ARMAS ANTICARRO
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: ARMAS ANTICARRO
Eu tenho o caderno de Instrução para Batalhão de Infantaria Leve do EB. Cada um tem de ter 3 lançadores de mísseis anticarro. Pode ser míssil anticarro até da conchinchina mas os Batalhões Inf. Leves* têm de ter porque são pensados assim.
Um dos maiores problemas do MSS 1.2 foi que ele atrasou perigosamente demais o EB nessa área. Eles estruturam um batalhão pensando no míssil anticarro e...cadê o míssil??
*Não tenho caderno de Instrução de outros Batalhões de Infantaria, por isso não os mencionei.
Um dos maiores problemas do MSS 1.2 foi que ele atrasou perigosamente demais o EB nessa área. Eles estruturam um batalhão pensando no míssil anticarro e...cadê o míssil??
*Não tenho caderno de Instrução de outros Batalhões de Infantaria, por isso não os mencionei.
Editado pela última vez por knigh7 em Ter Mar 22, 2022 11:24 pm, em um total de 1 vez.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5752 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Esperaram tanto por este dinossauro que acabaram sem nada e na posição vexatória de ser um dos poucos exércitos do mundo a não possuir e operar mísseis AC de forma orgânica e regular.
Custava comprar qualquer coisa para ir "fazendo doutrina" como de costume enquanto o MSS 1.2 não se resolvia...
Não há explicação no mundo que justifique essa lacuna até hoje no EB. Pior, o CFN que era até então o único que tinha um sistema AC para chamar de seu, o sueco Bill, ficou sem ele também, e mais incrível, não colocou nada no lugar.
Sei lá. É simplesmente irresponsável, para dizer o mínimo.
Agora, que pelo menos o Spike LR consiga ser mais do que um objeto de mera curiosidade para nós.
Custava comprar qualquer coisa para ir "fazendo doutrina" como de costume enquanto o MSS 1.2 não se resolvia...
Não há explicação no mundo que justifique essa lacuna até hoje no EB. Pior, o CFN que era até então o único que tinha um sistema AC para chamar de seu, o sueco Bill, ficou sem ele também, e mais incrível, não colocou nada no lugar.
Sei lá. É simplesmente irresponsável, para dizer o mínimo.
Agora, que pelo menos o Spike LR consiga ser mais do que um objeto de mera curiosidade para nós.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
- BRAZIL7.62
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 18 vezes
Me deu a sensação que estavam vendo a guerra pela TV e lembraram que tinham um projeto guardado no armário..aí sairam correndo pra testar.......
- Poti
- Avançado
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Sinceramente amigos, andamos tratando como se a Ucrânia fosse inovação no quesito ATGM...
Lembro dos britânicos nas Malvinas alvejando posição argentina de mag que não podia ser tratada pela aviação e artilharia (em Goose Green notadamene).
Quem acompanhou a última invasão de Israel no Líbano pode ver o estrago que os Kornet fizeram nos Merkava.
A guerra na síria tinha vídeo quotidiano de blindado sendo destruído.
Vimos, T72, M60 modernizado, Leo2 sendo destruídos.
Lá tinha de tudo, Tow, Milan, Metis-M, Kornet...
A meu ver a novidade mais recente está no uso dos drones, desde a guerra entre os armenios e azeris. E cada vez mais me convenço que drone não é "bichinho" só para as unidades de reconhecimento e artilharia mas tem seu lugar nas companhias de infantaria.
Ontem assisti vídeo de um combate urbano onde o comandante da infantaria ucraniana observava os infantes avançando pelo drone e tinha um drone russo voando ao lado.
Não precisamos reinventar a roda ou seja, precisamos que nossas brigadas tenham atgms a profusão e drones idem.
A meu ver o debate é mais doutrinário sobre onde inserir as equipes AC e de drone em função do tipo de brigada.
Sobre o MSS 1.2, vamos falar de Spike?
Lembro dos britânicos nas Malvinas alvejando posição argentina de mag que não podia ser tratada pela aviação e artilharia (em Goose Green notadamene).
