Estão chegando os novos equipamentos da Venezuela

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 242 vezes
Agradeceram: 553 vezes

Re: Estão chegando os novos equipamentos da Venezuela

#691 Mensagem por Brasileiro » Qui Abr 25, 2013 9:55 pm

henriquejr escreveu:O que acontece se esse sistema de ejeção do míssil falhar? O a propulsão do míssil será ativada com ele ainda no silo? Isso não poderia causar uma explosão do mesmo e destruir tudo que estiver ao seu lado, inclusive a vida dos militares? E se o sistema de ejeção funcionar mas a propulsão falhar???

Pensando nessas coisas, eu não queria nunca ser operador de um sistema desses!

abraços]

----------------
amor fati
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#692 Mensagem por sapao » Sex Abr 26, 2013 8:44 am

rodrigo escreveu:
sapao escreveu:Com certeza Rodrigo;
mas ter material mais capaz, ainda mais em uma guerra moderna como você citou, não quer dizer ter superioridade.
Teriamos que levar em conta outros fatores que vão além do equipamento em si.

E concordo que eles realmente possuem equipamentos modernos e capazes, mas o cerne da questão era: será que eles operam na plenitude? Como você disse, só podemos especular sobre isso.

Sobre o Chile podemos afirmar pois seus pilotos ja estiveram por aqui com o que de mais moderno possuiam: seus pilotos e pessoal de terra estavam adestrados e capazes de colocar essa eficiencia em combate. Sem isso, de nada vale para a soberania do país ter o que de mais moderno existe no mundo.
Entendo e concordo. E veja o seguinte: na balança do planejamento de qualquer ofensiva, quem ignoraria esses sistemas venezuelanos, estejam 100% ou não? São equipamentos novos, e os instrutores russos estão sobrando, sem nada pra fazer em casa e necessitando vender equipamento. Se, conforme prometido ( :oops: ) os sistemas a serem aquiridos pelo Brasil vão estar em operação em 2016, nada impede que os venezuelanos operem com eficiência seus sistemas em menos tempo que nós, já que estão com eles em mãos.
Rodrigo,
como eu disse o planejamento de uma Hipotese de Emprego é uma coisa bem complexa e dinamica: tem que levar em conta a situação atual e seus desdobramentos, tendo que ser constantemente atualizada em virtude das mudanças que ocorrem.

Deve-se tambem trabalhar com hipoteses e Teorias; que nem sempre são uma certeza mas geram uma linha de ação; afinal o que se está querendo fazer é prever o futuro!

E os equipamentos, como eu disse, são uma variavel da equação mas não tem toda a resposta. Como é a Doutrina de emprego, o terreno, a capacidade de fazer guerra de determinado país ou da região em questão?

Para ilustrar, sugiro que você de uma lida nesta dissertação de Mestrado, que versa exatamente sobre o que estamos falando:
http://www.uff.br/ppgest/page29/files/jorge_donetto.pdf

Se não tiver tempo vá direto para a pagina 91, mas sugiro a leitura da introdução pois deixa bem claro alguns conceitos que são discutidos aqui de vez em quando, na maioria das vezes empiricamente até por desconhecimento: guerra de atrito, de movimento, dissuasão, utilização do poder aereo, diferença entre Tatico e Estrategico (que podem ser usado tanto para classificar um armamento como uma operação), poder latente e poder militar, invasão de Roraima pelos EUA e mais outras coisas que eu devo ter esquecido.

Boa leitura

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6702 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#693 Mensagem por Túlio » Sex Abr 26, 2013 6:39 pm

Muito obrigado por postares. Estou lendo o texto (estou na página 26) todo... :D :D :D :D

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6702 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#694 Mensagem por Túlio » Sex Abr 26, 2013 10:35 pm

Li tudo! Mereceria uma atualização à luz dos novos meios disponíveis a ambos os lados. Mas é EXCELENTE! Só a parte sobre a já havida tentativa da Venezuela em passar por dentro do Brasil para apoiar uma insurreição na Guyana na valeu a leitura, desconhecia por completo este Fato Histórico...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#695 Mensagem por sapao » Sáb Abr 27, 2013 12:27 am

Com certeza,
até onde sei o trabalho foi bastante elogiado pelos orientadores; o militar em questão era instrutor da EAOAR (onde os capitãos da FAB fazem aperfeiçoamento) há epoca ao que parece.
Para mim a parte introdutoria tambem foi bastante interessante, como eu disse explica varios conceitos que as vezes são jogados nas discussões sem nenhum base de conhecimento, apenas por "achismos" (vulgo "orelhada").
Acho que você gostou tambem da parte historica sobre emprego de blindados, não? :wink:

Se tiver interesse da uma olhada no site na parte de publicações, tem alguns outros bem interessantes.
http://www.uff.br/ppgest/index.html

D Tem esse aqui que é mais voltado para Segurança (acho que talvez seja mais sua area 8-] ) junto com Defesa civil:
http://www.defesacivil.uff.br/#

Agora que você está aposentado, eu acho que talvez você devesse pensar am algo assim, não teria interesse em fazer um trabalho desses?
Se quiser posso indicar alguns lugares que conheço; por sinal essa tendencia de pesquisa academica e profissional na area de Defesa está experimentando um certo "boom" no momento.
Pena que a maioria ainda esteja no RJ, até pela concentração de escolas de Doutrina aqui existentes.
Se tiver interesse e só avisar, ou quem sabe a gente cria um topico sobre isso nas gerais; la nas Aéreas o CB colocou um topico legal com publicações que na verdade são revistas cientificas voltadas para a Defesa.
Acho que seria uma boa, com certeza levaria o debate para outro patamar se pudessemos divulgar mais o que está sendo feito neste sentido.

Então pensa ai, e qualquer coisa manda uma MP!!!
abraço

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Responder