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Moderador: Conselho de Moderação
- Carlos Lima
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Re: NOTICIAS
Ele até que estava indo bem no texto quando esqueceu de mencionar que o descaso com as F Armadas e Pesquisas são algumas das áreas aonde tanto "Governo" quanto "Oposição" ao que parece tem opiniões semelhantes
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CB_Lima
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CB_Lima = Carlos Lima
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Re: NOTICIAS
Galeão, Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont, Santa Maria, Natal, Salvador, Brasília, Florianópolis, Curitiba... Fora outros que podem operar a taxiway em caso de interdição da pista principal, como Confins, Londrina (snme) e outros. É... Esses que eu me lembre!gral escreveu:Galeão e Guarulhos também. Mas isso não invalida o que você queria dizer.Loki escreveu:Alguém sabe quantos aeroportos dentro do território nacional tem mais de uma pista?
Infelizmente só Brasília!
Thiago
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"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
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- cassiosemasas
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Re: NOTICIAS
Política
MILITARES
Governo quer punição por insubordinação
01/03/2012 02:09
BRASÍLIA (Folhapress) - O Governo Federal determinou aos comandantes das Forças Armadas que os militares da reserva que assinaram nota com ataques à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ministro da Defesa, Celso Amorim, sejam punidos com advertência por ato de insubordinação. Em texto divulgado anteontem, os oficiais reafirmaram ataques feitos por clubes militares a Dilma e disseram não reconhecer a autoridade de Amorim.
Os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica receberam do ministro ordem para dar uma reprimenda nos mais de 150 signatários da nota. Cada Força tem seu regulamento, mas, em geral, a punição vai de advertência à expulsão, o que o Governo não considera ser o caso.Mesmo fora da ativa, os militares estão sujeitos à hierarquia das Forças Armadas, das quais Dilma e Amorim são os chefes máximos.
adesão
Ontem, mais oficiais da reserva aderiram à nota. O texto reafirma o teor de outra, do dia 16, na qual os clubes militares fizeram críticas a presidente Dilma.
Segundo o texto da primeira nota, Dilma se afasta do papel de estadista ao não expressar desacordo a declarações de ministras e do PT favoráveis à investigação de fatos ocorridos na ditadura. Após intervenção do Planalto e de Amorim, os clubes tiveram de retirar a primeira nota da internet.
MILITARES
Governo quer punição por insubordinação
01/03/2012 02:09
BRASÍLIA (Folhapress) - O Governo Federal determinou aos comandantes das Forças Armadas que os militares da reserva que assinaram nota com ataques à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ministro da Defesa, Celso Amorim, sejam punidos com advertência por ato de insubordinação. Em texto divulgado anteontem, os oficiais reafirmaram ataques feitos por clubes militares a Dilma e disseram não reconhecer a autoridade de Amorim.
Os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica receberam do ministro ordem para dar uma reprimenda nos mais de 150 signatários da nota. Cada Força tem seu regulamento, mas, em geral, a punição vai de advertência à expulsão, o que o Governo não considera ser o caso.Mesmo fora da ativa, os militares estão sujeitos à hierarquia das Forças Armadas, das quais Dilma e Amorim são os chefes máximos.
adesão
Ontem, mais oficiais da reserva aderiram à nota. O texto reafirma o teor de outra, do dia 16, na qual os clubes militares fizeram críticas a presidente Dilma.
Segundo o texto da primeira nota, Dilma se afasta do papel de estadista ao não expressar desacordo a declarações de ministras e do PT favoráveis à investigação de fatos ocorridos na ditadura. Após intervenção do Planalto e de Amorim, os clubes tiveram de retirar a primeira nota da internet.
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- Grifon
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Re: NOTICIAS
Brasil fará licitação para construir nova base na Antártida
O Brasil abrirá já nas próximas semanas uma licitação internacional para a construção de uma nova estação científica na Antártida, informou nesta quinta-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O complexo deve começar a operar no verão de 2014-2015, no sítio da base Comandante Ferraz, destruída por um incêndio no último sábado.
Enquanto a nova estação não fica pronta, os principais líderes da pesquisa antártica no Brasil, reunidos nesta quinta-feira em Brasília, propuseram ao governo duas formas de dar continuidade aos projetos científicos na região: alugando um terceiro navio para servir de base (o Brasil tem dois navios polares, um de pesquisa e um de apoio logístico) e transferindo equipamentos brasileiros para estações vizinhas, de países que já ofereceram ajuda.
Segundo o secretário de Programas de Pesquisa do MCTI, Carlos Nobre, a primeira medida emergencial será colocar no ar os sistemas de coleta de dados que sobreviveram ao incêndio, como o módulo de meteorologia do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Hoje esses sistemas estão ameaçados pela falta de energia.
