FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2026 vezes
Agradeceram: 822 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#691 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Nov 21, 2010 11:13 pm

J.Ricardo escreveu:11/11/2010 - 14h07
Mulher cristã é condenada à morte por enforcamento no Paquistão

DA FRANCE PRESSE, EM LAHORE (PAQUISTÃO)

Um tribunal paquistanês condenou à morte uma mulher cristã, mãe de cinco filhos, por blasfêmia, provocando a revolta de grupos de defesa dos direitos humanos nesta quinta-feira.

Asia Bibi, de 45 anos, recebeu sua sentença ainda na segunda-feira (8) em uma corte do distrito de Nankana, na província central de Punjab, a 75 quilômetros de Punjab.

O Paquistão nunca executou um réu por blasfêmia, mas o caso joga luz sobre a polêmica lei islâmica do país, que incentivaria a ação de extremistas.

O processo de Asia começou em junho de 2009, quando ela foi buscar água enquanto trabalhava no campo. Um grupo de camponesas muçulmanas, no entanto, protestou, afirmando que uma mulher não muçulmana não deveria tocar o jarro d'água do qual elas também beberiam.

Dias depois, o grupo de muçulmanas procurou um clérigo local e denunciou Asia, indicando que ela teria feito comentários depreciativos sobre o profeta Maomé. O sacerdote, por sua vez, procurou a polícia local, e uma investigação foi aberta.

Asia foi presa no vilarejo de Ittanwalai e indiciada sob a seção 295 C do Código Penal paquistanês, que inclui a pena de morte.

O juiz Navid Iqbal, que a condenou à morte por enforcamento, "excluiu completamente" qualquer hipótese de que a ré tivesse sido falsamente acusada, afirmando que não há "circunstâncias atenuantes" no caso, de acordo com o texto do veredicto.

O marido de Asia, Ashiq Masih, de 51 anos, disse que pretende apelar da condenação de sua mulher, que ainda precisa ser ratificada pela corte de Lahore, a mais alta de Punjab, antes de ser executada.

"O caso é infundado e nós entraremos com um recurso", declarou.

O casal tem três filhas e dois filhos.

Segundo ativistas dos direitos humanos e defensores das minorias, é a primeira vez que uma mulher é sentenciada à morte por enforcamento no Paquistão por blasfêmia.

Um casal foi condenado à prisão perpétua no ano passado pela mesma acusação.

"A lei da blasfêmia é completamente obscena e precisa ser derrubada em sua totalidade", disse Ali Dayan Hasan, porta-voz da organização Human Rights Watch (HRW).

Cerca de 3% da população paquistanesa, que chega a 167 milhões de pessoas, é composta por não muçulmanos.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8291 ... stao.shtml
E viva a tolerância promovida pelo Islã.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#692 Mensagem por felipexion » Seg Nov 22, 2010 12:48 am

PQD escreveu:21/10/2010 10h55
Francesa "clinicamente morta" acorda depois de 14 horas
Portal Terra
Uma mulher considerada "muito provavelmente clinicamente morta" acordou 14 horas depois, em um hospital francês. Seus filhos tinham sido chamados e se recusado a desligar os aparelhos que a mantinham respirando.

Lydia Paillard, 60 anos, estava sendo preparada pelos médicos para uma sessão de quimioterapia quando desmaiou, disse Yves Noel, diretor do hospital Rive Droite, de Bourdeaux, à agência AFP.

http://media.jb.com.br/fotos/2010/10/21 ... ncesaX.jpg

Um médico conseguiu reanimá-la e colocá-la em um respirador artificial, mas, após consultar outros profissionais, decidiu chamar os filhos de Lydia para dar a notícia de que ela estava "muito provavelmente clinicamente morta".

Mas seus filhos não quiseram desligar o respirador e ela foi transferida para o hospital universitário da cidade, onde um exame mostrou que ela não estava de fato com morte cerebral. "É uma espécie de milagre", disse Noel.

