denilson escreveu:wagnerm25 escreveu:
Não qual a tua idade nem onde tu mora, pois o porte de armas foi proibido a pouco tempo, e pelo menos no Rio Grande do Sul,
sempre houve a cultura de andar armado e
sempre teve um dos menores índices de criminalidade do pais
e isso é um fato.
Roubo, assalto, furto e assassinato sempre existiu e sempre existira, agora, quando o porte e a posse de armas eram "liberados", os vagabundos se cagavam de medo de entrar numa casa ou assaltar alguém. Agora a unica cousa que mudou é que (praticamente) só os vagabundos tem armas, quem foi desarmado foi o cidadão de bem. Concordo (em parte) com a legislação atual a respeito do porte de armas, ela é bem rígida,[destacar]o que não concordo é com a atitude da PF que simplesmente não libera o porte, por que nessa parte a lei é subjetiva para a liberação do porte, por exemplo o meu caso, eu trabalhava na Amazônia e sofri várias ameaças e perigo real de morte e a PF me falou para nem gastar meu dinheiro enviando a documentação para o porte por que eles não iriam liberar[/destacar], e não sou o caso de um cidadão que simplesmente quer andar armado, s[destacar]ou atirador, fiz alguns cursos e tento manter a média mensal de uns 200 disparos, atiro melhor e tenho mais treinamento que 90% dos policiais que fizeram minha escolta[/destacar] (que normalmente só acontece depois que deu alguma merda), em 99% das oportunidades de risco não tem policia por perto. [destacar]Quanto aos playboys bêbados, a legislação é bastante clara a respeito de beber armado.[/destacar]
Problemas sempre existirão, com ou sem armas, acho que o psicotécnico deveria ser mais criterioso. [destacar]Mortes acontecerão, talvez aumente o numero de homicídios, por que vão morrer mais vagabundos, pois os cidadãos de bem estão morrendo a toda a hora. Vou parando por aqui pois o papo é longo....[/destacar]
Grato
Denilson
Acho que o Porte de Armas deve continuar sendo restrito apenas a profissionais da área de segurança pública, forças armadas e cidadãos que comprovadamente tenham a necessidade de possuir uma arma por correr risco de vida, por algum tipo de ameaça ou qualquer coisa do tipo.
Ao contrário de você, que é atirador e tem uma boa convivência com armas, creio que 99,999% dos brasileiros não possuem perícia para portar uma arma de fogo nem tem condições ou interesse de atirar com certa frequência para manter uma boa proficiência (basta ver que, como você mesmo disse, nem os policiais fazem isso!).
Com relação a fiscalização de pessoas bebendo e frequentando bares armadas, basta fazer uma analogia com relação aos motoristas! A fiscalização é tão eficiente que é a coisa mais difícil do mundo encontrar alguém alcoolizado ao volante, e até provocando acidentes graves, não é? Se a fiscalização não é eficiente para fiscalizar pessoas dirigindo sob efeitos de alcool, imagine fiscalizar pessoas que anda com armas veladamente! É difícil imaginar a polícia tendo que sair abordando todo mundo no meio da rua!
Por fim, da mesma forma que poderiam morrer muitos bandidos, proporcionalmente passarão a morrer mais pessoas de bem que foram assassinadas quando tiveram que reagir a um ato de violência.
Eu sempre gostei muito de armas, desde criança! Um dos motivos que me fez estar na polícia hoje é justamente este. Eu sonhava com a possibilidade de andar armado, de matar bandidos, etc... Hoje, como policial, sou OBRIGADO a andar armado e sei peso das responsabilidades que isto implica. Teve uma época que eu fiquei tão neurótico com isso que não deixava de estar com minha arma nem para ir ao banheiro!!! Ficava imaginando de quando estivesse no banheiro algum bandido adentrasse em minha residência e eu trancado no banheiro, desarmado! Quando algum amigo me chamava aqui em casa, eu já saia com a arma na cintura!
Depois passei a trabalhar num setor em que eu não precisava mais me identificar como policial, me senti como se estivesse recuperando minha vida de "civil" novamente. Digo com toda certeza que isso tira um peso enorme das costas. Como era bom se sentir novamente uma pessoa "normal". Passei até a andar desarmado quando ia para determinados lugares (quando ia me divertir com amigos, namorada, etc), afinal eu voltei a ser uma pessoa normal! Ficava pensando sobre a possibilidade de ser assaltado e não PRECISAR em ter que reagir, arriscando minha própria vida e das pessoas que me cercam, mesmo que isso me custasse a perda de alguns bens materiais! Quem anda armado tem praticamente a OBRIGAÇÃO de reagir, mesmo sabendo que todas as possibilidades de êxito não estão a favor, pois passa a ser uma questão de SOBREVIVÊNCIA, já que nunca se sabe se o bandido vai ter clemência de sua vida quando te achar armado! Não adianta querer ser herói, na grande maioria dos casos o fator surpresa é do bandido, e eles estão cada vez mais expertos, fazendo até revista pessoal em suas vítimas!
Essas situações são muito diferentes da pessoa estar em sua residência ou na sua empresa, e verificar que algum bandido está tentando adentrar para fazer algum assalto. Nesta situação sim, a reação é bastante plausível e geralmente favorece ao cidadão, já que ele terá algum tempo para planejar a reação, poderá se abrigar, etc...
.