pt escreveu:
Acho que comparar a China com qualquer outro país não faz muito sentido.
A comparação com o Brasil teria sempre que passar pela comparação demográfica, que parece que toda a gente esqueceu.
A China está num campeonato completamente diferente. Nesse campeonato estão os Estados Unidos por causa de serem um país muito rico, e está a India como principal rival dos chineses.
A China tem uma força aérea superior à indiana e um exército igualmente superior, mas a marinha da China é inferior à da India em muitos aspectos.
O pior problema para a China, é que os chineses não têm capacidade para garantir a segurança dos seus abastecimentos de petroleo que vêm do médio oriente.
Em caso de conflito entre os dois países (que acabará por acontecer de uma forma ou de outra) a India possui a capacidade de secar a China, impedindo a chegada de petroleo aos portos chineses.
A China responde, tentando tomar os recursos naturais no mar do sul da China e a India responde apoiando o Vietname, e avisando que poderá defender os seus interesses naquele mar.
A China, tem um programa de construção de porta-aviões mais atrasado e acima de tudo não tem a experiência da India.
A principal arma com que conta a China é a influência de Pequim sobre governo do Paquistão e em parte também no Bangladesh e no Sri-Lanka. Neste último caso, há uma guerra surda entre os dois países. A China terá que construir uma grande base no Indico para apoiar a sua navegação e o Sri-Lanka é o lugar preferido.
Claro que a India não quer nem ouvir falar nisso.
Assim, o poder das duas marinhas vai medir-se em termos de porta-aviões. Singapura, Malásia e Indonésia vão ser cruciais neste jogo.
Pois sim pt, acho que a dimensão das problemáticas entre os dois países são diametralmente opostas, mas mesmo assim, se observarmos o andar da carruagem brasileira, o que aporta à China em termos de segurança de suas vias externas marítimas sobre o indico e o Pacífico Ocidental, nos toca, também, em termos de Atlântico Sul, visto que também nós estamos no mesmo estado comparativo a outros atores importantes e, não menos atuantes por estas paragens, e que mesmo não nos fazendo qualquer admoestação sobre isto, ainda assim não deixam de operar, sutilmente, o seu poder por estas bandas de cá.
Em tempo, é sempre bom lembrar que o Brasil ainda tem cerca de 95% de seu comercio exterior vindo do mar, e que todas as nossas rotas de suprimento estão fadadas a passarem por estreitos sobre os quais, hoje, sequer temos a mínima capacidade de atuação, vide as distâncias e a nossa efêmera capacidade de projeção de poder naval e aérea. Isto sem contar que o comercio de cabotagem cresce a olhos vistos nos últimos anos, embora sobre este cenário também pouco ou quase nada nós possamos fazer, vide a atualidade - e exiguidade histórica - de nossos meios, e a que se apresenta no futuro.
Talvez a maior diferença esteja mesmo no contexto em que não há muito o que se fazer, vide as diferenças históricas que nos separam, com a China sendo uma potencia de poder centralizado e diretivo, nas mãos de uns poucos, e assim sendo, com pouca ou nenhuma abertura para outras opiniões ou discussões sobre o que deve ser feito ou como fazer. Nós ao contrário, somos uma tal de democracia, onde jecas fazem a politica, larápios cuidam das finanças públicas e idiotas os põem lá para fazer o que fazem.
Nestes termos meu amigo, realmente fica bem difícil alguma comparação plausível. Temos demandas tão gigantes quanto nossos desafios na área de defesa, assim como a China tem os seus. A diferença é que lá a classe dirigente sabe o que quer e onde chegar, e o que tem de fazer para conseguir seus objetivos, coisa que nós aqui, por enquanto, e sabe-se lá quando, vamos saber ou dar-nos a conhecer.
E até que um dia saibamos, vamos tentando ser no presente, o futuro que tanto almejamos. Futuro este que nunca chega. Não antes das próximas eleições.
abs.
E não antes também da catatônica, alzhaimeresca, onanística Copa do Mundo
Wingate
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Ter Set 03, 2013 11:26 am
por FCarvalho
13 de maio de 2013 at 12:17 O Desenvolvimento anfíbio da Marinha do PLAN
Posted by E.M.Pinto
Outra oportunidade perdida do Brasil.
Vamos contar:
FREMM, PAK FA, Su-35S, Type 23...
É, dá vontade de comprar uma medalha e entregar para esses caras que chamam eles de políticos, pois conseguiram superar a tabela da incomPeTência.
É incrível, mas não é uma surpresa, tendo em vista o histórico desse pessoal.
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Sáb Set 14, 2013 9:11 pm
por FCarvalho
Não se apoquente com essas coisas Gabriel e nem perca o seu tempo matutando sobre tais 'perdas'.
Assim que defesa se tornar um negócio rentável e lucrativo, tanto do ponto de vista econômico-financeiro como politico, tudo tende a entrar nos eixos no Brasil.