Já no próximo dia 20, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) levará a Ferraz painéis solares e outros equipamentos para permitir a continuidade da coleta de dados.
O ministro Marco Antônio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação) também afirmou ontem que a pasta também liberar recursos adicionais para repor os equipamentos que foram perdidos no incêndio. "Teve gente que perdeu equipamento de US$ 800 mil", disse o glaciologista Jefferson Simões, coordenadot do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera.
O navio polar Almirante Maximiano também deverá receber equipamentos científicos adicionais -- previstos desde sua compra, em 2008, mas nunca instalados -- que o habilitem a funcionar como base de pesquisas.
Segundo Nobre, o detalhamento orçamentário da recuperação da parte científica do programa antártico deve ser conhecido nesta sexta-feira.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
A ideia de contratar uma empresa especializada em projetar e construir na região polar partiu da própria Marinha, e foi recebida com alegria -- e certo espanto -- pelos cientistas. É antiga a demanda dos pesquisadores por instalações projetadas por civis e planejadas de acordo com as necessidades da ciência, em vez de instalações construídas por militares às quais os laboratórios eram adaptados.
Um grupo de trabalho integrado por pesquisadores formulará as especificações do novo projeto de estação, que deve se inspirar em instalações de outros países -- que usam, por exemplo, energia eólica e solar.
"A ideia é ter uma estação com prazo de vida de 30 anos, não uma estação que vá crescendo aos poucos", afirmou Carlos Nobre.
O geógrafo Francisco Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos pioneiros da pesquisa no interior do continente, disse que já há uma certeza sobre a cara da nova estação: "Será menor e em módulos isolados, provavelmente em palafitas, para resolver o problema da falta de isolamento térmico que tínhamos em Ferraz, que foi feita no chão", afirmou.
Após muita discussão, resolveu-se também que a base será uma só, no mesmo lugar, e terá seu foco principal em biologia e monitoramento ambiental. Eventuais incursões no interior do continente para pesquisa de glaciologia e geofísica, como o grupo de Aquino e Simões tem feito desde 2004, serão feitas com acampamentos e módulos (contêineres) automatizados de coleta de dados semelhante ao Criosfera-1, instalado neste ano a 670 km do polo Sul.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1055 ... tida.shtml
- JT8D
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Re: NOTICIAS
Caso os senhores não saibam, Demostenes Torres é senador da oposição.faterra escreveu:
Realmente. O texto contém verdades incontestáveis, porém, "esqueceu de mencionar" os governos anteriores e o próprio Congresso que poderia ter chamado para si esta tarefa.
Desastrosamente ele politizou e jogou o texto no lixo.
Abraços,
JT
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Re: NOTICIAS
Só BSB opera pouso e decolagem simultâneas nas duas pistas.Brigadeiro escreveu:Galeão, Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont, Santa Maria, Natal, Salvador, Brasília, Florianópolis, Curitiba... Fora outros que podem operar a taxiway em caso de interdição da pista principal, como Confins, Londrina (snme) e outros. É... Esses que eu me lembre!gral escreveu: Galeão e Guarulhos também. Mas isso não invalida o que você queria dizer.
Era isso que gostaria dizer e fui infeliz na colocação!
Abraço
Loki
- faterra
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Re: NOTICIAS
Claro que sim! Mas, um dia ele também foi posição. E fizeram todas as cagadas que todos os partidos que assumiram o poder fizeram! Ou estão pensando que a desgraceira toda começou somente após o PT assumir o poder?JT8D escreveu:Caso os senhores não saibam, Demostenes Torres é senador da oposição.faterra escreveu:
Realmente. O texto contém verdades incontestáveis, porém, "esqueceu de mencionar" os governos anteriores e o próprio Congresso que poderia ter chamado para si esta tarefa.
Desastrosamente ele politizou e jogou o texto no lixo.
Abraços,
JT
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- Túlio
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Re: NOTICIAS
Grande verdade: tanto para CRENTES quanto para DETRATORES parece que o Brasil, para melhor e para pior, já começou com o PT no governo, haja IDEOLOGICE...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- saullo
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Re: NOTICIAS
O PT é bom de discurso e de pedra fundamental, mas de inauguração, concretização e realização é muito ruim.
Vide os orçamentos, onde sempre anuncia um baita orçamento e depois vem cortando.
Olhem as obras iniciadas ou anunciadas, e esperem as conclusões das mesmas. Grande parte atrasará e se perderá nos superfaturamentos e falta de capacidade técnica.