Lydia acordou 14 horas depois e disse que o médico que a "ressuscitou" cometeu um erro de comunicação, e não um erro médico, e agradeceu a ele por ter salvo sua vida. "Tudo o que lembro é que me senti mal depois de receber uma injeção para não vomitar", disse a paciente.

"Meus filhos me explicaram que o hospital queria desligar os aparelhos de suporte de vida porque já tinha acabado, mas eles se recusaram e fui levada para o hospital universitário. Eu realmente não entendi o que aconteceu, mas acho que meus três filhos são os mais chocados", disse.
Erro médico gravíssimo.
Até agora estou procurando o "milagre".

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2026 vezes
Agradeceram: 822 vezes

#693 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Nov 22, 2010 12:21 pm

Milagre uma ova, isso é cagada médica.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#694 Mensagem por PQD » Qua Dez 15, 2010 5:44 pm

CBN

O ateísmo e a discussão sobre as instituições religiosas

http://www.cbn.com.br/Player/player.htm ... mentarios/

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#695 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Fev 02, 2011 3:52 pm

Chico Xavier e Francisco de Assis: exaltação da tolerância

JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF

João Baptista Herkenhoff é escritor, Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito do Santo e professor pesquisador da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha. Autor do livro Filosofia do Direito (GZ Editora, Rio, 2010). E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br. Homepage: www.jbherkenhoff.com.br.

Chico Xavier... Francisco Xavier... Eu o vejo Francisco de Assis Xavier, muito próximo de São Francisco de Assis. Um católico, outro espírita... Um frade, outro médium... Um italiano, outro brasileiro...

Grandes diferenças? Abismos? A meu ver, de forma alguma.

Nem sempre pensei assim. Tive, na juventude, como católico, uma atitude dogmática em relação ao Espiritismo.

Minha visão era fruto de uma época, bem antes de João XXIII, o Papa que abriu o caminho para o diálogo da Igreja Católica com outras Igrejas cristãs e com o pluralismo de ideias e correntes de pensamento do mundo contemporâneo.

De outro lado, a idade nos ensina, nos aconselha não só a falar, mas sobretudo a ouvir. O tempo que vivi na França, estudando a gênese universal dos Direitos Humanos, ajudou-me muito a compreender o legado de profetas, sábios, líderes das mais diversas crenças e filosofias, na construção da herança espiritual e ética da Humanidade.

Nenhum credo, nenhuma corrente de pensamento pode pretender o monopólio da verdade. A verdade não é propriedade de ninguém, ela está difundida no coração dos homens.

Penitencio-me hoje de tudo que fiz, pensei ou escrevi, fechado na minha verdade, como se eu, simples mortal, pudesse ser o depositário das verdades.

Com a cabeça que tenho hoje, vejo claramente que um traço fundamental liga Chico Xavier e São Francisco de Assis. Esse traço, essa senha, essa marca é o Amor, a capacidade de dedicação ao próximo, a entrega sem reservas e sem medo à opção de vida que ambos fizeram.

O Brasil ficou mais pobre quando Chico Xavier partiu. Fez muita falta a nosso povo sofrido. Quem teria dimensão espiritual e entrega absoluta ao Amor para substitui-lo no lenitivo que proporcionava a tantas dores?

Não apenas a ação de Chico Xavier me impressionava. Nos últimos tempos de sua vida terrestre, seu olhar me impressionava, seus gestos, sua presença. Era alguém que parecia pairar acima da realidade circundante para estar sempre contemplando um horizonte que transpõe o tempo e o espaço.

Chico Xavier acreditava na reencarnação. Francisco de Assis entendia que um único elo liga esta vida transitória à vida depois da morte. São questões doutrinárias...

Que cada um resolva estas matérias segundo sua consciência, pois a consciência é espaço inviolável que constitui exigência de preservação da dignidade humana.

Mas Chico Xavier, professando a crença na reencarnação, afirmava que, em determinado momento, o espírito humano, na sua jornada, atingiria a condição de “Espírito de Luz”.

Aperfeiçoando-se, crescendo, purificando-se, a mortalha humana alcançaria os píncaros da extrema Pureza, seria um facho de Luz, reflexo da própria Divindade.