Aí teremos o que nos cabe as pretensões. Se não na integridade, mas o mais próximo disso.
abs.
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Seg Set 16, 2013 3:46 am
por Hermes
Por que as Fremm e às Tipo 23 são oportunidades perdidas? Já fechamos com alguém ou o Prosuper foi cancelado?
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Seg Set 16, 2013 3:06 pm
por gabriel219
FREMM oportunidade perdida pois poderíamos entrar em desenvolvimento antes e Type 23 que seria uma boa para nossa Marinha, só que o Chile as arrematou.
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Seg Set 16, 2013 11:45 pm
por Hermes
O caso das Fremm vale para praticamente todos concorrentes, se não me engano a MB nunca se manifestou que queria entrar no desenvolvimento de um projeto desde o início. Às Tipo 23 seriam tampão, então também vai contra o que a Marinha falou desde o começo...
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Ter Set 17, 2013 2:58 pm
por Carlos Lima
J-15 em provas de mar com armamento ar-ar e ar-superfície.
A China recebeu o primeiro hovercraft do projeto 12322 Zubr encomendado na Ucrânia. O contrato para o fornecimento de dois navios anfíbios foi assinado em 2009, no valor de $315 milhões.
Em reportagem veiculada pela Voz da Rússia ontem (26) Vasily Kashin, analista do Centre for Strategic Technology Analysis, baseado em Moscou, afirmou que os hovercrafts representariam boas possibilidades de sucesso em um possível desembarque de tropas chinesas nas ilhas Senkaku/Dayou – alvo de disputas e tensão entre China e Japão.
Kashin aponta que Pequim mudou sua atitude até então mais passiva quando Tóquio nacionalizou as ilhas no ano passado. Em meio a uma onda de sentimentos anti-nipônicos, a China passou a ser mais ostensiva em suas patrulhas navais na região. A presença de navios-patrulha e aeronaves mantém pressão sobre o Japão, e ao mesmo tempo acalma os ânimos nacionalistas da população, que demanda uma resposta mais enérgica. Através da introdução de armamentos mais modernos como caças Su-35 e sistemas de defesa antiaérea S-400, além dos hovercrafts Zubr, o Exército de Libertação Popular tenta mostrar ao Japão que não irá retroceder em suas reivindicações territoriais.
De acordo com Kashin, a localização do arquipélago – a 300km da costa da China – coloca as ilhas dentro do raio de alcance das baterias S-400, permitindo à Força Aérea chinesa abater caças japoneses sem lançar as próprias aeronaves. Ainda que uma paz tênue se mantenha enquanto o Japão não ocupe efetivamente as ilhas, o deslocamento de armas mais avançadas para a região tornará o Mar do Leste da China um foco de tensão global cada vez maior.
Sobre o Zubr
O hovercraft do projeto 12322 desloca 555 toneladas, é capaz de atingir uma velocidade de até 60 nós e tem autonomia de 300 milhas náuticas. Os armamentos duas instalações de artilharia com calibre de 30 mm e dois lançadores de foguetes de artilharia de 140 mm.
O Zubr é projetado para transportar três tanques de 150 toneladas, ou 10 veículos blindados de transporte de pessoal de 131 toneladas e mais 140 paraquedistas.
E as coisas parecem estar ficando cada vez maiores na China.
27 de novembro de 2013 at 13:26 Type 71 B a promessa chinesa?
Posted by E.M.Pinto
E.M.Pinto
Nos sites Chineses começam a circular as imagens de um suposto navio Type 71B um LHD chinês que como sabemos está em desenvolvimento pela PLAN sobre a sigla Type 81.
O curioso e chama a atenção no trabalho gráfico provavelmente de um forista é o fato do navi demonstrar quatro modleos de aeronaves, o helicóptero pesado Z-8, o helicóptero de ataque WZ-10 e duas inusitadas figuras o caça multipropósito J 10 B e uma aeronave bastante curiosa muito semelhante ao norte americano V 22Osprey.
Questionado por alguns participantes do site esclarecemos os seguintes pontos quanto as duas últimas referidas aeronaves, prmeiro quanto ao J 10B, não há nenhum indicativo de que a aeronave venha possuir uma variante naval embarcada e considerando-se a configuração do navio pelo apresentado na imagem, fica difícil quase impossível que este venha a operar um dia apartir de um LHD sem catapultas e sem skyjump, fora a limitação de operação no convés do navio.
Quantoa o “Ospreylee” é sabido que há estudo sobre a viabilidade deste tipo de aeronaves pelo governo chinês, como ao caso do programa “Baleia Azul” que ainda encontra-se em fase de conceito e que pode progredir para um projeto em 2015, tendo muitos anos ainda para o seu desenvolvimento se este de fato um dia vier ocorrer.