O tempo vai mostrando, assim como diziam que a atual presidente seria boa para a defesa. Mesma porcaria dos antecessores ainda marcada por rancores do tempo em que queria nos transformar numa Cuba gigante.
Abraços
Vide os orçamentos, onde sempre anuncia um baita orçamento e depois vem cortando.
Olhem as obras iniciadas ou anunciadas, e esperem as conclusões das mesmas. Grande parte atrasará e se perderá nos superfaturamentos e falta de capacidade técnica.
O tempo vai mostrando, assim como diziam que a atual presidente seria boa para a defesa. Mesma porcaria dos antecessores ainda marcada por rancores do tempo em que queria nos transformar numa Cuba gigante.
Abraços
- Glauber Prestes
- Moderador
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Re: NOTICIAS
Ah sim... Viracopos depois dessa ampliação também operará as duas pistas de maneira simultânea. Não sei de outro aeroporto nacional que fará isso também...Loki escreveu:
Só BSB opera pouso e decolagem simultâneas nas duas pistas.
Era isso que gostaria dizer e fui infeliz na colocação!
Abraço
Loki
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
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- cassiosemasas
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Re: NOTICIAS
Eu também acho que isso acontece, mas o nosso sistema esta querendo tomar rumo sério, qualquer partido que estivesse na maquina seria "vitima" das deficiencias do sistema, isso demora para limpar...são muitas engrenagens...então acho que o problema não esta tanto na ideologia...mas sim no "sistema" que esta melhorando...dizendo isso, quando estamos provando para algumas gerações futuras do país coisas que ninguém nem imaginava, que alguns planejamentos estratégicos do século passado estão se coroando por esses anos, então se ja temos prova, de que se é fazer planos com mais de trinta anos, somos capazes, com muita dificuldade, mas como disse "são muitas engrenagens"Vide os orçamentos, onde sempre anuncia um baita orçamento e depois vem cortando.
Olhem as obras iniciadas ou anunciadas, e esperem as conclusões das mesmas. Grande parte atrasará e se perderá nos superfaturamentos e falta de capacidade técnica.
E elas só são limpas, por completo em séculos,
torço para que estejamos no rumo certo.
...
-
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Re: NOTICIAS
Por falta de tempo e distanciamento, só agora ví o ocorrido.
Meus respeitos, minha continência e minha esperança por uma situação melhor no futuro. Sem demagogia ou ufanismo....Brasil, acima de tudo....enfim.
-
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Re: NOTICIAS
Então, depois das concessões e da construção das segundas pistas Viracopos e Guarulhos também operarão com pouso e decolagens simultâneas. Para o Galeão ainda não há previsão.Glauber Prestes escreveu:Ah sim... Viracopos depois dessa ampliação também operará as duas pistas de maneira simultânea. Não sei de outro aeroporto nacional que fará isso também...Loki escreveu:
Só BSB opera pouso e decolagem simultâneas nas duas pistas.
Era isso que gostaria dizer e fui infeliz na colocação!
Abraço
Loki
Para Viracopos, além de construir as novas pistas é necessário construir um novo complexo, terá aproximadamente 500 mil m2 construídos, o local do terminal atual será para construção de oficinas de manutenção.
Guarulhos precisa de mais um terminal o TPS 3 e conclusão do TPS 4, e obvio, das novas pistas para permitir a operação simultânea. (principal e auxiliar)
Mantendo o ritmo de demanda prevista ele só poderá crescer o atendimento aos usuários até a década de 40, passando isso deverá ser feito um outro aeroporto para atender a capital. (essas obras estavam previstas para 1987).
Hoje, Exceto BSB, nenhum aeroporto do país tem condição de operar com pousos e decolagens simultâneas. Para viabilizar o fluxo de passageiros BSB precisa de obras para ampliação do terminal (mais que dobrar o tamanho)
Melhor falar disto em outro tópico, se o assunto interessar. Só estava fazendo uma analogia com nossa situação de infraestrutura, se no país está assim imagina na Antártica.
Os planos anunciados para a Base parece que serão melhor definidos, com concorrência internacional de projetos e obras, definição de premissas e programa pelos usuários, Prazo de validade, etc.
Na minha opinião, é o caminho correto a seguir
Abraço
Loki
-
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Re: NOTICIAS
02/03/2012, 09:42h.
O Navio de Desembarque de Carros de Combate NDCC Almirante Saboia (G-25) está atracando neste momento no porto de Vitória ES.
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo ... mingo.html
O Navio de Desembarque de Carros de Combate NDCC Almirante Saboia (G-25) está atracando neste momento no porto de Vitória ES.