Certamente hoje os dois Franciscos estão partilhando o pão da Fraternidade, na mansão de Deus. Eu imagino o abraço de Paz dessas almas singulares: Chico Xavier, Espírito de Luz, e São Francisco de Assis, o pequenino entre os menores, raio de amor e de luz. Eu imagino a sintonia absoluta de ambos nos terrenos da dimensão infinita do Amor, esse Amor que tudo constrói, tudo transpõe, tudo relativiza porque tudo é provisório e inconsistente. Só o Amor, como disse Paulo Apóstolo, só o Amor é transcendente e absoluto.

Neste mundo de guerras, de incompreensão, de intolerância, de violência, Chico Xavier e São Francisco de Assis são símbolos de encontro e de diálogo.

Quanto nos ensinam esses dois profetas, como é útil o legado deles, quer no Brasil, quer no mundo, para que se divise um futuro de esperança para todos nós.

Cada um pode ter sua Fé, sua crença, sua visão peculiar da vida e dos mistérios da vida. O respeito a esse espaço é condição da convivência democrática e da sobrevivência da Civilização.

Acho que a Humanidade avança se, no campo da Fé, prevalece uma visão ecumênica e se, no campo da ação concreta, unem-se todos aqueles que desejam um mundo mais justo, mais igualitário, mais humano.

HERKENHOFF, João Baptista. Chico Xavier e Francisco de Assis: exaltação da tolerância. Disponível em http://www.lfg.com.br - 02 de fevereiro de 2011.

Fonte: LFG

http://www.lfg.com.br/public_html/artic ... 0113500315

PQD
Sênior
Sênior

#696 Mensagem por PQD » Seg Mar 14, 2011 3:19 pm

é nessas horas de tsunamis, terremotos, colisão com asteroides, que vemos que se a "natureza decidir " por uma razao ou outra surtar não adianta nada ter bomba, cadeira no conselho de segurança da onu, mandar astronauta á Lua, tudo vai sucumbir, não adianta ser primeira ou ultima economia do mundo. É nessas horas que vemos nossa insignificancia...

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#697 Mensagem por rodrigo » Seg Mar 14, 2011 4:16 pm

PQD escreveu:é nessas horas de tsunamis, terremotos, colisão com asteroides, que vemos que se a "natureza decidir " por uma razao ou outra surtar não adianta nada ter bomba, cadeira no conselho de segurança da onu, mandar astronauta á Lua, tudo vai sucumbir, não adianta ser primeira ou ultima economia do mundo. É nessas horas que vemos nossa insignificancia...

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
PQD
Sênior
Sênior

#698 Mensagem por PQD » Ter Mar 15, 2011 8:48 am

bom video Rodrigo

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#699 Mensagem por marcelo l. » Qua Mar 16, 2011 11:58 am

Apesar de ser um fenômeno óptico, tem muita gente dizendo que é presságio...

Imagem

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
PQD
Sênior
Sênior

#700 Mensagem por PQD » Qua Jun 01, 2011 2:53 pm

Arnaldo Jabour
Quarta, 01/06/2011

Gênios criam site assustador para vivos 'conversarem' com mortos

http://www.cbn.com.br/Player/player.htm ... idth='475'

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2872 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#701 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 29, 2011 11:02 am

Não é só nos "fundamentalistas islãmicos" que encontramos atidudes fundamentalistas e irracionais:
29/07/2011 - 08h29
Promotoria acusa Testemunhas de Jeová de discriminação
Publicidade
LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com ação civil pública para impedir a igreja Testemunhas de Jeová de praticar suposta discriminação contra "ex-fiéis".

A ação, protocolada na última semana, foi motivada por representação do servidor público Sebastião Oliveira, 53, que foi expulso da religião. Depois disso, ele diz que passou a ser rejeitado por outros fieis por orientação da igreja.

O objetivo da prática, de acordo com a procuradora Nilce Rodrigues, é fazer com que o "ex-fiel" "caia em si e retorne a [religião de] Jeová".

Oliveira diz que foi expulso após escrever artigos em jornais sobre suas crenças. A orientação da religião é que apenas representantes oficiais se manifestem publicamente sobre a doutrina, conforme a Procuradoria.

