Rafale e Su-35 na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Túlio
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#691 Mensagem por Túlio » Seg Dez 25, 2006 11:33 pm

Plinio Jr escreveu:
tulio escreveu:
Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plínio, vamos ser justos, os Flankers venderam e vendem muito. O Su-35 ainda nem voou.

[]'s


Sim, os Flankers podem até terem vendido muito, mas este tal Su-35 e sua suposta versão melhorada (BM, esta sim nem voou) não me cheiram nem um pouco bem.....

Não tenho nada contra produtos russos, já ressaltei aqui que o que mais importa é que seja algo interessante sob todos os aspectos, os russos tem bons equipamentos, tal como paises ocidentais (diferente do que muitos aqui pensam).

Agora uma aeronave há mais de 10 anos parada no mercado, s/ interessados, sequer o pais de origem o utiliza....é muito, mas muito estranho para um pais como o nosso, com verba curta e limitada, dar-se ao luxo de cair nestas aventuras...é o que penso....


Chora, viola... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Lembrarei desta frase no futuro. :wink: :wink: :wink:


Não quero que te desidrates, cupincha... :twisted: :twisted: :twisted:




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#692 Mensagem por Plinio Jr » Seg Dez 25, 2006 11:34 pm

projeto escreveu:
Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plínio, vamos ser justos, os Flankers venderam e vendem muito. O Su-35 ainda nem voou.

[]'s


Sim, os Flankers podem até terem vendido muito, mas este tal Su-35 e sua suposta versão melhorada (BM, esta sim nem voou) não me cheiram nem um pouco bem.....

Não tenho nada contra produtos russos, já ressaltei aqui que o que mais importa é que seja algo interessante sob todos os aspectos, os russos tem bons equipamentos, tal como paises ocidentais (diferente do que muitos aqui pensam).

Agora uma aeronave há mais de 10 anos parada no mercado, s/ interessados, sequer o pais de origem o utiliza....é muito, mas muito estranho para um pais como o nosso, com verba curta e limitada, dar-se ao luxo de cair nestas aventuras...é o que penso....


Se estava falando do Su-35 oferecido no FX então não tem nada a ver. É outro avião.

[]'s


Mas é dele que estou falando... :wink:


Esse avião morreu, está enterrado :lol:

[]'s


Mas ao que parece, os russos estão querendo desenterrar, para nós...rsrsrs

Um belo remake da Volta dos Morto-Vivos.. :lol: :lol:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#693 Mensagem por Plinio Jr » Seg Dez 25, 2006 11:36 pm

tulio escreveu:
Plinio Jr escreveu:
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Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plínio, vamos ser justos, os Flankers venderam e vendem muito. O Su-35 ainda nem voou.

[]'s


Sim, os Flankers podem até terem vendido muito, mas este tal Su-35 e sua suposta versão melhorada (BM, esta sim nem voou) não me cheiram nem um pouco bem.....

Não tenho nada contra produtos russos, já ressaltei aqui que o que mais importa é que seja algo interessante sob todos os aspectos, os russos tem bons equipamentos, tal como paises ocidentais (diferente do que muitos aqui pensam).

Agora uma aeronave há mais de 10 anos parada no mercado, s/ interessados, sequer o pais de origem o utiliza....é muito, mas muito estranho para um pais como o nosso, com verba curta e limitada, dar-se ao luxo de cair nestas aventuras...é o que penso....


Chora, viola... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Lembrarei desta frase no futuro. :wink: :wink: :wink:


Não quero que te desidrates, cupincha... :twisted: :twisted: :twisted:


8-] 8-] 8-] 8-]




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#694 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Dez 25, 2006 11:37 pm

Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plínio, vamos ser justos, os Flankers venderam e vendem muito. O Su-35 ainda nem voou.

[]'s


Sim, os Flankers podem até terem vendido muito, mas este tal Su-35 e sua suposta versão melhorada (BM, esta sim nem voou) não me cheiram nem um pouco bem.....

