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Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:23 pm
por Wolfgang
cicloneprojekt escreveu:Carlos Mathias escreveu:Se a pergunta é se o F-16E serve ao Brasil como caça em si, é muito óbvio que sim. É, inegavelmente, um ótimo avião na sua classe.
Agora, é conveniente fazer este tipo de compra estratégica, cujos efeitos permanecerão por décadas à fio, com a corda no pescoço? Será que durante as décadas passadas e mesmo recentemente, a FAB não tinha motivos para rejeitar este mesmo avião em ofertas tão boas quanto?
Concordo em linhas gerais contigo. Só que tem uma coisa. A FAB não precisa ficar estática com apenas um único caça(no caso hipotético levantado, o F-16), poder-se-á TEORICAMENTE se escolher algo mais High(considerando o F-16 Low). Vai que lá por 2015 já se tenha o PAK em produção, o Typhoon mais acessível, sei lá.
Já que dinheiro para a FAB não parece estar assim tão difícil...
sds
Walter
É o que comentei em outro post. Se tivéssemos F-16 (oferecido ou requisitado pelo Brasil, whatever) como 'lo', em 2015 entraríamos no PAK-FA ou ainda Tiffies, quem sabe.
Mas se não for assim, meu voto é Flanker, por leve vantagem sobre o Rafa.
Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:30 pm
por Degan
Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.
Fuentes....???
Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:32 pm
por Wolfgang
Degan escreveu:Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.
Fuentes....???
Pô, Degan... fuentes são importantes, mas onde você acha que teríamos isso?
'Informe FAB à imprensa.
O Brigadeiro Saito declarou hoje em solenidade no Dia da Caça, que F-16 nunca estará com o brasão fabiano por tratar-se de um caça de ´moças´".
Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:42 pm
por Degan
Me refiero a lo de la mantención....
Además, si no existen fuentes de lo que "opina" la FAB...entonces solo hablamos de especulaciones.
Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:44 pm
por Wolfgang
Degan escreveu:Me refiero a lo de la mantención....
Además, si no existen fuentes de lo que "opina" la FAB...entonces solo hablamos de especulaciones.
Ora, Degan, não estrague a brincadeira... Faz o seguinte: tome um gole de pisco e depois me mande o resto por correio, ok?
Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:51 pm
por Carlos Mathias
Concordo em linhas gerais contigo. Só que tem uma coisa. A FAB não precisa ficar estática com apenas um único caça(no caso hipotético levantado, o F-16), poder-se-á TEORICAMENTE se escolher algo mais High(considerando o F-16 Low). Vai que lá por 2015 já se tenha o PAK em produção, o Typhoon mais acessível, sei lá.
Aí eu concordo. Só não dá é prá ficar com esse fogo no belisquete por causa desta oferta "Viúva Porcina, aquela que era sem nunca ter sido".
Diversificando a fonte, aí eu aprovo, pode comprar.
Enviado: Qua Abr 25, 2007 12:35 am
por Pepê Rezende
Degan escreveu:Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.
Fuentes....???
Relatório da Otan sobre Kosovo. Além disso, entrevistei pilotos franceses que estavam na base. O próprio vice-presidente da Lockheed para a América Latina confirmou que seu avião precisa de mais mecânicos que o Mirage 2000C, mas atribuiu isso a um motor mais elaborado e a procedimentos da USAF. Quanto a FOD, basta fazer uma busca na Internet que a informação aparece. Cheguei agora do trabalho e, desculpe-me, estou cansado pacas!
Pepê
Enviado: Qua Abr 25, 2007 10:20 am
por Degan
Es decir Pepe...bastante poco que
MOSTRAR....
Enviado: Qua Abr 25, 2007 12:44 pm
por Carlos Mathias
No site da LM deve ter algo relativo a isso, né?
Enviado: Qua Abr 25, 2007 12:59 pm
por juarez castro
Boa tarde a todos!
Com relação ao quee o Pepê falou sobre a questão homensxhora na manutenção dos F 16, o que sucede é o seguinte:
Durante uma Cruzex aqui no Sul, o pessoal da Nationa Air Guard teve que trocar um motor de uns dos Vipers, e o fizeram em uns 45 minutos, sem precisar calibrar o motor, foui hangar, pista, taxi, cabeceira e bingo, porém o que a FAB faz com 03 homens, eles o fazem com 10, não por burrice, mas por doutrina de manutenção.
Na USAF vc tem um mecânico que só meche com assento, outro só hidráulica, outro só com painel, outro só trem, outro só com estrutura, outro para cablagens e etc.... é doutrina dos caras.
Dá para fazer com menos gente?? Clara que dá, na FAB dois caras trocam um motor de um Mike em menos de duas horas, o SO que mexe com hidráulica na maioria das vezes mexe com mecância e assim por diante.
Então não dá para tirar conclusões por esta linha de raciocinio, já com relação a custos operacionais posso afirmar hoje para vcs que o M2000 tem custos maiores que o F 16 por questão de escala.
Grande abraço
Grande abraço
Enviado: Qua Abr 25, 2007 1:02 pm
por Beronha
Nossos mecanicos são multifuncionais , igual sabugo...
Enviado: Qua Abr 25, 2007 1:07 pm
por juarez castro
Beronha escreveu:Nossos mecanicos são multifuncionais , igual sabugo...
Não é só na FAB, é na maioria que não tem muito $$$$$$$ e nem muito staff.
diga-se de passagem a maioria....
Grande abraço
Enviado: Qua Abr 25, 2007 1:14 pm
por Degan
No cabe duda....solo la USAF y muy pocos otros (UK, Francia, Alemania...??) pueden darse esos lujos.
Enviado: Qua Abr 25, 2007 1:18 pm
por juarez castro
Degan escreveu:No cabe duda....solo la USAF y muy pocos otros (UK, Francia, Alemania...??) pueden darse esos lujos.
Thanks!
PS Felicitaciones por operacion de ACH com OTAN, es un honor para ustedes e un
para otros aca.
Grande abraço
Enviado: Qua Abr 25, 2007 5:44 pm
por Plinio Jr
juarez castro escreveu:Boa tarde a todos!
Com relação ao quee o Pepê falou sobre a questão homensxhora na manutenção dos F 16, o que sucede é o seguinte:
Durante uma Cruzex aqui no Sul, o pessoal da Nationa Air Guard teve que trocar um motor de uns dos Vipers, e o fizeram em uns 45 minutos, sem precisar calibrar o motor, foui hangar, pista, taxi, cabeceira e bingo, porém o que a FAB faz com 03 homens, eles o fazem com 10, não por burrice, mas por doutrina de manutenção.
Na USAF vc tem um mecânico que só meche com assento, outro só hidráulica, outro só com painel, outro só trem, outro só com estrutura, outro para cablagens e etc.... é doutrina dos caras.
Dá para fazer com menos gente?? Clara que dá, na FAB dois caras trocam um motor de um Mike em menos de duas horas, o SO que mexe com hidráulica na maioria das vezes mexe com mecância e assim por diante.
Então não dá para tirar conclusões por esta linha de raciocinio, já com relação a custos operacionais posso afirmar hoje para vcs que o M2000 tem custos maiores que o F 16 por questão de escala.
Grande abraço
Grande abraço
Perfeito Juarez...bela explicação....