Oliveira diz que perdeu seus amigos, pois a religião exige que um fiel só tenha relações com quem tem a mesma crença.

Ainda segundo o ex-fiel, colegas de trabalho "viraram a cara" e ele passou a andar só de carro pelo bairro para evitar a humilhação de ser ignorado por vizinhos. Nem com a irmã, que é da religião, conversa mais.

Segundo a procuradora, investigação comprovou que publicações da religião incentivam a discriminação contra ex-fieis e outras testemunhas confirmaram a orientação.

Rodrigues diz que a prática é discriminatória e que ninguém pode exercer pressão para manter "alguém filiado a uma entidade religiosa".

A ação, contra a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, que representa as Testemunhas de Jeová no Brasil, e a Associação Bíblica e Cultural de Fortaleza, representante no Estado, pede pena de pagamento de multa de R$ 10 mil por cada ato de discriminação identificado.

Foi pedido que a igreja não divulgue mais orientações sobre a forma de tratar "ex-fiéis" com discriminação.

Por meio de seu porta-voz, Walter Freoa, a igreja Testemunhas de Jeová afirmou que não se manifestaria.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/9513 ... acao.shtml

Editado pela última vez por J.Ricardo em Sex Jul 29, 2011 11:18 am, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2872 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#702 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 29, 2011 11:16 am

Por favor, a moderação poderia excluir esta mensagem??? Ela duplicou.

Obrigado e desculpem.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
PRick

#703 Mensagem por PRick » Sex Jul 29, 2011 11:25 am

Ateus fazem campanha para mostrar que são vítimas de preconceito
“Somos a encarnação do mal para grande parte da sociedade”, diz presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA)

Danielle Nordi, iG São Paulo | 29/07/2011 06:03

Ateus fazem campanha para mostrar que são vítimas de preconceito “Somos a encarnação do mal para grande parte da sociedade”, diz presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA)

A campanha era para ser veiculada na parte traseira dos ônibus, mas empresas de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre se recusaram a fazê-lo. A saída foi utilizar outdoors. Pelo menos em Porto Alegre, que desde o começo do mês é a primeira cidade brasileira a exibir uma campanha que defende o ateísmo.

Foto: Divulgação
Imagem

Uma das peças da campanha que acontece em Porto Alegre

Afinal, o que há de tão problemático com os anúncios? De acordo com Daniel Sottomaior, presidente da organização responsável pela campanha, o que incomoda é o conteúdo. Ele diz que as mensagens foram feitas com o objetivo de conscientizar a população de que o ateísmo pode conviver com outras religiões e não deve ser encarado como uma deficiência moral. “Todos os grupos que sofrem algum tipo de preconceito procuram fazer campanhas educativas para tentar minimizar o problema. Foi o que fizemos”, afirma.

Diante das mensagens veiculadas nos outdoors, as reações foram variadas. “Foram interpretadas como provocação por alguns grupos religiosos. Além disso, muitos acharam de mau gosto ou preconceituoso. Acho que isso foi coisa de quem não entendeu ou não quis entender”, diz. Daniel diz que seu objetivo é mostrar que ser ateu é difícil. “As pessoas ficam chocadas quando você revela que não acredita em um deus. Muitos chegam a perder emprego e, principalmente, amigos”.

Punição
Para o sociólogo americano e estudioso das religiões Phil Zuckerman o ateísmo ainda é fonte de muito preconceito. Segundo ele, ateus sofrem até mesmo perseguições. “Mesmo atualmente, em algumas nações, ser ateu é passível de punição com pena de morte. Nos Estados Unidos existe um forte estigma em ser ateu, principalmente no sul, onde a religiosidade é mais forte”, conta.

No Brasil, um país laico, a intolerância pode aparecer nas situações mais improváveis. A professora da Universidade Federal de Minas Gerais Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva perdeu um filho de dois anos, atropelado. Diante do sofrimento da família no velório da criança, Vera escutou uma frase que a deixou bastante magoada. “Uma amiga me disse: ‘Quem sabe isso não aconteceu para você aprender a ter fé?’. Isso apenas reforçou minha convicção de que eu não queria acreditar em nenhum deus que pudesse levar o meu filho inocente”, revela.