Não tenho nada contra produtos russos, já ressaltei aqui que o que mais importa é que seja algo interessante sob todos os aspectos, os russos tem bons equipamentos, tal como paises ocidentais (diferente do que muitos aqui pensam).

Agora uma aeronave há mais de 10 anos parada no mercado, s/ interessados, sequer o pais de origem o utiliza....é muito, mas muito estranho para um pais como o nosso, com verba curta e limitada, dar-se ao luxo de cair nestas aventuras...é o que penso....


Se estava falando do Su-35 oferecido no FX então não tem nada a ver. É outro avião.

[]'s


Mas é dele que estou falando... :wink:


Esse avião morreu, está enterrado :lol:

[]'s


Mas ao que parece, os russos estão querendo desenterrar, para nós...rsrsrs

Um belo remake da Volta dos Morto-Vivos.. :lol: :lol:


Por isso que eu digo que essa nomenclatura dos russos é péssima :lol:

[]'s




Alberto -
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Razões russas

#695 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 26, 2006 2:14 am

Plinio Jr escreveu:
projeto escreveu:
Plínio, vamos ser justos, os Flankers venderam e vendem muito. O Su-35 ainda nem voou.

[]'s


Sim, os Flankers podem até terem vendido muito, mas este tal Su-35 e sua suposta versão melhorada (BM, esta sim nem voou) não me cheiram nem um pouco bem.....

Não tenho nada contra produtos russos, já ressaltei aqui que o que mais importa é que seja algo interessante sob todos os aspectos, os russos tem bons equipamentos, tal como paises ocidentais (diferente do que muitos aqui pensam).

Agora uma aeronave há mais de 10 anos parada no mercado, s/ interessados, sequer o pais de origem o utiliza....é muito, mas muito estranho para um pais como o nosso, com verba curta e limitada, dar-se ao luxo de cair nestas aventuras...é o que penso....


Cá entre nós, o Su-35BM é mais parecido com o Su-30 do que com o Su-35 original. Só não foram adquiridos pela Força Aérea russa por absoluta falta de dinheiro (o "governo"Yeltsin foi um caos). As finanças agora estão em ordem e o país está reconstruindo sua capacidade militar.

Pepê

PS: A propósito. Não são necessários ferramentais especiais para nenhum avião russo, eles podem ser conseguidos numa boa casa de ferragens, uma filosofia bem diversa da norte-americana e francesa. O único problema é que dão preferência a chaves-canhão em lugar de chaves de fenda e o sistema é métrico




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#696 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 26, 2006 2:15 am

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Editado pela última vez por Pepê Rezende em Ter Dez 26, 2006 10:05 am, em um total de 1 vez.
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#697 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 26, 2006 2:17 am

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#698 Mensagem por Degan » Ter Dez 26, 2006 9:58 am

Esta informações estão contidas na nova Revista RFA(45), que foi lançada em 21/12/2006.

Fui atrás de umas fontes melhores que o Sítio SdA, são informativos da EMBRAER/FAB. O modelo é este mesmo. A taxa máxima de transferência de dados/vídeo é de 10MB/s mesmo, informação da FAB/Embraer. Algo muito comum em link digitais via rádio, até para uso da internet. Mas como dizem muito, taxa máxima, é a nominal, que, em regra, não é a real.

Detalhe, o ALX possui o mesmo SECOS/MAR-3AR. E o AMX também irá receber o mesmo conjunto.


Amigo….
El modelo de la radio es el M3AR de la serie 6000….solo basta ver su “data sheet” de fábrica (parece que el artículo de la RFA no está muy bien....):

http://www.rohde-schwarz.com/www/DownCe ... 00A_en.pdf

Como puedes ver, no existe nada llamado “SECOS/MAR-3AR”, pues SECOS es una de las opciones de COMSEC, junto con otras opciones….
Respecto a la tasa de 10MB/s…insisto, ese es un dato ridículo….simplemente no lo soporta ningún protocolo de comunicación moderno, ni siquiera el Link 16.
Cuidado que el Data Sheet de la M3AR es claro en que el protocolo es el Link 11….