Quem acompanhou a última invasão de Israel no Líbano pode ver o estrago que os Kornet fizeram nos Merkava.
A guerra na síria tinha vídeo quotidiano de blindado sendo destruído.
Vimos, T72, M60 modernizado, Leo2 sendo destruídos.
Lá tinha de tudo, Tow, Milan, Metis-M, Kornet...
A meu ver a novidade mais recente está no uso dos drones, desde a guerra entre os armenios e azeris. E cada vez mais me convenço que drone não é "bichinho" só para as unidades de reconhecimento e artilharia mas tem seu lugar nas companhias de infantaria.
Ontem assisti vídeo de um combate urbano onde o comandante da infantaria ucraniana observava os infantes avançando pelo drone e tinha um drone russo voando ao lado.
Não precisamos reinventar a roda ou seja, precisamos que nossas brigadas tenham atgms a profusão e drones idem.
A meu ver o debate é mais doutrinário sobre onde inserir as equipes AC e de drone em função do tipo de brigada.
Sobre o MSS 1.2, vamos falar de Spike?
- FCarvalho
- Sênior
40 anos de guerra das Malvinas, Líbano , Irã x Iraque, guerras balcânicas, invasão do Iraque I e II, Afeganistão, Líbia, Iêmen, Geórgia, Armênia x Azerbaijão, guerras fraticidas na África negra e América Latina, e por aí vamos.
O que foi que aprendemos mesmo
Há sim, é bom comprar uns lotes de Spike LR, Igla, RBS-70, Leo 1A5, M-198, M-119, M-109, Esquilo\Fennec e outras coisas boas, bonitas e essencialmente baratas pra gente poder manter doutrina.
O que vier a mais estamos no lucro.
O que foi que aprendemos mesmo
Há sim, é bom comprar uns lotes de Spike LR, Igla, RBS-70, Leo 1A5, M-198, M-119, M-109, Esquilo\Fennec e outras coisas boas, bonitas e essencialmente baratas pra gente poder manter doutrina.
O que vier a mais estamos no lucro.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Os russos vão vender até a mãe nos próximos anos para tentar manter a BID deles respirando. Seria uma boa hora de chamar eles para uma conversa de pé de ouvido e aproveitar para fazer umas transferências de tecnologia com o que eles tem de melhor a oferecer.
Quem sabe a gente ganhas uns mísseis bacanas para todos os gostos e usos por uns trocados.
Quem sabe a gente ganhas uns mísseis bacanas para todos os gostos e usos por uns trocados.
Carpe Diem
- dodas
- Novato
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 3 vezes
Que é um item obsoleto eu "xá sabia", mas a reação do @gabriel219 é bem mais efetiva que o "míssel". Abraço
- SantaCatarinaBR
- Intermediário
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradeceram: 133 vezes
SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
A única coisa que dá pra aproveitar do MSS é o CLU, compra a licença de um Kornet da vida e constrói um casulo pra ele, integra ao CLU e pronto. Esse míssil tinha que ir pro quinto dos infernos, será que quem participa desse projeto não tem vergonha na cara não?
- FCarvalho
- Sênior
A parte mais legal foi dizer que o míssil não visa propriamente destruir o inimigo, mas tirá-lo de operação...
Sinceramente, estão gastando dinheiro em um projeto que nunca saiu da fase de protótipo e sequer tem perspectiva de vir a ser adotado.
Pior, a última notícia sobre um lançamento do MSS 1.2 deve ser de uns 5 anos atrás, pelo menos.
Sinceramente, estão gastando dinheiro em um projeto que nunca saiu da fase de protótipo e sequer tem perspectiva de vir a ser adotado.
Pior, a última notícia sobre um lançamento do MSS 1.2 deve ser de uns 5 anos atrás, pelo menos.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Será que já não é tempo de repensar a nossa doutrina e procurar evoluir para um estado em que o conceito de "weapons room" norte americanos seja viável nas OM do Brasil
Ou o que estamos vendo acontecer na Ucrânia não terá valido de nada.
Carpe Diem