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo ... mingo.html
O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto de Vitória e aberto à visitação pública neste sábado e domingo, dias 03 e 04 de março, das 14 às 17 horas. A visitação é gratuita.
O NDCC “Almirante Saboia” tem a missão de realizar transporte de carga e tropa, transbordos de pessoal, Movimento Navio-terra (MNT), por superfície ou helitransportado, abicagens e operações aéreas. Pode, ainda, realizar lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), a fim de contribuir para a realização de Operações Anfíbias, Ribeirinhas e de Apoio Logístico Móvel.
Saudações,
Luciano.
__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
Luciano.
__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
- Marino
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Re: NOTICIAS
OPINIÃO
Antártida: questão estratégica para o Brasil
Rodrigo Rollemberg
Senador (PSB/DF), é presidente da Comissão de Meio Ambiente
Em 2007, tive a felicidade de visitar a Estação Antártica Comandante Ferraz. Foi uma das
maiores emoções de minha vida. O lugar é extraordinariamente lindo e completamente diferente de tudo
o que já tinha visto. Era inverno, o mar estava congelado e até os pinguins, comuns naquela região,
tinham migrado para regiões mais amenas. A Antártida é o continente dos superlativos: é o mais frio, o
mais seco, o mais ventoso, o mais alto, o mais desconhecido e o mais preservado.
O continente antártico e as ilhas que o cercam perfazem área aproximada de 14 milhões de
km²— 1,6 vez a área do Brasil —, cerca de 10% da superfície da Terra. Centrado no polo sul geográfico,
é circundado pelo oceano antártico ou austral, cuja área de cerca de 36 milhões de km² representa
quase 10% de todos os oceanos. Combinadas, as áreas Marinha e terrestre dao a dimensao da
grandiosidade e da vastidao do continente antártico, que constitui parte vital do planeta.
Num gesto de extrema sabedoria 12 países assinaram, em 1959, o Tratado da Antártida. Por ele,
os países que reclamam a posse de território no continente antártico se comprometem a suspender suas
pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploraçao científica do continente em
regime de cooperaçao internacional.
O tratado possui um regime jurídico que estende a outros países a possibilidade de se tornarem
parte consultiva nas discussões que regem o status do continente quando, demonstrado o seu interesse,
realizarem atividades de pesquisa substanciais. Assim, o continente passou a ser considerado
politicamente neutro. O Brasil entrou para o grupo em 1975 e, desde 1983, é parte consultiva, ou seja,
com direito a voto.
O Tratado da Antártida, além de consagrar a utilização do continente para pesquisas científicas e
a cooperação internacional para esse fim, prevê a sua utilização pacífica, proibindo a militarização da
região e a sua utilização para explosões nucleares e como depósitos de resíduos radioativos. O
continente tem importância estratégica para o futuro da humanidade e do planeta.
Entre as pesquisas ali desenvolvidas, podemos destacar as que buscam entender o processo de
mudanças climáticas, medir a destruição da camada de ozônio e conhecer com profundidade os diversos
ciclos da biodiversidade Marinha e os recursos minerais existentes na região. A Antártida, o espaço e os
fundos oceânicos constituem as últimas fronteiras a serem totalmente conhecidas pelos seres humanos.
O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) é um programa de Estado. Conhecer as causas do
incêndio que destruiu a base é importante para evitar novas tragédias. Mas temos que lançar os olhos
para o futuro. Reconstruir a estação — dentro de novos padrões de segurança e conforto que o
desenvolvimento tecnológico dos últimos 30 anos propicia — é de interesse nacional. O momento é
oportuno também para que a nação conheça com profundidade a importância da presença brasileira
naquele continente e das pesquisas ali realizadas.
Na última década, o Brasil ampliou os investimentos na região. No entanto, reduziu-os nos
últimos dois anos em função de contingenciamentos do governo federal. Cabe ao Congresso Nacional
não apenas ampliar os recursos para infraestrutura e financiamento das pesquisas, mas também garantir
a sua regularidade. Durante minha visita à Estação Antártica Comandante Ferraz, me senti orgulhoso de
ser brasileiro.
Impressionei-me com o amor e a dedicação com que nossos militares e cientistas numa região
tão remota, de clima extremo e isolados por meses, se dedicavam a construir um futuro melhor para toda
a humanidade. Durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Proantar, da qual participo desde
2007, ouvi um testemunho comovente de um dos oficiais que trabalhou na base incendiada e voltou ao
Brasil uma semana antes do acidente.