Como falei, citei a palavra dos técnicos da ELBIT, que compraram a Aeroeletrônica, que está construindo no Brasil, boa parte dos aviônicos. A mesma empresa que está cansada de fornecer equipamento para os F-16, e ajuda nos F-16 de Israel. Os MDF´s usado pelos nossos F-5M, são maiores que os empregados nos F-16 C/D.


Si por “mejor” te refieres a MDF más grandes…entonces estamos de acuerdo…

O resto das informações estavam contidas na mesma matéria sobre os F-5M, apelidados de MIKES.

A informação adicional parece ser a compra mesmo dos P-V, ainda está só no ar, mas a Reportagem deixou bem claro, o míssil deverá ser mesmo os P-V. Provavelmente, um pequeno lote.


Pues hay que esperar y ver…




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
PRick

#699 Mensagem por PRick » Ter Dez 26, 2006 12:11 pm

Degan escreveu:
Esta informações estão contidas na nova Revista RFA(45), que foi lançada em 21/12/2006.

Fui atrás de umas fontes melhores que o Sítio SdA, são informativos da EMBRAER/FAB. O modelo é este mesmo. A taxa máxima de transferência de dados/vídeo é de 10MB/s mesmo, informação da FAB/Embraer. Algo muito comum em link digitais via rádio, até para uso da internet. Mas como dizem muito, taxa máxima, é a nominal, que, em regra, não é a real.

Detalhe, o ALX possui o mesmo SECOS/MAR-3AR. E o AMX também irá receber o mesmo conjunto.


Amigo….
El modelo de la radio es el M3AR de la serie 6000….solo basta ver su “data sheet” de fábrica (parece que el artículo de la RFA no está muy bien....):

http://www.rohde-schwarz.com/www/DownCe ... 00A_en.pdf

Como puedes ver, no existe nada llamado “SECOS/MAR-3AR”, pues SECOS es una de las opciones de COMSEC, junto con otras opciones….
Respecto a la tasa de 10MB/s…insisto, ese es un dato ridículo….simplemente no lo soporta ningún protocolo de comunicación moderno, ni siquiera el Link 16.
Cuidado que el Data Sheet de la M3AR es claro en que el protocolo es el Link 11….

O resto das informações estavam contidas na mesma matéria sobre os F-5M, apelidados de MIKES.

A informação adicional parece ser a compra mesmo dos P-V, ainda está só no ar, mas a Reportagem deixou bem claro, o míssil deverá ser mesmo os P-V. Provavelmente, um pequeno lote.


Pues hay que esperar y ver…


Degan,

Acho que para variar você está se confundindo, o rádio é o modelo M3AR, porém o datalink(hardware) é o modelo MR 6000R, mas não é igual ao original, não só possui os módulos adicionais, como um módulo de retrofit.

Você postou o modelo datalink MR 6000A, mais antigo e menos capaz, vai o link certo:

http://www.rohde-schwarz.com/www/DownCe ... 00R_en.pdf

A versão sem o módulo retrofit, é usada por vários caças, F-16 e pelo Gripen. As últimas versões com retrofit, estão sendo usadas por diversos vetores NATO.

Como é facil perceber pelo informativo, a FAB optou pelo modulo adicional, R&S SECOS Voice & Data(TDMA), o último a entrar em produção.

Mas como falei, os hardware´s mais avançados, permitem uma gama ampla de interface, o que define qual será o
tipo de datalink(11/16/22 ou BR1 ou 2) é o software, no caso do brasileiro, ele foi desenvolvido aqui, são os links BR1 e BR2.

