knigh7 escreveu:Eu não minimizei a questão do offset no caso dos sul-africanos.
O Gripen E/F vai ser comprado pela Suíca e pela Suécia. O tempo é o senhor da razão.

os fatos me dão tranquilidade suficiente para apostar.
Essa aeronave aproveita equipamentos de outras (como o IRST, o FOTOD), está tendo adapatações de equipamentos já existentes (como a F414), o que está sendo desenvolvido está sendo por empresas líderes nos seus setores (a Selex com o radar).
A aerodinâmica está praticamente concluída. Falta a certificação.
Acho que fatores como esses deram liberdade de folga tato para a Força Aérea Suíça quanto a FAB para medir com certo grau de segurança o suficiente para na primeira escolher o caça e na segunda colocar o caça na short-list.
Quanto a autonomia (vale ressaltar que o desempenho aerodinâmico já foi testado e a autonomia se revelou 4% maior que a projetada):
Tabela de 2009:
Não tenha dúvidas que se esse caça não tivesse fatores importante como autonomia com suas configurações de carga compatíveis com as necessidades da FAB esse caça não teria passado para a short-list. Bastariam ter passado outros ou ter deixado apenas os outros 2.
Peraí... já testaram e afirmaram a autonomia de uma aeronave que nem voou ainda e nem teve o novo motor e outros equipamentos integrados em uma célula diferente e todo mundo acha que as coisas funcionam assim na vida real e como bônus a aeronave ainda é '4%' melhor no papel do que o papel tinha previsto no rascunho original?
Isso levando em consideração que até o país fabricante ainda está dependendo de outro país para finalmente produzir a aeronave em poucas quantidades e todo mundo acha que vai acontecer tudo isso fácil e barato de manter e integrar?
E essa belezura toda vai acontecer com uma produção mínuscula de Gripen E até quase 2030? Isso tudo de bom e os suecos vão esticar o uso dos Gripen C/D até 2030? E isso tudo e ninguém sabe se vai existir um biplace ainda? Essa é a 'lógica'?? Algo não faz sentido os suecos ficaram tão na corda bamba com relação a uma aeronave tão espetacular...
Em todo o caso para a Suiça que é do tamanho de Sergipe isso é ótimo já que não faz diferença os 4% e o que o PowerPoint diz, mas para um país de dimensões continentais e com um grande território para defender...
Mas veja bem... se uma parcela da FAB queria um F-5 do Sec. XX substituído por um F-5 do Sec. XXI o Gripen E é mais do que suficiente. Mas se é essa a FAB do futuro... fazer o que, né? Para quem chama F-5 de 'superioridade aérea', teve que se virar com F-5 torto com fios cortados e com areia dentro nos canhões e MIII que só disparou missil ar-ar depois de 20+ de operação... tá ótimo!
Enquanto a decisão não sair e sonhar não custar nada

eu só tenho na minha cabeça de 'torcedor' uma FAB bemmmmmmmmmmmmmmmm diferente disso e por isso que discordo dessa história de 'Gripen E' que nem Biplace está definido que vai ter ainda...
Eu penso e quero uma FAB muito melhor porque acho que caçador merece algo bem melhor, mas esse sou eu.
Refletindo um pouco mais sobre os dados simulados de 2009 do Gripen E é interessante como nisso tudo e com todas essas razões, tabelas, simulações de 2009 e os seus 4% 'simulados de rendimento extra' e projeções do papel e a aparente necessidade de um F-5 do Sec. XXI, ao invés do SHornet não veio o F-16 na shortlist já que o requerimento era algo dessa categoria! Ou mesmo o Mig-29 (isso eu sei... russo não tem vez).
O 'gap' dessa lógica toda fica no fato que junto com o Gripen deveríamos então ter o F-16 B52 ao invés do SHornet na shortlist já que o F-16 é muito mais aeronave do que o Gripen E no papel e fora dele.
Eu particulamente não gostaria de ver nem o F-16 ou o Gripen E na FAB já que acho que a FAB pode ser bemmmmmmm melhor do que isso mas seguindo a "lógica" pró-Gripen, fica a perguntinha então:
Um Gripen E no papel é melhor do que um F-16B52 com AESA e o escambaú voando?

- Só no mundo aonde o "papel aceita tudo"!
Caso eu não tenha escolha, com eu sem super-trunfo, entre o Gripen do papel com todo o seu desempenho dos folhetins e Powerpoint e o F-16B52 eu sou F-16B52 desde criancinha...

. E os motivos vão desde desempenho até unidades produzidas passando pelo tipo de armamento que pode ser integrado no F-16, longevidade do projeto, etc.
Quer dizer então que na shortlist deveríamos ter F-16, Gripen e Rafale (tem gente que chama de aeronave 'governista'

... o que é uma grande bobagem, mas tudo bem)?
Interessante...
[]s
CB_Lima