Apesar de tudo, Vera afirma que não se perturba com comentários acerca de sua escolha. “Acho natural que uma pessoa religiosa queira demonstrar sua fé. Entendo e convivo com pessoas bastante religiosas sem problema algum. Só não gosto quando ficam argumentando sobre o quanto é maravilhoso acreditar em Deus. Tenho direito a ter minha crença pessoal.Ou a falta dela.”

Daniel diz que atitudes como estas, vindas de amigos e familiares, fazem com que ateus não “saiam do armário”. Ele afirma que esta expressão, usada inicialmente para descrever homossexuais que ainda não se assumiram, encaixa-se perfeitamente no momento pelo qual o ateísmo vem passando. “Estamos atrasados uns 30 anos em relação à luta contra o preconceito, se compararmos com homossexuais ou negros. Sou bastante cético, mas tenho a esperança de que possamos alcançar o mesmo patamar daqui a algumas décadas”, revela.

Exagero

Há quem veja afirmações como as dada por Daniel como exagero. O filósofo Luiz Felipe Pondé, professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), considera ações como as desenvolvidas pela ATEA como marketing. “O preconceito diminuiu muito, principalmente nos meios universitários e empresariais. Acho a comparação de ateus com negros e homossexuais um exagero. Tem um pouco de marketing aí.”

Pondé admite que muitas pessoas ainda têm dificuldade em enxergar a possibilidade de uma vida sem um deus. “Muitos associam moral pública à religião. Isso também é um absurdo. Pessoas matam umas as outras acreditando ou não em Deus. O que acontece é que muitos ateus ficam alardeando coisas assim, mas acho que hoje o cenário já é bem diferente”, afirma.

Apesar de não ser tão enfático, Zuckerman admite que em alguns lugares do mundo o ateísmo não é mais visto como algo depreciativo. “Em muitas sociedades, como no Canadá e na Suíça, ser ateu não tem nada de mais. A Austrália, por exemplo, tem um primeiro-ministro ateu. Cada país tem uma dinâmica diferente.”

http://delas.ig.com.br/comportamento/at ... 63135.html

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#704 Mensagem por Guerra » Qua Ago 03, 2011 9:57 pm

PRick escreveu:Apesar de não ser tão enfático, Zuckerman admite que em alguns lugares do mundo o ateísmo não é mais visto como algo depreciativo. “Em muitas sociedades, como no Canadá e na Suíça, ser ateu não tem nada de mais. A Austrália, por exemplo, tem um primeiro-ministro ateu. Cada país tem uma dinâmica diferente.”
Na grande maioria dos paises qualquer um pode ser ateu sem problema.

Como se sabe se uma pessoa acredita ou não em Deus? Porque não vai a igreja? Porque não usa uma medalha ou utiliza qulaqur outro metodo de expressão de sua fÉ? Ora, nem quem acredita é obrigado a fazer isso.
O ateu é visto como algo "depreciativo" (que dramatico) quand ele expressa isso de alguma forma. E queria o que? O que é mais importante para um cristão que a sua fé? No momento que vc é minoria e prega o contrário do que acha a maioria o cara vai ser deixado de lado mesmo. Mas eu duvido que se o cara exercer a verdadeira liberdade de expressão do ateu de não crer calado, ele não vai ter problema. O problema é que muita gente não acredita e busca sustentação em não crer, atacando quem tem fé.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#705 Mensagem por tflash » Qua Ago 03, 2011 10:40 pm

A história da discriminação está a começar a ser usada para tolher a liberdade de pensamento.
Então uma pessoa não tem o direito de gostar menos de uma pessoa que defenda ideias opostas às suas?

Qualquer dia temos benfiquistas a por o Sporting em tribunal por discriminação aqui em Portugal ou Flamenguistas a processarem o pessoal do Botafogo pelo mesmo motivo aí no Brasil.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Responder