Um link via rádio, precisa de um datalink associado, mas não é só o hardware que define a capacidade do datalink de trocar dados, depende também do software. Em nenhum lugar consegui achar a capacidade de transferência de dados dos datalinks 11/16/22. Do datalink BR eu já postei aqui, até 10MB/s.

Esta URL, deixa mais claro as diferenças entre os diversos modelos.

http://www.rohde-schwarz.com/www/DownCe ... iew_en.pdf

[ ]´s




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#700 Mensagem por Degan » Ter Dez 26, 2006 1:46 pm

Acho que para variar você está se confundindo, o rádio é o modelo M3AR, porém o datalink(hardware) é o modelo MR 6000R, mas não é igual ao original, não só possui os módulos adicionais, como um módulo de retrofit.


Prick…evita esos comentarios, pues el único “confundido para variar” eres tú…. :roll:
Espero que tengas claro que el “MAR-3AR” no existe….
Si te preocuparas de investigar en la WEB de R&S, verías que, tal como ya te dije, las radios (transceiver) M3AR son una FAMILIA…..
No se de donde sacas que una cosa es la M3AR y otra distinta es la R&S6000….

Você postou o modelo datalink MR 6000A, mais antigo e menos capaz, vai o link certo:


PRick…..la versión M3AR 6000A no es la más antigua ni la menos capaz de las radios de la familia….La versión 6000R es la más pequeña y menos potente de la familia:
M3AR 6000A 20W power ouput
M3AR 6000R 10W power ouput

A versão sem o módulo retrofit, é usada por vários caças, F-16 e pelo Gripen. As últimas versões com retrofit, estão sendo usadas por diversos vetores NATO.


Amigo…las versiones “con retrofit” son para aviones antiguos de arquitectura no estándar (MIL-1553B), o no manejada directamente por esta arquitectura…

Como é facil perceber pelo informativo, a FAB optou pelo modulo adicional, R&S SECOS Voice & Data(TDMA), o último a entrar em produção.


De donde sacas que esa opción es “lo último en entrar en producción”…? :wink:

Mas como falei, os hardware´s mais avançados, permitem uma gama ampla de interface, o que define qual será o tipo de datalink(11/16/22 ou BR1 ou 2) é o software, no caso do brasileiro, ele foi desenvolvido aqui, são os links BR1 e BR2.


Claro, basta que el MODEM sea manejado por software…
Y no es necesario que sea tan avanzado, pues el Data Link SISDEF es de principios de los ´90….

Um link via rádio, precisa de um datalink associado, mas não é só o hardware que define a capacidade do datalink de trocar dados, depende também do software. Em nenhum lugar consegui achar a capacidade de transferência de dados dos datalinks 11/16/22. Do datalink BR eu já postei aqui, até 10MB/s.


Lo que tu dices es obvio….
Respecto a los Link 11/16/22, pues anda a “Sistemas de Armas”…y verás que esos 10MB/s es una tontería…

Esta URL, deixa mais claro as diferenças entre os diversos modelos.


Para mi es clara…pero parece que tu estas algo confundido…




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#701 Mensagem por pafuncio » Ter Dez 26, 2006 2:08 pm

[quote="Degan"]
Claro, basta que el MODEM sea manejado por software…
Y no es necesario que sea tan avanzado, pues el Data Link SISDEF es de principios de los ´90….
/quote]

Para variar, uma referência à garbosa indústria chilena. :roll: :roll: :roll: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:




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#702 Mensagem por Degan » Ter Dez 26, 2006 2:41 pm

Y cual es el problema...???
Te molesta...??

Simple, no lo leas.




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Re: Problemas no projeto inicial

#703 Mensagem por Alcantara » Ter Dez 26, 2006 3:29 pm

Pepê Rezende escreveu:
Alcantara escreveu:Que eu saiba, não existe problema nenhum no projeto das asas. A origem dessas reclamações está nos pilotos da FAB, que esperavam um caça puro, e não um caça-bombardeiro, como o AMX é.