Ao ouvir comentários sobre a sorte de ter escapado, ele disse que daria tudo para estar lá para
tentar ajudar a apagar o fogo, salvar a base e a vida dos colegas. São palavras que dão dimensão do
imenso compromisso dessas pessoas e da vocação humana e solidária desses trabalhadores. Quando o
ofício se liga diretamente à vida e transcende o oficial, temos a verdadeira base para a mudança e
reconstrução. Que a nova estação seja o maior símbolo deste caminho de humanidade.
Antártida: questão estratégica para o Brasil
Rodrigo Rollemberg
Senador (PSB/DF), é presidente da Comissão de Meio Ambiente
Em 2007, tive a felicidade de visitar a Estação Antártica Comandante Ferraz. Foi uma das
maiores emoções de minha vida. O lugar é extraordinariamente lindo e completamente diferente de tudo
o que já tinha visto. Era inverno, o mar estava congelado e até os pinguins, comuns naquela região,
tinham migrado para regiões mais amenas. A Antártida é o continente dos superlativos: é o mais frio, o
mais seco, o mais ventoso, o mais alto, o mais desconhecido e o mais preservado.
O continente antártico e as ilhas que o cercam perfazem área aproximada de 14 milhões de
km²— 1,6 vez a área do Brasil —, cerca de 10% da superfície da Terra. Centrado no polo sul geográfico,
é circundado pelo oceano antártico ou austral, cuja área de cerca de 36 milhões de km² representa
quase 10% de todos os oceanos. Combinadas, as áreas Marinha e terrestre dao a dimensao da
grandiosidade e da vastidao do continente antártico, que constitui parte vital do planeta.
Num gesto de extrema sabedoria 12 países assinaram, em 1959, o Tratado da Antártida. Por ele,
os países que reclamam a posse de território no continente antártico se comprometem a suspender suas
pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploraçao científica do continente em
regime de cooperaçao internacional.
O tratado possui um regime jurídico que estende a outros países a possibilidade de se tornarem
parte consultiva nas discussões que regem o status do continente quando, demonstrado o seu interesse,
realizarem atividades de pesquisa substanciais. Assim, o continente passou a ser considerado
politicamente neutro. O Brasil entrou para o grupo em 1975 e, desde 1983, é parte consultiva, ou seja,
com direito a voto.
O Tratado da Antártida, além de consagrar a utilização do continente para pesquisas científicas e
a cooperação internacional para esse fim, prevê a sua utilização pacífica, proibindo a militarização da
região e a sua utilização para explosões nucleares e como depósitos de resíduos radioativos. O
continente tem importância estratégica para o futuro da humanidade e do planeta.
Entre as pesquisas ali desenvolvidas, podemos destacar as que buscam entender o processo de
mudanças climáticas, medir a destruição da camada de ozônio e conhecer com profundidade os diversos
ciclos da biodiversidade Marinha e os recursos minerais existentes na região. A Antártida, o espaço e os
fundos oceânicos constituem as últimas fronteiras a serem totalmente conhecidas pelos seres humanos.
O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) é um programa de Estado. Conhecer as causas do
incêndio que destruiu a base é importante para evitar novas tragédias. Mas temos que lançar os olhos
para o futuro. Reconstruir a estação — dentro de novos padrões de segurança e conforto que o
desenvolvimento tecnológico dos últimos 30 anos propicia — é de interesse nacional. O momento é
oportuno também para que a nação conheça com profundidade a importância da presença brasileira
naquele continente e das pesquisas ali realizadas.
Na última década, o Brasil ampliou os investimentos na região. No entanto, reduziu-os nos
últimos dois anos em função de contingenciamentos do governo federal. Cabe ao Congresso Nacional
não apenas ampliar os recursos para infraestrutura e financiamento das pesquisas, mas também garantir
a sua regularidade. Durante minha visita à Estação Antártica Comandante Ferraz, me senti orgulhoso de
ser brasileiro.
Impressionei-me com o amor e a dedicação com que nossos militares e cientistas numa região
tão remota, de clima extremo e isolados por meses, se dedicavam a construir um futuro melhor para toda
a humanidade. Durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Proantar, da qual participo desde
2007, ouvi um testemunho comovente de um dos oficiais que trabalhou na base incendiada e voltou ao
Brasil uma semana antes do acidente.
Ao ouvir comentários sobre a sorte de ter escapado, ele disse que daria tudo para estar lá para
tentar ajudar a apagar o fogo, salvar a base e a vida dos colegas. São palavras que dão dimensão do
imenso compromisso dessas pessoas e da vocação humana e solidária desses trabalhadores. Quando o
ofício se liga diretamente à vida e transcende o oficial, temos a verdadeira base para a mudança e
reconstrução. Que a nova estação seja o maior símbolo deste caminho de humanidade.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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