvimentos, e é de se esperar que se o AV-MT 300 der certo no EB ele vai dar as caras na Marinha, como coloquei no texto, o detalhe é saber de onde que ele vai ser disparado. Lembre-se que todos os lançadores navais são estrangeiros e passíveis de limitação caso se queira anexar novas funcionalidades neles... Um paço de cada vez!

[]s Hammer

Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Contato:

#6927 Mensagem por Hammer-Nikit » Qui Nov 29, 2012 1:56 pm

Paulo, compreendo seu ponto de vista, porém, ao mesmo tempo vc não concorda que para um produto que será o PRIMEIRO de uma nova área de desenvolvimento da industria de defesa nacional, o grau de precisão inicial está está muito bomzinho? Além disso a Mectrom já trabalha numa cabeça de guiagem guiada por GPS, GLONASS e Galileo, será que seria impossível vermos o TM 300 equipoado com este tipo de funcionalidade em breve?

Vamos dar tempo para este produto evoluir, aí a gente critica. ;)

[]s Hammer
Paulo Bastos escreveu:
Brasileiro escreveu: Acho que aí também não residam muitos problemas. Um sistema de guiagem para um míssil de cruzeiro seria um passo seguinte ao projeto VANT (até porque um míssil de cruzeiro é praticamente um VANT suicida), que já está na fase de decolagens e pousos automáticos.

abraços]

Abraços,
Paulo Bastos

Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Contato:

#6928 Mensagem por Hammer-Nikit » Qui Nov 29, 2012 2:01 pm

O Sami chegou a comparar o TM 300 ao SCALP Naval na nossa conversa, olhando este desenho e as especificações do missil europeu vejo que realmenet ele não estava muito longe...

Vejam este desenho
Imagem

[]s Hammer
Hammer-Nikit escreveu:Paulo, compreendo seu ponto de vista, porém, ao mesmo tempo vc não concorda que para um produto que será o PRIMEIRO de uma nova área de desenvolvimento da industria de defesa nacional, o grau de precisão inicial está está muito bomzinho? Além disso a Mectrom já trabalha numa cabeça de guiagem guiada por GPS, GLONASS e Galileo, será que seria impossível vermos o TM 300 equipoado com este tipo de funcionalidade em breve?

[]s Hammer
Paulo Bastos escreveu: Caro Brasileiro, a coisa não é bem assim...

Abraços,
Paulo Bastos

Brasileiro
Sênior
Sênior

#6929 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 29, 2012 2:05 pm

Olha, realmente parece que vai ficar show de bola.

Só tenho um pouco de dúvidas se um míssil destas dimensões vai caber assim, tranquilamente num lançador comum de Astros.

Aliás, tão importante quanto a versão naval é a possibilidade de uma versão aero-lançada!

abraços]

----------------
amor fati
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#6930 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Nov 29, 2012 2:19 pm

Hammer-Nikit escreveu:O Sami chegou a comparar o TM 300 ao SCALP Naval na nossa conversa, olhando este desenho e as especificações do missil europeu vejo que realmenet ele não estava muito longe...

Vejam este desenho
Imagem

[]s Hammer
Hammer-Nikit escreveu:Paulo, compreendo seu ponto de vista, porém, ao mesmo tempo vc não concorda que para um produto que será o PRIMEIRO de uma nova área de desenvolvimento da industria de defesa nacional, o grau de precisão inicial está está muito bomzinho? Além disso a Mectrom já trabalha numa cabeça de guiagem guiada por GPS, GLONASS e Galileo, será que seria impossível vermos o TM 300 equipoado com este tipo de funcionalidade em breve?

[]s Hammer
Felipe, não estou criticando nada. Apenas gostaria de deixar muito claro que esse desenvolvimento da Avibras não é um míssel da classe de um Cruiser Tomahawk como alguns supõem e que chegou a ser divulgado no passado. Em sua concepção atual ele esta mais para um foguete quiado, ou seja, ele não seria utilizado para atacar alvos móveis nem pode mudar o alvo durante o voo, coisa que um Tomahawk faz, todavia, como eu disse, é sim uma evolução.

Sobre o fututo, bem, vamos esperar para ver o que dá....

Abraços,
Paulo

Responder