A asa do AMX é excelente para aquilo que ele se propõe: ataque a baixa altitude. Ângulo de enflechamento, flaps, carga alar, etc... tudo planejado para vôo suave a baixa altitude, como deve ser em um avião de ataque. Mas claro, nada que um piloto de caça vá gostar, daí...


Depois de totalmente redesenhada pela Northrop, num pacote que custou US$ 700 milhões (preço de 1984) para melhorar o desempenho a baixa velocidade. Um dos protótipos caiu em função desse problema. Para diminuir os custos de desenvolvimento, a Aeritália (hoje Alenia) insistiu no uso do perfil do Tornado, que tem geometria variável e trouxe problemas ao ser fixado em apenas um ângulo.


Amigo, poderia me passar um link com essa informação? A informação que tenho é que o primeiro protótipo caiu durante um vôo de testes por um problema conjuntural (ângulo de ataque e rotação mínima do motor).

O primeiro protótipo italiano (A-01 MMX594) foi mostrado em 29 de março de 1988 e voou em 15 maio de 1984 no centro de testes da fábrica da Aeritalia en Turin-Caselle, sob o comando do piloto chefe de provas da Aeritalia, Manlio Quarantelli

No quinto vôo, quinze dias após, ocorreu um apagamento da turbina na paroximação para o pouso. O piloto Quarantelli acionou o assento ejetável, mas veio a falecer devido aos ferimentos sofridos. A pane ocorreu devido à redução de admissão de ar à turbina, causada pelo ângulo de ataque (18º que era o limite imposto à aeronave durante aquela fase do desenvolvimento), combinado com uma baixa taxa de rotações (52% RPM). O problema foi resolvido aumentando a rotação mínima para 60% contra 52% anterior.

O programa de teste foi retomado com o vôo do segundo protótipo (A-02 MM X595) em 19 de novembro de 1984. O terceiro protótipo (A-03 MM X596) voou em 28 de janeiro de 1985 sendo utilizado para o desenvolvimento dos aviônicos e testes de armamento. O A-01 foi substituído por um protótipo adicional (A-11 MM X597) que voou em 24 de maio de 1985.

O primeiro protótipo brasileiro (quarto protótipo) YA-1 (FAB 4200) voou às 15h47min de 16 de outubro de 1985 em São José dos Campos.

O quinto protótipo (A-05 MM X599) voou em 26 de julho de 1986 e o sexto e último protótipo (YA-1 FAB 4201) voou em 16 de dezembro de 1986.

:arrow: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/amx/amx01intro.html


Esse texto é do Sistema de Armas, mas pesquisando na Internet aparecerão outros com a mesma informação.

Abraços!!!




Editado pela última vez por Alcantara em Ter Dez 26, 2006 3:40 pm, em um total de 1 vez.
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#704 Mensagem por Alcantara » Ter Dez 26, 2006 3:30 pm

Pepê Rezende escreveu:
Alcantara escreveu:A logística depende da FAB, e a FAB depende do Ministério do Planejamento, logo... :roll:

Quanto a logística dos F-16, a FAB continuaria dependente do Min Pla, logo... :roll:


O problema não está no Ministério do Planejamento, mas pelo fato de vários componentes do AMX, inclusive o motor, não serem fabricados mais.

Pepê


Sim, claro, como o problema no controle do tráfego aéreo também. Vale lembrar que foram emitidos vários relatórios avisando da necessidade de se realizar investimentos em equipamentos para esse setor, obviamente, solenemente ignorados pelos governos até a crise estourar.

Traço um paralelo com a Celma, que poderia ter sido capacitada para produzir estas peças até hoje, mas como não houve o investimento necessário... :roll:

Não é uma questão de TER dinheiro, é uma questão de VISÃO estratégica, que obviamente não foi aplicado nesse caso.