Além da Baleia Azul há programas de aeronaves UCAV Vertoisou Till Rotors em estudo por parte das indústrias de defesa chinesas que começam a considerar as inegáveis vantagens destas aeronaves nos cenários futuros. Porém nada é sabido sobre a possibilidade de um Vertol como o V 22 Osprey que possa ser ou estar em desenvolvimento nem mesmo em sua de estudo ou avaliação.
Portanto, como nota de esclarecimento aos leitores que nos questionaram, até o fechamento desta matéria podemos afirmar o seguinte, não perspectivas de que o Type 81 navio de desembarque de doca e operações de helicópteros com 40 mil ton de deslocamento que se encontra em desenvolvimento e construção venha operar aeronaves de asa fixa. Ao que se sabe a embarcação vai operar apenas aeronaves de asas rotativas provavelmente baseadas nos modelos Z-8, Z-11 ou mesmo Z-20 ( em desenvolvimento) e WZ 10.
FCarvalho escreveu:E as coisas parecem estar ficando cada vez maiores na China.
27 de novembro de 2013 at 13:26 Type 71 B a promessa chinesa?
Posted by E.M.Pinto
E.M.Pinto
Nos sites Chineses começam a circular as imagens de um suposto navio Type 71B um LHD chinês que como sabemos está em desenvolvimento pela PLAN sobre a sigla Type 81.
O curioso e chama a atenção no trabalho gráfico provavelmente de um forista é o fato do navi demonstrar quatro modleos de aeronaves, o helicóptero pesado Z-8, o helicóptero de ataque WZ-10 e duas inusitadas figuras o caça multipropósito J 10 B e uma aeronave bastante curiosa muito semelhante ao norte americano V 22Osprey.
Questionado por alguns participantes do site esclarecemos os seguintes pontos quanto as duas últimas referidas aeronaves, prmeiro quanto ao J 10B, não há nenhum indicativo de que a aeronave venha possuir uma variante naval embarcada e considerando-se a configuração do navio pelo apresentado na imagem, fica difícil quase impossível que este venha a operar um dia apartir de um LHD sem catapultas e sem skyjump, fora a limitação de operação no convés do navio.
Quantoa o “Ospreylee” é sabido que há estudo sobre a viabilidade deste tipo de aeronaves pelo governo chinês, como ao caso do programa “Baleia Azul” que ainda encontra-se em fase de conceito e que pode progredir para um projeto em 2015, tendo muitos anos ainda para o seu desenvolvimento se este de fato um dia vier ocorrer.
Além da Baleia Azul há programas de aeronaves UCAV Vertoisou Till Rotors em estudo por parte das indústrias de defesa chinesas que começam a considerar as inegáveis vantagens destas aeronaves nos cenários futuros. Porém nada é sabido sobre a possibilidade de um Vertol como o V 22 Osprey que possa ser ou estar em desenvolvimento nem mesmo em sua de estudo ou avaliação.
Portanto, como nota de esclarecimento aos leitores que nos questionaram, até o fechamento desta matéria podemos afirmar o seguinte, não perspectivas de que o Type 81 navio de desembarque de doca e operações de helicópteros com 40 mil ton de deslocamento que se encontra em desenvolvimento e construção venha operar aeronaves de asa fixa. Ao que se sabe a embarcação vai operar apenas aeronaves de asas rotativas provavelmente baseadas nos modelos Z-8, Z-11 ou mesmo Z-20 ( em desenvolvimento) e WZ 10.
Depois que acompanhei a vista dos navios da PLAN ao Brasil fiquei questionando seriamente se seria o caso da MB começar a pensar em um caminho alternativo para o PAEMB.
Sds
Lord Nauta
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Dom Dez 01, 2013 2:19 pm
por FCarvalho
Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,
Depois que acompanhei a vista dos navios da PLAN ao Brasil fiquei questionando seriamente se seria o caso da MB começar a pensar em um caminho alternativo para o PAEMB.
Sds
Lord Nauta
Meu caro Lord, creio que, gostemos ou não, um "caminho alternativo" já foi traçado pela MB para o seu plano de reequipamento e, feliz ou infelizmente, atende pelo nome de CV-3.
A China há décadas comprometeu-se a manter sempre em dia o seu dever de casa político-econômico e militar, e sua classe dirigente sabe bem o que quer e onde chegar, e o que fazer para alcançar seus objetivos estratégicos. Muito longe da nossa realidade brasileira.
Melhor nos atermos, e com atenção, aquilo que podemos ser. E seremos o que a CV-3 nos permitirão ser. Eis a realidade. Merecida e plantada.
abs.
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Enviado: Dom Dez 01, 2013 2:47 pm
por alex
A China criou sua frota lançando diferentes tipos de navios e aperfeiçoando-os sempre, tanto em suas dimensões quanto em sua eletrônica e armas, ela não lançava uma classe e depois fazia downgrade ou a utilizava a de forma incompátivel da qual foi planejada. Há muitas diferenças com o Brasil.