De qualquer forma, todo o dinheiro usado pelas FFAA passam pelo Min Pla. É lá que ele é contingenciado e cortado.


Abraços!!




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Re: Problemas no projeto inicial

#705 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 26, 2006 4:10 pm

Alcantara escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Alcantara escreveu:Que eu saiba, não existe problema nenhum no projeto das asas. A origem dessas reclamações está nos pilotos da FAB, que esperavam um caça puro, e não um caça-bombardeiro, como o AMX é.

A asa do AMX é excelente para aquilo que ele se propõe: ataque a baixa altitude. Ângulo de enflechamento, flaps, carga alar, etc... tudo planejado para vôo suave a baixa altitude, como deve ser em um avião de ataque. Mas claro, nada que um piloto de caça vá gostar, daí...


Depois de totalmente redesenhada pela Northrop, num pacote que custou US$ 700 milhões (preço de 1984) para melhorar o desempenho a baixa velocidade. Um dos protótipos caiu em função desse problema. Para diminuir os custos de desenvolvimento, a Aeritália (hoje Alenia) insistiu no uso do perfil do Tornado, que tem geometria variável e trouxe problemas ao ser fixado em apenas um ângulo.


Amigo, poderia me passar um link com essa informação? A informação que tenho é que o primeiro protótipo caiu durante um vôo de testes por um problema conjuntural (ângulo de ataque e rotação mínima do motor).

O primeiro protótipo italiano (A-01 MMX594) foi mostrado em 29 de março de 1988 e voou em 15 maio de 1984 no centro de testes da fábrica da Aeritalia en Turin-Caselle, sob o comando do piloto chefe de provas da Aeritalia, Manlio Quarantelli

No quinto vôo, quinze dias após, ocorreu um apagamento da turbina na paroximação para o pouso. O piloto Quarantelli acionou o assento ejetável, mas veio a falecer devido aos ferimentos sofridos. A pane ocorreu devido à redução de admissão de ar à turbina, causada pelo ângulo de ataque (18º que era o limite imposto à aeronave durante aquela fase do desenvolvimento), combinado com uma baixa taxa de rotações (52% RPM). O problema foi resolvido aumentando a rotação mínima para 60% contra 52% anterior.

O programa de teste foi retomado com o vôo do segundo protótipo (A-02 MM X595) em 19 de novembro de 1984. O terceiro protótipo (A-03 MM X596) voou em 28 de janeiro de 1985 sendo utilizado para o desenvolvimento dos aviônicos e testes de armamento. O A-01 foi substituído por um protótipo adicional (A-11 MM X597) que voou em 24 de maio de 1985.

O primeiro protótipo brasileiro (quarto protótipo) YA-1 (FAB 4200) voou às 15h47min de 16 de outubro de 1985 em São José dos Campos.

O quinto protótipo (A-05 MM X599) voou em 26 de julho de 1986 e o sexto e último protótipo (YA-1 FAB 4201) voou em 16 de dezembro de 1986.

:arrow: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/amx/amx01intro.html


Esse texto é do Sistema de Armas, mas pesquisando na Internet aparecerão outros com a mesma informação.

Abraços!!!


Link? Infelizmente não tenho. Só acompanho essa droga de projeto desde 1984, quando estava no Jornal de Brasília e colaborava com a Tecnologia & Defesa. Só vou lhe garantir o seguinte, não sabemos 1/5 das barbaridades relativas ao AMX. A fonte é um engenheiro que participou do projeto desde o primeiro momento e foi confirmada por um brigadeiro em 1990.

Abraços

Pepê

PS: Porque deveríamos capacitar a Celma a construir um motor que é uma fonte constante de problemas? Uma solução para o AMX seria trocar o grupo propulsor por uma versão sem pós-combustor do M-53, só que o custo da modernização, que já é estúpido, saltaria para um patamar inimaginável de US$ 11 a US$ 14 milhas.




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